Erros durante o plantio e os cuidados geralmente causam problemas ao cultivar plantas de interior. Muitos jardineiros ficam chateados quando o spathiphyllum libera apenas folhas e não floresce. Leia sobre as causas desse problema e como resolvê-lo nesta revisão.
Características dos cuidados com spathiphyllum
Spathiphyllum é uma planta de casa popular. Muitas lendas estão associadas a ele e serão aceitas, e seu povo o chama de "felicidade feminina", "vela de flores". É uma cultura quente e fotófila. Ela adora umidade, alta umidade, não tolera correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura. Cuidar dela é simples.
As principais recomendações para o cultivo de uma flor são coletadas na tabela:
Iluminação | Agradável, difuso, com sombreamento da luz solar direta |
Localização | Peitoris da janela norte, leste |
Temperatura do ar | No verão - + 23 ... + 25 ° С, no inverno - não inferior a + 15 ... + 18 ° С |
Humidade do ar | 50–70% |
Airing | É necessário acesso regular ao ar fresco e proteção contra correntes de ar |
Rega | No verão - abundante (2-3 vezes por semana), no inverno - moderado, 1-2 vezes por semana (à medida que a camada superior do solo seca) |
Pulverização | Regular no verão, 1-2 vezes ao dia |
Top vestir | 1 vez por mês - durante o período dormente, 2 vezes por mês - durante a fase de floração |
Transplante | Anualmente na primavera, por transbordo, após 5 anos - conforme necessário |
Poda | Durante a floração, as inflorescências desbotadas são cortadas; a formação de recorte não requer |
Por que spathiphyllum não floresce em casa: razões
Spathiphyllum se distingue pelas belas folhas verdes brilhantes e uma forma interessante de inflorescência do leite localizada em pedúnculos longos com uma pétala branca como a neve. Floração longa - de abril a setembro. No entanto, nem todo mundo é capaz de ver como a planta floresce. Se houver erros no cuidado com a planta, as flores não se formarão. Listados abaixo estão os principais motivos pelos quais spathiphyllum não floresce.
Iluminação incorreta
A floração pode estar ausente se a flor for colocada na sombra ou sombra parcial e tiver pouca luz. Os sinais anexos, que indicarão que a planta não possui iluminação suficiente, são alongamentos e trituração de folhagem.
Importante! A flor não deve ser cultivada em uma casa onde vivem crianças pequenas, animais de estimação e alergias - seus órgãos contêm substâncias tóxicas.
Humidade do ar
Os parâmetros de umidade para a "felicidade feminina" são muito importantes. Em uma sala seca, a flor murchará, doerá e você não verá as flechas da flor. É especialmente importante controlar a umidade em verões quentes.
Rega errada
Como o spathiphyllum é uma planta que adora umidade, ele não tolera a secagem de um coma de terra. A planta reage mal à estagnação da água. Portanto, a rega deve ser levada a sério e regada corretamente.
Excesso de oferta ou deficiência de fertilizantes
A flor precisa ser alimentada durante a estação de crescimento - de março a setembro. A falta de fertilização levará ao fato de que a planta se recusa a florescer. Durante a dormência, os fertilizantes não são aplicados. Mas se a planta não parar de crescer, poderá ser alimentada no inverno. Tais recomendações devem ser seguidas, uma vez que a aplicação descontrolada de fertilizantes também provoca falta de floração.
Você sabe O nome da flor vem de 2 palavras da língua grega: "spata" - «colcha» e phillum - «folhagem». Foi assim chamado por causa da forma interessante de inflorescência, que é coberta com uma pétala, como uma colcha.
Transplante de planta incorreto
Um vaso de tamanho inadequado ao transplantar afeta a floração. Se for muito pequena, a planta parará completamente de crescer e haverá uma falta severa de nutrientes para o desenvolvimento dos brotos. Ao selecionar uma capacidade muito grande, as raízes se desenvolverão intensamente; as folhas se tornarão pequenas e as flores não aparecerão. Além disso, a floração é afetada pela seleção do solo.Ao plantar em um solo inadequado, empobrecido em nutrientes, as flores não podem ser esperadas. Se a planta não for transplantada por um longo tempo, o suprimento de nutrientes no solo ficará esgotado, as raízes ficarão lotadas e elas não serão capazes de cumprir plenamente sua função de alimentar a flor. Spathiphyllum não terá força para florescer. É importante controlar que as raízes não enchem o vaso inteiro. Se isso acontecer, você precisará de um transplante obrigatório.
Importante! A floração pode estar ausente devido à infecção por qualquer doença ou pragas atacaram a planta. É necessário examinar cuidadosamente a flor e tratá-la.
O que fazer e como fazer florescer spathiphyllum
Você pode conseguir o florescimento de spathiphyllum com algum esforço.
- Aqui estão algumas recomendações para uma planta florescer:
- Coloque a panela por 2 semanas em condições frescas com uma temperatura de +12 ° C, depois aqueça e fertilize.
- Apare as peças antigas. Isso desencadeará o lançamento de novas inflorescências.
- Reduza a quantidade de adubação nitrogenada e aumente o fósforo-potássio.
- Faça transplantes de acordo com as recomendações, escolhendo o solo e a panela certos.
- Atualize a planta.
Vídeo: como fazer spathiphyllum florescer
Medidas preventivas
Para evitar problemas com a floração, você deve seguir as seguintes regras:
- Plante spathiphyllum em uma panela pequena e rasa com orifícios de drenagem.
- Plante a planta em um substrato a partir de uma mistura de 2 partes de grama, 1 parte de folha, turfa, solo de húmus e 1 parte de areia. Você pode adicionar carvão e migalhas de um tijolo. O solo deve ser ácido. Coloque a drenagem no fundo da panela.
- Coloque um recipiente com uma flor em um local claro (por exemplo, perto de uma janela).
- Estabeleça o regime de rega recomendado e pulverize diariamente.
- Adubar com fertilizantes a cada 2 semanas na primavera - outono e, se o crescimento continuar, uma vez por mês no inverno.
- Você deve escolher um fertilizante mineral completo, vendido na loja ou fertilizante para as culturas floridas. A dosagem é calculada de acordo com as instruções indicadas na embalagem. Além disso, o spathiphyllum responde bem à alternância da nutrição orgânica e mineral.
- Todos os anos realizar um transplante de planta em bsobreMaior capacidade.
- Remova imediatamente as inflorescências desbotadas.
- Tomar medidas preventivas contra doenças e insetos nocivos.
Importante! A poda das plantas deve ser feita protegendo as mãos com luvas para que o suco que contém substâncias tóxicas não entre na pele.
Dicas úteis sobre cuidados com as plantas
Apesar de a flor não exigir muita atenção, ela atinge a máxima decoratividade se você criar condições favoráveis para ela e fornecer cuidados de qualidade. Aqui estão algumas diretrizes para o cultivo de uma colheita:
- Pote com spathiphyllum não pode ser colocado próximo a baterias e dispositivos de aquecimento. Isso afetará negativamente a decoratividade da flor.
- Ao ventilar a sala, a planta deve ser movida para outra salapara evitar a exposição a rascunhos.
- Molhe e pulverize a planta segue a chuva quente, regular, filtrada ou derreter a água.
- Para aumentar a umidade, é necessário instalar a panela em um palete com argila expandida úmida, seixos e areia, controlando que ela não entre em contato com a água. Você também pode colocar uma flor perto do aquário.
- Para que a cultura interna não congele no inverno, coloque debaixo de uma panela um pedaço de espuma.
- Quando uma flor precisa de um vaso com um diâmetro de 18 a 20 cm, os transplantes anuais precisam ser interrompidos. No futuro, você só poderá atualizar a camada superior do solo.
Você sabe O spathiphyllum em flor abundante pode manter sua aparência decorativa em forma de corte por até 3 meses.
Portanto, o florescimento bem sucedido de spathiphyllum depende de cuidados de qualidade e da seleção da iluminação correta. A planta deve ser regada, pulverizada, alimentada e transplantada regularmente.