Muitos cultivadores de flores adoram cultivar arbustos sempre verdes em casa, cujo representante mais brilhante é o Dieffenbachia. Embora esta planta seja nativa da América do Sul, geralmente é cultivada em ambientes fechados. Neste artigo, consideraremos a descrição da dieffenbachia manchada, as condições de seu cultivo e reprodução, bem como as regras de cuidados.
Descrição botânica da planta
Dieffenbachia manchado em todas as fotos parece um arbusto relativamente grande com folhas manchadas, que deu o nome a essa espécie de planta. O comprimento de suas folhas pode atingir 1 m, com uma largura de 12 cm, e crescem uma de cada vez em hastes longas que se estendem do tronco principal. Com muito cuidado, uma nova planilha aparece toda semana. A flor cresce rapidamente até uma altura de 1 m com muito cuidado. O caule geralmente cresce apenas em altura, mas às vezes a ramificação também pode se formar perto da base dos brotos laterais. O período de crescimento ativo cai na primavera e no verão. Desde o início do outono até o final do inverno, a planta está em repouso.Na maioria das vezes, a planta floresce na segunda metade da primavera, mas em condições internas ela floresce muito raramente. Grandes inflorescências brancas ou bege são semelhantes às espigas de milho e podem atingir 18 cm de comprimento. Lá fora, eles são cobertos com uma longa folha verde - bráctea. As flores da planta são divididas em masculino e feminino. A parte inferior das inflorescências femininas como se embrulhadas em um bráctea. Após a floração em Dieffenbachia, pequenas bagas vermelhas alaranjadas e suculentas são formadas, dentro das quais estão contidas sementes negras.
Você sabe Dieffenbachia recebeu esse nome em homenagem a Joseph Dieffenbach, o jardineiro sênior dos jardins imperiais de Viena, que viveu no século XVIII.
Sistema raiz | Poderoso, ramificado |
Caule | Grosso, maciço |
Forma de folha | Oblongo, oval, pontiagudo |
Cor da folha | Verde com manchas ou listras brancas |
Forma da flor | Sob a forma de uma espiga |
Cor da flor | Bege branco |
Forma de frutas | Oval |
Cor da fruta | Vermelho laranja |
O sabor da fruta | As frutas são venenosas, você não pode comê-las. |
Benefício e dano
Dieffenbachia é uma planta venenosa. Suas espécies internas são menos tóxicas, embora exijam o cumprimento de certas medidas de segurança.
- Apesar disso, Dieffenbachia tem as seguintes vantagens:
- absorve toxinas contidas no ar;
- reduz a quantidade de poeira na sala, funciona bem para pessoas com alergias;
- absorve bactérias nocivas no ar.
O suco manchado de Dieffenbachia é perigoso para o corpo humano.
- Pode causar consequências negativas:
- irritação, inchaço e perda de sensibilidade em contato com a pele;
- inchaço da língua e distúrbios no trabalho das cordas vocais em contato com as mucosas da cavidade oral;
- intoxicação alimentar grave se ingerida.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Muitos jardineiros consideram Dieffenbachia manchada como uma planta caprichosa e exigente, mas isso não é inteiramente verdade. A flor não responde bem ao frio, correntes de ar e ar muito seco. Caso contrário, não requer condições específicas de cultivo.
Alojamento
A planta pode ser colocada no chão ou no peitoril da janela, em local protegido de correntes de ar, bem iluminado, mas não sob luz solar direta. A iluminação deve ser clara e difusa. Um vaso de flores pode ser posicionado a dois metros de uma janela bem iluminada. Quando a rua está nublada, é necessário ativar a iluminação artificial; caso contrário, as folhas manchadas de Dieffenbachia ficam pálidas e perdem sua beleza.
Importante! A floração prolongada enfraquece bastante a Dieffenbachia e piora sua aparência. Para manter a decoratividade, recomenda-se cortar as inflorescências resultantes.
Modo de temperatura
A flor não tolera baixas temperaturas. No verão, a sala é mantida a uma temperatura de +20 ... + 30 ° C. Durante esse período, a planta também pode ser levada para a varanda ou varanda. O principal: não o deixe exposto ao sol, para não provocar queimaduras solares nas folhas.No inverno, a temperatura ambiente não deve cair abaixo de + 18 ° C. Dieffenbachia é contra-indicado em rascunhos e mudanças repentinas de temperatura. Eles podem causar queda de folhas.
Humidade do ar
A flor não tolera o ar estagnado e seco, portanto a sala deve ser ventilada. O ideal para dieffenbachia é o ar com um índice de umidade de 70 a 80%. No verão, e ao crescer em uma sala quente e no inverno, você precisa borrifar regularmente as folhas da planta com água. Para remover a poeira e melhorar a aparência a cada 10-14 dias, as folhas da flor são limpas com um pano úmido.
Você sabe Séculos atrás, nas Índias Ocidentais, os proprietários de escravos puniam os escravos, forçando-os a morder o tronco de Dieffenbachia. Isso causou inchaço grave da língua e roubou uma pessoa do discurso.
Home Care
Dieffenbachia avistada requer cuidados mínimos no domicílio. Um dos principais fatores dos quais o crescimento e o desenvolvimento normal de uma flor depende é o regime correto de regar, fertilizar, podar e transplantar uma planta.
Rega
Para regar e pulverizar a flor, você precisa usar água fervida ou previamente defendida. Não deve fazer frio, mesmo no verão a dieffenbachia é regada com água à temperatura ambiente. A água normal do suprimento de água contém cal, o que é contra-indicado na dieffenbachia manchada; portanto, essa água deve ser filtrada antes da irrigação. Se possível, você também pode coletar água da chuva e regar a planta com ela.
As regras para regar Dieffenbachia em um verão irregular são as seguintes:
- a flor precisa de muita água; portanto, você precisa regá-la abundantemente, mas não transforme o solo em terra;
- A dieffenbachia é regada assim que o solo superficial da panela se torna seco;
- as folhas da flor são pulverizadas com água e limpas do pó para um brilho bonito;
- Você pode colocar brevemente Dieffenbachia sob um banho quente, enquanto cobre a terra em uma panela para que não fique muito úmida e não provoque podridão nas raízes.
No outono e inverno, Dieffenbachia está em repouso, por isso é regada durante esse período de acordo com as seguintes regras:
- a flor é regada quando o solo superficial secar 2-3 cm de profundidade;
- se a sala estiver fria, a planta é regada com menos frequência;
- as folhas só podem ser pulverizadas se a flor for mantida a uma temperatura de pelo menos + 22 ° C.
Importante! O solo ao redor do caule de Dieffenbachia não deve estar completamente seco, caso contrário a planta morrerá.
Top vestir
Os fertilizantes são aplicados apenas de março a agosto. Atualmente, existe uma fase de crescimento ativo da dieffenbachia manchada e necessita de nutrientes.A alimentação com fertilizantes minerais é realizada 1 vez em 20 dias. Para fazer isso, use apenas os fertilizantes que não contêm cal. A solução deve ter uma concentração 2 vezes menor do que a indicada, conforme indicado. Os fertilizantes orgânicos também precisam ser aplicados durante a estação de crescimento da flor com uma frequência de uma vez a cada duas semanas. Eles não devem conter muito nitrogênio - acelerará o crescimento da planta, mas poderá tornar as folhas verdes, eliminando o belo padrão de manchas e listras brancas.
Poda
Quanto mais alta a Dieffenbachia manchada, menos folhas permanecem na parte inferior do tronco. Como resultado, a aparência da flor piora e o caule deve ser cortado e enraizado em uma panela nova.As folhas do tronco de Dieffenbachia são cortadas apenas se estiverem danificadas ou secas.
A poda de uma planta deve ser feita com cuidado, seguindo estas recomendações:
- Bata suavemente a folha ou o tronco danificado de uma flor com um guardanapo que absorve suco venenoso.
- Desinfetar uma faca em solução alcoólica.
- Corte cuidadosamente a seção desejada do tronco ou caule da folha e limpe o local cortado com um guardanapo.
- Polvilhe a fatia com carvão ativado em pó.
Importante! Para evitar o suco venenoso de Dieffenbachia na pele das mãos, a poda da planta sempre deve ser feita com luvas de borracha apertadas. Através de luvas médicas comuns, o veneno pode infiltrar-se na pele das mãos.
Transplante
Recomenda-se o transplante de dieffenbachia manchada do final de fevereiro ao início de maio. O transplante é realizado quando necessário, quando a planta fica lotada em um vaso antigo. Às vezes, as raízes de Dieffenbachia podem encher completamente uma nova panela em 5-6 meses. Nesse caso, o transplante é realizado duas vezes ao ano, e o novo vaso deve ter alguns centímetros a mais de diâmetro do que o antigo. No fundo, deve haver orifícios de drenagem para drenar o excesso de água.A flor precisa de um solo úmido e solto, com acidez fraca.
O solo na panela deve consistir nos seguintes componentes:
- terra de folha - 45%;
- turfa - 22%;
- esfagno triturado - 22%;
- areia - 11%.
Considere as regras básicas do transplante de dieffenbachia:
- Coloque uma camada grossa de drenagem em uma panela nova.
- Remova cuidadosamente a dieffenbachia da panela velha com um caroço de terra formado ao redor da raiz.
- Limpar o solo preso nas raízes a partir de pedaços de drenagem antiga e transferir a flor para um novo vaso.
- Despeje as raízes da planta em cima do solo preparado.
Vídeo: transplante manchado de Dieffenbachia
Reprodução
A planta pode ser propagada por caule e estacas apicais, além de sementes. O primeiro método de propagação é bastante simples e é usado para cultivar uma nova planta da mesma variedade. O segundo método de propagação é raramente usado e principalmente com o objetivo de criar novas variedades de flores.O Dieffenbachia pode ser propagado por qualquer um dos métodos acima, em qualquer época do ano.
Importante! Durante o trabalho com a planta, você não deve tocar seu rosto com as mãos para que o suco venenoso de Dieffenbachia não entre acidentalmente nos olhos ou nas mucosas da cavidade oral. Se o suco ainda entrar em contato com a pele ou os olhos, lave-o com bastante água corrente.
Estacas
A propagação de dieffenbachia malhada pode ser realizada cortando as estacas apical ou caule, o topo da planta é cortado quando a flor atinge uma altura alta e a parte inferior do tronco é deixada sem folhas.
As regras para aparar e enraizar as estacas apicais estão descritas abaixo:
- Corte cuidadosamente o topo da planta em que as folhas estão localizadas.
- Seque o corte da alça com um guardanapo e coloque-o em água morna.
- Mantenha a haste a uma temperatura de +21 ... + 24 ° C sob luz difusa.
- Pulverize folhas e caule regularmente com água.
- Aguarde raízes com 2-3 cm de comprimento.
- Retire o caule enraizado da água e coloque-o em uma panela de terra.
Importante! Para enraizar o topo, você pode colocá-lo imediatamente em solo úmido, consistindo de uma mistura de areia e turfa, e depois que as raízes aparecerem, transplantá-lo para um vaso individual.
O tronco de dieffenbachia remanescente após aparar o topo com folhas pode ser usado para propagação por estacas.
Detalhes do processo estão descritos abaixo:
- Tronque a flor a uma altura de 10 cm da superfície do solo. A peça cortada também é cortada em várias estacas, deixando pelo menos um nó em cada uma delas.
- Secar as peças resultantes à temperatura ambiente por 1-2 dias.
- Coloque as estacas horizontalmente em uma mistura umedecida de turfa e areia. Estique um filme transparente sobre eles e segure o recipiente a uma temperatura de + 25 ° C até a formação das raízes.
- Transplante estacas enraizadas em vasos permanentes.
O pedaço do velho tronco Dieffenbachia com a raiz restante após o corte de todas as partes indicadas pode ser deixado na panela velha e regado à medida que a terra seca. Depois de alguns dias, uma nova sessão será exibida no topo do cânhamo. Assim que 2-3 folhas aparecerem em um novo broto, ele é cortado e transplantado para um recipiente separado para o enraizamento.
Vídeo: propagação de dieffenbachia detectada por estacas
Sementes
A propagação de dieffenbachia detectada por sementes geralmente é realizada apenas por criadores profissionais, com o objetivo de criar novas variedades de plantas. Este método de reprodução requer muito mais tempo e só é possível quando a planta floresce. Para que as flores produzam um ovário de frutas, das quais posteriormente será possível coletar sementes para propagação, elas devem ser polinizadas artificialmente. Para isso, é feita uma incisão longitudinal ao longo das inflorescências femininas na folha que as cobre. Escove o pólen das flores masculinas e aplique-o ao longo da incisão nas flores femininas. Em seguida, a incisão é cuidadosamente selada com fita adesiva e uma sacola plástica é colocada em espiga até o final da floração.
Você sabe Séculos atrás, nas Índias Ocidentais, os proprietários de escravos puniam os escravos, forçando-os a morder o tronco de Dieffenbachia. Isso causou inchaço grave da língua e roubou uma pessoa do discurso.
Depois de alguns dias, a planta desaparece e a inflorescência seca, e em seu lugar os frutos se formam. Eles amadurecem dentro de 5-6 meses, formando sementes negras dentro. Quando a casca na superfície da fruta fica enrugada, sinaliza o amadurecimento completo das sementes para reprodução. Os frutos são colhidos, as sementes são extraídas e imediatamente começam a semear.
As instruções passo a passo são descritas abaixo:
- Prepare um recipiente com turfa úmida solta para o cultivo de mudas de Dieffenbachia.
- Aprofundar as sementes no chão alguns centímetros, polvilhe-as um pouco com o topo da terra.
- Aperte o filme sobre o recipiente com as sementes plantadas para fornecer um nível suficiente de umidade.
- Coloque o solo com sementes em uma sala com uma temperatura de +20 ... + 25 ° C, pulverize levemente a superfície do solo com água enquanto seca. Você não pode molhar.
- Após a emergência, filmar o filme e permitir que as mudas cresçam para formar 2-3 folhas sobre elas.
- Prepare um pote de terra individual para cada broto. Com cuidado, retire a muda com um pedaço de terra e coloque-a em uma panela nova. Polvilhe levemente as raízes com a terra.
- Coloque vasos de plantas individuais com brotos de dieffenbachia na penumbra por 10-14 dias, realize rega moderada.
- Durante o período de crescimento ativo, pulverize levemente os brotos com água a cada 2-3 dias.
Possíveis dificuldades crescentes
Com cuidados inadequados, a flor pode ficar doente.
As doenças mais comuns encontradas por dieffenbachia incluem:
- Podridão da raiz. Primeiro, afeta as raízes e depois o tronco da planta. Aparece na forma de um revestimento cinza na superfície das raízes e caule, as folhas da flor murcham e caem. A causa da ocorrência é rega excessiva. As raízes podres são removidas e as saudáveis são tratadas com fungicida e transplantadas para o solo fresco, reduzindo a rega.
- Amarelecimento e queda de folhas. Surgem como resultado de baixa temperatura na sala ou na presença de correntes de ar. Às vezes, as folhas podem ficar amarelas devido à falta de água. Você pode corrigir o problema ajustando a temperatura e eliminando os rascunhos. A queda das folhas inferiores de uma planta adulta indica a necessidade de rejuvenescimento cortando e enraizando o ápice.
- Vírus mosaico. Seus sinais são uma desaceleração na dieffenbachia e o aparecimento de manchas de mosaico nas folhas. O vírus é transmitido por pulgões e é capaz de permanecer em plantas infectadas por um longo tempo. O tratamento é realizado pulverizando uma flor com medicamentos especiais ("Aktara", "Fitoverm").
Estes incluem:
- Pulgões - pequenos insetos de cor verde ou preta que vivem na parte inferior da folha e bebem suco dela.
- Escudo - Cobre as folhas com manchas escuras e as larvas dos insetos escamados comem a planta.
- Ácaro aranha - as folhas são cobertas por uma fina teia branca, na qual são visíveis insetos vermelhos.
Para combater essas pragas, as folhas de Dieffenbachia são limpas dos insetos com um cotonete embebido em água e sabão. O sabão restante é cuidadosamente lavado da superfície da folha com água. Se o número de insetos for muito grande, você não poderá prescindir de ferramentas especiais. Nesse caso, a Dieffenbachia é tratada com inseticidas (Actellik, Fitoverm).
Apesar de a dieffenbachia manchada pertencer a arbustos venenosos, ela pode ser encontrada em casa em muitos jardineiros. Se você seguir as regras de segurança ao trabalhar com a planta e fornecer os cuidados simples descritos, a dieffenbachia manchada se tornará uma decoração real de qualquer interior.