Esta flor com um nome magnífico e com uma floração ainda mais magnífica recompensa seus proprietários por cuidar do tumulto de cores a longo prazo. As formas de cuidar da begônia elatior, seu cultivo e reprodução em casa serão discutidas no artigo.
Descrição botânica da planta
Este tipo de begônia é um arbusto perene que cresce até uma altura de 40 cm.O que representa no plano botânico pode ser julgado por esta tabela:
Sistema raiz | Compact |
Caule | Carnuda, ereta, grossa |
Forma de folha | Oblíqua esculpida |
Cor da folha | Verde brilhante saturado |
Forma da flor | Grande, simples ou felpudo |
Cor da flor | Branco, vermelho, amarelo, rosa, coral, laranja |
Forma de frutas | Caixa triédrica |
Cor da fruta | Castanho |
Sabor a fruta | — |
Essa visão pitoresca foi obtida através do cruzamento de um tubérculo e da begônia Socotran e agora é representada por três grupos de plantas que diferem na altura do caule, na forma:
- atrofiado, atingindo um máximo de 25 cm;
- tamanho médio, crescendo até 35 cm;
- alto, subindo para 45 cm.
Você sabe As sementes de begônia estão entre as menores do reino vegetal. Cerca de 3 milhões de plantas podem crescer a partir de uma pequena pitada dessas sementes.
Variedades
Além dessa classificação, existem várias outras variedades de begônia elatior, mais frequentemente cultivadas em casa:
- grade Baladin, criando graças a pedúnculos de altura diferente a aparência de um buquê de várias camadas, de longe parecendo um buquê de rosas, plantado em uma panela;
- Grau de inglês Borias, caracterizado por grandes flores corais e rosa, ainda mais lembrando rosas, mas floresce por mais tempo e mais magnífico;
- nativo do sudeste da Ásia - Grace, com crescimento não superior a 35 cm, é coberto por um poderoso chapéu de flores vermelhas que florescem repetidamente durante o ano e não desaparecem por 2-3 meses.
Quando e como transplantar após a compra
Os floristas não recomendam replantar uma flor imediatamente após a compra. A planta deve se aclimatar por pelo menos uma semana e meia.
Como as begônias têm raízes pequenas, um vaso pequeno também é adequado para transplantá-lo após a compra. Mais importante é a composição do solo, que deve ser solto, nutritivo e ter a capacidade de reter a umidade.Importante! Se durante a compra da begônia elatior ela estiver no estágio de floração, a planta deverá ser transplantada o mais cedo possível quando terminar.
A mistura de turfa, húmus e terra em proporções iguais, ligeiramente diluída com areia de rio e perlita, é mais adequada para isso. Em seguida, a jovem begônia precisa ser replantada anualmente, aumentando cada vez mais o diâmetro da nova capacidade em 5 cm, até que a flor atinja os 4 anos de idade, após os quais não é mais recomendável que a planta seja perturbada.
Elatior begonia care at home
Para qualquer planta, as condições ideais são as que mais se assemelham ao seu habitat natural.
Como a begônia vem dos trópicos, é preferível:
- calor constante;
- umidade alta o suficiente;
- rega regular;
- solo fértil.
Localização
Vivendo no habitat natural da selva tropical, os ancestrais de Begonia elatior estão acostumados, embora com uma luz difusa, mas ao mesmo tempo difusa, que deve ser fornecida à planta doméstica. Portanto, se estiver em um peitoril da janela, onde muita luz solar cai no verão, você precisará cobrir a parte inferior da janela com papel branco.
Mas em dias nublados e em dias curtos de luz do dia no outono e inverno, essa flor, diferentemente de outros parentes, não requer iluminação adicional. O principal é que não deve ser exposto ao frio, nem ao ar seco e quente do aquecimento central, o que não é menos prejudicial que o frio.
Temperatura e umidade
A temperatura mais confortável para a planta está em +18 ... + 20 ° C. Se cair abaixo de +16 ° C, isso é repleto de brotos que caem e até de doenças de plantas.
No entanto, esta planta não tolera o ar seco e, portanto, no verão e durante o intenso trabalho de aquecimento central, um tanque largo com água ou pelo menos um pano úmido deve ser colocado próximo ao arbusto da begônia.Importante! Não é categoricamente recomendado borrifar as folhas e principalmente as flores da begônia com água.
Rega
Esta planta também é muito sensível à irrigação, que deve ser realizada apenas com água parada à temperatura ambiente. A água fria é prejudicial para as raízes da begônia. Deve ser regada abundantemente, impedindo que o solo seque, no entanto a rega excessiva com água estagnada na panela de begônia também é prejudicial.
Top vestir
Uma flor plantada em solo fértil precisa de fertilização adicional apenas durante a floração, que, no entanto, é bastante longa na begônia. Fertilizantes minerais complexos são mais adequados para isso. No entanto, existe uma peculiaridade específica da begônia, que consiste na rejeição da planta pelo excesso de sal no solo.
Portanto, ao fazer fertilizantes em uma panela com esta flor, deve-se tomar sua quantidade, metade da quantidade recomendada nas instruções. A begônia não deve ser alimentada com fertilizantes orgânicos, pois um excesso de compostos nitrogenados afeta adversamente a aparência da planta.
Poda
Depois que as pétalas das flores murcham, elas devem remover imediatamente os caules antigos, bem como as folhas murchas, para as quais são usadas uma faca afiada e cinzas de madeira, para as quais são polvilhados os locais de poda.
Você sabe O emblema nacional da Coréia do Norte adorna a flor desta planta maravilhosa.
Reprodução
Não é difícil propagar esta planta, porque para isso existem várias maneiras ao mesmo tempo na forma de:
- estacas;
- divisão da mãe arbusto;
- melhoramento por sementes.
Estacas
A melhor época para esse tipo de criação de begônia é a primavera ou o início do verão.
O processo continua da seguinte maneira:
- As folhas maiores e mais bonitas são selecionadas na planta.
- As folhas selecionadas são cortadas com uma faca afiada, deixando pecíolos com pelo menos 5 cm de comprimento.
- Em seguida, as folhas com pecíolos são plantadas em uma mistura especial de solo, preparada a partir de 1 parte de turfa e 3 partes de areia. Durante o plantio, certifique-se de que após a superfície da folha não toque no solo.
- Um recipiente com folhas plantadas é colocado em um local escuro por 2 meses.
- Begônias se propagam de maneira semelhante por meio de estacas retiradas de caules. O tamanho das estacas, neste caso, não deve ser inferior a 7 cm. Uma condição necessária é plantá-las no solo imediatamente após o corte.
Sementes
Cultivar begônia elaitor com sementes é muito mais difícil. O problema é que esta planta, sendo um híbrido, produz material de semente muito instável. A melhor época para plantar sementes ocorre no final de fevereiro ou no início de março.
Para fazer isso, você deve:
- Misture a semente com areia.
- Prepare um solo especial, para o qual as partes de turfa e areia são misturadas com 2 partes de terra.
- Em seguida, coloque o recipiente com o solo em um palete cheio de água aquecida. Depois que o solo estiver completamente umedecido e resfriado à temperatura ideal, plante as sementes em uma mistura com areia.
- Polvilhe o solo semeado por cima com água usando uma pistola de pulverização e, em seguida, cubra com vidro ou filme e a uma temperatura de até +25 ° C e 14 horas de iluminação para resistir até que os primeiros rebentos apareçam, que geralmente bica após cerca de um mês.
- Uma semana depois disso, os brotos são plantados em xícaras e alguns meses depois - em recipientes constantes na forma de vasos.
Importante! Se as sementes compradas forem usadas para o plantio, antes de usá-las, elas devem ser tratadas com uma solução de permanganato de potássio a 1% por pelo menos meia hora.
Divisão do arbusto mãe
Esta operação é realizada na primavera, de modo que, ao dividir o arbusto mãe, todas as crianças estejam com um rim e um broto. Os locais dos cortes devem ser polvilhados com carvão moído, e é desejável processar as raízes com a ajuda de “Kornevin”.
Dificuldades crescentes
Se as condições para a manutenção da begônia elatior, discutidas anteriormente, forem rigorosamente observadas, mas ao mesmo tempo houver problemas com o desenvolvimento da planta, os culpados são doenças infecciosas ou pragas.
Isso pode ocorrer em:
- o aparecimento de um revestimento esverdeado em pó nas folhas, causado pelo mofo cinzento, combatido com a ajuda do fungicida Benomila;
- manchas brancas nas folhas, que são as conseqüências da atividade do oídio, destruído por fungicidas;
- raízes enegrecidas e podres, resultando em podridão negra, que também é combatida com fungicidas;
- a deformação das folhas e o aparecimento de manchas amarelas nelas, o que é evidência de um ataque viral do mosaico do pepino, do qual não há salvação senão a destruição da flor doente, substituindo o solo e desinfetando o vaso;
- mancha das folhas e o aparecimento de teias de aranha nelas, resultando em um ácaro da aranha, que é destruído com a ajuda de inseticidas como "Karbofos", "Thiophos" ou "Neoron";
- o aparecimento nas folhas de numerosos pontos indicando a presença de pulgões, que também devem ser combatidos com fungicidas ou usando uma infusão semanal de uma colher de chá de cebola picada em um litro de água.
A begônia elitor, também chamada de begônia de inverno, agrada a uma pessoa com flores exuberantes a maior parte do ano, especialmente em um momento em que a flora do lado de fora da janela parece cinza e sem vida. Mas, para isso, é necessário fazer alguns esforços, que, no contexto de resultados mágicos, não parecem excessivos.