À primeira vista, a plumeria florescente e perfumada, parece que nem todo mundo pode cultivar uma planta tão exótica. No entanto, possuir informações sobre suas preferências, métodos de cultivo e as características dos cuidados, para fazer isso, não é tão difícil.
Você sabe Na Ásia, a plumeria é chamada de árvore do templo, usada em cerimônias fúnebres e plantada perto de templos. Na Índia, uma planta é conhecida como a Árvore da Vida. E no Havaí, ele é tecido em grinaldas tradicionais de lei.
Regras básicas para o cultivo de plumeria
Plumeria é uma planta tropical que fascina com sua beleza e aroma único. O cheiro de frutas cítricas, jasmim e especiarias se entrelaçava em seu cheiro. E as flores parecem ser feitas de maçapão. Eles preferem cultivá-lo ao ar livre, em estufas e apartamentos. Esta flor exótica não é extravagante durante o cultivo, mas tem certas preferências.
Sua lista inclui:
- calor;
- iluminação brilhante;
- alta umidade;
- falta de rascunhos;
- rega suficiente;
- cobertura superior regular.
Datas e condições ideais de plantio
A pluma é propagada de 2 maneiras:
- vegetativo;
- semente.
Você sabe O segundo nome do plumeria é frangipani. Assim, a flor recebeu o nome do nobre da Itália, que primeiro usou sua fragrância para criar perfumes.
Para uma planta tropical, é importante uma estadia diária de 6 a 7 horas sob luz solar direta. Portanto, ao escolher um local, deve-se dar preferência às janelas da casa que podem fornecer essa condição. Pode ser o lado sul ou sudoeste. As aberturas das janelas do norte para o cultivo de plumeria não funcionarão - em tais condições, ele se recusará a florescer.
O plantio de sementes deve ser planejado para o início da primavera. Na sala onde as mudas e brotos serão mantidos, uma temperatura quente deve ser mantida ao nível de + 23 ... + 25 ° C. Uma instalação reforçada deve ter condições mais quentes - + 25 ... + 30 ° C. Com o início do outono, a temperatura precisará ser reduzida gradualmente. No inverno, durante a dormência, o plumeria deve ser cultivado em condições de + 16 ... + 17 ° C.
Outra condição importante para o plantio e o cultivo posterior é a alta umidade do ar. Uma panela com plumeria é mantida em um palete com argila expandida úmida, seixos ou areia. Além disso, o nível ideal de umidade é alcançado pela operação de um umidificador de ar e pela pulverização frequente de um frasco de spray.
Como plantar plumeria a partir de sementes em casa
Normalmente, as sementes de plumeria são propagadas pelos jardineiros que gostam muito de plantas de interior e observam como ocorre seu desenvolvimento. Esse método é interessante, pois, como resultado, você pode obter uma flor que não é como a planta mãe, por exemplo, com as cores originais das pétalas ou folhas. As qualidades varietais durante a propagação de sementes, em regra, não são preservadas.
Para o cultivo bem-sucedido a partir de sementes, é necessário preparar um tanque para plantio, solo e sementes.
Vídeo: como plantar plumeria a partir de sementes
Escolha da capacidade de desembarque
Para o plantio de sementes de plumeria cabem:
- vasos de plástico separados;
- caixas longas e planas;
- estufas de plástico.
O tanque deve ter orifícios de drenagem.
Preparo do solo
Para a germinação das sementes, é necessário preparar um substrato solto e leve. Pode ser adquirido na loja ou fabricado com suas próprias mãos.
Será necessário misturar:
- 2 partes de húmus;
- 1 parte de areia;
- 1 parte de turfa;
- 1 parte de vermiculita.
O solo da loja não precisa de processamento. O fabricante já o gravou. Portanto, ele está totalmente pronto para o pouso.
O solo de bricolage deve ser higienizado.
Existem várias maneiras de fazer isso:
- Despeje a solução de permanganato de potássio (1%).
- Recozir no forno ou no microondas a uma temperatura de +90 ... + 100 ° C por 25 minutos.
- Vapor em um recipiente grande: despeje ½ ou 1/3 de água nele, coloque uma peneira coberta com um pano por cima, despeje no chão e cubra com uma tampa. A terra deve ser mantida acima da água fervente por 20 a 30 minutos.
- Congele duas vezes.
Seleção e preparação de sementes
Plumeria forma sementes em forma de peixe-leão. Se você coletá-las você mesmo, deverá selecionar aquelas nas quais o broto da raiz é visível e o maior.Imediatamente antes da semeadura, elas são embebidas de várias maneiras:
Método 1:
- Coloque as sementes por 15 minutos em qualquer promotor de crescimento. "Epin", "HB-101", humato de potássio adequado.
- Enrole as sementes em um pano úmido.
- Coloque o pano em um recipiente de vidro e plástico, que deve ser colocado em um local quente e bem iluminado.
- Pulverize periodicamente o tecido com água de um frasco de spray.
- Após um dia, as sementes estão prontas para o plantio.
Método 2:
- Mergulhe as sementes em água morna por 3-4 horas.
- Depois de extrair da água, abaixe-os 3 vezes em água oxigenada.
- Secar.
- Faça furos na almofada de algodão e coloque as sementes nelas para que o peixe-leão fique preso.
- Nesta posição, coloque as sementes em uma tigela plana com água morna.
- Após o surgimento das raízes, cerca de uma semana depois, plante as sementes no tanque de plantio.
Aprenda a cultivar outras plantas de interior com flores decorativas:
Tecnologia de pouso
Plante sementes no chão da seguinte maneira:
- Encha o substrato do solo no tanque.
- No centro, faça um recesso.
- Coloque a semente com o peixe-leão completamente ou em ¾.
- Bata levemente no chão.
- Umedeça a partir de um frasco de spray.
- Cubra o recipiente com saco de vidro ou plástico.
Características da sementeira
Os desembarques devem ser colocados em uma sala com uma temperatura de + 23 ... + 25 ° C. Deve ser exibido com frequência, mas certifique-se de que as mudas não sejam expostas a correntes de ar frio.
Após o plantio, os brotos devem aparecer em 1-1,5 semanas. Nesse momento, eles precisam ser abertos duas vezes por dia para fornecer um fluxo de ar fresco e umedecer conforme necessário.
Quando os brotos aparecem, eles são movidos para um local bem iluminado e quente. O abrigo é removido gradualmente.
Como transplantar brotos
As plantas jovens são transplantadas quando seus caules atingem uma altura de 6 cm e 2-3 folhas verdadeiras aparecem. Os brotos que cresceram em recipientes separados são transplantados para vasos grandes cheios de substrato leve e solto.
As culturas que crescem em um tanque são plantadas em vasos de plástico separados.Depois de uma colheita, as plantas são colocadas em um local quente com luz difusa.
Cuidados adicionais para a planta adulta
Ao contrário de muitas outras culturas tropicais, a plumeria não exige cuidados. E se crescer a partir de sementes, nem todo iniciante no ramo de flores pode fazer, então qualquer pessoa pode cuidar disso.
Basta molhá-lo regularmente, alimentá-lo com minerais, cortar e transplantar. Se tudo for feito corretamente, as primeiras flores aparecerão 3-5 anos após o plantio.
Importante! A rega de uma planta de casa deve ser realizada com água morna e sedimentada por 1-2 dias, filtrada, derreter ou água da chuva.
Rega e fertilização
A planta precisa ser umedecida no momento em que a camada superior do solo seca. No verão, a rega pode ser diária. Na primavera e no outono, uma hidratação em 3-5 dias será suficiente. Mas no inverno, quando a planta deixa cair as folhas e cai no estado de sono, a necessidade de rega geralmente desaparece. Só será possível ocasionalmente - 1 vez em 10 dias - pulverizar uma flor de um frasco de spray.
Durante o período vegetativo, a planta precisará ser alimentada várias vezes. O primeiro curativo é realizado 50 dias após o aparecimento dos brotos. Fertilizantes contendo nitrogênio serão necessários. No futuro, antes de outubro, a cobertura é realizada 1 vez em 2 meses.
A partir do segundo ano de vida, o regime de aplicação de fertilizantes precisará ser alterado e agir de acordo com este esquema:
Período | Necessário fertilizante | Frequência de aplicação |
Março - maio | nitrogênio, potássio e fósforo (Pokon, "Rainbow") | 2 vezes por mês |
Junho | contendo fósforo ("Ideal", "Superbloom +") | 2 vezes |
Julho - setembro | nitrogênio, potássio e fósforo (ArganiQ) | 2 vezes por mês |
Cuidados sazonais
Com o conteúdo de plumeria, é aconselhável diminuir a temperatura do ar no inverno. Isso lhe dará um sinal de que é necessário entrar em estado de repouso.Depois de sair "da hibernação", a flor com nova força pode florescer profusamente e fortalecer a imunidade.
No entanto, é possível cultivar essa cultura sem diminuir a temperatura. Nesse caso, todas as atividades de assistência precisarão continuar do mesmo modo que no período primavera-outono. Além disso, será necessário adicionar iluminação artificial.
Na primavera, a poda é necessária. Uma faca afiada e desinfetada corta galhos muito alongados, velhos e danificados. Brotos saudáveis podem ser usados para propagação adicional por estacas.Também na primavera produz um transplante. As plantas jovens são transplantadas todos os anos, maduras - 1 vez em 2 anos. A capacidade é selecionada de 2 a 3 cm mais em volume que a anterior.
O solo é derramado, consistindo em:
- 2 partes de relva;
- 1 parte do solo de turfa;
- 1 parte de húmus;
- 1 partes de areia.
Importante! Como o suco de plumeria contém veneno, que pode causar irritação severa nas mucosas e na pele, ao trabalhar com uma flor, é necessário proteger as mãos com luvas.
Controle de Pragas e Doenças
O Plumeria raramente sofre de doenças e danos a insetos nocivos. Mas se o proprietário ignorar as recomendações para cuidados regulares, isso poderá afetar fungo. O primeiro sintoma da infecção é a formação de pontos pretos nas folhas. Posteriormente, as folhas escurecem completamente e caem. O tratamento é realizado com fungicidas, por exemplo, Fitosporin, Fundazol, Maxim. São necessários 2-3 tratamentos em intervalos semanais.
De pragas por plumeria é perigoso ácaro. Come sucos e pode levar à morte completa da planta. Ele se instala em salas onde é muito seco e quente. Como resultado de sua atividade prejudicial, uma teia de aranha aparece na flor, as folhas ficam amarelas, torcem e caem.
Se a infecção não for forte, você pode expulsar a praga com umidade abundante - borrife bem a flor e cubra-a por vários dias com um saco plástico. Além disso, para limpar, é utilizada a limpeza de folhas e brotos com uma solução de sabão. Com uma invasão maciça de parasitas, eles recorrem a tratamentos químicos. Os inseticidas Fitoverm, Bi-58, Karate, Iskra-M, Actellik são adequados.
Com cuidados inadequados, a decoratividade da planta pode sofrer.
Na maioria das vezes, os cultivadores de flores encontram esses problemas:Você sabe As flores de Plumeria têm uma propriedade surpreendente - elas não queimam em temperaturas abaixo de + 500 ° C.
- Folhas caem. Um processo normal é considerado se o outono das folhas começar antes do inverno. Portanto, a planta está se preparando para entrar em um período inativo. Se descartar as folhas em outro período, vale a pena ser cauteloso. Isso pode significar que ele tem pouca ou muita umidade. Uma necessidade urgente de ajustar o modo de irrigação.
- Plumeria não é está crescendo. A estagnação em combinação com o amarelecimento das folhas é devida à deficiência de umidade. É necessário aumentar a frequência e o volume da umidificação.
- Durante muito tempo, as flores não aparecem. Muito provavelmente, a flor é escura, no local onde cresce. É necessário reorganizá-lo para onde haverá luz suficiente.
- Ativado caule e raízes pareciam apodrecer. A podridão se desenvolve sob rega excessiva e baixas temperaturas. Se a podridão começar, as raízes afetadas podem ser removidas, cortadas com carvão vegetal ou carvão ativado, transplantadas para um novo vaso e solo. Com decadência severa, as estacas precisam ser cortadas e a flor atualizada. Uma planta doente não está sujeita a ressuscitação.