Trepadeiras de haste longa, como o antúrio, são populares na jardinagem em casa. Eles florescem lindamente em uma panela, ficam por um longo tempo em um corte. Para a propagação de plantas em casa, você precisa se familiarizar com todas as sutilezas e métodos do processo.
Breve descrição da planta
O antúrio é uma planta herbácea cujo arbusto é formado por folhas em pecíolos longos de até um metro de comprimento. As folhas são densas, brilhantes, de forma triangular, com uma ponta afiada, de cor verde escuro. A inflorescência é uma miniatura de numerosas flores coletadas em uma orelha e dispostas em espiral. A orelha é protegida por uma colcha, geralmente brilhante como couro, com uma forma semelhante à folha de uma planta. A cor das colchas é impressionante na variedade de cores:
- branco
- verde
- tons de rosa e azul;
- amarelo;
- chocolate;
- sombra de tinta e outros.
Além disso, o véu ou perianto pode ser bicolor, manchado, tricolor.
Você sabe Segundo os sinais, se uma menina solteira adquirir um antúrio em sua casa, logo ela se encontrará com a segunda metade.
Métodos de reprodução do antúrio
A propagação da flor é realizada de várias maneiras: vegetativamente e por sementes.
Estacas
Como alça, você pode tirar fotos apicais com parte do tronco. Regras de Enraizamento:
- Enraizado em água morna a uma temperatura de +20 ... + 25 ° C.
- Apenas parte do tronco é abaixada na água, pecíolos das folhas acima da água.
- A água é trocada periodicamente: não deve estagnar.
- Após a formação das raízes, o pedúnculo é plantado no solo, tendo previamente mergulhado “Kornevin” ou outra preparação no estimulador de crescimento.
Tiros laterais
Uma das maneiras mais eficazes é separar os brotos laterais. Os processos laterais são bem enraizados, possuem todas as características da planta mãe. A sequência de ações:
- Uma planta adulta é cuidadosamente jogada fora da panela, os brotos laterais são separados. Muitas vezes, as raízes formadas por eles estão entrelaçadas com as raízes do "doador". Não é recomendado separá-los. Primeiro você precisa separar, desembaraçar com as mãos e depois cortar com uma faca afiada.
- A fatia é seca para formar um filme.
- Plantado em esfagno molhado ou vermiculita, cubra com uma estufa.
- Após 12 a 14 dias, o processo se adapta e pode ser aberto e transplantado para um local permanente no solo.
Folha
A propagação das folhas levanta muitas questões, como mostra a prática, o caule das folhas mal forma raízes. Se você enraizar uma folha com um pedaço de estaca na água, isso pode resultar em deterioração da folha. Alguns jardineiros enraizaram com sucesso talos de folhas no chão sob um abrigo de estufa.
Raízes aéreas
Epífitas, às quais o antúrio pertence, formam raízes aéreas nos caules.
Isso pode ser usado para reprodução:
- Um corte do corte é feito sob as raízes educadas.
- Um par de horas, o talo está seco.
- A fatia é mergulhada em carvão ativado triturado.
- A presença de formações de raiz do ar permite pousar imediatamente no chão.
- Após o plantio, o solo é umedecido por um pulverizador.
Detalhes sobre propagação vegetativa são descritos no vídeo a seguir:
Sementes
O material de plantio pode ser coletado de forma independente. As flores de antúrio são bissexuais, mas as flores femininas e masculinas amadurecem em diferentes períodos.
São necessárias duas flores para a polinização:
- um com orelha madura, florescendo por cerca de um mês;
- o outro está apenas começando a florescer.
Dentro de 3-5 dias, o pólen é transferido com uma escova macia para as orelhas jovens com uma escova macia. Após o aparecimento e o amadurecimento das bagas (9 a 12 meses), elas são coletadas, amassadas e removidas a polpa restante. É aconselhável semear imediatamente após a colheita.Tecnologia de semeadura:
- Para a desinfecção, as sementes são lavadas com água limpa e depois embebidas por algumas horas em uma solução de baseazol (0,1%).
- Para uma estufa, é adequado um recipiente de plástico de qualidade alimentar com uma tampa.
- O recipiente é preenchido com uma mistura de turfa e terra de folhas em partes iguais.
- As sementes são colocadas uniformemente na superfície do solo, pressionando levemente, mas não aprofundando.
- Pulverize cuidadosamente e cubra.
- As culturas são germinadas a uma temperatura de +21 ... + 25 ° C.
- Ventilar e umedecer diariamente.
- As sessões aparecem dentro de 7 a 12 dias. Após a formação de 2 folhas fortes nos brotos, o abrigo é removido e as mudas mergulham no chão.
- O solo das mudas consiste nos mesmos ingredientes com a adição de carvão.
Importante! Este método é usado principalmente para a reprodução, uma vez que as qualidades varietais das plantas durante a propagação das sementes são frequentemente perdidas.
Preparando-se para um transplante de flores
Um transplante é realizado para rejuvenescer arbustos velhos a cada 3-4 anos ou para o crescimento de espécimes jovens anualmente. O procedimento pode ser realizado de fevereiro ao final do verão.
O vaso é escolhido volumoso para não prejudicar as raízes em crescimento. As raízes aéreas ativamente formadas são envolvidas com esfagno úmido para melhor desenvolvimento. Assim, eles, em desenvolvimento, atingem a superfície do solo.
Para facilitar a extração da planta do tanque, o solo é bem umedecido 2-3 dias antes do transplante. Cuidadosamente removido por transbordo, para não danificar as raízes frágeis e não quebrar os caules. Após o transplante, não adultere demais: o solo deve estar solto para que o oxigênio chegue.
Após o transplante, os arbustos crescidos são amarrados a um suporte de estabilidade ou fixados com hastes de rosca grossa.O substrato para o antúrio deve consistir em elementos fibrosos grossos, estar solto e passar bem a umidade. A acidez ideal é de 5-6 pH.
Variante do solo para plantas adultas (proporção 2: 1: 1: 2):
- turfa;
- terra de relva;
- pedaços de casca de madeira (agulhas);
- musgo picado.
Mistura de solo para arbustos jovens (componentes em proporções iguais):
- turfa;
- casca de pinheiro;
- argila expandida.
É necessária uma camada de drenagem de 1,5 a 2 cm, pois o sistema radicular não tolera a estagnação da umidade.
Cuidados de acompanhamento
Depois de enraizar jovens arbustos, transplantando plantas velhas para um novo local, eles precisam de cuidados adequados.
Microclima
Uma planta tropical precisa de condições o mais próximo possível da natural. Condições de detenção:
- A iluminação do antúrio deve ser brilhante, mas não sob luz solar direta. É melhor escolher o lado sudoeste ou sudeste da janela;
- a temperatura na estação quente é de + 20 ° C a + 25 ° C, no inverno é reduzida para + 16 ° C;
- umidade - 80-90%. Para manter as condições necessárias, as plantas são envolvidas com musgo úmido, que é pulverizado regularmente. As folhas são limpas com um pano umedecido em água. Uma opção ideal seria colocar em um palete com argila expandida umedecida. Durante a pulverização, você precisa garantir que a água não atinja as espigas.
Você sabe Segundo a antiga doutrina do feng shui, o antúrio traz prosperidade material para a casa.
Rega
A frequência da rega depende da taxa de secagem do coma do solo; sua secagem não pode ser permitida. A água dura da torneira deve ser defendida primeiro, não agite ao molhar. A temperatura da água deve corresponder à temperatura do ar.
O excesso de líquido deve ser drenado da panela. É utilizado o método de irrigação superior, pois no método inferior, a água retém a camada de drenagem. Para o inverno, a rega é gradualmente reduzida.
Fertilizante
O arbusto precisa de fertilização na primavera e no verão. Ao usar medicamentos adquiridos, sua dosagem deve ser reduzida pela metade. Um bom resultado é observado com o método foliar de fertilizante. Como complexo, você pode usar uma mistura de azofoski e humato de potássio na proporção de 1g / 200 mg / 1l de água. O intervalo entre a alimentação é de 2-3 semanas.
Importante! O antúrio deve ser mantido longe de crianças pequenas e animais de estimação; suas folhas podem causar envenenamento grave.
Você pode usar produtos orgânicos:
- cobertura morta de folhas deterioradas;
- solução aquosa de infusão de verbasco (1:10);
- infusão divorciada de excrementos de pássaros (1:10).
Que dificuldades podem surgir?
Problemas crescentes surgem devido a erros no atendimento, isso também causa doenças.
Condições dolorosas e luta contra eles:
- A podridão das raízes ou caules ocorre devido ao alagamento e a uma queda acentuada da temperatura. No inverno, a temperatura é gradualmente reduzida ao longo de várias semanas. A rega é realizada apenas quando a camada superior do solo seca, cerca de 3 cm. Não é necessário encher a flor, é suficiente umedecer uniformemente, a água da panela é drenada.
- Quando infectadas com antracnose, as folhas secam, com casos avançados, todo o arbusto morre. Aos primeiros sinais da doença, é necessário realizar o tratamento com um fungicida, por exemplo, Fitosporin-M. O medicamento é seguro para seres humanos, pertence a agentes biológicos, use-o estritamente de acordo com as instruções.
- O escurecimento das extremidades das folhas é um excesso de cálcio. Isso é possível com impurezas de cal no solo, sem água parada do suprimento de água. Mude o substrato para uma composição mais adequada, não se esqueça de defender ou filtrar a água.
- As chapas folheadas torcem - ar seco, pouca iluminação, exposição prolongada à luz solar direta. Fornecer o microclima necessário e iluminação, sombra do sol.
- Nenhum botão é colocado - não há período inativo. Em temperaturas baixas (até + 16 ° C), a planta ganha força no período de inverno para maior desenvolvimento.
- Fraco crescimento e branqueamento da folhagem durante a floração - todas as inflorescências desbotadas precisam ser cortadas para que o arbusto não desperdice força nelas.
Antúrios raramente são atacados por insetos, mas quando ventilados ou mantidos ao ar livre, isso pode acontecer.Pragas e métodos perigosos para sua destruição:
- Pulgões - pode ser encontrado nas axilas das folhas, na parte inferior. Você pode lavar os parasitas com uma solução com sabão, limpando com um pano umedecido em líquido. Depois disso, é aconselhável tratar com o inseticida "Actellik", "Aktara".
- Escudo - deixa pequenos orifícios e manchas marrons nas folhas. Ele é removido com um cotonete embebido em Aktara e depois pulverizado com o mesmo produto. Após uma semana, o tratamento é repetido.
- Ácaro aranha - pontos pretos na folhagem vão falar sobre isso. Para combatê-lo, acaricidas são usados, por exemplo, Apollo.
Mesmo um iniciante em floricultura pode lidar facilmente com a reprodução do antúrio. A melhor opção em casa é considerada propagação vegetativa. Após o plantio e o transplante para as plantas, é importante garantir o cuidado adequado sem se desviar das regras básicas.