Um dos raros representantes do reino dos cogumelos é o Dubovik marrom-oliva. Portanto, é um troféu muito bem-vindo para os amantes da caça silenciosa. Apresentamos a sua atenção sua descrição detalhada com uma foto.
Aparência e estrutura
Boletus luridus (ele é um Dubovik marrom-oliva, Poddubnik, Hematoma, Boletus marrom sujo) - este comestível (ou seja, contendo uma pequena quantidade de substâncias tóxicas), cogumelo pertencente ao gênero Borovik, a família Boletov e pertence à segunda categoria em termos de qualidades nutricionais e de sabor.
Você sabe Ao cozinhar o Dubovik, a água fica com uma cor verde azulada escura. Não vale a pena ter medo, porque não é à toa que é popularmente chamado de Hematoma.
O agaricoide do corpo da fruta consiste em um chapéu e pernas. Gymenóforo (parte inferior do chapéu) - tubular, porosa. Seu chapéu tem cerca de 20 cm de diâmetro, hemisférico ou convexo; no processo de crescimento, pode se tornar mais plano, semelhante a um travesseiro.
A cor do chapéu pode variar, mas na maioria das vezes é verde claro com uma tonalidade marrom. A pele do chapéu é aveludada, seca; em clima úmido, pode se tornar mucosa. Se você tocá-lo, os traços escuros permanecerão na superfície.
A carne é amarelo-limão, densa. Com uma torção, ela rapidamente adquire primeiro uma cor azul, depois uma marrom. O paladar e o cheiro não são pronunciados, os tubos são primeiro amarelos, de cor verde-oliva ou verde, são soltos, com até 3,5 cm de comprimento, e os poros são pequenos, vermelhos, quando pressionados, ficam azuis.
Importante! Se, depois de comer cogumelos, você sentir muita sede, vômito ou diarréia, palpitações ou febre, procure ajuda médica imediatamente.
Entre o chapéu e a camada tubular, há uma notável, quando cortada, camada manchada de vermelho. O pé tem a forma de um fuso, cresce cerca de 15 cm de comprimento e 6 cm de diâmetro, com uma vedação semelhante a um tubérculo na base e estreitando-se perto do chapéu, de consistência densa. A cor é amarelo-alaranjado sob o chapéu e vermelho-marrom abaixo.
Coberto com um padrão de malha com alças alongadas convexas de marrom ou vermelho. Os esporos são pequenos e lisos, na forma de um eixo, com uma tonalidade vermelho-marrom. O pó de esporos pode ser de azeitona a marrom.
Volatilidade
A cor do cogumelo muda com a idade: um chapéu de amarelo claro a marrom escuro, com bordas amarelo-vermelho; o pé no meio pode ficar avermelhado e ficar verde na base.
Onde eles crescem e se espalham
O Dubovik marrom-oliva é um representante apaixonado pelo calor do reino dos cogumelos. Cresce em solos calcários em florestas decíduas e mistas., menos frequentemente em coníferas, em locais bem iluminados e aquecidos. É dada preferência a carvalhos, faias e tílias, às vezes crescendo perto de bétulas.
Você sabe Esta espécie foi descrita pela primeira vez pelo botânico-micologista alemão Ya.G. Schaeffer, em 1774.
Basicamente, pode ser encontrado na Europa, no Cáucaso, menos frequentemente na parte sul do Extremo Oriente e na Sibéria Ocidental, raramente, mas acontece na região de Leningrado. Sob vidoeiros cresce no território de Krasnoyarsk. A estação de frutificação é de julho a setembro, o pico do amadurecimento no mês de agosto. Sob condições climáticas favoráveis, pode aparecer em maio e no outono crescer até outubro.
O melhor momento para coletar Bolety é no início da manhã, durante esse período são frescos e elásticos, o que permite que sejam mantidos frescos por mais tempo.
Razões para extinção
Segundo os cientistas, essa espécie se tornou rara por causa do fator humano. Coleta descontrolada de massa, desmatamento e poluição ambiental são as principais causas do desaparecimento dessa espécie de cogumelo. Por exemplo, em 2012, o Duboviki foi listado no Livro Vermelho do Território de Krasnoyarsk.
Composição quimica
Estes cogumelos são ricos e ricos em composição química.
Ou seja:
- proteínas;
- carboidratos - frutose e glicose;
- gorduras - ácidos gordos saturados e poliinsaturados, campesterol;
- minerais - sódio, potássio, cálcio, zinco, fósforo, magnésio, ferro, cobre, selênio, manganês;
- vitaminas - ácidos C, D, fólico, pantotênico e nicotínico, tocoferol, calciferol, etc;
- aminoácidos - leucina, glicina, lisina, arginina, etc;
- antibiótico - boletol.
Toxicidade
Dado que a composição de Poddubnik possui uma pequena quantidade de substâncias tóxicas, deve ser tratada adequadamente com calor antes de cozinhar.
Isso é feito da seguinte maneira:
- Lave bem os cogumelos limpos em água corrente.
- Mergulhe em água salgada fervendo e cozinhe por pelo menos 15 minutos.
- Em seguida, escorra o caldo (em nenhum caso, não o use para cozinhar, pois contém uma grande quantidade de toxinas).
- Lave bem os cogumelos novamente em água corrente e aperte.
- Despeje com água fria, deixe ferver, ferva por pelo menos 5 minutos.
- Escorra a água, lave os cogumelos e pode ser cozida de acordo com a receita.
Importante! Para evitar envenenamento, esses cogumelos não são recomendados para uso com álcool.
Aplicação em culinária e medicina
Após o tratamento térmico, os Poddubniks podem ser fritos, em conserva, enlatados, secos, etc. Eles são usados para fazer caviar, coberturas de tortas e preparar deliciosos suflês e sopas. Os fãs de guloseimas com cogumelos certamente encontrarão sua aplicação.
- As propriedades curativas são devidas à rica composição química:
- normalização da pressão arterial e do sistema cardiovascular como um todo;
- limpeza do corpo de toxinas e produtos em decomposição;
- estimulação do sistema imunológico;
- melhorar a condição da epiderme, cabelos e unhas;
- potência aumentada e desejo sexual;
- estimulação da cicatrização de feridas.
Dubovik contém boletol, um antibiótico usado na luta contra bactérias, que ajuda com fraqueza geral e náusea.
Colete os cogumelos corretamente, corte-os cuidadosamente com uma faca para não estragar o micélio. Indo para a floresta, tenha cuidado, porque nos matagais pode haver cobras ou animais selvagens. Se você se tornou o feliz proprietário de um cogumelo tão raro como o Dubovik marrom-oliva, siga as regras de preparação e aproveite suas receitas favoritas.