Um belo arbusto de espargos é muito procurado na decoração de residências ou escritórios. A planta é distinguida por um chapéu grosso de brotos de agulha, despretensiosidade, longevidade e facilidade de tratamento. Sobre como propagar aspargos, contaremos nesta revisão.
Você sabe Os romanos antigos acreditavam que as bagas de aspargos officinalis melhoram a capacidade de eloquência; portanto, elas eram recomendadas para serem usadas por grandes oradores e pregadores.
Por que criar espargos?
Os espargos pertencem ao gênero Asparagus, que possui mais de 200 plantas. Alguns deles são selvagens. Alguns são ervas, enquanto outros são arbustos. Na floricultura de interior, apenas alguns representantes desta espécie são cultivados:
Sendo um perene, o aspargo pode crescer em uma panela por um longo período de tempo - até 20 anos. Nos primeiros 2 anos, ele lança hastes atraentes que lembram uma samambaia. Todos os brotos crescem a partir do rizoma. Se uma nova sessão cresce, a antiga morre. Uma foto cortada não fornece novos pontos de crescimento. E esta é a principal característica - depois de um tempo parecerá feio, com várias sessões não muito magníficas. Para desfrutar de uma exuberante floração, ela deve ser propagada, plantando novas plantas em vez de velhas.
Importante! Bagas vermelhas nos espargos internos são venenosas e podem causar problemas digestivos. Mantenha a planta longe de crianças e animais neste momento.
Quando é melhor produzir aspargos?
Propague a planta no início da primavera. Neste momento, uma nova estação de crescimento começa. É adequado para o cultivo de representantes de aspargos em ambientes fechados e para o plantio no jardim. Sobre o plantio de ruas, você deve saber que os espargos são resistentes ao inverno. Eles toleram até geadas no solo.
Métodos de propagação de plantas
Você pode cultivar novas plantas semeando sementes de bagas obtidas no outono ou dividindo as raízes e os galhos na primavera, quando o novo crescimento começa. Ambos os métodos produzem novas plantas saudáveis com o mínimo esforço.
Como cultivar aspargos a partir de sementes?
As bagas de samambaia de espargos contêm de uma a três sementes que podem ser usadas para propagação. Se você tiver bagas, é aconselhável semear imediatamente após a colheita. É provável que esse período ocorra na segunda metade do inverno. Mas se você não tiver sementes, elas também poderão ser compradas na loja.
Importante! Não fique nervoso se não vir mudas. Levará cerca de 49 dias para germinar. E isso também depende de quão bem você as esfregou com uma lixa de unha.
Tecnologia de plantio de sementes:
- Abra as bagas removendo a polpa e remova as sementes pretas delas. Lave as sementes em água.
- Seque e esfregue com uma lima de metal para quebrar o revestimento externo denso e estimular a germinação. Esse processo é chamado de escarificação.
- Mergulhe-os em uma tigela de água quente (+ 75 ° C) por 24 horas.
- Encha uma panela pequena com a mistura do solo. É feito de areia, húmus e turfa, misturados em proporções iguais.
- Umedeça o solo.
- Plante as sementes a uma profundidade de aproximadamente duas vezes a largura no solo preparado.
- Cubra a panela com polietileno para evitar a perda de umidade.
- Instale em um local onde a temperatura do ar seja +23 ... + 29 ° C.
- Água assim que o solo secar.
- Quando os brotos aparecerem, remova o filme.
Posteriormente, as plantas jovens recebem uma luz indireta, mas brilhante ao longo do dia. Eles também precisarão de uma temperatura do ar de cerca de + 21 ° C, mas não inferior a + 15 ° C.
Vídeo: propagação de sementes de aspargos
Reprodução dividindo o mato
Ao dividir o mato, a planta é plantada na primavera, no início da estação de crescimento. Para fazer isso, você precisa de um novo vaso para a segunda planta e solo. A composição típica do solo deve incluir húmus, areia e solo frondoso. Deve haver tanta terra de folha quanto areia e húmus juntos. Depois de combinar os componentes, esterilize-os usando alta temperatura - isso pode aquecer ou derramar o solo por várias horas com água fervente.
Tecnologia de propagação de Bush:
- Cavar um arbusto, se for uma variedade de espargos da rua, ou tirar uma planta de uma panela.
- Remova a parte da terra que dificulta a visão das raízes.
- Você deve ter uma bola de raiz nas mãos.
- Corte-o em duas partes com uma faca limpa.
- Agora você tem 2 partes, cada uma com seus próprios ramos e raízes.
- Plante essas peças na mesma profundidade em que cresceram antes.
- Molhe o solo completamente para que as raízes possam endireitar.
Estacas
A propagação por estacas é considerada o método mais difícil. Mas o principal a ter em mente é que nem todos os aspargos podem se reproduzir dessa maneira; portanto, se você não tiver certeza de que isso será correto para sua planta, é melhor propagá-la dividindo o arbusto.
Importante! Sempre use luvas ao manusear aspargos, porque partes da planta, incluindo frutas, podem irritar a pele.
Tecnologia de propagação por estacas:
- Prepare uma panela e uma mistura de areia e húmus.
- Escolha um ramo saudável na planta e corte-o.
- Trate-o com um estimulador de crescimento, de acordo com as instruções do medicamento.
- Coloque a mistura do solo na panela e regue-a.
- Faça um buraco na areia e instale um galho lá.
- Compacte o solo ao redor da alça.
- Coloque a panela para fazer o enraizamento em um local onde haja luz indireta suficiente, a temperatura do ar esteja acima de + 21 ° C e não haja correntes de ar.
- Mantenha um nível constante de umidade ao redor das mudas.
- Quando forma o sistema radicular, pode ser plantado em uma panela com solo constante.
Recursos de transplante de plantas
Como samambaias, aspargos podem crescer em um só lugar por vários anos. Um transplante é necessário se o sistema radicular estiver firmemente no vaso ou se as propriedades nutricionais do solo estiverem esgotadas.
Você sabe Espargos tem sido usado como uma planta de casa desde o século XIX. Embora fosse conhecido pelos botânicos antes, mas não era distribuído como lar.
Instruções passo a passo sobre transplante:
- Escolha uma panela com grandes orifícios de drenagem abaixo. O diâmetro deve ter vários centímetros a mais do que aquele em que a planta está agora.
- Remova cuidadosamente os aspargos da panela velha. Tente não danificar o sistema radicular.
- Encha uma panela nova com uma mistura preparada de solo fértil, areia e turfa.
- Coloque um pouco do solo na panela e coloque a raiz lá.
- Adicione a mistura nas laterais e compacte-a.
- Despeje aspargos para que o excesso de água escorra para a panela.
Vídeo: Transplante de espargos
Cuidados de acompanhamento
Os cuidados subsequentes com aspargos, bem como com outras plantas, consistem em:
- garantir o microclima correto: temperatura do ar, iluminação, umidade;
- rega;
- cobertura superior.
Iluminação | Cresce bem sob luz indireta brilhante. A janela pode ser leste, oeste ou norte. Com pouca luz, o crescimento diminui, as folhas ficam amarelas e caem. |
Rega | A rega é necessária se o solo estiver 50% seco após a rega anterior. No verão, forneça regas mais frequentes. |
Fertilizante | Semanalmente, da primavera ao outono (durante a estação de crescimento), eles são alimentados com fertilizantes balanceados com uma proporção igual de nitrogênio, fósforo e potássio. Você também pode usar fertilizantes para plantas que não florescem. |
Temperatura e umidade | Temperatura +12 ... + 24 ° C Umidade - não inferior a 40%. A umidade ideal é de 50%. |
Pragas | Os espargos podem atacar cochonilhas, ácaros, pulgões, tripes. Use uma solução suave de sabão inseticida para se livrar das pragas. |
Solo | O solo deve ser leve e bem arejado. Pode consistir em turfa, areia, terra de folha. |
Poda | A planta não precisa disso. Mas se a folha fica amarela, é cortada o mais próximo possível da superfície do solo. |
Cuidados inativos | No inverno, o aspargo tem um período inativo. A rega é reduzida ao mínimo. Os fertilizantes não se aplicam. |
A reprodução do aspargo, assim como o cuidado com ela, não são tarefas difíceis; portanto, se você decidir cultivar esta planta maravilhosa, conhecendo as regras para cuidar dela, não terá dificuldades.