O Syngonium é uma trepadeira perene que os cultivadores de flores se apaixonaram por suas propriedades benéficas e aparência exótica. Além disso, cuidar desta planta não causará muitos problemas. A planta se adapta facilmente às condições do apartamento, mas exige o cumprimento de regras especiais de manutenção.
Características e origem da planta
No momento, existem cerca de 30 espécies de syngonium. É bastante comum nos trópicos da América Central e do Sul. Os verdes têm formato semelhante às pontas das setas e sua cor é bastante suave e agradável. À medida que o syngonium cresce, suas folhas tendem a mudar.
A planta jovem é mais brilhante e, com a idade, o verde, do todo, se divide em partes. Inicialmente, a planta se parece com um arbusto, mas com o tempo cresce em uma videira exuberante, que se apega ao suporte com suas raízes, e você pode regular seu crescimento em qualquer direção.
Os rebentos desta planta doméstica podem atingir tamanhos de 1,5 a 2 m, embora as plantas sejam encontradas na natureza e 20 m de comprimento. O caule de uma planta cultivada geralmente não tem mais de 2 cm. Ao longo de um ano, a planta cresce cerca de 30 cm de comprimento e produz 6-7 novas folhas.
Ao longo de todo o comprimento da planta, produz raízes aéreas, necessárias para que as cipós sejam fixadas na superfície e apenas uma raiz de cada uma fornece nutrientes à flor.As folhas do syngonium têm uma cor verde brilhante e podem ser lisas ou aveludadas. As veias estão localizadas em toda a superfície, inclusive ao longo da borda, e proporcionam alívio.Esta planta é capaz de lançar flores, mas apenas na natureza, que aparecem no início do verão e parecem espigas de creme envoltas em pétalas vermelhas ou rosa.
Você sabe Após a polinização, pequenas frutas aparecem no local das flores, que atraem animais. Assim, na natureza, a planta se propaga por sementes. E os habitantes da América Latina usam essas frutas em pratos locais.
Benefícios da planta
Além das propriedades decorativas, são atribuídas ao syngonium diversas qualidades úteis, que regulam o nível de umidade do apartamento, formando gotas de água na vegetação e saturam o ar com oxigênio.
Acredita-se que as enzimas secretadas pela flor ajudem a acalmar os nervos e aliviar o estresse.Uma coisa é certa - você deve ter muito cuidado com o suco desta planta. Devido à sua toxicidade, pode causar uma reação alérgica. Mas sujeito a precauções de segurança, esta videira não é perigosa.
Tipos e variedades de syngonium
Esta planta possui apenas 2 espécies adequadas para o cultivo em casa - trata-se de um angônio com folhas e pernas em forma de orelha.
Eles diferem nos seguintes parâmetros:
- Syngonium com folhas da legião ou podophyllum (S. podophyllum). Esta é uma liana, que difere em muitos ramos do caule principal. Ela vem da América Central. O tamanho médio das folhas é de 13 cm e os pecíolos têm 60 cm de comprimento e, em cada uma delas, os brotos estão densamente localizados. Os syngonium jovens desta espécie têm folhas em forma de lança, e espécimes mais maduros produzem folhas de palmate, nas quais não mais de 11 lobos estão localizados.
- Eryngium syngonium (S. auritum). Os rebentos desta espécie são bastante finos e não excedem 2,5 cm de diâmetro. Um caule pode crescer até quase 2 m. Raízes e folhas aéreas são formadas nos entrenós, que estão espalhados de perto ao longo do caule. O nome desta espécie veio do arranjo incomum de folhas, que em sua base têm 2 brotos e são semelhantes às orelhas. A casca nas folhas é muito lisa e seu tamanho varia de 6 a 20 cm.
Ambas as espécies de syngonium são divididas em variedades que receberam o merecido reconhecimento de admiradores da flora tropical:
- Wendland (Wendlandii) é um grande representante do syngonium, que possui verdes escuros com pele aveludada; eles vieram para nossos apartamentos da ensolarada Costa Rica. Os brotos verdes aparecem nos pecíolos, com 30 cm de comprimento, e a veia central da folha tem um tom prateado.
- Rosa - cor rosada diferente das folhas com uma borda verde. As folhas jovens são completamente pintadas em uma cor rosa brilhante, mas com a idade desaparecem, deixando uma cor incomum apenas nas veias. É também chamado de Syngonium Neon.
- Borboleta branca (Borboleta Branca - Borboleta Branca) - o syngonium mais comum, que possui folhas em forma de lança e uma leve teia de veias. É despretensioso, você pode procriar em qualquer época do ano e seu crescimento é bastante rápido. A altura máxima da planta é de 1,5 m.
- Pixy - uma pequena planta perene com folhas lisas com formato de coração alongado e pele brilhante. Na luz verde, listras verdes são pronunciadas.
- Arrow - Uma variedade bastante comum, que é despretensiosa nos cuidados. Possui brotos grandes e brilhantes.
- Panda - variedade espessa que cresce rápido o suficiente, mas ainda não é muito popular em nossos apartamentos. Distingue-se por uma cor incomum de folhas que têm uma cor verde escura e manchas amarelas.
- Aron Brown - possui folhas triangulares de cor chocolate com manchas verdes nas pontas. Eles estão localizados em um pecíolo vermelho.
- Confete - Essa variedade é capaz de alterar radicalmente o formato da folha à medida que cresce. Portanto, o jovem verde tem uma forma de flecha e as partes da folha antiga já são claramente visíveis, o que faz com que pareça uma estrela.
- Tiffany - a flor tem manchas de pigmento bastante peculiares nas folhas.
- Macrophillum - A peculiaridade reside em seu tamanho impressionante e folhas arredondadas, que são apontadas para o ápice. A pele é verde-escura aveludada.
- Brokant - Esta liana representativa tem uma cor marrom com veias vermelhas pronunciadas.
- Constrict - uma pequena variedade de plantas com folhas divididas em 11 segmentos.
- Rosa brilhou - Esta variedade tem folhas verdes com manchas rosa cremosas que são espalhadas aleatoriamente na superfície da vegetação.
- Imperial White - Essa variedade se reproduz muito, mas parece bastante impressionante. As folhas deste syngonium são brancas. Essa cor é alcançada devido à alta concentração de nitrogênio no solo.
- Mancha rosa - Essa variedade se distingue por uma variedade de formas e cores. Podem ser encontradas variedades com uma folha em forma de lança, em forma de coração e em forma de flecha, e sua cor varia de verde simples a branco com manchas rosa.
- Mancha vermelha (Ponto vermelho) - Esta variedade tricolor tem um verde em forma de lança. A casca é pintada em verde, rosa e branco ao mesmo tempo.
- Sper Point - variedade despretensiosa que pode mudar de forma nas folhas adultas. O verde em forma de seta sai com o tempo e segmentos aparecem nas folhas.
- Rasami Nag - a variedade de arbustos, que quase não se enrola, atinge uma altura não superior a 40 cm e as folhas são pintadas em rosa e branco.
- Três reis (Três reis) é muito despretensioso ao sair, e com as folhas envelhecidas das em forma de flecha se dividem em segmentos. A cor é verde claro com manchas verdes claras.
- Jade - possui folhas em forma de flecha com línguas de cor esmeralda no centro e uma borda verde clara nas bordas.
- Regina Red - uma planta baixa com hastes de tom acinzentado. As folhas estão densamente localizadas no tronco. O topo da folha é rosa e o fundo é verde. Se a flor fica na luz, sua cor fica mais brilhante, mas com a falta de luz, ela fica pálida.
- Alusão à ameixa (Alusão da ameixa) - caracterizada por listras verdes claras pronunciadas nas folhas escuras. Os verdes jovens têm uma forma muito diferente da antiga.
- Nguengi laima - difere em folhas muito claras, quase brancas, em forma de flecha. Cresce por um arbusto.
Recursos de Cuidados
A principal vantagem do syngonium é sua despretensão. Ele rapidamente se adapta a várias condições e tem uma alta taxa de sobrevivência. Outro aspecto pelo qual os cultivadores de flores gostam tanto é o rápido crescimento desta videira.
Condições ideais
A melhor temperatura para manter a flor na forma correta é +22 ... + 25 ° C. No inverno, é perfeitamente aceitável aquecer o ar na sala apenas a + 18 ° C.
Você pode aparar a liana depois que ela soltar as 3 primeiras folhas. Se necessário, qualquer processo está sujeito a beliscar, uma vez que o syngonium não tem absolutamente nenhum medo desse procedimento. É especialmente útil fazer isso se o caule ficar velho ou cair folhas, essa manipulação contribuirá para a formação de novos brotos.
Importante! A iluminação de uma flor não deve ser muito forte. É necessário fornecer luz difusa, pois a luz solar direta pode deixar queimaduras em folhas delicadas.
Rega e alimentação
Esta planta tropical é muito exigente em umidade, que deve ser mantida em um nível alto. Portanto, é necessário regar e pulverizar a tempo. É aconselhável realizar o procedimento de irrigação diariamente com água morna do filtro.
Para regar, também é melhor usar água morna, e o solo deve ser constantemente umedecido e não secar a uma profundidade superior a 3 cm. Se você cuidar regularmente de umidade suficiente no solo, isso ajudará a planta a lidar com a secura no ar.É aconselhável alimentar a planta de abril a outubro. Como fertilizante, você pode usar produtos minerais para plantas de interior. Você precisa usá-los de acordo com as instruções da embalagem, e o produto em si não deve ser aplicado na raiz, mas afastando-se levemente das hastes.
Reprodução
A propagação da planta em um apartamento pode ser feita por meio de estacas e poda.Se você decidir propagar o syngonium por estacas, precisará cortar o caule em pedaços para que eles tenham vários nós com raízes.
As fatias devem ser tratadas com cinzas e, depois disso, as estacas são imersas em um recipiente de água para que as raízes do ar germinem melhor. O recipiente é coberto com um filme para reter melhor a umidade, mas ainda precisa ser ventilado várias vezes ao dia.
Depois que a planta obtém boas raízes, a videira pode ser plantada em solo pré-preparado.
Para cultivar um syngonium completo a partir da broca apical, você deve primeiro cortá-lo sob um nó para que ele tenha várias raízes aéreas e, em seguida, o broto é colocado na água, que precisa ser trocada diariamente. Quando as raízes atingem 3 cm, o syngonium pode ser plantado no chão para flores no interior.
Pragas e doenças de plantas
Entre as pragas, os inimigos mais perigosos do syngonium são:
- Pulgões. A aparência deste inseto pode ser imediatamente reconhecida por folhas amareladas retorcidas na videira, que caem com o tempo. Você pode remover a praga com o Actellik. O processamento é realizado duas vezes.
- Tripes. A razão para sua aparência pode ser baixa umidade e calor. Esses insetos se depositam na parte de trás das folhas, onde formam colônias. A partir disso, as folhas ficam marrons e ganham um brilho não natural. Para se livrar dessas pragas, é necessário tratar as plantas com medicamentos desinfetantes.
- Escudo. Por causa desse parasita, o syngonium pode perder suas folhas e parar de crescer. A planta pode ser tratada com água e sabão e os adultos podem ser removidos com um cotonete. Se isso não ajudar, você pode usar um inseticida.
- Pontas de folhas de secagem. Isso pode acontecer devido à umidade insuficiente. Para aumentar a quantidade de umidade, você pode colocar o syngonium ao lado do aquário ou polvilhar videiras.
- Folhas amarelas e apodrecendo na base do caule. Esses sintomas podem ser conseqüências de doenças radiculares. A razão para esse fenômeno pode ser uma superabundância de rega, devido à qual as raízes começaram a sair, ou vice-versa - a secagem excessiva do solo levou à secura da raiz, que causou sua morte. Para evitar que a flor murcha completamente, é necessário movê-la para outro vaso, depois de substituir o solo por um novo. As raízes afetadas são removidas e o restante é processado com permanganato de potássio. As raízes secas demais precisam ser colocadas na água por um tempo para saturar a umidade.
- Plantas de amarelecimento. Se esse sintoma aparecer, mas não for observado o apodrecimento da liana, isso é evidência de falta de nutrientes no solo. Basta aplicar fertilizante complexo para ervas aromáticas. Este procedimento deve ser realizado 2-3 vezes com uma frequência de 3 semanas.
Importante! Podridão nas raízes pode ocorrer devido ao solo pesado e denso, que não permite a passagem de ar suficiente.
Dicas úteis de cultivo
Para que esta planta o agrade com seu crescimento, você pode usar recomendações adicionais:
- Capacidade para syngonium, você pode escolher qualquer. Serão usados tanto os potes quanto um pote normal suspenso de um suporte. O cuidado em ambos os casos permanece padrão.
- Para um melhor enraizamento, as estacas de syngonium podem ser tratadas com um estimulador de crescimento; as raízes ficam mais fortes e a planta as inicia mais rapidamente.
- É melhor plantar syngonium em uma mistura de terra frondosa, turfa, areia e húmus. Tudo isso é misturado em partes iguais.
- Se você cortar a parte superior do caule principal e as brotações laterais, a partir da liana, você obterá um arbusto bem fofo.
- Durante o período de crescimento ativo, ou seja, desde o início da primavera até o final do outono, a planta precisa de rega abundante. Com o advento do inverno, a quantidade de água é reduzida. Você também pode substituir a pulverização pela água do chuveiro.
- Pelo estado das folhas, você pode entender o que está faltando na planta. Assim, a rega excessiva será refletida no escurecimento e embotamento das folhas, e na falta de luz e nutrientes - uma diminuição no tamanho das folhas.
Sinais e superstições associadas à planta
Pessoas supersticiosas seguem vários sinais associados a esta flor. Acredita-se que essa liana é capaz de se livrar de complexos, porque causa interesse no conhecimento do mundo e contribui para a formação do caráter.
As pessoas também acreditam que o syngonium ajuda seu dono a se recuperar de doenças e a restaurar a força, além de livrar seu dono de maus hábitos e proteger seu sono, salvando uma pessoa de pesadelos.
As pessoas acreditam que na casa onde esta planta apareceu, a energia positiva dominará e as pessoas crescerão e mudarão para melhor.
Também há sinais que indicam o impacto negativo do syngonium. Então, as pessoas o consideram um lavrador. Alegadamente, o homem e a flor não podem se dar bem na mesma casa, e o destino da velha donzela aguarda a amante. Mas, na prática, muitos amantes desta flor se alegram com o crescimento de seu animal de estimação e são simultaneamente felizes no casamento.
Você sabe que eue vc Seguidores do ensino de feng-Shui nunca colocará um syngonium em casa por causa do formato das folhas que emitem "respiração venenosa", como todos os cantos afiados. Mas se você é tudo-você decidiu fazer isso, então terá que pendurar um amuleto de proteção por perto.
Devido a suas propriedades universais, esta planta não causará muitos problemas, mesmo para um cultivador inexperiente. Mas se você lhe fornecer os cuidados adequados, o syngonium por muitos anos encantará os olhos com uma variedade de formas e cores.