Os gladíolos são lindas flores que podem destacar com vantagem qualquer chalé de verão em geral. No entanto, nem todos os residentes de verão estão cientes da possibilidade de seu cultivo produtivo não apenas em campo aberto, mas também em vasos. Depois de plantar flores em um lindo vaso de flores ou simplesmente em recipientes de argila de forma padrão, você obterá um excelente elemento decorativo para degraus, varanda ou mesmo para uma sala interna. Como plantar flores adequadamente em um recipiente de plantio e o que você deve saber sobre cuidados adicionais com elas - leia este artigo.
Características de tal desembarque
A primeira coisa a considerar antes do plantio de gladíolos em vasos - nem todas as variedades varietais podem ser cultivadas dessa maneira. Dada a capacidade da cultura de aumentar rapidamente a massa radicular, muitos de seus representantes podem ser cultivados apenas em áreas abertas. Para a floricultura em ambiente interno, somente aquelas que geralmente não crescem acima de 60 a 80 cm (principalmente variedades com flores pequenas ou médias) serão opções adequadas.
As seguintes variedades de gladíolos são consideradas as mais adequadas para o cultivo em contêineres:
- Cidade branca. Uma flor do grupo das prímulas, com um diâmetro de 3,5 a 7,5 cm.A inflorescência florescente na forma de uma orelha pode consistir em 23 pequenas flores brancas como a neve.
- Columbine. Outra variedade de prímula com flores pequenas. As flores branco-avermelhadas distinguem favoravelmente a variedade das demais, tornando a planta um elemento altamente decorativo para qualquer canteiro de flores.
- Sininho. Essa variedade é conhecida como variedades do tipo borboleta. Basicamente, a flor cresce de 45 a 75 cm de altura e fica ótima em um vaso de flores. As inflorescências pertencem ao tipo espigão e são formadas por flores alaranjadas brilhantes, com uma faringe amarela. Como no caso anterior, essa cor os torna um ótimo complemento para qualquer jardim de flores.
- Melodia. As inflorescências dessa variedade têm um tom rosado, com um sotaque na forma de um ponto brilhante escarlate no centro. As plantas adultas podem ter 80 cm de altura, para que possam ser plantadas apenas em vasos de tamanho grande.
- Georgette. Os representantes vermelho-amarelo da variedade ficarão ótimos em qualquer arranjo de flores, principalmente ao decorar o território com vasos de flores.
- Pedra branca de Moscou. Gladíolos incomuns até 60 cm de altura.Em uma inflorescência em forma de espigão, existem até 40 flores com pétalas onduladas.
Você sabe Os gladíolos eram conhecidos por pessoas até 300 anos aC. e., no entanto, naqueles dias, ninguém os cultivava propositalmente, pelo contrário, as plantas eram consideradas ervas daninhas, e os antigos gregos tentavam, por todos os meios, se livrar deles.
Instruções de desembarque
A colocação de gladíolos em recipientes em vasos começa com a seleção da melhor opção para esses recipientes, a preparação do substrato e o material vegetal para posterior cultivo. Para alcançar o resultado mais positivo de todo o trabalho realizado, vale a pena prestar atenção em cada uma das etapas listadas.
Vídeo: plantar gladíolos em vasos
O que você precisa para pousar
Além do vaso e do solo, antes de realizar as medidas de plantio, vale a pena considerar outros requisitos dessas cores. Por exemplo, o local do crescimento deve ser bem iluminado pela luz solar, o que significa que, quando crescer em ambientes fechados, é necessário preparar esse local com antecedência: no parapeito da janela ou na varanda, se houver uma temperatura adequada.
Você sabe Na Idade Média, o gladíolo era considerado uma das plantas indispensáveis na medicina popular e foi especialmente cultivado para preparar um medicamento para dor de dente e melhorar a lactação em mulheres após o nascimento de um filho.
A floração pode ser prolongada abaixando os valores de temperatura para + 13 ° C; portanto, verifique imediatamente se você pode ventilar regularmente o espaço no local da planta. Na parte sul da casa e sem ar condicionado, os gladíolos não podem tolerar altas temperaturas no verão e morrem rapidamente.
Das ferramentas e materiais para o plantio, você pode precisar de uma pá, um mini-ancinho para varrer o solo, argila expandida ou tijolo quebrado para organizar a camada de drenagem e, é claro, o próprio material de plantio (principalmente na forma de bulbos). Quanto ao tempo de pouso específico, é melhor se for no meio da primavera.
Preparação do solo e vaso
Ao escolher um tanque de desembarque, é necessário levar em consideração suas principais características do produto: material de fabricação e dimensões. Para a maioria das variedades "em vaso" de gladíolo, os parâmetros apropriados para esse recipiente são um diâmetro de 20 a 30 cm e uma profundidade de cerca de 30 a 45 cm. Não importa o que você escolher, panelas de barro ou recipientes de plástico compridos, o principal é que todos tenham orifícios de drenagem para remoção do excesso de umidade do rizoma das flores.
Quanto ao substrato, um solo leve e estruturado, bastante nutritivo e com muita umidade, seria uma opção ideal para flores. Você pode comprar esse substrato na forma final, mas, para economizar um pouco, vale a pena misturar o solo chernozem com giz ou casca de ovo picada (suficiente 50 g por 2-3 kg de solo), uma mistura de fósforo e potássio (cerca de 10 g por 2 kg de solo). O barro antes de encher os recipientes pode ser misturado com areia e turfa.
Importante! Se você tirar a terra de uma horta ou horta para cultivar flores, depois de misturar com o restante dos componentes, ela deverá ser calcinada no forno, para eliminar todos os micróbios patogênicos e larvas de pragas. A calcinação da terra é realizada por 30 minutos a valores de temperatura no forno + 70 ... + 90 ° C.
Preparação de flores
A preparação do material para o plantio começa com sua seleção. O cultivo bem-sucedido de flores só é possível quando se utilizam bulbos inteiros e absolutamente saudáveis da variedade selecionada (miniatura ou com flores pequenas). Para desinfetar o material, é adequado um condicionamento de meia hora em uma solução de permanganato de potássio (0,1%) ou um imersão de 12 horas em uma preparação previamente diluída “Citovit”.
Neste último caso, vale a pena realizar essa preparação o mais tardar em duas a três semanas antes do plantio direto dos bulbos, após o que permanecem em caixas secas pelo resto do tempo. Se as amostras individuais não germinaram antes do dia do desembarque, é melhor descartá-las e nunca plantá-las.
Plantando uma planta
O plantio de bolbos de flores pode ser chamado de um processo completamente normal, porque tudo o que é necessário para o cultivador é simplesmente aprofundar o material de plantio (pequenas brotações) no substrato solto em 10 a 12 cm, deixando pelo menos 5-6 cm de espaço livre entre os "vizinhos".
As primeiras brotações acima do solo geralmente germinam após 14 a 21 dias e, em seguida, os vasos são movidos para um local calmo e bem iluminado pelo sol (a umidade não deve afetar a parte acima da planta).
Cuidados adequados com as plantas
Logo após o plantio, um longo processo de cuidados com as flores começa. Como no cultivo de qualquer outra planta em casa, é importante considerar vários aspectos-chave: regar e adubar plantas, afrouxar e mulching o solo, liga e poda de gladíolos. Todos eles têm características próprias, que valem a pena conhecer antes do plantio das plantas.
Rega e alimentação
A terra em um contêiner fechado seca relativamente mais rápido do que em uma área aberta; portanto, plantando gladíolos em contêineres, no futuro, você terá que cuidar de uma rega abundante e regular, mas sem estagnação de umidade no rizoma. Em média, a frequência de regar flores é de 3 vezes por semana, com um aumento na temporada de verão em altas temperaturas (especialmente se os recipientes com flores são colocados na rua sob um dossel).
Ao regar, tente não derramar água nas inflorescências e folhas da planta, caso contrário, elas começarão a se deteriorar e todo o gladíolo morrerá em breve. Se possível, vale a pena usar apenas líquidos decantados à temperatura ambiente para irrigação, evitando o uso de água da torneira clorada.
Adubar gladíolos pelo método das raízes e das folhas, aplicando composições minerais 4 vezes no início do desenvolvimento das flores: quando uma terceira folha real é formada no broto (compostos contendo nitrogênio e potássio serão adequados), quando a sexta folha é formada (vale a pena adicionar uma pequena quantidade de ácido bórico ao nitrogênio e potássio), e depois faça outra fertilização com potássio durante a formação dos brotos e durante o aparecimento das primeiras flores.
Neste último caso, para a alimentação, vale a pena usar apenas compostos minerais especiais para as culturas floridas. Nutrientes orgânicos são usados conforme a necessidade, se os gladíolos forem atrofiados. Eliminar esse problema ajudará os preparativos especiais "Zircão" e "Epin".
Afrouxamento e cobertura do solo
Para o crescimento produtivo e o desenvolvimento das plantas com flores, elas precisam de um substrato solto e nutritivo, com altas taxas de permeabilidade ao ar e à umidade. Por esse motivo, o solo superficial deve ser afrouxado periodicamente, removendo a crosta dura que se forma logo após a próxima rega.
Importante! Ao afrouxar, tente não aprofundar muito a ferramenta, afofando apenas alguns centímetros superiores do substrato. Para executar o procedimento, é melhor usar um bastão de madeira ou plástico apontado para o final.
Para evitar forte evaporação da umidade, a superfície do solo deve ser coberta com turfa ou húmus orgânico, que também se tornará um bom fertilizante para irrigação adicional.
Liga
Apesar do fato de o gladíolo "em vaso" não crescer muito alto, algumas variedades ainda precisam de uma liga. Se você notar que, sob o peso das inflorescências, as hastes começam a dobrar, é melhor não esperar um intervalo e amarrá-las imediatamente a um suporte acionado por ou por outra estrutura localizada ao lado dos vasos. Muitas vezes, a razão da curvatura das flores é a falta de iluminação; portanto, tente não apenas amarrar os gladíolos, mas também colocá-los em um local mais adequado para o crescimento.
Ao realizar uma liga, use apenas cordas macias que não cortem a superfície da haste. A menor violação da integridade da camada superficial pode causar infecção no tecido da flor e o desenvolvimento de doenças.
Poda
A poda de gladíolos cultivados em vasos é remover partes excessivas da planta após a próxima floração. No entanto, através das folhas e caules, a lâmpada é alimentada; portanto, você não deve remover as placas de folhas verdes, esperar até que elas murchem e comecem a secar por motivos naturais. Até este ponto, continue o tratamento normal regando e fertilizando regularmente o solo sob as flores.
Após a secagem da parte verde aérea, ela é cortada, deixando apenas 6 a 9 cm do caule na superfície da panela. Dessa forma, o gladíolo permanece hibernado e, já na primavera, novos brotos aparecem, crescendo com a mesma força.
Reprodução
Com uma planta de gladíolo adulto em casa, você pode obter mais algumas cópias novas sem comprá-las em lojas especializadas. Propague a planta em casa (não importa em um apartamento ou em uma casa de campo) de várias maneiras: semente, tuberosa ou tuberosa.
Sementes
As sementes descritas pelas plantas são comumente usadas para criar novas variedades. Em casa, é provável que esse método leve à perda de novas amostras. Se você ainda deseja cultivar uma flor precisamente por propagação de sementes, o material de plantio deve ser semeado em fevereiro, após a preparação prévia de um substrato adequado.É desejável coletar sementes de variedades monofônicas que crescem nas proximidades. Como resultado, isso permitirá obter novas flores o mais semelhante possível à sombra.
Para aumentar as chances de germinação das sementes, elas devem ser tratadas com Humate de Sódio antes da semeadura, embebidas em líquido diluído por 2-3 horas. Fortemente aprofundar as sementes no solo não vale a pena, apenas empurre-as levemente, polvilhe com solo e água bem. Até que as sementes germinem, é aconselhável cobrir as culturas com vidro ou filme, criando condições de efeito estufa.
Assim que a temperatura na rua aumentar e as mudas jovens ficarem um pouco mais fortes, você pode levá-las para a varanda, protegendo-as de correntes de ar com antecedência.
Corms
Esta opção para propagar a variedade selecionada de flores é o método mais comum para cultivo em casa. Durante o plantio de primavera em recipientes fechados, os cormos são divididos em duas partes, cada uma das quais se tornará o material principal para o plantio posterior.
A divisão deve ser feita com uma faca afiada, garantindo antecipadamente que pelo menos um rim e raízes adormecidos abaixo permaneçam em cada parte.
Sem esses elementos, é improvável que a peça resultante se enraíze em um novo local e cresça. Os locais dos cortes devem ser tratados com uma solução de permanganato de potássio e polvilhados com carvão picado, após o qual colocar os divisores no solo com o fundo para cima.
Botões de tubérculo
As gemas dos tubérculos são formadas na superfície dos bulbos de gladíolo, com uma amostra contando de 15 a 100 gemas de tubérculos que se formam em apenas uma estação. De fato, cada um deles é um tronco encurtado com um crescimento lamelar. O tamanho e a germinação de diferentes partes também serão diferentes.
Para obter novas plantas de gladíolo, é melhor levar crianças com um diâmetro de 0,5–1 cm; portanto, se necessário, elas podem ser cultivadas adicionalmente em recipientes com fundo removível e substrato nutritivo. Depois de atingirem o tamanho ideal, os gomos dos tubérculos são movidos para sulcos preparados no solo até uma profundidade de cerca de 5 cm.
Polvilhe as plantações com um substrato, regue-as bem e cubra as caixas com filme. Em geral, os gomos dos tubérculos devem passar pelo menos um mês sob cobertura, mas durante esse período devem ser ventilados regularmente e, se necessário, umedecer o substrato com água destilada da pistola de pintura.
Vídeo: Criação de gladíolos por tubérculos
Invernada
No final do florescimento dos gladíolos, na estação atual, as plantas são podadas, arrancadas do chão e enviadas para um local fresco e escuro.
Importante! Mantenha o seu gladíolo seco durante a estação fria. A umidade pode causar apodrecimento e deterioração do material de plantio.
Para executar todas essas etapas corretamente, siga estas diretrizes:
- É melhor remover os tubérculos do solo no início de outubro, examinando cada um deles em busca de sinais de doenças, pragas ou danos.
- As amostras suspeitas devem ser tratadas com qualquer medicamento fungicida complexo.
- As lâmpadas limpas e desinfetadas devem ser secas e depois refrigeradas para armazenamento adicional no inverno.
Melhor cultivado em casa ou ao ar livre
Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, já que os gladíolos são igualmente adequados para jardins paisagísticos, assim como para decorar varandas ou galerias nos apartamentos da cidade. Tudo que você precisa fazer é plantá-las em um vaso ou vasos bonitos e espaçosos.
Obviamente, ao cultivar gladíolos em casa, o jardineiro tem mais responsabilidades (por exemplo, rega regular), mas ao mesmo tempo, em solo aberto, a probabilidade de danos às plantas por patógenos será muito maior.Os gladíolos podem muito bem ser chamados de cultura universal de flores, o que é ótimo para o cultivo em áreas abertas e em vasos de flores.Em ambos os casos, o processo de plantio e cuidado não pode ser chamado de muito complicado; portanto, dadas algumas recomendações de jardineiros experientes, em breve será possível obter uma excelente adição decorativa ao jardim ou à casa.