O pinheiro da Crimeia é um representante vívido de coníferas que adornam a natureza pitoresca da Crimeia. Este cuidado despretensioso, mas uma árvore bonita e sempre verde encontrou aplicação no paisagismo. O artigo mostrará como é o pinheiro da Criméia, onde pode ser plantado e como deve ser tratado.
Descrição da árvore botânica
Pinheiro da Criméia, ou Pallas pinheiro (Pinus nigra pallasiana) é uma árvore conífera sempre-verde que é uma espécie de pinheiro do gênero Pine família negra Pine (Pinus). O habitat é a Crimeia e o sul do Cáucaso. Esta árvore pertence aos centenários. Sua idade pode chegar a 550-600 anos. Cresce bem em solos calcários, arenosos ou triturados.
Prefere lugares bem iluminados pelo sol. Nas áreas sombreadas, desenvolve-se e cresce fracamente e também é frequentemente atacado por pragas.Este pinheiro cresce lentamente - apenas 10-15 cm / ano em altura e 8-10 cm / ano em largura. Cresce em comprimento, em média, de 20 a 30 m, mas pode atingir 45 m.
A árvore possui uma ampla coroa em forma de pirâmide. Espécimes mais antigos têm uma forma de guarda-chuva mais plana. Os galhos estão localizados horizontalmente no tronco e os brotos crescem na direção do topo. A casca é de cor preta ou marrom escura, apresenta rachaduras e sulcos. Acima, é mais vermelho acastanhado.Brotos jovens são marrom-amarelos com um leve brilho.A árvore tem botões grandes com escamas retas. A densa cobertura de coníferas é pintada na cor verde escuro. Agulhas finas com pontas afiadas atingem um comprimento de 10 a 12 cm e na seção transversal têm um diâmetro de 1,5 a 2,1 mm.
Os cones dispostos em galhos, dispostos em uma única ordem ou em várias peças, são pintados em marrom escuro, têm um brilho brilhante e uma forma de ovo, com 5 a 10 cm de comprimento e 5 a 6 cm de largura.Os cones amadurecidos produzem uma semente de comprimento 5-7 mm e preto.
Vídeo: pinho da Crimeia
Origem do nome
O pinheiro da Criméia é chamado devido ao fato de que essa árvore cresce naturalmente na Crimeia e é encontrada com mais frequência. Na Inglaterra, a cultura foi criada em 1799 a partir de sementes que foram transferidas da Crimeia pelo cientista natural alemão Peter Pallas. Daí o seu segundo nome.
Peter Simon Pallas é um famoso cientista alemão que, estando no serviço russo, ganhou fama graças a expedições de pesquisa na Sibéria e no sul da Rússia. Muitas espécies de animais e plantas que ele encontrou e descreveu receberam o nome dele.Você sabe O conhecido representante do felino manul tem um segundo nome - "gato Pallas". Há também o botão de ouro Pallas, madressilva Pallas e muito mais. Seu nome é chamado de vulcão nas Ilhas Curilas e uma cratera na lua.
Aterragem
É importante escolher o solo certo, pois a área do jardim não é adequada para os pinheiros da Crimeia. Eles preferem solo gravemente calcário e arenoso. Se houver muita areia no solo, argila deve ser adicionada. O local de pouso deve ser bem iluminado pelo sol, para que seja plantado do lado sul.
É melhor comprar mudas de até 5 anos - elas se adaptam bem às novas condições de cultivo. Será mais difícil para espécimes mais velhos criar raízes. O pinheiro é plantado no final de abril ou no final de agosto.
Importante! É necessário garantir que o colo da raiz da árvore conífera esteja no nível do solo. Caso contrário, a planta se desenvolverá mal e poderá morrer.
Ao plantar uma árvore, é recomendável seguir a seguinte sequência:
- Prepare o poço. Para fazer isso, cavar um recesso no chão com uma profundidade de 0,9 a 1 m e uma largura de 0,7 a 0,8 M. A profundidade deve corresponder ao comprimento do sistema radicular da muda.
- No fundo do poço, coloque uma camada de drenagem de 20 cm de pedra britada, tijolo quebrado ou cascalho. É necessário adicionar 250-300 g de limão e 30 gramas de fertilizante (nitroammofosk) ou húmus ao buraco cavado para o plantio.
- Prepare uma mistura nutritiva de areia e terra de coníferas, que são tomadas em partes iguais.
- Remova cuidadosamente as mudas da panela e coloque-a no centro do poço. Em seguida, preencha-o com terra, batendo levemente.
Ao plantar vários pinheiros, o intervalo entre eles deve ser de 1,5 m. Durante um plantio em massa, um padrão de 3 x 5 m deve ser seguido.
Cuidado de pinho
É fácil cuidar do pinheiro da Criméia. Deve-se prestar atenção especial apenas às árvores jovens imaturas: elas devem organizar a rega e a cobertura, poda e cuidados com o solo. Para o inverno, eles devem ser cobertos com material permeável ao ar e cobrir o solo. Uma planta adulta já tolera o inverno e a seca.
Você sabe Ao contrário da noção de pinheiro como árvore do norte, acostumada a fortes geadas, não apenas o pinheiro da Criméia se sente bem em lugares quentes. O pinheiro do Caribe cresce ainda mais ao sul, sendo uma espécie tropical e encontrada nas Bahamas, Jamaica e Cuba, na Guatemala, México e Nicarágua.
Rega e alimentação
Essa cultura é bastante resistente à seca e não precisa ser regada, mas as mudas jovens não devem ser regadas até que fiquem mais fortes. A hidratação contribui para o seu enraizamento, crescimento e construção mais rápidos de uma cobertura de coníferas mais densa. O plantio jovem deve ser abundantemente regado no outono antes do início da geada, para que as árvores tolerem bem o período frio.
Nos primeiros 2-3 anos após o plantio, as mudas de pinheiro precisam ser fertilizadas para que cresçam e se desenvolvam melhor. É o suficiente para alimentá-los no início do período da primavera. Os fertilizantes minerais com um teor de nitrogênio são adequados para esse fim. São necessárias de 35 a 40 g para uma muda 1. Após a dispersão dos grânulos pela árvore, é realizada uma rega abundante para melhorar o fluxo de nutrientes para as raízes da árvore.
Espécimes adultos não precisam ser fertilizados, eles não têm nutrientes de suas próprias agulhas, que estão ao redor de cada pinheiro. Portanto, não deve ser removido.
Afrouxamento e cobertura do solo
Para melhorar o fluxo de ar e nutrientes, recomenda-se que a seção do tronco seja afrouxada periodicamente após o umedecimento. Também é necessário remover a erva daninha, o que impede o desenvolvimento da colheita. É aconselhável realizar uma escavação superficial da terra para não prejudicar o sistema radicular das árvores.
Para proteger a terra de secar e eliminar o crescimento de ervas daninhas, recomenda-se fazer a cobertura do solo da seção do tronco. Agulhas caídas, cascas de árvores coníferas, serragem, turfa e húmus são muito adequadas para a cobertura morta. Mulching protege contra doenças fúngicas.
Poda
O pinheiro da Criméia não requer a formação de uma coroa. Só é necessário realizar a poda para fins sanitários no início da primavera - para remover galhos secos e danificados. Você também pode realizar podas que estimulam o crescimento: para isso, as brotações são cortadas em um quarto do comprimento total. Após esse procedimento, a coroa se torna mais densa e magnífica.
Possíveis doenças e pragas
Sob condições adversas (solo inadequado, sombra forte, tempo chuvoso, etc.), as seguintes doenças podem ocorrer no pinheiro da Criméia:
- câncer
- ferrugem
- podridão diferente.
Os principais sinais do aparecimento de doenças são o amarelecimento das agulhas, o aparecimento de placas nas agulhas e na casca, várias formações no tronco e assim por diante. Para evitar o aparecimento de tais problemas, os especialistas recomendam que as preparações fungicidas sejam tratadas no início da primavera. A principal prevenção é o cumprimento das técnicas agrícolas de cultivo.
Importante! Ao comprar material de plantio, verifique cuidadosamente o sistema radicular. Não deve mostrar sinais de insetos ou podridão.
Das pragas de insetos, as árvores são frequentemente atacadas por May Khrushchev. Danifica as raízes das mudas. Para combater o Khrushchev de maio, são utilizadas preparações químicas como "Aktara", "Skor".
Outra praga maliciosa é o besouro da casca. Ele faz movimentos na árvore, o que leva à sua secagem e morte. Este inseto prejudicial pode ser detectado pelo aparecimento de uma cor marrom em pó no tronco e nos principais galhos da árvore. Para evitar o aparecimento de besouros, são realizadas preparações químicas contendo bifentrina no início da primavera, assim que as geadas desaparecem.
As larvas do bicho-da-seda (lagartas) que se alimentam de agulhas de coníferas podem prejudicar o pinheiro. Para combatê-las, é utilizado spray de agulhas com "Actellicum", "Decis", "Karate" ou "Actara". Para evitar a ocorrência dessas pragas, recomenda-se realizar tratamentos no início da primavera e outono antes do período frio com os mesmos medicamentos.
O uso da madeira no paisagismo
O pinheiro da Criméia cresce grande e é ótimo para parques paisagísticos e grandes terrenos. A partir dele, é possível plantar um beco e esverdear as ruas das cidades, uma vez que a fábrica tolera bem a contaminação por gás. Esta árvore alta exala um cheiro agradável de agulhas de pinheiro, o que é bom para a saúde humana, especialmente se houver problemas com os órgãos respiratórios.O pinheiro pode ser plantado sozinho perto da casa ou em frente à entrada do quintal, mas também é bom em plantações em grupo. Ao lado, outras árvores altas terão boa aparência - por exemplo, pinheiro preto. Tiras de proteção podem ser plantadas a partir desta árvore e suas inclinações fortalecidas.
Assim, o pinheiro da Criméia é uma árvore bastante despretensiosa que não requer cuidados constantes. Mas essa cultura vegetal pode decorar qualquer área de quintal ou parque e agradar com seu aroma agradável.