Desde os tempos antigos, os cogumelos têm sido um alimento valioso para os seres humanos. Hoje, eles também continuam sendo coletados e colhidos. Um dos cogumelos mais misteriosos é o peito preto. É considerado de elite no sabor, mas sua coleta e preparação requerem conhecimentos especiais.
Descrição do produto
O peito preto (Lactarius necator) é um cogumelo condicionalmente comestível que tem uma perna baixa e um chapéu preto-pântano com um pequeno recuo no meio. Não parece muito atraente, no entanto, os catadores de cogumelos experientes aconselham a não passar por uma "iguaria" da floresta. Alguns até comparam chernushka (este é o segundo nome para o cogumelo) com trufas em uma escala de sabor.
Você sabe Os cogumelos são o maior grupo de seres vivos do planeta! Cada espécie tem sua própria hierarquia e leis de habitat.
O cogumelo pode ser facilmente reconhecido na floresta por sua descrição externa, apesar de sua aparência bastante normal:
- diâmetro da tampa: de 7 a 20 cm;
- altura da perna: de 3 a 8 cm;
- carne branca;
- a textura é densa, não porosa;
- a casca do chapéu é pegajosa e escorregadia;
- a cor do chapéu é verde-oliva, marrom ou marrom com manchas pretas;
- o peso médio de um cogumelo é de 30 a 50 g.
A lactação pertence à família russula, pertence ao gênero Mlechnik. Seu habitat é o bosque de bétulas, além de florestas mistas com muito musgo. Cresce em grandes grupos em uma cama musgosa, em locais onde uma grande quantidade de luz entra, às vezes sob árvores.
Outros nomes do peito preto
Nomes populares de pão preto:
- preto (devido à cor das manchas no chapéu);
- baú de abeto (esse nome apareceu como uma designação do local de cultivo - florestas de coníferas, florestas mistas);
- buraco negro (associado a um recesso na superfície);
- ciganos (também devido à cor);
- o cogumelo tem até oito nomes latinos atribuídos a ele por micologistas e botânicos como Jean Baptiste Francois Pierre Bullard, Elias Magnus Fries, Otto Kunze e Samuel Frederick Gray.
Importante! A melhor hora para escolher é de manhã cedo. O chapéu de cogumelo brilha com o sol e o orvalho, e é mais fácil encontrá-lo na grama espessa.
Comestível ou não?
Hoje, esse tipo de cogumelo não é recomendado para consumo. Estudos recentes mostram que os seios pretos contêm uma substância como a necatorina. Este é um mutagênico vegetal que, acumulando-se nos tecidos, prejudica o corpo humano. Por outro lado, alguns pesquisadores negam o dano da amamentação.
Para destruir toxinas ou neutralizá-las, geralmente o produto é fervido primeiro em água salgada forte e, em seguida, o leite salgado ou cozido é salgado ou cozido. Eles raramente comem frituras. Após o tratamento térmico, o cogumelo adquire uma cor roxa saturada.
Qualidades de sabor
Se cozido adequadamente, parecerá um prato gourmet, o equivalente ao qual não pode ser encontrado entre preparações caseiras. Devido à polpa densa, este produto satura muito rapidamente. Tem um cheiro delicado de cogumelo. A superfície dos seios salgados ou encharcados é lisa, mucosa. Na forma frita ou crua, praticamente não é consumido.
O sabor é geralmente neutro, mas é possível fortalecê-lo adicionando alho ou outras especiarias e temperos. Servido em forma salgada, servido com manteiga e temperado com verduras ou alho amassado. É um aperitivo frio maravilhoso.
Você sabe Os cogumelos foram os precursores das árvores na Terra. Antes do aparecimento das árvores, elas eram gigantes em tamanho (até 7 m de altura).
Propriedades medicinais, benefícios e possíveis danos
As propriedades curativas dos seios são conhecidas desde os tempos antigos. Na Rússia antiga, com sua ajuda, foram tratadas feridas purulentas e doenças renais. Agora, este cogumelo é usado para comida somente após imersão por 3 dias (para que a amargura desapareça). Em termos de valor nutricional, sua carne excede carne bovina, leite e frango, pois contém 32 g de proteína por 100 g de produto.
- Os benefícios das carregadeiras:
- alto valor nutricional;
- barato (se você souber onde coletar, precisará gastar apenas tempo e esforço);
- sabor e aroma agradáveis do produto cozido.
O dano desses cogumelos não está completamente comprovado, porque eles são chamados condicionalmente comestíveis. Acredita-se que todas as substâncias tóxicas não as abandonam, mesmo após a fervura, o que significa que existe o risco de intoxicação alimentar.
- Danos à carga:
- contraindicado para pessoas com função gastrointestinal comprometida (digerido por muito tempo);
- não deve ser dado a crianças;
- Você não pode comer sem encharcar, pois são muito amargos.
Distribuição
Distribuído na zona central da Rússia, incluindo Transbaikalia, Sibéria Ocidental, Carélia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia. A localização principal do habitat é perto de riachos, em uma colina, em locais onde há uma grande quantidade de musgo e sol suficiente, mas não há calor forte, perto de abetos, bétulas, pinheiros, carvalhos e álamos.
Nigella cresce onde quer que haja florestas de coníferas e bosques de bétulas.
Período de coleta
O momento ideal para se reunir é agosto e setembro. Ao mesmo tempo, a melhor temperatura para seu crescimento ativo é de + 11 ° C. O número máximo de nigelas aparece após longas chuvas, mas a coleta é programada para coincidir com um dia seco e ensolarado. Cogumelos maduros tornam-se insípidos, amargos demais; além disso, os vermes começam a aparecer neles, as lesmas da floresta os comem. O melhor espécime a coletar é um nódulo de tamanho médio, denso, forte e inteiro.
Importante! Ao colher chernushki não enrole as tampas. É muito importante garantir o acesso do ar ao produto para que ocorram trocas de gás.
Como colecionar?
A regra de coletar qualquer cogumelo é cortar com uma faca na base, deixando o sistema radicular (micélio) no chão. Instâncias enraizadas não são restauradas. Uma pequena faca dobrável é adequada para o corte. Cogumelos cortados são colocados em cestas de vime ou baldes esmaltados. Então eles lavam, removendo elementos estranhos e embebem.
Falsos duplos
Existem muitos duplos de seios. Os principais são:
- violinista;
- remo de abeto;
- um porco;
- ondas de água branca;
- cogumelo venenoso;
- leiteiro branco.
Todos os falsos representantes do mundo dos cogumelos diferem de chernushka, principalmente na cor, embora sejam semelhantes em forma e altura em geral. Eles são brancos ou têm tons claros, e sua carne, em contraste com o original, é mais friável e não cheira, enquanto chernushka cheira forte, picante e agradável. Em uma pilha preta de verdade, o suco roxo sempre aparece quando se corta, e a perna é leve.
Com a coleta, preparação e preparação adequadas, este produto se torna o favorito de muitos catadores de cogumelos. Ele é amado por seu sabor único e textura densa muito agradável, bem como por sua aparência espetacular.