Um dos aspectos mais importantes da manutenção do thuja é a alimentação competente. Os descuidos ao alimentá-la estão repletos da morte de um representante de coníferas. Neste artigo, serão apresentadas as composições nutricionais mais eficazes para essa árvore sempre-verde, bem como as técnicas para sua aplicação. Você aprenderá sobre maneiras de determinar quais nutrientes faltam nas agulhas e que medidas precisam ser tomadas para melhorar essa planta.
Por que é necessário alimentar o thuja?
Para um desenvolvimento harmonioso, seu representante sempre-verde, além de outros procedimentos de cuidados, requer nutrição complexa. A cada estação, a concentração de elementos úteis na camada de solo sob a árvore é reduzida - alguns absorvem o rizoma e o outro é lavado pelas águas superficiais. Como resultado, o thuja sofre de uma deficiência de nutrientes e começa a ficar exausto. Essa situação pode levar à morte de uma cultura de longo prazo.
Identificar a falta de certos elementos químicos é fácil. Após o recebimento de uma quantidade insuficiente de magnésio ou potássio, o topo da árvore pode ficar amarelo. O revestimento branco em qualquer parte da planta é formado com uma pequena quantidade de ferro no solo. A deficiência de nitrogênio é manifestada por sintomas de clorose - o crescimento de novos rebentos durante a fase da vegetação é subitamente inibido, a planta de coníferas fica descolorida. E em uma situação tão ruim, quando as extremidades dos galhos de uma árvore jovem são pintadas em um tom marrom-púrpura, é necessário fósforo.
A alimentação oportuna ajuda a planta conífera a crescer rapidamente, manter uma coroa densa de cores intensas e encantar o proprietário com um ganho digno.
Os jardineiros recorrem à introdução de nutrientes nos seguintes casos:
- aumentar o nível geral do contexto agrícola;
- ao aterrar thuja em terras pobres, a fim de aumentar sua fertilidade;
- depois de plantar uma árvore jovem na primavera;
- no processo de transplante no outono.
Vídeo: Como fertilizar thuja
Tipos de fertilizantes
O mercado moderno oferece muitas misturas orgânicas e minerais, além de preparações complexas adequadas à cultura apresentada. Sob a influência de produtos à base de minerais, as agulhas adquirem uma aparência muito atraente e ficam satisfeitas com seu excelente crescimento.. A matéria orgânica é absolutamente ecológica. Eles rapidamente saturam o solo com nutrientes e o tornam respirável.
Organics
Substâncias orgânicas (húmus, turfa, estrume maduro, pó de osso, cinzas vegetais) melhoram a estrutura do solo e estimulam os processos que ocorrem nele.
Este grupo de coberturas superiores é aplicado preferencialmente na forma seca. Os fertilizantes naturais interferem exclusivamente na camada superficial do solo.
As fazendas produzem produtos acabados nos quais os principais ingredientes são substâncias orgânicas:
- Bioud (feito de produtos de origem animal e minerais facilmente digeríveis);
- Humvit Eco (contém biohumus, ativando vegetação).
Importante! Tal como acontece com o desembarque de thuja, e no processo de cuidados adicionais, é proibido o uso de esterco não amadurecido ou fezes de galinha. Esses produtos para animais de estimação são altamente concentrados e podem queimar o rizoma de coníferas.
Minerais
Ao escolher preparações minerais para seu representante sempre-verde, preste atenção à presença de potássio, magnésio e fósforo na composição. Misturas prontas efetivamente e quase imediatamente resolvem o problema da desnutrição. No entanto, é permitido introduzi-los exclusivamente de acordo com as doses indicadas na embalagem.
A falta de nitrogênio imediatamente após a perturbação é facilmente compensada pela introdução de uréia, nitrato de amônio e azofoski. Use os fundos listados na forma de grânulos ou dissolvidos.
As preparações a seco são úteis porque, quando adicionadas, não é apenas o reabastecimento das substâncias ausentes, mas também a lavra da terra.
Com o advento do verão, você deve parar de produzir nitrogênio. Isso deve ser feito para impedir que novos brotos que enfraquecem a planta cresçam ativamente.
Fertilizantes complexos
Para alimentar o thuja, você pode usar misturas complexas. Eles contêm todo o conjunto de substâncias valiosas necessárias para o seu representante perene. Os mais populares entre os jardineiros são fundos como "Aquarin", "Zdraven", "Green Needle", "Fertika" e "Hvinka". Dado o efeito cumulativo de tais medicamentos, eles podem ser usados a cada 3-5 anos.
Fertilizantes populares
Na questão de fertilizar thuja, você pode recorrer a remédios populares:
- Molho de levedura. Para a sua preparação, 35 g de fermento seco diluído e 2 colheres de sopa. eu dissolva o açúcar em 0,7 l de água e mantenha em uma sala quente. O concentrado estará pronto para uso após a conclusão do processo de fermentação. Para irrigação, dilua o líquido em água à taxa de 1 colher de sopa. para 10 litros
- Soluções baseadas em vegetação com alta concentração de nitrogênio (urtiga, grama de trigo, trevo, meio asterisco, esporão, dente de leão). As gramíneas devem ser colhidas antes que as sementes apareçam. As matérias-primas devem ser trituradas e depois dobradas em um barril de plástico, preenchendo-o em 2/3 e adicionando água. Adicione nitrato de amônio ou uréia ao líquido (5 colheres de sopa. Para cada 50 l). Cubra o recipiente com a mistura com uma tampa ou saco plástico, fazendo um pequeno buraco. Em seguida, a capacidade precisa ser transferida para o sol, onde deve permanecer por 7 a 10 dias. Durante a infusão, tente misturar o fluido de trabalho de tempos em tempos. A solução herbal marrom escura deve ser diluída com água à taxa de 1:10.
Jardineiros experientes costumam praticar a introdução de amônia diluída em água, além de irrigar uma planta de coníferas com uma solução fraca de iodo.
Que melhor vestir é melhor escolher
Os fertilizantes para a cultura em questão devem ser selecionados levando em consideração a idade e condição geral da árvore, bem como as características do solo. As deficiências no processo de introdução de nutrientes levam ao amarelecimento da árvore e a muitos outros problemas. Várias composições nutricionais permitem que as plantas mantenham a decoratividade por toda a vida. Mais adiante neste artigo, você aprenderá como enriquecer o solo sob o thuja durante o plantio, o crescimento e a idade adulta.
Você sabe O tuja também é chamado de "árvore da vida" ou "árvore da vida" porque traz grandes benefícios para as pessoas ao liberar substâncias voláteis no ar - substâncias biologicamente ativas que inibem o crescimento de patógenos.
Ao aterrar
Plantar uma "árvore vital" em solo enriquecido ajuda a garantir que ela exiba uma sobrevivência rápida. Recomenda-se fazer húmus, composto ou cinzas vegetais. E sua aplicação complexa se tornará uma garantia para o desenvolvimento adequado de uma jovem conífera.
Adicione as substâncias listadas ao solo que você usará para plantar. Misture bem o solo para que o rizoma das mudas não sofra contato direto com a matéria orgânica. Pegue cerca de 10 l de composto por um recesso medindo 50 × 70 × 70 cm, a mesma quantidade de húmus e 3 kg de cinza.
Durante o crescimento
Na primavera, recomenda-se o uso de misturas contendo fósforo, fertilizantes com nitrato de amônia, preparações à base de potássio e magnésio, bem como preparações complexas de ação prolongada para alimentação.. Um excelente depósito inofensivo de cálcio pode ser a farinha de ossos.
Alimentar o solo sob o representante de coníferas na primavera deve se tornar um componente regular dos cuidados, independentemente da idade da planta. Você deve iniciar as atividades no momento em que o solo estiver derretendo (do início ao final de março).
Se, após o inverno, uma planta jovem de coníferas sofre ventos frios, queimaduras solares ou queimaduras de gelo, é necessário usar adicionalmente meios que ativem o crescimento radicular (por exemplo, "Agricole" ou "Kornevin")
Árvore amarelada
Muitas vezes acontece que o thuja fica amarelo, perdendo seu efeito decorativo. Um plano analfabeto para a introdução de substâncias fertilizantes pode levar a manchas amareladas ou amarelas - um remédio erroneamente selecionado ou um cálculo incorreto de sua dose.
A solução para o problema das agulhas amareladas é introduzir fertilizantes no solo, nos quais o ferro predomina. E manchas de uma tonalidade amarela ou marrom são eliminadas enriquecendo o solo com cobertura de fósforo.
Você sabe O nome latino do thuja "Thuja" tem uma raiz grega antiga que significa "sacrifício", "incenso". Isso se deve ao fato de que os galhos das árvores eram frequentemente usados para queimaduras sacrificiais.
A falta de baterias geralmente resulta em amarelecimento. A desvantagem é possível em uma situação em que as plantas estão muito próximas umas das outras. O poderoso rizoma de cada árvore tentará "extrair" o máximo possível de substâncias úteis da terra. Para evitar essa situação, ao plantar, observe uma distância entre as mudas de pelo menos 2,5–3 m.
Thuja adulto
Após a conclusão do processo de formação do rizoma, uma árvore conífera madura é capaz de extrair independentemente todos os elementos necessários. Mas, mesmo assim, a árvore precisa de cobertura regular, cujo objetivo é evitar o esgotamento natural do solo. O procedimento deve ser realizado durante toda a vida do thuja, mas durante o período de crescimento ativo, seu volume deve ser maior.
E se uma árvore adulta é cultivada em um recipiente, ela deve ser alimentada uma vez a cada 2 semanas (independentemente da estação). Nesse caso, as baterias não impedirão que o thuja mova o inverno com segurança.
Para aumentar a fertilidade da terra sob uma planta perene madura, turfa, composto, cinza de madeira e pó de osso são usados. A vantagem dessas substâncias é a falta de estímulo ao desenvolvimento ativo de galhos jovens após o término da fase de vegetação.
Tempo e frequência de alimentação
Os nutrientes para as culturas de coníferas também são selecionados dependendo da estação. A árvore cresce bem sob a condição de três vezes a alimentação - na primavera, verão e outono. Essa medida também preparará a planta de coníferas para o próximo inverno. Um estágio preparatório incorreto é repleto de congelamento e deterioração do estado geral da árvore.
No verão
Na estação quente, a beleza verde deve ser alimentada exclusivamente com nitrogênio. Recomenda-se que todo o trabalho seja concluído antes do meio do verão, para não acelerar o crescimento da parte aérea. A última situação levará ao fato de que o processo de madeira das hastes será bastante lento.
Para não prejudicar a planta de coníferas, recorra ao curativo de verão somente se elas não forem realizadas na primavera. É aconselhável aplicá-los por pulverização. Além dos produtos que contêm nitrogênio, podem ser utilizados superfosfato, sulfato de potássio, fertilizantes à base de biohumus e misturas minerais.
Outono
Misturas à base de fósforo e potássio necessárias nesta temporada de Thuja. Enriquecer o jardim com esses elementos ajuda as coníferas a se prepararem com antecedência para o inverno. O processo de fabricação de fertilizantes para a alimentação do outono deve ser iniciado no verão (de julho ou agosto). Adote para esse fim produtos especiais marcados como "para coníferas" (por exemplo, "Cara Verde", "Embiko", "Novofert", "Nutrição Verde", "Stimovit").
Importante! Ao comprar os preparativos para a cobertura do outono, preste atenção à quantidade de magnésio contida neles. Da falta desse elemento, as agulhas da árvore ficam amarelas e caem.
Diretamente no outono, é proibido o uso de minerais ou matéria orgânica, uma vez que a estimulação tardia dos processos vegetativos afeta negativamente o próximo inverno.. Apenas os thuja cultivados nas regiões do sul não estão expostos a essa ameaça.
Vídeo: Como e quando fertilizar coníferas
Na primavera
Use misturas à base de nitrogênio na primavera. Uma ampla seleção desses fertilizantes é oferecida no mercado moderno, entre eles Agrecol, DureTec, Solufeed. As preparações estão disponíveis na forma de grânulos, pó e solução líquida. A alimentação com os meios listados é feita uma vez. A razão é que os fertilizantes nitrogenados têm uma longa duração - eles são capazes de enriquecer a camada superior da crosta terrestre por três meses.
Você pode optar por produtos multiuso (Planton, azofoska, Multivit). Preparações de perfil estreito (Compo, Biopon, Florovit, etc.) também são adequadas para a alimentação de thuja na primavera.
Como alimentar
Para obter o máximo benefício de qualquer fertilizante, siga estas orientações simples:
- Entre alimentar com medicamentos com vários componentes, faça uma pausa (de 15 ou mais dias).
- Tente alternar baterias de origem química. Além disso, é altamente indesejável usar juntos complexos contendo os mesmos componentes.
- Um dia antes do curativo planejado, umedeça completamente a área do tronco.
- O Thuja pode ser fertilizado por dois métodos - sob o rizoma ou pela técnica foliar (pulverização na coroa).
- É permitido simplesmente distribuir o produto mineral na forma de grânulos na superfície da terra sob uma árvore.
- Dilua as misturas líquidas (orgânicas ou minerais) seguindo as instruções em anexo. Portanto, evite queimaduras de cavalo e danos aos galhos com um líquido altamente concentrado.
A saúde do thuja e seu crescimento dependem em grande parte dos esforços feitos pelo jardineiro em uma técnica agrícola tão importante como a cobertura. O fertilizante oportuno aplicado, uma combinação competente de elementos e o cálculo de seu volume, permitem que você admire as luxuosas agulhas verdes em seu local por um longo tempo.