Antúrios em nosso território foram importados dos países da América do Sul e Central. Sua aparência exótica e capacidade de florescer quase todo o ano conquistaram muitos admiradores. Vamos considerar como conter adequadamente os antúrios em condições de ambiente, para que eles nos agradem com o florescimento, que erros devem ser evitados; descobriremos recomendações úteis de cultivadores de flores experientes.
Regras básicas para o cultivo e cuidado do antúrio
Das muitas espécies de antúrios, o antúrio interno Andre e o antúrio Scherzer são cultivados em condições internas e estufas, e Khristalnyy e Otlichnyy são usados como folhagem decorativa. As duas primeiras espécies são as mais populares entre os cultivadores de flores, pois florescem de maneira interessante.
Você sabe Há uma lenda sobre o antúrio vermelho de que o líder outrora brutal se apaixonou por uma jovem de outra tribo e a seqüestrou, decidindo se casar contra sua vontade. Mas a beleza não quis suportar isso e correu para o fogo. Os deuses não deixaram a menina morrer, transformando-a em uma linda flor, e toda a tribo, junto com o líder, se transformou em matagais tropicais.
Agora, os criadores criaram muitas de suas formas e variedades. Suas espigas de inflorescência são envoltas por um véu espetacular de várias cores (vermelho, bordô, rosa, branco e outras). Existem até variedades de cor quase preta. As espécies decorativas e decíduas têm folhas grandes com veios leves, dando à planta uma variação elegante.Essas plantas dos trópicos e subtrópicos preferem condições de estufa, e é melhor escolher híbridos mais despretensiosos e compactos na casa. As variedades mais populares são baseadas no antúrio Andre. Eles têm folhas e colchas de flores de couro em forma de coração.
Ao cultivar antúrio em condições ambiente, as seguintes regras devem ser observadas:
- Mantenha ótimas condições de temperatura. Durante a estação de crescimento e floração, deve estar dentro de +20 ... + 28 ° С e durante o período de dormência no inverno - +16 ... + 18 ° С.
- Realize a pulverização regular ou outros procedimentos para manter a umidade necessária, que deve estar na faixa de 70 a 90%. No verão, a pulverização é feita 2 vezes ao dia e no frio - 1 vez por dia. Nesse caso, é necessário usar um spray com spray fino para que a água não se acumule nas coberturas das flores e não cause o aparecimento de manchas.
- Irrigue regularmente com água morna à temperatura ambiente. No verão - 2-3 vezes por semana, no inverno - apenas uma vez.
- Fornecer alimentação regular 2 vezes por mês durante a estação de crescimento e mensalmente durante a dormência no inverno.
- Proteger da luz solar direta.mas forneça luz difusa suficiente.
- No inverno, a planta deve ser iluminada, cuidando como de costume, ou faça um período de descanso com uma diminuição da temperatura para +15 ... + 16 ° C e uma diminuição da rega, cobertura.
- Realize um transplante oportuno de uma flor em um solo adequado. Geralmente eles usam misturas de solo à base de turfa com a adição de esfagno, húmus, cones, carvão vegetal, perlita e coco. Você pode comprar uma mistura de solo pronta. O principal é que é um pouco ácido e solto.
- Certifique-se de drenar.
- As plantas são plantadas em um vaso raso e largo, 2-3 cm maior que as raízes existentes.
Por que o antúrio não floresce: principais razões
O antúrio caprichoso que viola as condições de detenção não tem pressa de agradar com suas cores, o que causa pesar aos seus proprietários. Considere os principais.
Microclima
O calor do verão ou a falta de aquecimento do ambiente no período frio afeta negativamente a capacidade de florescer e a planta como um todo. Quando a temperatura cai abaixo de +18 ° C ou se sobe acima de +32 ° C, os botões das flores param de assentar e o antúrio não cresce.
Ao mesmo tempo, para uma floração mais frequente e exuberante, o antúrio deve criar um período adormecido no inverno, baixando o termômetro para um ponto de +16 ... + 18 ° C. Baixar a temperatura abaixo de +10 ° C causa a morte da planta e um aumento acima de +32 ° C causa queimaduras.
O mesmo acontece com a alta secura do ar no calor do verão ou na estação de aquecimento. A planta é muito exigente quanto à umidade do ar interno e, se não for pulverizada regularmente e o nível ótimo de umidade não for mantido, a floração será inútil. A pulverização deve ser realizada com água fervida à temperatura ambiente.
Rega e fertilização incorretas
Não permita que o solo seque ou exija umidade excessivamente quando o solo estiver molhado o tempo todo. A rega deve ser realizada à medida que o solo superficial seca. Água deve ser evitada nas folhas. No verão, a rega é realizada com mais frequência e no inverno com menos frequência.
A água deve ser usada bem conservada ou filtrada à temperatura ambiente.
Uma planta ativamente florescente durante a estação de crescimento precisará ser alimentada (2 vezes por mês); caso contrário, não poderá florescer, as folhas serão cortadas e o crescimento será interrompido. Durante a dormência, eles devem ser reduzidos ou interrompidos.
Você deve escolher o fertilizante certo. Se a planta é frequentemente fertilizada com fertilizantes nitrogenados, a floração será interrompida. O antúrio também não gosta de fertilizantes com cálcio. Fertilizantes líquidos adequados para orquídeas ou outros adubos que aumentam a acidez do solo.
Pote inadequado
É importante escolher o tamanho ideal do tanque. Se as raízes da flor se projetam na superfície, o vaso precisa ser mudado para um pouco mais espaçoso. Quando as raízes do antúrio dominam todo o espaço do recipiente, os botões das flores deixam de ser depositados.Ao mesmo tempo, um recipiente muito espaçoso fará com que a planta jogue toda sua força no desenvolvimento do solo acessível às raízes, em detrimento da floração.
Doenças e pragas
O antúrio, que foi enfraquecido por condições inadequadas de detenção, é propenso a várias lesões.
As pragas preferem contornar esta planta, mas às vezes podem ser encontrados os seguintes insetos que sugam o suco da planta:
- Pulgões. Um pequeno inseto verde escondido na parte inferior de uma folha. A atividade do pulgão causa a secagem e torção das folhas. Para o tratamento, eles usam "Actellik", "Karate", "Decis" e, a partir de remédios populares, você pode usar a infusão de alho.
- Shields. Eles parecem pequenos tubérculos acastanhados. Para se livrar, use drogas como Confidor, Bankol.
- Ácaro aranha. Muitas vezes, afeta as plantas que estão em uma sala quente com ar seco. Dá a sua aparência com fragmentos finos de uma teia e pontos amarelados nas folhas. As preparações químicas "Actellik", "Oberon", "Akarin" são usadas contra ele.
- Tripes. Parece pequenas moscas. Como resultado de sua atividade, a folhagem da flor afetada adquire uma cor amarelo-branca. Para destruição são utilizados "Karatê", "Actellicus".
Importante! Recomenda-se que apenas o antúrio adquirido seja inspecionado com uma lupa quanto a danos causados por pragas ou doenças de insetos e colocado em quarentena. Ao transplantar, você sempre deve usar solo e recipientes esterilizados - isso salvará a planta de muitas doenças.
Umidade excessiva devido à rega excessiva e frequente pode causar cáries e doenças fúngicas:
- Varíola. Pode provocar baixa temperatura do ar com alta umidade, borrifando água fria. Várias protuberâncias aparecem nas folhas.
- Das enações. Ocorre no contexto das mudanças de temperatura. As folhas são deformadas e cobertas de crescimentos.
- Podridão. O agente causador da podridão são os fungos, que se desenvolvem ativamente no contexto de alta umidade. Primeiro, manchas brancas aparecem nos brotos. E então eles escurecem. A podridão das raízes faz com que a planta seque. Em todos os casos, as partes afetadas da planta são cortadas e a planta é tratada com fungicidas (Fitosporina, sulfato de cobre). Se a podridão atingir as raízes, é recomendável transplantar a flor no solo desinfetado, removendo as raízes afetadas.
- Septoria. É caracterizada pelo aparecimento de manchas marrons. Esta é uma doença fúngica e é tratada da mesma maneira que a podridão.
- Ferrugem. É também uma doença fúngica que causa o aparecimento de ferrugem nas folhas com a subsequente definhamento. Os mesmos medicamentos são usados como na podridão. O solo também é cultivado.
- Fusarium. A doença fúngica mais perigosa, causando murcha maciça de folhas e placa rosada no pescoço basal. Se nenhuma medida for tomada no estágio inicial (tratamento com Fundazol), a flor morrerá.
- Oídio. Manifesta-se pelo aparecimento de placas brancas e ondulações de folhagem. Utilizam-se agentes antifúngicos (Fitosporina-M).
Outras razões
Os fatores pelos quais a planta parou de florescer podem ser os seguintes:
- falta de luz;
- luz solar direta, queimando e enfraquecendo a planta;
- solo inadequado - muito denso, muito ácido, não nutritivo;
- dano ou corte de raízes durante o transplante;
- enfraquecimento devido a mudanças frequentes de um lugar para outro;
- rascunho, estando sob uma corrente do condicionador;
- uma flor recém-adquirida pode não florescer devido ao uso de estimulantes pelo fabricante ou vendedor;
- em uma planta antiga, as flores são menores no início e geralmente deixam de aparecer.
Você sabe A astrologia acredita que o antúrio é adequado para pessoas nascidas sob a constelação de Sagitário.
O que fazer para florescer antúrio em casa
Às vezes, o antúrio libera apenas folhas. Especialmente isso acontece com plantas compradas recentemente. O fato é que, muitas vezes, ao cultivar plantas para venda, os vendedores usam estimulantes da floração. Após essa carga, a flor precisa descansar e seus novos proprietários devem ser pacientes.
Uma nova planta deve sempre ser inspecionada quanto a várias lesões e pragas. Quando desbota, é recomendável transplantá-lo para um solo adequado (para orquídeas ou plantas com flores) e um vaso raso um pouco maior que o anterior.
Após o transplante, recomenda-se fazer um período de descanso de 2 a 3 meses de inverno, para que o antúrio descanse e ganhe força na floração. Então, da primavera ao outono, os fertilizantes são aplicados para fazê-la florescer, pois a planta precisa de muitos nutrientes para colocar os pedúnculos.
O fósforo é especialmente importante durante esse período. O horário de verão durante a estação de crescimento deve ser de pelo menos 12 horas.Algumas formas híbridas podem florescer durante todo o ano, não podem fazer um período de descanso, mas alimentam-se da mesma forma durante a estação de crescimento e mantêm a temperatura e a iluminação ideais com a ajuda de dispositivos de aquecimento e de fitolamps. Ao mesmo tempo, não esqueça de manter as condições ideais, a alimentação e o transplante oportuno das plantas.
Importante! Todas as partes da planta são venenosas. Deve ser inacessível para crianças e animais, e o transplante é recomendado com luvas de borracha, pois o suco do antúrio causa irritação na pele.
Dicas úteis de jardineiros experientes
Ao cultivar antúrio, jardineiros experientes dão as seguintes dicas úteis:
- Cinza, giz e limão não devem ser adicionados ao solo nutriente para o plantio desta flor de interior. A aplicação de fertilizantes nitrogenados causa um forte crescimento da folhagem, mas a planta para de florescer.
- Antúrios antigos precisam ser atualizados com um tiro apical. Em uma planta transplantada, brotos laterais são removidos durante o transplante, que podem ser usados para propagar a flor.
- Certifique-se de cortar os botões desbotados em tempo hábil. Um amaciante deve ser misturado para a rega e a pulverização, pois esta flor de interior prefere um ambiente ácido.
- Para manter a umidade necessária, se não for possível borrifar com frequência ou se o ar estiver muito seco, você pode colocar um vaso de flores em uma bandeja com seixos molhados. Seixos evaporados das pedras manterão o nível de umidade necessário.
- Inspecione a flor em busca de pragas e doenças para fornecer assistência oportuna.
- Se nenhuma medida ajudar, você pode tentar estimular artificialmente a floração. Para isso, no início da primavera, uma flor é irrigada com água morna e morna em um volume de 50 ml. Depois de 7 dias, a água é despejada na panela da panela a uma temperatura de cerca de +60 ° C. A panela deve ter uma espessa camada de drenagem para que as raízes não sejam queimadas. Após mais 7 dias, o procedimento é repetido. Esse efeito contribui para um despertar mais rápido da planta para uma fase ativa da vida e certamente dará uma cor abundante.
Erros comuns ao cultivar antúrio
Muitos fãs do Anthurium cometem os seguintes erros em seu conteúdo:
- não leve em consideração o aumento da secura do ar durante o período de aquecimento ou no calor do verão;
- sem drenagem;
- Não oculte a luz solar direta, especialmente no verão, quando estiver ativo;
- cultivada em corredores escuros e em outros lugares mal iluminados;
- esquecem de tirar as plantas a tempo da varanda durante o início do tempo frio e não monitoram a queda de temperatura no peitoril da janela;
- eles mantêm a planta na janela sul, onde é ameaçada por queimaduras solares e superaquecimento no verão;
- ao arejar, não remova a flor do calado;
- colocado sob uma corrente de ar condicionado;
- iluminação insuficiente no inverno;
- o uso de solo inadequado (por exemplo, para cactos) e, às vezes, são simplesmente plantados no solo a partir do jardim;
- a tempo, não transplante e não atualize as amostras cobertas de vegetação;
- regada ou pulverizada com água fria da torneira;
- perder o período de descanso (embora nem todos os antúrios precisem);
- as plantas são derramadas o tempo todo (o solo está muito úmido) ou a falta de água (o solo secou).
Você sabe As flores espetaculares e vibrantes do antúrio são frequentemente usadas em composições florísticas. Após o corte, eles podem ficar em um vaso por muito tempo (até 3-5 semanas). À venda, você encontra essas flores da Holanda, que após o corte são colocadas em tubos de ensaio com líquido nutriente e armazenadas a uma temperatura +8 ° C.
Na maioria das vezes, a floração está ausente com falta de umidade, pouca iluminação, não conformidade com o regime de temperatura, devido ao tamanho inadequado do recipiente e falta de elementos úteis.