As hortênsias são os mais bonitos arbustos floridos que podem ser encontrados hoje em muitos jardins. O interesse dos criadores nesta planta refletiu-se na aparência de muitas variedades diferentes. Os jardineiros experientes são aconselhados a escolher mudas mais resistentes a caprichos e doenças climáticas. Uma delas é a variedade de hortênsias Magic Vesuvius.
Descrição da nota
Hortênsia de panículas Magic Vesuvius - um arbusto decorativo da série Magical. A planta possui brotos fortes em vermelho-marrom que crescem rapidamente e não precisam de apoio. Um arbusto adulto tem quase a mesma altura e largura - até 1,5 m. Na primavera, folhas verde-escuras florescem na planta e, em junho, os primeiros brotos aparecem.
Flores de hortênsia são particularmente esplêndidas. Flores bastante grandes são colhidas em luxuosas panículas piramidais estreitas que, com comprimentos de até 30 cm, não caem sob o peso dos brotos. As flores inicialmente têm uma cor branca, mas rapidamente a mudam, “vestindo-se” de rosa e depois com uma roupa vermelha rica. A floração continua de junho a setembro.
Arbustos mágicos do Vesúvio são os favoritos dos paisagistas. Eles são capazes de transformar até mesmo a horta mais feia do jardim. A planta parece ótima como um objeto independente da paisagem e em um plantio em grupo. Devido ao vício da cultura em solos levemente ácidos, é frequentemente plantada em composições com coníferas. Os arbustos podem ser becos ou sebes decorados, enobrecem uma área de lazer ou uma bela porta de entrada para o território adjacente.
Você sabe Hortênsia — uma das plantas mais antigas. Arqueólogos estabeleceram que ele cresceu no planeta há mais de 60 milhões de anos atrás.
Resistência do inverno
As variedades híbridas de hortênsias, incluindo a variedade Magic Vesuvio, toleram relativamente as geadas, pois os cientistas tentam dar a elas essa propriedade no processo de seleção. A resistência do inverno é determinada pela escala mundial aceita pelo USDA, desenvolvida nos EUA. De acordo com seus indicadores, essa variedade pertence à zona 4, ou seja, a planta é capaz de sobreviver a uma queda de temperatura de -29 ° C.
Esse indicador pode ser chamado de bastante alto, porque existem variedades que resistem mal ao resfriamento a -23 ° C, como, por exemplo, Hydrangea Blauma. Em princípio, nas latitudes temperadas e do sul, você pode ficar sem cobrir o mato durante o inverno; uma camada de cobertura é suficiente para proteger as raízes. Se você tem medo de que o inverno seja frio, mas sem neve, é melhor não arriscar e enrolar um aquecedor decorativo de arbustos. Nas regiões do norte, as plantas precisam ser cobertas. Essa regra também se aplica a mudas jovens, que ainda são fracas o suficiente para sobreviver a geadas severas.
Regras de desembarque
O plantio de hortênsias é realizado no final de abril ou início de maio.. Nas regiões sul, você pode plantar no início de setembro, mas não mais tarde, pois os arbustos não têm tempo para se enraizar e se fortalecer antes de fortes geadas. Para o plantio, as mudas devem ser escolhidas, com 2-3 anos de idade. Dê uma boa olhada no material - ele não deve ter brotos secos ou danificados.
É importante escolher um bom site. Variedade Magic Vesuvius prefere crescer em sombra parcial, áreas permitidas e iluminadas nas quais a luz direta do sol não cai mais de 6 horas por dia. Caso contrário, queimaduras podem aparecer nas folhas do arbusto. O lugar deve estar calmo. Uma boa solução seria plantar hortênsias perto de coníferas altas, cuja copa a céu aberto sombreará as plantas. Você também pode escolher um lugar perto do prédio, a cerca.
A hortênsia gosta muito de umidade, mas o solo alagado é perigoso para o sistema radicular. Você não pode plantar arbustos em áreas úmidas e planícies. Se o jardim estiver localizado em uma área com água subterrânea alta, é recomendável drenar.
O solo para plantio deve ser solto e nutritivo. A melhor composição do solo pode ser preparada a partir do solo do jardim, areia e turfa (2: 1: 1). 5-7 kg de húmus para cada planta devem ser adicionados aqui. A hortênsia adora solos levemente ácidos com um nível de cerca de 5 pH. O ácido cítrico ou acético é usado para acidificação, diluindo 60 g em um balde de água (por 1 m²).
Cavar um buraco com cerca de 50 cm de largura e profundidade para plantar arbustos.Se você planeja colocar vários arbustos em uma área, observe um intervalo entre eles de pelo menos 1 m. Remova cuidadosamente as mudas do recipiente com o pedaço de terra e coloque-o na cova para não aprofundar o pescoço da raiz. Encha o solo restante, tampe levemente e regue abundantemente, gastando cerca de 10 a 12 litros de água. No final, você deve polvilhar o solo com uma camada de cerca de 10 cm. Turfa, serragem ou agulhas caídas são mais adequadas - esses materiais também acidificam levemente o solo.
Cuidados com as flores
Hortênsia é sensível aos cuidados. A planta precisa de rega regular, cobertura e outras práticas agrícolas destinadas ao desenvolvimento e floração bem-sucedidos do mato.
Rega
Como mencionado anteriormente, a hortênsia gosta muito de umidade e a consome em grande quantidade. Isso ocorre devido ao sistema radicular da superfície, que não é capaz de extrair a umidade das camadas profundas do solo. A rega deve ser realizada duas vezes por semana, fornecendo 10 l de água para cada instância. Durante períodos quentes, você pode aumentar o número de tratamentos de água.
Importante! A hortênsia deve ser regada na raiz, uma vez que o efeito mecânico da água cai nas folhas e inflorescências pode afetar adversamente a decoratividade.
Várias vezes durante a estação, recomenda-se afrouxar o solo, mas você deve fazer isso com cuidado para não danificar as raízes. Não vá fundo mais do que 8-10 cm. Ao mesmo tempo, é necessário remover ervas daninhas e cobrir o solo com uma nova camada de agulhas ou turfa.
Fertilizante
Top vestir é uma obrigação. O solo sob os arbustos se esgota rapidamente e, se você não fertilizá-lo a tempo, a planta vai doer, fica para trás no desenvolvimento e a floração pode nunca chegar.
Os curativos principais são aplicados 4 vezes por estação:
- o primeiro - no início da primavera. Após o inverno, os arbustos precisam de nutrientes que estimulem o crescimento de novos rebentos, o desenvolvimento da coroa. O curativo contendo nitrogênio é bom durante esse período. Por exemplo, você pode usar uréia: para 1 arbusto, faça uma solução de 25 g do produto e 10 l de água. Também é útil polvilhar o círculo do tronco próximo com a composição mineral granular Nitroammofoski;
- o segundo é o período de formação de flores. Agora a planta precisa de elementos como potássio, fósforo, portanto a introdução do fertilizante Fermix será uma boa solução;
- terceiro - o início da floração. É necessário mais uma vez alimentar os arbustos com “Ferimix”;
- quarto - depois da floração. Durante esse período, caules de flores da próxima temporada começam a se formar nos brotos. Como fertilizante deve usar uma solução de superfosfato e ácido sulfúrico, tomado em 1 colher de sopa. eu e diluído em 10 litros de água.
Poda
Os arbustos devem ser higienizados periodicamente. O procedimento é remover as áreas secas, danificadas ou dolorosas no tempo que impedirá o desenvolvimento da planta e também pode provocar ataques de insetos. O primeiro corte de cabelo sanitário é realizado no início da primavera, o último - no outono, o resto - durante a estação de crescimento.
Importante! Recomenda-se que os locais dos cortes sejam tratados com var — Então, eles irão curar mais rapidamente e não causarão o desenvolvimento de infecções, ataques de pragas de insetos.
Os brotos de hortênsias em panículas são formados nos brotos do ano em curso, portanto, na primavera, é aconselhável livrar-se dos galhos do ano passado que engrossam o plantio. Os brotos são cortados para que um par de gomos permaneça. No outono, todas as inflorescências secas são removidas dos arbustos.
Preparações de inverno
Preparação da hortênsia Vesúvio Magic para o inverno é realizar as seguintes atividades:
- poda do mato com remoção de inflorescências e folhas secas localizadas no fundo do mato;
- capinar e limpar o solo de detritos biológicos, incluindo fragmentos aparados, folhas caídas, ervas daninhas, etc;
- rega e cobertura do solo. No inverno, é necessário colocar uma camada mais espessa de cobertura morta com até 20 cm de altura;
- tratamento químico de doenças e pragas;
- construção de um abrigo, se necessário. Os galhos do arbusto devem ser inclinados para o chão, fixados e cobertos com material não tecido (agrofibra, estopa). Em seguida, uma camada de serragem é derramada, após a qual é coberta novamente, mas já usando polietileno perfurado. Em um inverno sem neve, você também pode cobri-lo sobre os ramos de abeto.
Métodos de criação
O Hydrangea Magic Vesuvius pode ser propagado em casa. Deve-se notar imediatamente que não vale a pena semear. Este método é usado pelos criadores para criar novas espécies. Tentando propagar uma variedade híbrida por sementes, você ficará muito desapontado, pois a nova planta não assumirá as características biológicas da mãe.
Para reproduzir, use um dos vários métodos:
- Estacas. As estacas podem ser colhidas na primavera, cortando os topos de brotos verdes ou no verão (meados de julho), coletando material dos galhos lenhosos na parte inferior. Em estacas deve haver 2-3 pares de folhas. O par inferior deve ser removido e as folhas restantes devem ser encurtadas em um terço. As estacas são embebidas por 10 horas em uma solução Epina, após a qual são removidas, pulverizadas pelo estimulador de crescimento Kornevin e plantadas em areia úmida a uma profundidade de 3 cm. O plantio deve ser pulverizado e coberto com um filme ou vidro. Um recipiente com uma cama é instalado em uma área escura, regada periodicamente. O enraizamento ocorrerá em um mês. As mudas jovens são colocadas em vasos diferentes e crescidas até os 2 anos de idade, após o que podem ser transplantadas para o campo aberto.
- Camadas. Na primavera, tire um tiro forte do mato, incline-o no chão e conserte-o. Você pode pré-cavar uma vala rasa (até 10 cm) e colocar o galho diretamente nela. Polvilhe a parte aérea com solo e água em abundância. Certifique-se de que o solo não seque; umedeça-o constantemente. O enraizamento ocorre após 2 semanas, você determinará isso com o surgimento de novos brotos. Durante esse período, você pode separar o novo arbusto da mãe e transplantá-lo na cama para crescer.
- Prole. Esse método é melhor realizado no outono - em setembro. O solo sob o arbusto precisa ser um pouco solto para chegar ao rizoma. Em seguida, com uma faca afiada, os brotos são separados e plantados em uma plataforma separada, onde a planta se desenvolverá até os 2 anos de idade. Para o inverno, você deve definitivamente isolar bem o patamar.
- Dividindo o mato. Esse método pode ser chamado de mais simples e mais rápido. Na maioria das vezes, a divisão do mato é realizada durante o transplante, que a hortênsia precisa a cada 5-7 anos. O arbusto deve primeiro ser abundantemente regado e, em seguida, cavar suavemente por baixo de todos os lados e removido do solo. As raízes são sacudidas do chão e divididas em vários fragmentos. O material obtido dessa maneira precisa encurtar levemente as pontas dos brotos e raízes, após o que você pode colocá-los em novas áreas.
Doenças e Pragas
Hortênsia em panículas O Vesúvio Mágico tem uma certa imunidade a doenças. Se você escolheu o local certo para o plantio e não se esqueça de cuidar da colheita, a probabilidade de doenças ou a aparência de insetos é pequena. No entanto, alguns riscos permanecem, já que muitas infecções são transmitidas pelo vento, pelas águas subterrâneas de outras plantas. É importante identificar a doença a tempo e proceder ao seu tratamento.
Você sabe Hortênsia — não apenas uma planta ornamental, mas também uma planta de cura, usada para tratar doenças dos rins e da próstata.
As doenças mais perigosas são as seguintes:
- oídio - uma doença fúngica que afeta frequentemente arbustos jovens. Pode ser reconhecido pela formação de manchas branco-amareladas nas lâminas das folhas, depois a folhagem murcha e cai. Para curar a planta, você deve primeiro remover as áreas afetadas e depois tratar o arbusto com Fitosporina. Não se esqueça de queimar os fragmentos cortados, pois a infecção pode levá-los a outras culturas;
- Septoria - fungo que penetra no solo. Afeta o arbusto dos brotos mais baixos e se move gradualmente mais alto. Ao mesmo tempo, pequenas manchas são visíveis nas folhas - brancas com bordas marrons. Como no caso anterior, eles cortam e depois processam o "Rodomit";
- clorose - Uma doença decorrente da falta de ferro no solo. A folhagem rapidamente fica amarela no arbusto empobrecido, mas as veias centrais permanecem verdes. Para reviver a planta, você precisa alimentar o solo com sulfato de ferro ou sulfato de alumínio.
Além de doenças, Às vezes, a hortênsia é atacada por pragas, como pulgões, ácaros. Você pode se livrar deles pulverizando com fortes agentes químicos. Adequado "Akarin", "Spark". Aproveite também o mato e lesmas. Eles podem ser removidos manualmente da planta e tratados com "Moluscicida". É aconselhável usar fungicidas e inseticidas periodicamente - essas medidas preventivas ajudarão a evitar a possibilidade de doenças. Para isso, aplique meios como Fitoverm, Aktara, Bordeaux líquido, etc.
Panicle Hydrangea Magic Vesuvius é uma boa opção para o plantio. A planta sobrevive bem em diferentes condições climáticas e, com os devidos cuidados, se delicia com seu efeito decorativo por décadas.