Pelargonium, ou gerânio, é uma das flores domésticas mais populares. Ele conquistou os cultivadores de flores com sua despretensão e longo período de floração. Esta planta tem muitas variedades. No artigo, falaremos sobre pelargonium zonal, que é chamado nas pessoas comuns "kalachik".
Descrição botânica da planta
O pelargonium zonal é um arbusto perene e exuberante com muitos anos, com um caule direto pontilhado de folhas verdes. Cada folha possui círculos concêntricos marrons ou verdes saturados. A partir daqui, os nomes "zonal", "kalachik" apareceram. A superfície das folhas é felpuda, e é por isso que elas se parecem com veludo ao toque.O topo do caule é decorado com pequenas flores coletadas em inflorescências-guarda-chuvas. Eles vêm em cores diferentes, dependendo da subespécie. Com os devidos cuidados, a floração pode não parar quase o ano todo. Para um kalachik, um recurso é característico. Mesmo se você tocar levemente na flor, ela começará a exalar um aroma acentuado.
Sistema raiz | Ramificado |
Caule | Direto |
Forma de folha | Arredondado, ligeiramente lobado, com dentículos |
Cor da folha | Verde, com círculos concêntricos verde escuro ou marrom |
Forma da flor | Inflorescências de guarda-chuva com flores simples ou ligeiramente duplas |
Cor da flor | Diferente |
Forma de frutas | Box |
Cor da fruta | Verde amadurecido adquire uma cor amarronzada |
Variedades
As variedades existentes de variedades Kalachik de botânica são agrupadas com base nas seguintes características:
- comprimento do caule;
- número de pétalas;
- a forma e cor das pétalas;
- forma e cor das folhas.
Você sabe Pelargonium zonal veio para a Europa da colônia do Cabo, jardim botânico Kinsterbosch (pequeno reino florístico,,África do Sul) em 1710. Inicialmente, a flor tinha um caule longo, mas durante a seleção, os cientistas conseguiram obter uma planta compacta, conhecida hoje por nós. Foi nos anos 50 do século XIX.
Cada um desses grupos possui vários subgrupos. Os representantes mais populares são:
- Lustre Violeta. Cresce até uma altura de 35 cm e apresenta uma folhagem arredondada com uma mancha escura em forma de ferradura. Floresce em roxo. Resistente à seca, cresce bem tanto em vasos quanto em campo aberto. Adora o sol.
- Multiboom. Altura das flores 25-30 cm, compacto, com folhagem verde com um tom de chocolate. Cresce bem em vasos pequenos (d = 10,5 cm), pode ser cultivada em recipientes. Possui várias subespécies que diferem na cor das flores.
- Colorama.A flor é um arbusto denso e ereto, com uma altura de 35 a 50 cm, e a folhagem é verde escuro, com um anel escuro. As flores são coletadas em inflorescências esféricas razoavelmente grandes de tons de vermelho, rosa, branco e salmão. Eles crescem bem em casa e em campo aberto, onde florescem até geadas.
Condições de cultivo da casa
Pelargonium é um amante do calor, luz e umidade moderada. Escolhendo um local com condições adequadas, você pode desfrutar da confusão de vegetação e flores exuberantes.
Lugar para uma flor
Kalachik é uma planta fotófila. Com a falta de iluminação, sua folhagem fica desbotada, o próprio arbusto é esticado e a floração não é tão abundante. Portanto, ele deve ser colocado no lado sul. Para que a luz solar direta não queime as folhas, os gerânios devem estar sombreados. No inverno, iluminação adicional deve ser providenciada.
Modo de temperatura
Durante a fase ativa de crescimento e floração, a temperatura + 20- + 25 ° C será confortável para os gerânios. A partir de outubro (e até fevereiro), o crescimento diminui, então a flor precisa de frescor. A planta ficará confortável a + 12- + 15 ° C. Como é difícil manter esse regime de temperatura em casa no inverno, você deve seguir esta regra: quanto mais significativa a temperatura difere da temperatura confortável, mais luz deve ser recebida.
Importante! Kalachik não gosta quando a umidade estagna em uma panela e cai nas folhas. Isso provoca o desenvolvimento de podridão. Portanto, é aconselhável regar debaixo da raiz ou através de uma bandeja.
Humidade do ar
O pelargonium não gosta de ar úmido, portanto, a umidade deve ser mantida moderada. Além disso, não é necessário umidificar o ar por pulverização. O principal é garantir que ele não seque. Para fazer isso, ventile regularmente a sala.
Home Care
O Pelargonium chegou até nós do árido continente africano, portanto, ao deixá-lo é despretensioso e não requer habilidades especiais.
Rega
Apesar de o pelargonium ser uma planta tolerante à seca, ele deve ser regado regularmente. Isso salvará uma profusão de cores de flores. Na estação quente, a irrigação é realizada a cada 3-4 dias, quando a camada superior da terra na panela fica seca. No inverno, o solo deve secar a 1/3 da profundidade. É aconselhável usar água em pé ou derreter, chuva (temperatura ambiente).
Top vestir
O gerânio é alimentado no período de crescimento ativo - de março a setembro. No inverno, quando a flor está descansando, não é necessário se alimentar. A frequência do fertilizante é uma vez a cada 14 dias. É aconselhável usar fertilizantes fosfatados.
Importante! Você não pode transplantar gerânios florescendo. Se você inundou a flor ou as raízes estão nuas, adicione um pouco de terra fresca e espere até o período de floração terminar.
Poda
Para que o arbusto não se estique e tenha uma bela forma compacta, além de florescer mais abundantemente, ele deve ser cortado periodicamente. Realize o procedimento após o inverno. Os brotos ao vivo são podados para que restem 2-5 botões. Mortos e doentes são removidos completamente. Folhagem seca e amarelada também é aparada. Ele precisa ser aparado, não rasgado, para que a planta fique minimamente ferida. Após a floração, os guarda-chuvas secos são removidos.
Transplante
O pelargonium não gosta de transplante, portanto, é necessário realizá-lo uma ou duas vezes por ano e somente quando você achar que:
- as raízes encheram a panela inteira;
- a flor começou a morrer devido ao alagamento;
- a terra na panela cedeu fortemente e expôs as raízes.
Depois de pegar a panela, começamos o transplante:
Leitura Recomendada
- Desinfecte o recipiente selecionado se outra flor já tiver crescido nele.
- No fundo, coloque a drenagem de pequenas pedras ou poliestireno triturado.
- Umedeça bem a planta e vire a panela, remova a flor batendo levemente nas laterais da panela.
- Inspecione as raízes em busca de doenças e pragas. Remova os afetados.
- Coloque o gerânio em uma panela nova e polvilhe com uma mistura de duas partes de solo frondoso, duas partes de húmus e terra, uma parte de areia. Você pode escolher outra mistura: turfa, húmus, solo de compostagem, areia, tomado em proporções iguais.
- Regue um pouco a flor e coloque-a em um local escuro por 7 dias. Após a transferência para a luz. Depois de dois meses, alimente seu pequeno punho.
Reprodução
Pelargonium é propagado por sementes e estacas. Mais adiante em cada um dos métodos de reprodução em detalhes.
Estacas
As estacas são colhidas em fevereiro-março (ou julho-agosto). Corte a haste com 5-7 cm de comprimento, com 2-3 folhas. Deixe-o apertar um pouco e depois enraízá-lo de uma das seguintes maneiras:
- na água;
- em um comprimido de turfa;
- em uma mistura de turfa e areia granular grossa.
Você sabe Os óleos essenciais são extraídos do gerânio, amplamente utilizado nas indústrias de perfumaria e confeitaria.
Cultivo de sementes
As sementes compradas são semeadas para germinação entre janeiro e março. O processo passo a passo é semelhante a este:
- A capacidade rasa é selecionada e lavada cuidadosamente. Faça orifícios de drenagem nele.
- O tanque é preenchido com solo para gerânios, levemente compactado e regado.
- Usando um palito, as sementes são aprofundadas no solo em 5 mm a uma distância de 50 mm uma da outra. Eles podem ser dispostos ao longo das ranhuras ou nos orifícios. Polvilhe as sementes por cima com terra.
- O Biohumus é preparado para mudas (diluído com água na proporção de 3: 200 ml) e derramado em um frasco de spray.
- As mudas são pulverizadas com uma mistura para saturar o solo com microflora benéfica.
- O recipiente com mudas é coberto com um filme e levado em um local quente e brilhante. A temperatura necessária para o surgimento de mudas é de + 18- + 22 ° C. Os brotos são irrigados com uma pistola e ventilados regularmente. Quando os primeiros tiros aparecem, a temperatura é reduzida em dois graus.
As mudas de decapagem são feitas com o advento de 3-4 folhas reais.
Vídeo: cultivo de pelargonium a partir de sementes
Possíveis problemas crescentes
Todos os tipos de gerânios são considerados resistentes a doenças e pragas. Mas se você não se importa com a flor, ela geralmente é atacada por podridão e várias pragas.
Doença
As doenças mais comuns do pelargonium decorrentes da não conformidade com as regras de cuidados com as flores são:
- Molde cinzento ou podridão. Cobre a folhagem com umedecimento excessivo da planta. Para se livrar dele, você precisa parar temporariamente de regar a flor. Quaetodas as folhas danificadas. Trate com agente antifúngico.
- Podridão da raiz. Ataca o sistema raiz. É impossível lidar com isso. A planta morre.
- Oídio Doença fúngica cobrindo as folhas com revestimento branco. Manifesta-se em alta umidade e baixa temperatura. É tratado com a ajuda de produtos químicos especiais.
- A ferrugem. No lado de fora, a folha é coberta com manchas vermelhas com uma borda uniforme e no verso com pústulas negras. O agente causador pode entrar na planta através da água ou do ar, mas se manifestará se o solo estiver úmido, a umidade do ar aumentará. Para combater a doença, você precisa limitar a rega, transferir a flor para um local seco e tratar com fungicidas.
- Verticilina murcha. Na parte inferior do mato, a folhagem começa a ficar amarela e desbotar. A flor doente precisa ser transplantada para um novo vaso com nova terra, depois de remover todas as folhas afetadas. Em seguida, trate com "Vitaros" ou "Fundazole".
Pragas
Um cheiro pungente peculiar geralmente afugenta todos os insetos, mas às vezes as pragas podem atacar a planta:
- Mosca branca Estabelece-se no interior da folha. O tratamento com água e sabão e a embalagem em um saco plástico por 1,5 a 2 horas ajudará a superá-lo. Se não ajudar, você deve tratá-lo com Aktara.
- Pulgões. Geralmente cobre a folhagem mais baixa. Um inseticida especial ajudará a removê-lo.
- Ácaro. Estabelece-se no interior das folhas e as cobre com pequenos pontos brancos. A planta deve ser tratada com acaricidas de acordo com as instruções da embalagem.
Pelargonium é uma flor despretensiosa. É adequado para jardineiros iniciantes. Sujeito às regras de seu cuidado, ele se deliciará com uma profusão de cores o ano todo.