Para os habitantes da Rússia, o cipreste está associado ao mar, sol e montanhas. Portanto, muitos querem ter esta planta perfumada em sua coleção doméstica. Até o momento, várias variedades especiais de ciprestes, adequadas para cultivo em ambientes fechados, foram criadas.
Características das plantas em crescimento
Quem decide cultivar uma árvore do sul no parapeito da janela ou no jardim de inverno precisa se lembrar das peculiaridades de cuidar dessa planta. Jardineiros inexperientes freqüentemente confundem cipreste e cipreste. Isso não é surpreendente, porque a diferença visual entre esses representantes da classe das Coníferas é pequena - eles se distinguem apenas pela tonalidade da coroa e pela estrutura dos cones.
Na natureza, o cipreste pode atingir 50 m de altura e seu tronco excede meio metro de diâmetro. Em casa, raramente é possível encontrar plantas acima de 2 m. Como o cipreste provém de latitudes tropicais e subtropicais, sua manutenção adequada em um apartamento é bastante problemática, a árvore é bastante caprichosa e exigente em umidade e temperatura ambiente.
Plantação de ciprestes
Como regra, os ciprestes podem ser comprados em viveiros, onde são vendidos em vasos pequenos. Apesar do fato de que o sistema radicular das mudas compradas dessa forma está claramente lotado e a tentação de transplantá-las imediatamente é muito forte, isso não é recomendado. Os ciprestes devem sofrer aclimatação obrigatória dentro de uma semana. Caso contrário, a planta vai doer e pode morrer.
Você sabe Uma das lendas antigas diz que o cipreste é uma garota bonita que aguarda seu amado marinheiro em uma rocha há tanto tempo que ela cresceu e se transformou em uma bela árvore.
Seleção do pote
Após 7 dias, a muda pode ser "realocada" para um recipiente mais espaçoso, cujo tamanho deve ser 3-4 vezes maior que o coma radicular. A melhor opção para o cultivo de madeira do sul serão os pratos de cerâmicaem que as raízes não secam. Ao escolher um recipiente de plástico, preste atenção aos vasos volumétricos e estáveis. Além disso, deve-se levar em consideração o fato de que cerca de um quarto do container de aterrissagem deve ser preenchido com material de drenagem - pedaços de casca, poliestireno ou argila expandida.
Preparação do solo
Com muito cuidado, você deve abordar a seleção de solo para o plantio de cipreste. É mais conveniente comprar uma mistura pronta para coníferas em uma loja de flores.
Se houver um desejo de preparar o solo, ele deverá consistir nos seguintes componentes:
- areia grossa do rio: 1 parte;
- terreno de folha: 2 partes;
- turfa alta: 1 parte;
- relva: 3 partes.
Como plantar um caule
Mais complexo, mas também mais interessante do que o cultivo de cipreste a partir de uma muda acabada, é obter uma planta completa a partir das mudas. Além disso, é uma opção muito econômica disponível para todos os amantes de plantas.
Pecíolos saudáveis recém-cortados são adequados para germinação. Um corte desse corte deve ser feito o mais próximo possível do tronco da árvore, para que os chamados "cinco" fiquem no final.
Você sabe Na Rússia antiga, a madeira de cipreste era considerada dotada do espírito de santidade e era amplamente usada para escrever imagens.
Sementes
Talvez a maneira mais difícil de cultivar uma planta do sul seja plantá-la usando sementes. Para isso, é utilizada a semente de um cone aberto maduro. Antes do plantio, as sementes precisam de estratificação. Esse processo nada mais é do que o endurecimento das "sementes", simulando o ambiente natural de temperatura.
As sementes são colocadas em um recipiente cheio de uma mistura de areia grossa do rio e turfa e colocadas na geladeira por 2 a 2,5 meses. Depois disso, o recipiente é colocado em um local bem iluminado pelo sol, com uma temperatura do ar de + 20 ° C ... + 25 ° C. Nesse caso, os pratos são cobertos com um filme ou copo.
Regras de Cuidados
Para obter uma árvore interna saudável e forte, é necessário recriar condições que sejam o mais próximo possível das naturais. Trata-se de iluminação e rega suficientes e uniformes. Além disso, deve ser fornecida rega e pulverização adequadas.
Uma das características do cultivo de cipreste caseiro é a diminuição indispensável da temperatura no inverno e seu aumento na estação quente. No verão, a planta ficará ótima no parapeito da janela ocidental ou oriental e, na estação fria, será adequada para o lado sul. Além disso, no verão, as plantas precisam ser retiradas ao ar livre.
Iluminação
Os ciprestes perdem sua atratividade e podem até morrer com pouca luz. Para que a árvore perene tenha uma coroa uniforme com cores ricas, é necessário fornecer iluminação difusa total. Se isso não for possível, a árvore interna deve estar voltada para a luz a cada 10-14 dias. A falta de iluminação pode não apenas causar uma coroa pálida e alongada de cipreste, mas também enfraquecer significativamente as mudas, tornando-a alvo de patógenos.
Temperatura
A temperatura ideal em que a planta de coníferas se sente ótima é de + 10 ° C ... + 15 ° C na estação fria e + 18 ° C ... + 25 ° C no verão. Apesar de ser uma árvore representativa das latitudes meridionais, em dias de verão particularmente quentes, os espécimes em pé no parapeito da janela devem ser protegidos do sol brilhante.
Importante! Em dias especialmente quentes e quentes, você pode ajudar a planta colocando cubos de gelo no chão, o que reduzirá levemente a temperatura e proporcionará um nível de umidade.
Ao mesmo tempo, as coníferas devem ser cuidadosamente protegidas do gelo, pois podem danificar irreparavelmente o sistema radicular da planta.
Hidratante
O nível de umidade necessário é um pré-requisito que deve ser observado ao cultivar uma planta sempre-verde. Cypress gosta muito de água e precisa de rega frequente. No verão, a planta não deve apenas ser regada diariamente, mas também pulverizada com água parada de manhã e à noite. No entanto, não se deve encher a planta de interior, pois isso pode levar ao apodrecimento do sistema radicular.
Durante o tempo frio, a rega é reduzida para 2-3 vezes por semana e a pulverização é interrompida por completo. No entanto, a irrigação no inverno da coroa é realizada se o vaso com uma árvore doméstica estiver localizado próximo a uma bateria de aquecimento central.
Afrouxamento do solo
Para que o ar penetre livremente no sistema radicular da planta, o solo em uma panela com cipreste deve ser periodicamente solto. É ideal realizar este procedimento no dia seguinte à rega. Para evitar danos às raízes das mudas, você pode pegar um pequeno garfo de jardim ou uma pequena pá. Não afrouxe o solo muito fundo, basta processar apenas a camada superior.
Top vestir
Um fator importante para a obtenção de uma muda saudável é o fertilizante cipreste. Essa planta do sul, como qualquer representante de coníferas, reage negativamente à fertilização nitrogenada, além de uma solução de excrementos de aves, esterco e excesso de fósforo. É melhor comprar fertilizantes prontos em uma loja especializada, como Green Needle, Ferovit ou Zircon. Você pode usar curativos e fertilizantes líquidos. Existem também preparações especiais para pulverizar a coroa de plantas.
Importante! É proibido carregar cipreste se a planta for afetada por parasitas ou doenças.
Se falamos sobre a composição da cobertura, em casa, o cipreste precisa dos seguintes elementos e substâncias:
- magnésio
- enxofre;
- ferro
- cálcio
- estimulantes do crescimento.
Poda
Na natureza, os ciprestes crescem na forma de enormes velas delgadas. Esta forma é alcançada através da iluminação constante e uniforme das árvores. Infelizmente, em casa, essas condições não são fáceis de fornecer; portanto, os ciprestes precisam de poda regular.
Esse procedimento geralmente é realizado na primavera. A coroa é cortada quando está completamente seca. Primeiro, os galhos deformados são removidos, após o que dão às mudas a forma desejada. Os mais populares entre os cultivadores de flores são a forma de uma bola e um cone.
Doenças e Pragas
Como outras plantas de interior, o cipreste pode ser afetado por parasitas e bactérias patogênicas. Com umidade excessiva no solo, a podridão das raízes pode aparecer na planta. A maneira de lidar com esta doença é bastante simples - a planta é transplantada para um novo solo, após aparar todas as raízes afetadas.
Você sabe A idade de alguns ciprestes encontrados na natureza excede 2 mil anos.
Se o cipreste não tiver umidade suficiente, pode ser afetado. ácaro. Nesse caso, a coroa da muda é coberta com teias de aranha e começa a secar. A melhor maneira de combater o ácaro é pulverizar a árvore com um inseticida.
Outro parasita interno que ama coníferas jovens é escudo de escala. Parece pequenos crescimentos ovais localizados nos galhos. A bainha adere ao cipreste e retira todas as substâncias úteis.
De maneira semelhante, atua pulgões. No caso de danos causados por ciprestes por esses parasitas, é necessário tratar as partes acima do solo com preparações especiais.A melhor prevenção de doenças ciprestes é observar as condições de crescimento da planta e pulverizar a árvore com água e sabão.
Transplante de cipreste
Quanto mais jovem a planta, mais frequentemente ela precisa de um transplante - à medida que o sistema radicular cresce. Cada pote subsequente deve ter vários tamanhos maiores que o anterior.
Adultos, as plantas formadas (sujeitas a cobertura e cultivo oportunos) precisam ser transplantadas apenas se necessário. Normalmente, esse procedimento é realizado a cada 3-4 anos para substituir o solo empobrecido por um cheio. Ao transplantar, o método de transbordo é usado - o pedaço de terra é cuidadosamente removido do recipiente sem tocar nas raízes, após o que é transferido para uma nova panela e o solo é derramado nos vazios resultantes e compactado completamente.
Propagação de plantas
Sob condições naturais, os ciprestes se reproduzem principalmente por sementes de cones maduros e abertos. As raízes da planta praticamente não dão crescimento. Em casa, as sempre-vivas são propagadas por estacas e sementes. Algumas espécies desta família são propagadas por camadas de ar.
Estacas
Se falarmos sobre o cultivo de árvores perenes pelo método de estacas, as estacas do ano passado que já passaram pela fase de crescimento ativo tornam-se o melhor material para obter uma boa muda. Para a propagação, os brotos são adequados, cujo comprimento varia de 5 a 15 cm e as primeiras raízes aparecem após um ano e meio a dois meses.
O algoritmo de pouso é o seguinte:
- Retire as agulhas do fundo das estacas.
- Mergulhe o material de plantio em uma solução para enraizar plantas por 24 horas.
- Polvilhe fatias com carvão ativado triturado.
- Plante as mudas no solo preparado, aprofundando-as em um terço.
- Molhe abundantemente.
- Cubra por cima com frascos de plástico ou vidro.
- Uma vez por semana, organize a ventilação por 1-1,5 horas.
- Não deixe o solo secar.
Camadas
Para espécies de ciprestes com uma coroa que se espalha, um bom método de propagação é por camadas de ar. Para fazer isso, o broto da árvore é dobrado no chão e na raiz, pois deve ser polvilhado com terra. As camadas são regadas regularmente. As mudas são cortadas da amostra materna somente após formar seu próprio sistema radicular.
Sementes
As sementes de cipreste são adequadas para propagação após estratificação obrigatória. Em seguida, vem o período de germinação de sementes em estufa. A secagem do solo não deve ser permitida por toda parte e a mini-estufa deve ser ventilada periodicamente.As mudas jovens são plantadas quando sua altura atinge 5 cm.A partir das mudas, escolha as amostras mais uniformes e mais fortes, que são movidas para vasos separados.
É possível e quando plantar em campo aberto
Muitos proprietários de casas e chalés particulares costumam se perguntar se é possível transplantar uma árvore da sala na rua. Afinal, os ciprestes parecem muito vantajosos no projeto paisagístico de uma cabana de verão.
Importante! Mesmo no sul, os ciprestes domésticos precisam de abrigo no inverno.
Essa opção é possível apenas nas latitudes meridionais, já que em outras regiões o sistema radicular simplesmente não suporta o frio do inverno. Para plantar ciprestes internos no quintal, você precisa escolher o melhor local para isso, sem correntes de ar, uniformemente e constantemente iluminado pelo sol.
Cultivar uma espaçosa árvore do sul é um assunto bastante problemático. Mas vale a pena, porque a casa será decorada com uma partícula sempre-verde da costa sul, exalando um aroma delicado e enchendo a casa de voláteis, afetando positivamente a saúde humana.