Chlorophytum é popular na floricultura de interior devido à sua despretensão e crescimento rápido. Ele é considerado uma das melhores plantas que efetivamente limpa a sala. Como propagar esta flor será discutido em nosso artigo.
Breve descrição da planta
Chlorophytum é uma planta herbácea perene pertencente à família dos espargos ou, segundo algumas fontes, ao agave. Possui hastes caídas na forma de arcos e folhas longas e malhadas lineares ou agrupadas. A altura da planta não excede 50 cm.
Chlorophytum floresce na primavera ou no verão com pequenos brotos brancos coletados em inflorescências na forma de orelhas. Após a floração, no bigode formado nas hastes, as crianças são formadas com uma roseta de folhas e raízes aéreas. O gênero chlorophytums reúne cerca de 200 espécies.
Você sabe O Chlorophytum é capaz de destruir até 80% dos patógenos e substâncias nocivas que estão na mesma sala com ele. Ele neutraliza o vapor de formaldeído, monóxido de carbono e nitrogênio, tolueno e benzeno.
Condições ideais e tempos de reprodução
A reprodução deve ser planejada para o início da primavera. No entanto, se necessário, você pode gastá-lo no verão. Após o plantio, a flor deve ser colocada em um local com luz difusa.
Durante as primeiras 1,5 semanas de adaptação, apenas esse local será o melhor para o crescimento e desenvolvimento ativos. No futuro, a planta poderá crescer bem em locais ensolarados e à sombra. A única coisa do lado ensolarado é que a cor de suas folhas será mais brilhante.
A temperatura do conteúdo da flor não importa. Pode, sem prejudicar a decoratividade, suportar a redução do termômetro para + 8 ° C e aumentar para + 32 ° C. A flor também não apresenta nenhuma exigência de umidade do ar. Não precisa de pulverização.
Preparação para pouso
Para plantar chlorophytum, você precisa escolher o vaso, o solo e a drenagem certos. O vaso deve ser adquirido de acordo com o tamanho do sistema radicular. Tomá-lo "para o crescimento" não vale a pena, isso afetará adversamente a aparência da planta. O tanque deve ter orifícios de drenagem, uma panela de drenagem. O material ideal da panela é de plástico opaco.
Importante! Ao cultivar clorofito, esses erros devem ser evitados: seleção de vasos muito grandes, plantio em solo excessivamente nutritivo, colocação em um local com iluminação excessiva.
A flor cresce bem no solo universal adquirido. Mas mostra um grande efeito decorativo no solo, preparado com as próprias mãos.
Para o substrato, você precisa misturar:
- relva (3 partes);
- solo de folha (2 partes);
- areia (1 parte).
Outra opção:
- relvado do solo (2 partes);
- terreno de folha (2 partes);
- húmus (1 parte);
- areia (1 parte).
Ótima acidez do solo - 6,1-7,5 pH.
O substrato preparado deverá ser cozido no vapor em banho-maria ou calcinado no forno (microondas) a uma temperatura de +90 ... + 100 ° C. Para cozinhar a vapor, o solo é colocado em uma peneira coberta com gaze em várias camadas, que é então instalada sobre uma panela de água fervente. O procedimento deve ser realizado de 30 minutos a 1 hora.
Outra maneira de desinfetar é regar com uma solução rosa de permanganato de potássio. Antes do plantio, uma camada de 2 cm de argila expandida, seixo, tijolo triturado e areia grossa é colocada no fundo da panela.
Propagação do clorofito em casa
Para multiplicar o clorofito, você pode escolher uma das quatro maneiras:
- Divida o arbusto.
- Soquetes de folhas de raiz de raiz.
- Plante crianças no ar.
- Plante as sementes.
Dividindo o mato
Este método de propagação é utilizado para plantas maduras com idade superior a 4 anos. Leve-o durante o transplante de primavera.
O procedimento fica assim:
- Extrair a flor da panela.
- Limpe as raízes da terra.
- Divida o arbusto em várias partes.
- Corte as raízes com uma faca afiada e desinfetada.
- Fatias de pó com carvão vegetal ou carvão ativado.
- Mudas em recipientes separados, preenchidos com o solo recomendado.
Soquetes para folhas de enraizamento
O enraizamento de bases ou camadas de folhas de raízes é feito naquelas variedades que não formam bigode.
O processo de pouso é muito simples:
- É necessário separar a saída da folha da planta mãe.
- Se ela tiver raízes, plante imediatamente em uma panela.
- Se não houver raízes, coloque em um recipiente com água para enraizamento e depois transplante em solo úmido.
Vídeo: Propagação de cavidades foliares de chlorophytum
Air kids
O enraizamento por tomadas de ar no bigode é realizado sem separá-los da planta mãe.
A tecnologia é a seguinte:
- Coloque ao lado da panela onde a flor cresce, outro recipiente com substrato do solo.
- Para cavar no solo um bebê pequeno e pequeno, com 4-5 folhas.
- Para consertar.
- Realize a rega regular.
- Após o enraizamento (após cerca de 3-4 semanas), separe o bebê da planta mãe.
- Plante em um local permanente em uma panela com boa drenagem.
Sementes
Se você escolheu a reprodução por sementes, precisará fazer essas manipulações:
- Coloque o material de plantio em um pano úmido por 24 horas.
- Prepare os recipientes com substrato de areia e turfa.
- Coloque as sementes no solo, aprofundando em 0,5-0,7 cm.
- Umedeça a partir de um frasco de spray.
- Cubra com papel alumínio ou vidro.
- Coloque em uma sala com uma temperatura de + 22 ... + 25 ° C.
- Produzir arejamento diário e hidratação regular.
- Após o surgimento de brotos, geralmente após 1-1,5 meses, retire o abrigo, acostumando gradualmente as mudas a novas condições de detenção.
- Após a formação de 2-3 folhas, pegue em recipientes separados.
Importante! O método das sementes de propagação do chlorophytum é o mais problemático e pouco confiável. A germinação das sementes é de 25 a 40%.
Cuidados posteriores
Chlorophytum não requer muita atenção do proprietário. Deve ser regado regularmente, mas não frequentemente, alimentado e transplantado. A quantidade recomendada de rega é uma vez por semana. No verão, o número de hidratação deve ser aumentado para 2 vezes por semana. A rega deve ser feita com água limpa, filtrada, descongelada ou da chuva à temperatura ambiente. Após o plantio, a primeira rega é feita após 10 dias.
Durante a estação de crescimento, a flor precisa ser fertilizada com fertilizantes minerais. Eles precisam ser feitos 1 vez por mês. Os fertilizantes para cactos são adequados para o clorofito, também é possível fazer pensos universais.
O volume do recipiente em que a planta acaba de ser plantada encherá as raízes em cerca de 1,5 a 2 anos. É então que ele precisará selecionar uma capacidade e transplante novos e mais volumosos.
Para formar uma coroa bonita e bem cuidada, além de impedir o desenvolvimento de doenças, a flor deve ser cortada periodicamente. É necessária a remoção atempada de folhas secas, botões desbotados e rebentos deformados.
Você sabe Ao contrário da crença popular, a tequila não é feita de cactos, mas do núcleo do agave azul, que, juntamente com o chlorophytum, faz parte da mesma família de agave.
Doenças, pragas e outros problemas crescentes
Uma enorme vantagem do crescente clorofito é a sua resistência a doenças e danos causados por insetos nocivos. Isso acontece apenas se o proprietário ignorar as recomendações de cuidados, seleção do vaso, preparo do solo antes do plantio.
Possíveis doenças de plantas:
- Spotting - ocorre quando infectado com um fungo. Para o seu tratamento, são utilizadas preparações contendo cobre, Gamair, Fitosporin-M.
- Podridão da raiz - ocorre quando as raízes são preenchidas e a planta é mantida em temperaturas baixas. Para eliminá-lo, é necessário um transplante. O solo precisará ser cuidadosamente removido das raízes, cortado as raízes doentes; as saudáveis devem ser tratadas com um fungicida, por exemplo, Fitosporin-M. Então a flor deve ser plantada em uma nova panela e em um novo solo. Se a maioria das raízes é afetada pela podridão, a planta não pode ser reanimada. Será necessário propagar e cultivar novas flores.
Das pragas, o clorofito afeta mais frequentemente:
- Pulgões. É um inseto em miniatura difícil de ver a olho nu. Ele vive na placa inferior da folha. Alimenta-se de sucos de plantas. Os primeiros sintomas da presença de um inseto são amarelecimento da folhagem. No futuro, torce e cai. Com uma forte infecção, a planta morre. Com uma pequena propagação de pragas, é necessário tratar a parte aérea da planta com uma solução de sabão. Em casos avançados, será necessário tratamento com inseticidas: Akarin, Inta-Vir, Fufanon, Fitoverm, Aktara.
Tripes. Esses pequenos insetos de até 2 mm de tamanho nas cores preto, marrom ou amarelo com 2 asas deixam orifícios nas folhas. Devido à sua atividade vital prejudicial, manchas marrons se formam subseqüentemente nas folhas e os caules são deformados. Sua reprodução é facilitada pelo ar seco. A flor é tratada com inseticidas tratados com Actellik, Inta-Vir, Fitoverm, Aktara e outros.
Shield. O escudo pode ser visto na haste. Este é um pequeno inseto com casca. Como pulgões, suga o suco da planta. Os primeiros sintomas da aparência da balança são líquidos pegajosos no tronco. Destrua-o raspando com um pincel. Toalhetes acéticos também são eficazes, esfregando com tintura de alho, pimenta vermelha. Em caso de infecção grave, eles recorrem ao tratamento químico usando Fitoverm, Actellik, Metafos.
Se uma planta estiver desconfortável no local em que cresce, ou se lhe falta alguma coisa, as seguintes alterações na aparência podem ocorrer:
- Pontas de folhas de secagem. Isto se deve ao fato de que a planta está contida em uma sala muito seca e quente e é regada um pouco. Para resolver o problema, você precisa aumentar a umidade e estabelecer um regime de rega.
- Branqueamento, amarelecimento, murcha da folhagem. Essa mudança pode provocar vários fatores: altas temperaturas, falta de nitrogênio ou luz. É necessário estabelecer a causa exata e eliminá-la abaixando a temperatura da sala, colocando a panela em um local mais luminoso, alimentando-a.
- O aparecimento de manchas marrom-acastanhadas nas folhas. Baixa temperatura, rega excessiva, contato com luz solar direta - esses são os fatores que levam à formação de manchas. As folhas danificadas devem ser removidas e o microclima recomendado deve ser instalado na sala.
- Falta de floração. Pode ocorrer devido ao crescimento da planta em um vaso apertado ou superdimensionado. Para corrigir a situação, é necessário um transplante em um recipiente de tamanho apropriado.
Portanto, o chlorophytum é uma planta de interior que é fácil de cuidar e fácil de propagar. Sujeito às recomendações de plantio e cuidado, ele poderá decorar a casa por 8 a 10 anos.