Roicissus é uma daquelas plantas que hoje não recebe atenção suficiente. É menos comum que violetas ou outras plantas com flores decorativas, mas ao mesmo tempo tem muitas vantagens, em particular, expressas em sua aparência incomum (semelhante a uma pequena bétula) e facilidade de atendimento. Como cultivar uma mini-árvore em sua casa e o que você precisa para seu crescimento e desenvolvimento ativo - falaremos sobre isso mais tarde.
Descrição botânica da planta
Roicissus é uma planta decídua ornamental perene, caracterizada por boa ramificação. Esta liana pertence à família das uvas, o gênero roicissus, que combina mais de 10 espécies diferentes de plantas em forma de liana. Na natureza, pode ser encontrada na África do Sul e, na zona intermediária, costuma ser cultivada em estufas e como planta de cultivo.
Roicissus pode atingir 2-3 m de comprimento, crescendo no primeiro ano de vida de 60 a 100 cm. Folhas - dispostas alternadamente, dependendo da espécie, podem ser simples ou complexas. O tronco é flexível, com pequenos processos e placas foliares opostas. Com a idade, o tronco da liana se torna lignificado e mais e mais se assemelha a uma videira fina. A alta ramificação é a principal causa de poda, sem a qual as folhas podem ficar menores e o roicissus perderá suas funções decorativas. O fruto de roicissus é uma baga.
Você sabe As florestas tropicais compreendem 33% das videiras, enquanto nas zonas florestais européias não há mais de 2% de bóias, que podem ser representantes de 200 espécies diferentes.
Tipos principais
A lista de possíveis variedades da planta descrita tem até 12 nomes, mas os seguintes são considerados os mais comuns:
- Roicissus rhombic. No ambiente natural de crescimento, é uma videira com até 20 m de comprimento ou um arbusto com cerca de 6 m de largura.A planta de casa é muito menor, mas consiste das mesmas partes principais: verde claro, couro, folhas complexas com bordas pontiagudas e cabelos vermelhos na parte inferior partes; frutas pequenas e arredondadas que podem ser consumidas. A cor da fruta é vermelha escura ou roxa.
- Capa Roicissus - uma liana, caracterizada por rápido crescimento e caracterizada por grandes lâminas foliares com cerca de 20 cm de largura, todas sólidas, lobadas, lisas na parte superior e avermelhadas, ligeiramente pubescentes por baixo. Em uma planta jovem, eles podem ser avermelhados, mas com a idade adquirem uma cor verde clara. Como no caso anterior, frutas vermelhas escuras podem ser consumidas.
- Roicissus sentiu - planta tipo liana, que nas florestas tropicais pode atingir 20 metros de comprimento ou ter a forma de um arbusto, até 7 m de altura. No espécime jovem, todos os rebentos são suavemente pubescentes, mas com a idade, os cabelos desaparecem. As antenas da liana são aveludadas ao toque, as folhas são simples, arredondadas, de bordo inteiro, com diâmetro de até 20 cm. Cada placa foliar possui dentes rasos nas extremidades, parte superior levemente ondulada e lisa e a inferior coberta de pêlos vermelhos.
Nos roicissuses de feltro jovens, as folhas têm uma cor verde escura saturada, mas com a idade são substituídas por framboesa, que permanece até o período de queda das folhas. Flores - cor verde-creme, tamanho pequeno, reunidas em um pincel. Os frutos são preto-vermelho, comestíveis.Importante! Ao escolher uma variedade específica para sua casa, é aconselhável prestar atenção aos roicissus do Cabo e dos rômbicos, pois, em comparação com outros representantes do gênero, eles são mais fáceis de adaptar às condições do ambiente e seu crescimento é mais fácil de controlar.
- Roicissus com três dentes. No ambiente natural de crescimento, representado por uma videira de 10 metros ou um pequeno arbusto que atinge uma altura de 3 metros. Toda a superfície dos rebentos é coberta por pêlos vermelho-alaranjados. As folhas são complexas (a placa da folha é dividida em 3 partes), obovadas, ligeiramente serrilhadas nas extremidades. No topo, a superfície verde-escura das lâminas das folhas é lisa, coriácea e brilhante, e na parte inferior é mais clara e ligeiramente pubescente. As flores são pequenas, de cor verde-amarela, com um leve tom esverdeado. Os frutos são preto-avermelhados, arredondados, com diâmetro de até 2 cm.
- Palm roicissus - Planta tipo liana, com brotos de até 15 m de comprimento ou arbusto, com cerca de 4 m de altura.Lianas de plantas jovens têm pêlos castanho-avermelhados, mas com a idade elas se afinam e desaparecem. As folhas verde-escuras consistem em 4-5 partes, todas elas são sólidas, com uma superfície lisa de couro na parte superior e cabelos "enferrujados" abaixo. As trepadeiras são pequenas, amarelo esverdeado. Os frutos são preto-vermelho, arredondados, com um diâmetro de 1,5 cm.
Propriedades e danos úteis
Antes de tudo, deve-se notar a completa ausência do efeito prejudicial da liana no corpo humano, pelo contrário, possui várias coisas úteis que podem ser úteis para pessoas completamente diferentes. Portanto, esta planta é útil para aqueles que estão acostumados à limpeza constante da casa e não conseguem se livrar da sensação obsessiva de limpeza excessiva, da necessidade de restaurar a ordem.
Em termos de manutenção da saúde, a bétula interna é apropriada no combate às doenças gastrointestinais e ajuda a aumentar as funções protetoras do corpo, tornando-o mais resistente a influências ambientais negativas.
E, finalmente, o roicissus será uma excelente solução para os jardineiros que desejam plantar hortaliças em suas casas, mas não podem gastar muito tempo em plantas de interior. Com atenção mínima, a liana é capaz de surpreender com sua aparência, introduzindo uma certa sofisticação no interior de quase qualquer ambiente.
Condições de cultivo da casa
Apesar de despretensiosa, a videira descrita ainda exige o cumprimento de certas condições de cultivo e cuidado. Antes de tudo, isso diz respeito à colocação adequada na sala, água e fertilizantes suficientes.
Seleção de assento
Para uma boa saúde, o roicissus precisa de iluminação prolongada, mas não brilhante. A luz solar direta é prejudicial para as folhas trepadeiras, e mesmo com uma exposição curta, elas podem mudar de cor. Dado isso, ao escolher um local para colocar a panela, é aconselhável dar preferência ao lado sul ou oeste da casa.
Durante a dormência, a bétula pode ser colocada dentro da sala, mantendo os valores médios de temperatura dentro de + 15 ° C. No verão, a planta ficará ótima na varanda ou mesmo no exterior, o principal é protegê-la da luz solar direta e protegê-la de correntes de ar.
Se não houver espaço suficiente para a trepadeira perto das janelas, você pode deixá-la longe delas. Por exemplo, brotos pendurados em uma panela ficarão ótimos quando colocados em estantes de flores localizadas nos cantos de uma sala.
Temperatura e umidade
A temperatura ideal para o crescimento de roicissus será de + 16 ... + 25 ° C na estação quente e de cerca de + 12 ... + 15 ° C durante a dormência no inverno. Ao mesmo tempo, o nível de umidade na sala não desempenha um papel importante e pode ser mantido dentro dos limites padrão de 50 a 60%.
Importante! Se as folhas da videira começarem a secar nas pontas, o nível de umidade disponível não será suficiente e você terá que pulverizar periodicamente a planta da pistola.
Home Care
A rega regular, a cobertura oportuna e a poda da planta são componentes indispensáveis à boa aparência do roicissus; portanto, é útil para cada produtor conhecer algumas das nuances de sua implementação.
Rega
Uma árvore de bétula prefere a aplicação frequente e abundante de um líquido macio, sem impurezas de cal e outros aditivos indesejáveis que podem chegar ao sistema radicular juntamente com a água da torneira comum. Para evitar o acúmulo de sais e metais pesados no solo, é aconselhável pré-filtrar ou pelo menos repousar a água, elevando ao mesmo tempo sua temperatura para os valores ambientes.
No que diz respeito à regularidade da rega, é necessário monitorar a condição da camada superior do solo: assim que secar de 1 a 2 cm de profundidade, você poderá usar a rega. Tanto a rega superior quanto a inferior são permitidas, apenas em qualquer caso é melhor drenar a água restante do cárter para não provocar apodrecimento do sistema radicular da videira.
No inverno, a regularidade da rega geralmente é reduzida, mas se a sala estiver quente, isso não é necessário e você ainda pode se concentrar no estado da camada superior do substrato. Em condições de calor extremo, é bem-vinda a pulverização de folhetos da pistola, que não apenas aumentam a umidade da sala, mas também salvam a planta do pó acumulado.
Importante! Tentando determinar as normas de irrigação do roicissus, não se esqueça de levar em consideração as características de sua capacidade de aterrissagem. Em vasos de cerâmica, a água evapora mais rapidamente; portanto, será necessário regar a videira com mais frequência do que quando cultivada em produtos plásticos.
Top vestir
A solução ideal para alimentar roicissus é aplicar fertilizantes líquidos ao mesmo tempo que a rega, cerca de 1 vez em 14 dias durante a estação quente (de março a final de outubro). Como composição nutricional, você pode usar quaisquer preparações universais destinadas a plantas de folhagem decorativa para interiores (por exemplo, "Agrícola"). Com a falta de oligoelementos importantes no solo, o roicissus começa a ficar para trás no crescimento, e suas folhas rapidamente ficam amarelas.
Poda
Dada a extensão natural da videira, a poda é um dos componentes essenciais do cuidado, principalmente porque a própria planta tolera qualquer corte e modelagem. Normalmente, os brotos são cortados no nível desejado para limitar o crescimento de roicissus, se possível executando o procedimento no início da primavera. Além disso, neste momento, vale a pena realizar a poda sanitária, removendo todos os rebentos nus, diluídos ou danificados da planta. Se você tem medo de cortá-las completamente, reduza-as para o tamanho do cânhamo.
Prop
Muitos cultivadores de flores não usam um suporte para apoiar brotos finos e suficientemente dúcteis de uma videira, o que pode danificar significativamente sua aparência. Para criar brotos atraentes e densamente frondosos, escadas ou treliças estáveis e rígidas ajudarão, com a ajuda de que os cultivadores de flores criem telas verdes ou até paredes, embora para cobrir completamente a superfície, você precise guiar manualmente os brotos, combinando a liga e o caimento, até que o resultado desejado seja alcançado.
Transplante
O transplante anual de roicissus é realizado apenas nos primeiros anos de desenvolvimento de uma planta jovem, o que é explicado pelo crescimento intensivo e rápido consumo de nutrientes do solo. As plantas adultas são replantadas apenas quando necessário, quando o vaso anterior ficou pequeno e as raízes “dominaram” completamente o nódulo de terra. Em média, leva cerca de 2-3 anos.
Não há requisitos estritos para o momento do transplante da liana, porque o procedimento pode ser realizado tanto no início de seu desenvolvimento ativo quanto durante o período da primavera. A nova capacidade de plantio deve ser pelo menos 3-4 cm maior que a anterior, para que a planta fique livre pelos próximos 2-3 anos. Uma camada de drenagem é necessariamente colocada no fundo do vaso, um suporte é instalado e uma pequena quantidade da mistura do solo é coberta com partes iguais de folhas e terra, húmus e metade da areia do rio (pH ideal é 6,0).Você sabe A chamada palmeira de vime possui as trepadeiras mais longas, cujos brotos se estendem de 200 a 250 m do centro.
Depois disso, execute as seguintes ações de transplante:
- A planta é removida da panela velha por transbordo.
- Coloque-o em um novo recipiente e cubra-o com terra.
- Rega suavemente com uma pequena quantidade de água.
Vídeo: transplante de roicissus (cissus)
Imediatamente após o transplante, recomenda-se realizar os procedimentos de rega o mais rápido possível, mas usando uma pequena quantidade de líquido para umedecer o solo. Nos primeiros 2 dias, recomenda-se colocar a videira transplantada em uma área sombreada ou semi-sombreada, e somente após esse retorno ao local habitual de cultivo. É aconselhável adiar a alimentação por pelo menos 4 semanas após o transplante.
Como criar em casa
Na presença da planta mãe, a opção mais bem sucedida para a propagação de roicissus são as estacas, uma vez que o enraizamento e o desenvolvimento posterior da parte tomada ocorrem mais rapidamente que a germinação das sementes. No entanto, você não deve abandonar completamente o método de cultivo de sementes, porque, em alguns casos, ele é o único possível. Considere os recursos de cada opção.
Estacas
Para obter uma nova planta, a parte apical é geralmente cortada do arbusto mãe, com pelo menos 2 entrenós. Obviamente, apenas uma planta adulta e totalmente saudável é adequada para a colheita de tais estacas, o que dará mais garantias para o enraizamento bem sucedido da parte cortada.
Importante! Às vezes, outras partes da planta obtidas como resultado da poda planejada podem ser usadas para propagar bétulas por estacas.
O processo de enraizamento pode ocorrer tanto em água morna e limpa quanto em uma mistura de areia e turfa, e uma tampa de plástico sobre a alça ajudará a acelerar. Durante todo o tempo de enraizamento na sala, é necessário manter os valores de temperatura dentro de + 20 ... + 23 ° C e levantar o capô apenas para pulverizar o solo ou arejar o material de plantio.
Depois que as raízes aparecem nas estacas, elas podem ser transplantadas para um vaso pequeno comum (com no máximo 8 cm de diâmetro) cheio de solo para plantas adultas.
Vídeo: propagação de roicissus por estacas
A reprodução de roicissus dessa maneira é quase sempre bem-sucedida, porque as primeiras raízes aparecem nas estacas plantadas em poucas semanas. O momento ideal para o plantio de material de plantio é de março a abril.
Ocorre que, no processo de transplante, a planta pode ser propagada dividindo o rizoma, mas é aconselhável executar esse procedimento apenas com a experiência adequada, para não ferir a planta com uma ação descuidada.
Sementes
O solo para o plantio de sementes de bétula é preparado de acordo com a mesma receita das plantas adultas durante o transplante. Sua composição deve incluir necessariamente areia, húmus, folhas e terra, com a adição de areia de rio (proporção ideal 1/2: 1: 1: 1). O aprofundamento das sementes não é desejável mais que 1 cm, no entanto, mesmo neste caso, não é possível garantir alta germinação. Em condições ambiente, as sementes raramente são amarradas e o florescimento de uma planta adulta é quase impossível. Por este motivo, é desejável propagar roicissus por estacas.
Possíveis dificuldades crescentes
Qualquer planta de casa pode ficar doente ou reduzir seu efeito decorativo devido a violações das regras de cuidados, portanto, não é surpreendente que, ao cultivar uma bétula, um cultivador de flores possa encontrar um dos seguintes problemas:
- A cor da folha desaparece. A principal razão é a falta de minerais úteis e oligoelementos no solo, que devem entrar no substrato junto com os fertilizantes. Tente substituir a composição usada ou aumentar sua dose.
- As folhas franzem a testa e se tornam manchas escuras., o motivo pelo qual muitas vezes é a rega insuficiente e a secura excessiva ao ar. Além disso, nessas condições, as chapas podem dobrar e mudar de forma.
- As folhas secam e os brotos encolhem. Talvez seja necessário reduzir a abundância de rega e cancelar temporariamente a pulverização, o que ajudará a reduzir a umidade do ar.
- Perda profusa de folhas - Um sinal frequente de desenvolvimento da podridão das raízes ou uma consequência de flutuações acentuadas de temperatura na sala.
- Crescimento lento. Se na estação fria esse fenômeno pode ser explicado pelo período adormecido de roicissus, o crescimento limitado no verão provavelmente indica uma falta de componentes nutricionais no solo. Revise o plano nutricional ou substitua a fórmula nutricional usada.
Depois de se esforçar um pouco para cultivar roicissus, muito em breve você obterá uma excelente videira que pode se tornar um bom complemento para o interior, e como e onde colocá-la para uma maior decoratividade - cada produtor pode decidir por si mesmo.