Juniper também é chamado de urze. Antes de cultivá-lo em seu jardim, você precisa avaliar o quanto ele combina com outras plantas e que efeito isso tem sobre elas. Para fazer isso, devemos considerar com mais detalhes as características individuais do zimbro e seu efeito nos vizinhos.
Como colocar zimbro com vizinhos
Veres é freqüentemente usado em paisagismo, como todas as coníferas. Tem uma forma e tamanho diferentes da coroa. Árvores piramidais ou colunares com uma coroa estreita são frequentemente usadas como acento em plantações únicas. As plantações de grupo criam uma cobertura. Para encostas paisagísticas, jardins de rochas, os jardins ornamentais costumam usar formas de anão rastejantes. A planta se presta bem ao corte e emite uma grande quantidade de produção volátil.
Em composições com outros arbustos, vários fatores devem ser considerados:
- Local de desembarque. Algumas variedades preferem áreas ensolaradas; portanto, as plantas que adoram sombra no bairro não serão confortáveis.
- Forma de zimbro. Se for alto, pode obscurecer as plantas vizinhas; portanto, esse bairro não é adequado para espécimes fotófilos. Formulários rastejantes não serão obscuros, mas podem abafar os vizinhos, crescendo horizontalmente.
- As plantas que crescem juntas devem preferir um tipo de solo; portanto, você deve estudar as preferências do solo da variedade selecionada de urze e, escolhendo os vizinhos, colocá-las nessa base.
- É necessário cuidar da combinação de cor e forma. A cor verde brilhante das agulhas pode ter tonalidades diferentes, dependendo da variedade. A tonalidade cinza-azul é combinada com tons amarelo e rosa, ouro amarelo com verde brilhante.
O zimbro pode ser plantado no jardim
O zimbro é uma decoração do jardim em todas as épocas do ano. Além da decoratividade, possui propriedades curativas. Veres desinfecta o ar do jardim, enriquecendo-o com um aroma maravilhoso. Cones, raízes e galhos são usados para tratar rins e bexiga, dermatite e eczema, tuberculose e bronquite pulmonar, reumatismo e poliartrite.
Você sabe Na culinária, cones moídos de urze são usados como tempero para pratos de carne.
Ao projetar o canteiro, deve-se dar preferência às variedades anãs de baixo crescimento. Ao escolher plantas, você deve prestar atenção às variedades que diferem em forma e cor. As espécies rastejantes devem ser combinadas com detalhes acentuados. Como decoração para canteiros de flores, você pode usar pedras, cascas e cones.A principal vantagem do canteiro em que o zimbro cresce é a cor sempre verde, a facilidade de manutenção e o design que economiza tempo, uma vez que a planta é perene. 71 espécies são registradas na família Juniper. Cada um deles tem muitas variedades que variam em forma, altura da coroa e cor das agulhas.
Os principais tipos de zimbro:
1. Comum - dependendo da variedade, tem uma altura de 1-3 m, agulhas espinhosas em forma de ovo e densas de 1 a 1,5 cm de comprimento.A casca é de cor cinza com muitas tonalidades. Distribuído na Rússia, Japão, Canadá.
As principais variedades:
- Hibernica - colunar, h = 3 m, coroa com azul;
- Meyer - pino, com largura de até 1,5 m de diâmetro, h = 4 m, verde-prateado, cor de agulhas de pinheiro no inverno com tonalidade azul;
- Suecica - colunar estreito, h = 10 m, a cor das agulhas é verde;
- Horstmann - choro, h = 1,5 m, agulhas de cor verde;
- Sucica nana - forma colunar, h = 2 m com agulhas azuis;
- Hornibrookii - rastejando, h = 0,5 m, agulhas verdes com listras mais leves;
- Espalhador irregular - forma rastejante, h = 0,2 m, cor branco-esverdeado;
- Sentinel - colunar, h = 4 m, diâmetro 0,5 m, a cor das agulhas é verde brilhante;
- Engodo de ouro - coroa cônica estreita, 0,5 m de largura, h = 2,5 m com agulhas douradas.
2. Cossaco - um arbusto com formas espalhadas. Tem uma crosta de cor marrom-avermelhada. Agulhas apontadas em tenra idade, pontudas, 5 mm de comprimento, em plantas adultas, escamosas. Fácil de cultivar e enraizar. Tolera seca, geada, corte de cabelo. Tem um cheiro específico e frutas venenosas - cones.
As principais variedades:
- Tamariscifolia - rastejando até 2 m de largura, h = 0,3 m, agulhas cinza-esverdeadas com uma sombra cinza;
- Variegata - rastejando, h = 0,4 m, 1 m de largura, verde-acinzentado com pontas amarelo-creme;
- Cupressifolia - forma rasteira larga, h = 0,5 m, agulhas em azul;
- Femina - amplamente espessa, h = 1 m, verde escuro;
- Erecta - piramidal, h = 2 m, verde escuro.
3. Escamoso - arbusto com agulhas duras e afiadas. Tem uma coroa densa e uma casca marrom escura. Menos resistente ao gelo. Distribuído na China, no Himalaia, Taiwan.
As principais variedades:
- Estrela azul - formato escamoso, largo, denso, h = 0,5 m, 0,7 m de largura, cor prata-aço;
- Chama dourada - coroa aberta, h = 3 m, agulhas amarelas heterogêneas;
- Loderi - coroa fracamente coroada, h = 1 m, cor verde-azul.
4. Horizontal - Arbusto rastejante de crescimento lento. Agulhas pontiagudas pontiagudas 8 mm de comprimento. Cresce bem em solos úmidos sem seca. A madeira não apodrece. Distribuído na América e no Canadá.
As principais variedades:
- Admirabilis - forma densa de bigodes de até 2,5 m de comprimento, h = 0,25 m, com agulhas verde-azuladas;
- Bar Harbor - rastejamento denso com galhos finos, agulhas verde-escuras com um tom cinza, avermelhado no inverno;
- Blue chip - compacto, h = 0,3 m, diâmetro 1,2 m, coroa azul, roxa no inverno;
- Douglasii - uma forma de rastejamento ondulado, h = 0,3 m, 2 m de largura, agulhas verde-prateadas, roxas no inverno;
- Inverno azul - forma rastejante elevada, h = 0,3 m, agulhas verde-prata com um tom azul;
- Limeglow - a forma do vaso, h = 0,4 m, a coroa é amarelo limão;
- Hughes - rastejando, h = 0,5 m, agulhas azul-prateadas;
- Adpressa - forma de bigode denso, h = 0,15 m, cor branco-esverdeado.
5. chinês - uma planta em forma de coroa de várias alturas. As agulhas, dependendo da variedade, são escamosas ou em forma de agulha. De crescimento lento, resistente, mas tolera mal a seca. Cresce na China, na Ásia.
As principais variedades:
- Stricta - a forma é estreita, em forma de alfinete, h = 2,5 m, 1,5 m de largura, coroa com uma tonalidade azul, cinza-amarelo no inverno;
- Alpes azuis - forma compacta, h = 3 m, agulhas com tonalidade prateada;
- Ketelerii - denso em forma de alfinete, h = 10 m, agulhas verdes;
- Costa do ouro - a forma é plana, larga, h = 0,5 m, largura 1,5 m, agulhas verde-douradas;
- Pfitzeriana aurea - largo, frondoso, h = 1 m, agulhas com um tom amarelo;
- Espartano - uma forma colunar, h = 5 m, uma largura de 1,5 m, a coroa é verde escura densa.
6. Virgem - uma árvore colunar. As agulhas são pequenas, com 0,2 cm de comprimento e frequentemente plantadas como uma cerca viva. Ele não gosta de transplante, embora seja tolerante à sombra, ele pode suportar a seca e a geada. Cresce mesmo em solos argilosos. Distribuído no Canadá, América, Rússia.
As principais variedades:
- Elegantissima - a forma é em forma de alfinete, h = 2,5 m, as agulhas são amarelas douradas;
- Glauca - forma colunar, h = 8 m, 2 m de largura, agulhas prata-azul, marrom no inverno;
- Pendula - largas, frondosas, h = 1,5 m, agulhas verde-acinzentadas;
- Aureospicata - a forma está se espalhando, com até 1,5 m de largura, h = 0,3 m, as agulhas são multicoloridas com pinceladas douradas ou com bordas sobre uma base verde-azulada.
7. Rocky - tem a forma de um arbusto e uma árvore. Folhas em forma de agulha com 1,2 cm de comprimento e pouco crescimento na sombra. Distribuído nos EUA.
As principais variedades:
- Seta azul - colunares, h = 2 m, 0,6 m de largura, agulhas verdes com um tom azul;
- Globo - a forma é redonda, h = 2 m, agulhas com um tom de prata;
- Tampo da mesa - alastrando, h = 2 m, coroa azul-prateada;
- Foguete - a forma é estreita, h = 3 m, 0,6 m de largura, agulhas com uma tonalidade azul.
Compatibilidade com algumas plantas
Para escolher vizinhos para o zimbro, é necessário considerar como será prático e conveniente regar, fertilizar, plantas anuais e como essas plantas afetarão uma à outra e se combinarão de acordo com doenças e pragas.
Importante! O número de fitonídeos do zimbro é maior que do thuja, portanto o cheiro é mais saturado.
Pêra e macieira
Se você plantar zimbro ao lado de uma maçã ou pêra no jardim, a ferrugem destruirá as árvores frutíferas. A ferrugem é uma doença fúngica que aparece nas folhas de uma árvore na forma de manchas amarelas. A doença em si não causa sérios danos às árvores, mas apenas enfraquece por um longo período, o que leva ao seu congelamento. A ferrugem em seu desenvolvimento passa por várias etapas. Além disso, em cada um deles o fungo está em uma determinada planta e seus esporos são transportados pelo vento.
Eles podem mudar de habitat várias vezes, dependendo do estágio de desenvolvimento e da busca pelo perene necessário. Se pelo menos um dos estágios não encontrar a planta desejada nas proximidades, a doença em si não se desenvolverá. Veres é um hospedeiro intermediário do fungo. Se ele não estiver próximo da maçã e da pêra, não haverá doença. Além disso, as coníferas durante o crescimento emitem contaminantes de alcatrão no solo. Obviamente, a proximidade com a maçã e a pêra é improdutiva.
Barberry
Espetacular arbusto bonito dará ao canteiro uma aparência única. De valor significativo na concepção do jardim são as bérberis anãs. Eles podem ter uma cor diferente da folhagem: do amarelo pálido ao bordô, com uma cor uniforme ou variada. Por causa de sua despretensão, eles são populares entre os jardineiros e crescem bem perto do zimbro.
Hortênsia
Hortênsia é um arbusto com lindas flores de várias cores e formas. Cresce bem perto do zimbro e combina bem com composições. Arbustos florescem o verão inteiro, decorando o verde da urze. A hortênsia das árvores é plantada em torno dos zimbros colunares e no fundo por trás dos anões de baixo crescimento.
Importante! A expectativa de vida da Juniper pode chegar a 600 anos.
Rosas
As rosas podem ser cultivadas juntamente com o zimbro, mas você precisa abordar cuidadosamente a escolha de variedades. Variedades de rosas devem ser arbustos grandes e poderosos, e o zimbro, pelo contrário, cresce lentamente. As raízes das plantas devem ser divididas pelo menos a uma profundidade de 30 cm com uma fita de borda.
Ao plantar, deve-se levar em consideração o local de crescimento dos arbustos, para que não interfiram entre si. As rosas podem ser infectadas pelo zimbro com doenças fúngicas; portanto, todas as plantas são necessárias para a pulverização para evitar a pulverização no início da primavera e no outono com uma solução fungicida.
Você sabe Um hectare de zimbro por dia é capaz de limpar o ar de bactérias em uma cidade grande.
Smaragdom
Você pode plantar thuja Smaragd com zimbro. Essas plantas despretensiosas podem ser combinadas, embora tenham aparência muito semelhante. Vale a pena conhecer suas características ao escolher um local para o pouso. Thuja é plantada nas cidades, porque tolera o ar enfumaçado mais facilmente e o zimbro prefere o ar do jardim. Mas o thuja, diferentemente da urze, prefere solos férteis. Para as composições dessas plantas, é necessário selecionar variedades que diferem em suas características. Por exemplo, algumas variedades de arborvitae podem ter uma forma esférica, enquanto o zimbro está rastejando.
Thuja ocidental Smaragd pode ser com agulhas de tonalidade amarela e verde. Cresce até 5 m de altura e até 2 m de diâmetro.A árvore é despretensiosa, pode crescer bem à sombra, em solos de qualquer tipo, é resistente ao gelo. Ao pousar, você deve deixar espaço suficiente, dada a proliferação.
Outros vizinhos do zimbro
Juntamente com a urze, você pode plantar lilás, spirea, buxo, Erica. O pano de fundo para os canteiros de flores pode ser flox, tomilho, um sobrevivente de trepadeira. A composição será complementada por ervas decorativas perenes, cereais, samambaias.
O que você não pode plantar zimbro
Como o zimbro é o lar de doenças fúngicas, sua proximidade com groselhas, rosas e árvores frutíferas não é desejável. Mas isso não significa que seja impossível plantar no canteiro de espécies com pouca variedade.
Como os cogumelos hibernam nos ramos de zimbro, é necessário saber disso e realizar o tratamento preventivo de todas as plantas com fungicidas. O primeiro tratamento é realizado no início da primavera, o segundo - após a floração, o subsequente, se necessário, com um intervalo de 2 semanas. Você também pode usar folhagem de carvalho como cobertura de inverno.Você sabe A madeira de zimbro nos tempos antigos era usada para fazer pratos. Como tinha propriedades bactericidas, o leite não azedou.
Se você decidir plantar zimbro em seu jardim, precisará levar em consideração as características dessa planta e sua combinação com outras plantas perenes. Não se desespere, pois há pouco espaço no local e é plantado com árvores de fruto. Se você seguir a planta e tratá-la duas vezes por ano com fungicida ou líquido de Bordeaux, qualquer bairro impossível se tornará completamente aceitável.