Com o tempo, o solo em que qualquer flor interna cresce é esvaziado e, portanto, precisa ser substituído periodicamente. Além disso, o procedimento de transplante deve ser realizado quando o sistema radicular se aproximar do pote, principalmente para orquídeas, nas quais as raízes participam da fotossíntese. Após o transplante, atenção especial deve ser dada à rega, sobre a qual falaremos neste material.
Como entender que é hora de regar a orquídea
Os substratos usados para as orquídeas são geralmente heterogêneos e, por sua aparência, é difícil determinar se a planta é regada.
Mas existem outros sinais:
- Peso da panela. Se ficar muito claro, é mais provável que a flor esteja com fome de umidade. Para facilitar a navegação nessa base, você precisa pegar a panela e sentir seu peso após a rega. Depois de alguns dias, você precisa verificar seu peso novamente. Se você sentir uma perda significativa de peso, deve regar.
- Verifique a umidade do solo com o dedo. Você precisa empurrar a camada superior do solo e aprofundar o restante com o dedo. Se estiver seco, é necessário regar.
- Cole uma vara de madeira. É aconselhável fazer isso imediatamente após a rega e, em seguida, simplesmente retirar e olhar periodicamente, madeira seca em profundidade ou molhada.
- As orquídeas são geralmente plantadas em vasos transparentes, portanto a condensação é claramente visível em suas paredes. Se desapareceu, os procedimentos de irrigação devem ser realizados.
- As raízes também são visíveis através das paredes transparentes da panela. Mude a cor do verde para o prateado e, também, se for detectada uma perda de elasticidade (elas ficam enrugadas), é necessário molhá-la.
- Se as raízes perdem a elasticidade, as folhas também ficam lentas e caem.
- Uma planta com falta de umidade começará a soltar flores.
Quantas vezes e com que frequência você precisa executar o procedimento
O cronograma de irrigação depende de vários indicadores:
- temperatura
- umidade do ar;
- iluminação;
- as dimensões da panela;
- sazonalidade.
Importante! Na ausência de irrigação, uma flor deve ser restaurada por um longo tempo tomando banho.
Como regar uma orquídea após um transplante em casa
Imediatamente após o transplante, não é recomendado irrigar a orquídea. É aconselhável esperar uma semana ou duas para que a planta possa se enraizar, é claro, apenas se a causa do transplante não for a morte das raízes após um longo período de seca. Então você precisa umedecer levemente o substrato. Você pode realizar atividades de irrigação usando um dos métodos descritos abaixo.
Imersão
Para implementar este método, é necessário preparar uma bacia com água a uma temperatura de + 20 ... + 32 ° C. O recipiente antes disso é necessariamente aromatizado com água fervente. A panela é imersa lentamente na água para que ela suba até o topo. Nesta posição, ele é mantido por 1-2 minutos, depois sobe lentamente e, ao mesmo tempo, permanece em suspensão para que o excesso de água de vidro.
Para cada flor, a água é digitada fresca e a tigela é derramada com água fervente. Este método é mais frequentemente usado com o conteúdo fresco da planta. É bastante eficaz e não leva muito tempo.
Importante! Você pode usar a tecnologia de imersão apenas se tiver certeza de que a planta não fica doente e o substrato não é afetado.
Molhar de cima
A rega de cima pode ser realizada usando um regador ou pistola de pulverização (pulverização). Um regador precisa ser tomado com um plástico, pois o metal interage mal com as raízes da flor. A pressão durante a rega deve ser fraca; é melhor derramar ao longo da borda da panela para não ferir os seios e os pontos de crescimento. Despeje a água até que ela apareça na panela. O excesso de umidade é drenado e a ação é repetida após alguns minutos. Este método é ineficaz, pois a umidade do solo é desigual.
Pulverizar com uma pistola de pintura também é um método ineficaz. É mais aplicável para aumentar a umidade do ar. Ele usa água morna, que é cuidadosamente pulverizada com uma orquídea por 20 segundos. Então eles fazem uma pequena pausa e repetem o procedimento. Em 30 minutos, você precisa realizar 3 procedimentos de irrigação após um período igual. Após o banho, a umidade é removida da folhagem e dos seios.
Água corrente
Essa rega simulará a chuva. É mais eficaz entre todos, pois satura a flor com oxigênio. Água corrente deve ser permitida através do chuveiro. Assim, não apenas a planta será irrigada, mas também sua folhagem será limpa de parasitas.
Você sabe As flores da orquídea cortadas e colocadas em um vaso permanecem frescas por muito mais tempo do que qualquer outra flor.
Os vasos de flores devem ser colocados no banheiro e regados com uma pressão fraca de água morna (+ 40 ... + 50 ° C) através do chuveiro. A água deve umedecer completamente o substrato. Depois disso, as plantas são deixadas por 20 minutos em excesso de umidade do vidro. Depois de mais 40 minutos, as folhas e os brotos são limpos com um guardanapo.
Pulverizando as raízes
Esta técnica é usada quando a flor é cultivada sem substrato. Quando o sistema radicular seca, ele é pulverizado do frasco de spray com água morna até que adquira novamente uma tonalidade verde. O próximo procedimento de irrigação é realizado quando as raízes brilham.
É possível regar uma orquídea
É possível regar flores internas, não apenas com água, mas também com fundos adicionais. Eles aumentam a imunidade das plantas e aceleram seu crescimento. Entre esses fundos podem ser chamados de ácido succínico e a droga "Kornevin".
Ácido succínico
O nome químico da droga é ácido dicarboxílico. Cristais âmbar são obtidos. Esta ferramenta é eficaz quando necessário para acelerar o crescimento de flores de interior.
Leitura Recomendada
Além disso, para orquídeas, é útil da seguinte maneira:
- estimula o crescimento do sistema radicular;
- aumenta o número de botões e aumenta o tempo de floração;
- promove uma melhor absorção de nutrientes do solo;
- aumenta a probabilidade de enraizamento eficaz das estacas;
- fortalece a planta transplantada;
- restaura uma flor doente.
Infelizmente, o remédio age lentamente, e o solo é acidificado pelo uso frequente. No entanto, é inofensivo para plantas e seres humanos, para que você possa aplicá-lo com segurança.
"Kornevin"
A substância ativa na preparação "Kornevin" é o ácido indolilbutírico. Quando entra no solo, o sistema radicular da planta é estimulado a crescer. É por isso que esta droga é muito eficaz quando é necessário que a flor se enraíza mais rapidamente.
Além disso, ajuda a acelerar a floração e prolongá-la. No entanto, usar o Kornevin com muita frequência é indesejável. Use-o quando precisar ressuscitar rapidamente uma orquídea, por exemplo, morrendo devido à podridão do sistema radicular.
Sinais de rega inadequada
Com a rega inadequada (inundação) da orquídea, ocorre o seguinte:
- a flor murcha;
- a folhagem fica amarela rapidamente;
- raízes podres;
- núcleo em decomposição;
- murcha parcial das folhas (deformação e descoloração);
- bolhas brancas na folhagem;
- o aparecimento de fungos nas folhas, caule;
- pseudobulbos podres.
Você sabe O ácido succínico é o composto químico mais antigo. Na vida selvagem, ele está localizado há mais de 50 milhões de anos na forma de árvores de resina congelada.
Dicas úteis
Ao cuidar de uma orquídea, recomendamos que você siga as seguintes recomendações:
- Realize atividades de irrigação antes do almoço.
- Use água corrente ou métodos de mergulho.
- A água não deve ser dura.
- Se você precisar suavizar rapidamente a água, adicione ácido oxálico.
- Para acelerar a adaptação da flor transplantada, adicione minerais à água (encontrados em fertilizantes especiais para orquídeas).