O gerânio, ou pelargonium perfumado, é uma das plantas domésticas mais populares. Esta flor de interior agrada ao proprietário não apenas com uma aparência decorativa elegante, mas também com toda uma gama de todos os tipos de qualidades saudáveis. No entanto, não é fácil cultivá-lo no parapeito da janela, acredita-se que esta planta pertence a uma espécie bastante caprichosa. Neste artigo, você aprenderá em detalhes o que é o gerânio odorífero e também se familiarizar com seus principais requisitos para crescimento e floração longa.
Descrição botânica da planta
O gerânio perfumado pertence a plantas herbáceas perenes da família Geranium. As regiões tropicais e subtropicais da África do Sul são consideradas o berço da flor.Nesta área, a planta ainda vive em forma selvagem. Hoje, esse representante dos Geranievs é considerado uma das plantas de interior mais populares, além de possuir altas qualidades decorativas, também é usado ativamente na medicina popular.
Uma das principais características distintivas desta flor é a abundância de todos os tipos de variedades, caracterizadas por uma variedade de qualidades aromáticas. Os criadores criam híbridos com numerosos pêlos pequenos, em contato com os quais o mato pode emitir os cheiros de menta, limão e até uma maçã. Essas substâncias aromáticas têm um efeito bactericida, que populariza ainda mais o gerânio.
As características botânicas da planta são apresentadas na tabela abaixo:
Sistema raiz | Fibroso, com várias raízes principais. Partes individuais do sistema radicular podem formar espessamentos nos quais a água e os nutrientes são armazenados. |
Caule | Reta, ramificada, com até 1 m de altura |
Forma de folha | Arredondado, mas as bordas são fortemente dissecadas, divididas em 3-5 lâminas |
Cor da folha | Todos os tipos de tons de verde, algumas variedades são caracterizadas por várias inclusões de cores brilhantes (branco, vermelho, etc.) |
Forma da flor | As flores são arredondadas, com pétalas quase perfeitamente redondas. |
Cor da flor | Dependendo da variedade, as flores adquirem tons de branco, vermelho, azul e rosa. |
Forma de frutas | Fortemente alongado, com uma nitidez característica no final, a forma da fruta se assemelha a um bico de guindaste |
Cor da fruta | Tons de marrom ou verde-marrom |
O gerânio aromático floresce profusamente; em condições ideais, a floração pode ser observada desde o início da primavera e quase até o início do inverno. Neste momento, grandes flores com um diâmetro de até 5 cm são formadas no mato.Em cada pedúnculo, uma a três flores estão localizadas, reunindo-se em pequenas inflorescências racemose. Até 10 estames com anteras crescem em cada flor. Depois de florescer em um arbusto, uma caixa de frutas com numerosas sementes amadurece.
Você sabe O gerânio perfumado é um meio natural de combater pragas domésticas. Seu cheiro é capaz de deter baratas, formigas e outros insetos indesejados.
Propriedades para o corpo humano
O gerânio é uma das poucas plantas que tem sido amplamente utilizada para fins medicinais por muitas décadas. Todos os tipos de extratos de flores possibilitam restaurar processos metabólicos importantes, bem como lidar com o corpo com uma variedade de patologias e desafios ambientais. É por isso que cultivar um arbusto no peitoril da janela é considerado uma ocupação bastante lucrativa para a saúde.
Benefícios e propriedades curativas
A planta tem os seguintes efeitos benéficos no corpo:
- bactericida;
- antitumor;
- inseticida;
- anti-séptico;
- restaurando;
- antidiabético;
- imunomodulador.
- Todos os tipos de meios baseados em pelargonium perfumado são usados para tratar:
- patologias dos órgãos otorrinolaringológicos;
- distúrbios nevrálgicos (como sedativo);
- manifestações da TPM e outros problemas ginecológicos;
- piolhos;
- danos aos órgãos do sistema circulatório, incluindo sangramento interno;
- cortes e outros danos à pele (como medicamento restaurador e antitumoral);
- ARVI (como repelente natural).
Contra-indicações e danos
Os benefícios para a saúde dos gerânios são inegáveis, mas a planta também pode afetar adversamente o corpo.
- Antes de tudo, não é recomendável usar decocções, infusões e outros extratos de flores para:
- intolerância individual a componentes individuais, manifestada por alergias;
- doenças do fígado e trato gastrointestinal;
- gravidez e lactação;
- hipotensão aguda e crônica.
Importante! Não é recomendado que idosos e crianças menores de 12 anos realizem terapia terapêutica à base de pelargonium. Em caso de necessidade urgente, é usado com cautela e somente sob a supervisão dos médicos.
Variedades principais
Hoje, há um grande número de variedades diferentes de plantas, no entanto, nem todas são consideradas populares entre os jardineiros.
Na maioria das vezes, no peitoril da janela, você pode encontrar as seguintes variedades de pelargonium perfumado:
- Lemon - folhas ásperas diferentes com uma ligeira pubescência, as flores são pequenas, com um tom roxo-rosa. Sob condições ideais, a planta é capaz de crescer até 1-2 m de altura, por isso é frequentemente usada como espécie padrão. A planta tem um aroma distinto de limão que é liberado após tocar em cabelos folhosos.
- Feltro - bucha compacta, de tamanho reduzido, altamente ramificada. As folhas são cobertas com vários pêlos pequenos, o que cria o efeito do tecido de feltro. As flores no mato são formadas pequenas, brancas pálidas, com manchas violetas. Uma característica distintiva da planta é um delicado cheiro de menta, secretado pela massa verde.
- Videira - um arbusto na vertical, com cerca de 90 cm de altura, nomeado devido à forma especial das folhas, remanescente das folhas de uva. Durante a floração, flores brancas-rosa ou rosa-púrpura são formadas no arbusto, com listras brilhantes. A planta tem um cheiro delicado, incluindo notas de limão e rosa.
- Sidra de maçã - uma flor pequena, é caracterizada por pequenas folhas arredondadas com bordas onduladas, bem como pequenas flores brancas. A massa verde tem um delicado aroma de maçã, enquanto as folhas emitem um aroma rosa limão. A flor se desenvolve perfeitamente tanto no interior quanto no canteiro.
- Lady Plymouth - Um pequeno arbusto compacto ideal para o cultivo em vasos e recipientes. A placa da folha é fortemente dissecada, tem uma borda branca em torno da borda. As flores são de tamanho médio, rosa pálido. Eles são caracterizados por um cheiro suave, mas distinto de uma rosa.
- Senhora de cabelos grisalhos - A flor é caracterizada por grandes flores dissecadas de cor cinza, com uma borda branca fina. Um arbusto é discreto; pequenas flores brancas se juntam em pequenas inflorescências nos brotos.
- Curly - Arbusto ereto ou trepador, com até 70 cm de altura, o caule geralmente é gramado, mas eventualmente se torna lenhoso. A chapa está cortada, fortemente torcida. As flores se desenvolvem em branco, lilás ou rosa. Este gerânio tem um forte aroma a limão, por isso é frequentemente usado na culinária.
- Panícula - Um pequeno arbusto ornamental, caracterizado por pequenas flores brancas, bem como pequenas folhas encaracoladas. A folhagem é caracterizada por um cheiro bastante exótico, combinando os aromas de menta, rosa e noz-moscada.
Condições de cultivo
Cultivar gerânios perfumados em casa é bem possível. No entanto, para alcançar a decoratividade, bem como a floração elegante, a planta precisa de cuidados regulares, além de um microclima especial. Para fazer isso, a flor precisa ser adequadamente umedecida e também mantida em ótimas condições de temperatura.
Iluminação
Todos os pelargoniums são considerados plantas fotófilas, mas também podem ser cultivados com sucesso em sombra parcial. Em casa, a planta é colocada em um peitoril da janela com cores difusas. O melhor para isso são as janelas no lado oeste ou leste da casa. No entanto, na primavera, a luz solar direta não é prejudicial ao arbusto, portanto pode ser movida sob luz solar intensa, mas não mais do que 4-6 horas.
Modo de temperatura
Como todas as espécies tropicais, esta planta é considerada termofílica. No verão, o indicador de temperatura ideal deve estar em +25 ... + 30 ° С, no entanto, uma flor pode ser cultivada com sucesso mesmo em +20 ... + 24 ° С. No inverno, o pelargonium pode ser mantido em uma faixa de temperatura mais baixa - +10 ... + 18 ° C.
Importante! No verão, é imperativo garantir que o pelargonium não superaqueça. Para evitar isso, durante a seca do verão, a flor é transferida para o quarto mais fresco da parte norte da casa.
Humidade do ar
Apesar de muitas opiniões conflitantes, os gerânios não gostam de alta umidade. Sua chapa é capaz de armazenar água, portanto, um aumento de umidade pode provocar lesões putrefativas nas folhas. Normalmente, esse indicador deve ser mantido em torno de 70%.
Home Care
As plantas ornamentais na maioria dos jardineiros causam não apenas prazer estético, mas também muitos problemas. Na maioria das vezes, as condições do apartamento não atendem a todos os requisitos necessários para o cultivo de qualquer tipo de flora.É por isso que o cultivo bem-sucedido de gerânios depende apenas da estrita adesão a todas as condições de sua manutenção, incluindo os métodos de cuidados básicos, que incluem rega adequada, cobertura, transplante e poda.
Rega e pulverização
Os gerânios são regados com moderação, uma vez que esta planta não tolera a saturação excessiva de umidade, enquanto resiste perfeitamente a secas curtas. É por isso que no verão o arbusto é regado não mais de 2 vezes por semana, e no inverno o procedimento é reduzido pela metade. A rega é realizada moderadamente, em pequenas porções, para este uso, água limpa e sedimentada à temperatura ambiente. Umedeça o substrato sob a raiz, durante a pulverização do mato e a umidade da folhagem durante a rega, pois, além de danificar os fungos, também pode provocar podridão das raízes.
Top vestir
O gerânio requer cobertura regular. Eles são realizados já em 2-3 semanas após a germinação de plantas jovens, com um intervalo de 14 a 20 dias. Para fertilizantes, você pode usar qualquer mistura mineral complexa para plantas com base em compostos de nitrogênio, fósforo e potássio. Eles são introduzidos na forma líquida e somente sob a raiz.
Importante! É proibida a alimentação orgânica de gerânios, uma vez que eles geralmente afetam negativamente o crescimento da planta e, com fertilizantes intensivos, podem provocar sua definhação.
Poda
A poda é importante para qualquer variedade e variedade de gerânio. Somente este procedimento permite dar ao arbusto a forma e o tamanho necessários, além de rejuvenescer a flor. Na maioria das vezes, é realizada no final de fevereiro ou início de março, antes do início da vegetação ativa.
Os rebentos grandes e antigos, bem como todas as partes que estragam a decoratividade da flor, incluindo os brotos formados a partir do seio das folhas, são removidos para plantas adultas. Assim, apenas os galhos formados a partir de brotos de raiz devem permanecer no mato.
Beliscar o ponto de crescimento superior é feito para plantas jovens. Este procedimento permite diminuir a extensão da flor, o que ajudará a criar um arbusto elegante e compacto. Ao germinar as mudas, o beliscão é realizado na fase de 8 a 10 folhas, enquanto cresce uma flor a partir de sementes - durante a formação de 6 a 8 folhas.
Transplante
Os gerânios são transplantados não mais que uma vez por ano, antes do início da vegetação ativa. O período mais favorável para isso começa em meados de fevereiro e dura até meados de abril. Normalmente, este procedimento é combinado com a poda, o que melhor prepara o arbusto para futura floração. A flor é transplantada para qualquer recipiente de jardim (plástico, metal, cerâmica, vidro), com um orifício de drenagem funcional. A nova panela não deve ter mais de 5 cm de diâmetro que o recipiente antigo.
O solo da flor deve ser fértil e solto. Qualquer solo para plantas com flores diluídas com vermiculita, areia e perlita (2: 1: 1: 1) é adequado para isso. Você também pode preparar o solo a partir de húmus, terra relvada e areia do rio (2: 2: 1).
Transplante da seguinte forma:
- Prepare uma nova panela, coloque uma camada de drenagem (2-3 cm) de cascalho ou tijolo quebrado no fundo e, em seguida, encha-a com 1/3 de solo novo.
- Remova o arbusto do tanque antigo, juntamente com uma camada de raiz do solo.
- Coloque a planta em uma panela nova, preencha todas as aberturas com novo solo e depois compactá-las.
- Regue bem o recipiente, coloque a flor na sombra por 7 dias.
Como propagar
O pelargonium perfumado se propaga de forma vegetativa e generativa, para que em casa você possa cultivá-lo a partir de sementes e de partes de um arbusto. Ao mesmo tempo, o método mais eficaz e que consome menos tempo é considerado o método de obter plantas filhas por estacas ou enraizamento de divisões de matas. O melhor momento para a criação de pelargonium é considerado o início da primavera, apenas nesse caso você pode obter brotos saudáveis e de pleno direito.
Estacas
Para propagar a flor por estacas, você precisa executar as seguintes etapas:
- Separe as estacas durante a poda. Eles são os topos de brotos com 4 ou mais folhas.
- Mergulhe as estacas em uma solução de um estimulador de crescimento por 6 a 8 horas (zircão, Kornevin, etc.).
- Mergulhe o corte na água com um corte e coloque em um local quente (+20 ... + 26 ° C) até que as raízes apareçam.
- Após o surgimento do rudimento do sistema radicular, transplante o pedúnculo no solo. No futuro, as mudas jovens serão contidas da mesma maneira que as plantas adultas.
Dividindo o mato
O enraizamento das ações é considerado a maneira mais fácil de obter uma nova planta. No entanto, esse método só é adequado se você já possui uma planta adulta e grande (com pelo menos 2 a 3 anos), pronta para transplante e separação em 2 a 3 partes.
Eles dividem o mato durante o transplante de primavera da seguinte maneira:
- Pegue o arbusto da panela e sacuda o solo antigo.
- Com uma faca afiada, divida o arbusto em várias partes. Ao mesmo tempo, cerca de 30% do rizoma antigo com brotos viáveis e pelo menos 1 broto devem permanecer em cada parte.
- Parte do mato é transplantada para um novo vaso (5 cm a mais de diâmetro que o volume da raiz). Eles o preparam de acordo com o mesmo princípio do transplante.
- O dividendo plantado é bem umedecido e depois cultivado em sombra parcial a uma temperatura de +22 ... + 26 ° C.
- Um mês depois, a muda é completamente enraizada, após a qual pode ser alimentada.
Você sabe O gerânio ganhou o maior pico de popularidade na era vitoriana (segunda metade Século XIX). Nessa época, no Reino Unido, a planta era cultivada em massa por nobres e moradores comuns.
Sementes
A propagação por sementes é um processo mais minucioso, portanto, você deve recorrer a ela com cuidado especial. As sementes de flores germinam apenas em um microclima especial.
Para germinar as sementes, as seguintes manipulações devem ser realizadas:
Leitura Recomendada
- Desinfetar as sementes e o solo.Para isso, as sementes são embebidas por 15 a 20 minutos em uma solução a 2% de permanganato de potássio ou em 5 a 10 minutos em álcool a 70%. O solo é desinfetado por torrefação no forno (+125 ... + 145 ° C, por 30 a 40 minutos) ou derramando o solo com uma solução a 2% de permanganato de potássio.
- Prepare recipientes amplos para o jardim, encha-os com solo esterilizado. Qualquer substrato para plantas com flores diluídas com areia do rio (2: 1) é mais adequado para isso.
- Inocule recipientes com material de plantio. Para isso, é semeado em método de linha ou furo, com um espaçamento de linha de 5 cm, a uma profundidade de 1-2 cm.
- Despeje bem o recipiente e cubra com filme plástico ou vidro e coloque-o em um local quente (+22 ... + 26 ° C) e bem iluminado.
- Após o aparecimento dos primeiros brotos, remova o abrigo protetor e, na fase de 2-3 folhetos, mergulhe as mudas em um recipiente separado.
Dificuldades crescentes
Geralmente, cuidar de gerânios não causa dificuldades para o cultivador de flores, mas muitas vezes a planta pode ficar doente se você negligenciar as condições e as técnicas de cultivo.
Na maioria dos casos, isso é acompanhado pelas seguintes patologias:
- amarelecimento das folhas - fala de falta de luz;
- amarelecimento das folhas acompanhada de secagem de folhas ou murcha, - indica violações do regime e quantidade de rega;
- vermelhidão das pontas e bordas das folhas - O primeiro sinal de hipotermia do mato;
- inibição da floração - observado com pouca luz ou em caso de baixa temperatura.
As principais doenças infecciosas do gerânio perfumado, seus sinais e tratamento são apresentadas na tabela:
Título | Os principais sintomas, tratamento |
Podridão cinzenta | A planta murcha; várias inclusões putrefativas de um tom marrom-acinzentado aparecem em brotos e folhas. Com o tempo, as manchas ficam cobertas com um leve revestimento de fungos. Tratamento - tratamento com uma solução de "Fundazole" ou "Vitaros" |
Podridão da raiz | A planta desaparece lentamente, aparece o amarelo das folhas. Ao examinar o sistema radicular nas raízes, são observados focos putrefativos de cor marrom escuro, geralmente com revestimento esbranquiçado. Tratamento - tratamento com uma solução de "Homa", "Oksihoma", "Previkura" |
Podridão bacteriana | As folhas são cobertas com manchas putrefativas de cor marrom, ao longo do tempo levam à ondulação e murcha das folhas. Tratamento - tratamento com solução de Oxychoma |
Ferrugem | As folhas são cobertas com manchas amarelas, nas costas das quais ocorre descarga laranja brilhante. Tratamento - tratamento com qualquer fungicida |
Mosaico Viral | As folhas ficam amarelas, cobertas com um padrão de mosaico, as folhas enrolam e secam gradualmente. Não há cura. Planta doente deve ser destruída |
As pragas mais comuns dos gerânios incluem:
- Mosca branca - pequenos insetos verdes com asas brancas ou lagartas que causam murchamento e torção das folhas. Remova pragas usando a droga "Actara".
- Ácaro aranha - as folhas enrolam e desbotam, um revestimento pálido de teia de aranha aparece na parte de trás. Para controlar a praga, eles usam Akarin, Aktellik ou Fitoverm.
- Minhoca em pó - um revestimento pálido aparece na massa verde, na qual pequenos insetos retangulares de cor branca são visíveis, a folhagem desbota e seca. A planta é pulverizada com uma solução de sabão e álcool.
- Nematóide - a planta fica atrasada no crescimento, o crescimento da massa da raiz é quase completamente interrompido, a floração e a atividade do crescimento das gemas também são inibidas. Com exposição prolongada, a flor morre.
O gerânio perfumado não é apenas uma planta ornamental atraente, mas também uma espécie medicinal valiosa. Hoje, muitas pessoas decidem cultivar esta planta, mas nem todos conseguem cultivá-la por muitos anos. Isso é explicado pelo fato de que a flor requer não apenas cuidadoso cuidado, mas também atenção diária.