Entre as poucas plantas de interior que florescem no inverno, o representante mais marcante é a árvore de Natal (dezembrista). A flor precisa de curativos periódicos para uma floração exuberante. Sobre como e quando você precisa alimentar uma árvore de Natal, leia esta revisão.
Recursos de cuidados dezembristas
Regras de cuidados básicos:
- A flor tolera bem a pouca luz, mas os pedúnculos se desenvolvem intensamente sob condições normais de iluminação. Portanto, ele deve ficar em uma sala iluminada para que a luz direta do sol não caia sobre ele.
- A iluminação excessiva pode causar amarelecimento (clorose) das bordas das hastes e retardar o crescimento. No verão, o local onde o dezembrista cresce, você precisa se apropriar silenciosamente.
- O dezembrista precisa de rega frequente e completa durante o crescimento ativo na primavera e no verão. O solo deve sempre estar um pouco úmido.
- A fertilização com fertilizantes pode ser feita a cada 2 semanas ou uma vez por mês.
- A temperatura preferida do ar é de 15 a 21 ° C, com umidade média ou alta. Portanto, embaixo do recipiente com a flor, deve haver uma bandeja com seixos e água.
- Depois que o dezembrista desaparece, ele precisa entrar em um período de descanso. Para fazer isso, a rega e a iluminação são reduzidas ao mínimo. A noite deve durar pelo menos 12 horas a uma temperatura do ar de cerca de 10 a 12 ° C.
- O dezembrista não tolera um rascunho. Seu pote deve ser posicionado de forma a não cair sob a corrente de ar direta de portas e janelas.
Para que é necessário alimentar?
A nutrição pode ajudar o crescimento dos dezembristas. Obrigatório são o tratamento de raízes e folhas. Se as folhas caírem, isso significa que a árvore de Natal está em más condições (falta de umidade, falta de nutrientes) e é necessário organizar as condições certas para isso.
Este procedimento mantém a flor em perfeitas condições. Se você não alimenta a planta, com a falta de nutrientes, a árvore de Natal cai em um sonho letárgico peculiar: ele começa a morrer lentamente.
Importante! O dezembrista precisa de um tempo escuro de 14 horas para colocar botões de flores, por isso é melhor colocá-lo em uma sala onde você raramente visita à noite.
Regras gerais e termos de alimentação
Durante a floração, o Decembrist consome ativamente minerais. Depois que desaparece, é organizado um período adormecido. A cobertura começa na fase de crescimento, geralmente de abril a outubro. A última cobertura é realizada um mês antes do aparecimento das gemas, ou seja, aproximadamente no final de outubro, mas depende do período de floração da sua variedade Decembrist.O crescimento ativo do Natal precisa de 1 alimentação por mês. Com crescimento lento, são necessários 2 curativos. Se você alimentar o decembrista, ele começará a soltar flores.
Como e o que alimentar o dezembrista para florescer em casa
Para alimentar o Decembrist, são utilizados fertilizantes contendo:
- nitrogênio
- fósforo;
- potássio.
Os fertilizantes podem ser vendidos na forma de grânulos ou soluções. Recomenda-se que os fertilizantes granulares sejam dissolvidos com água destilada (limpa) para não perturbar o equilíbrio dos oligoelementos.A tecnologia de alimentação é a seguinte:
- Antes da fertilização, o solo deve estar bem umedecido.
- Leia atentamente as instruções na embalagem do fertilizante. Se disser que a substância deve ser dissolvida em água quente ou em outras nuances adicionais, considere-as.
- Mexa o fertilizante mineral em água e deixe por 10 minutos até dissolver completamente. Se você adicionar matéria orgânica, precisará insistir por pelo menos 3 horas para obter uma solução mais saturada de nutrientes.
- Pipete 1 a 2 xícaras de solução em cada planta.
Importante! Se você notar que os dezembristas estão superalimentados e há um alto teor de oligoelementos no solo, regue a planta abundantemente, lavando o excesso de sais com água.
Cinzas de madeira
As cinzas de madeira contêm sais de cálcio (mais de 60%), potássio, magnésio, fósforo e sódio. O cálcio melhora os processos metabólicos nas células, afetando o desenvolvimento de inflorescências. As cinzas da madeira se dissolvem bem na água e são rapidamente absorvidas. Para alimentar Decembrist com cinzas, dissolva 2 colheres de sopa da substância em água. Bastante 1 litro de água para 30-50 g de cinza. As cinzas devem ser infundidas para fornecer nutrientes à água. Aguarde 2-3 horas e regue a planta.
Ácido bórico
O ácido bórico é uma fonte de boro necessária para o metabolismo intercelular e melhora a fotossíntese. É aplicado sob a forma de cobertura ou aplicação por aspersão. Se as flores dos dezembristas caem, isso é um sinal de falta de boro.
Importante! O boro é solúvel apenas em água morna a uma temperatura de +50–55°C.
O tratamento radicular é realizado se for necessário fortalecer o desenvolvimento do sistema radicular e a pulverização - para fortalecer a parte foliar. A taxa de consumo do medicamento: 0,5 colher de chá por 1 litro de água.
Açúcar
A glicose contida no açúcar é usada na formação de novas células. Para absorver a glicose, a árvore de Natal precisa de dióxido de carbono, por isso é aconselhável alimentar a flor com açúcar ao mesmo tempo em que adiciona um medicamento que contém bactérias úteis (eficazes) - um medicamento EM. Isso inclui, por exemplo, o Baikal EM-1. As bactérias transformarão o açúcar em substâncias que serão absorvidas pela flor.Sem o uso de tais drogas, o açúcar se tornará uma fonte de mofo e podridão radicular. A taxa de aplicação de açúcar: 1 colher de sopa. colher em 0,5 litros de água. A cobertura é realizada uma vez por mês.
Você sabe A composição do Baikal EM-1 inclui cerca de 80 tipos diferentes de bactérias e fungos: eles melhoram a condição do solo neutralizando a microflora patogênica. Isso melhora a qualidade do solo e contribui para o bom desenvolvimento das plantas.
Peróxido de hidrogênio
A singularidade do peróxido de hidrogênio é melhorar a condição do solo e da árvore de Natal. A fórmula de uma substância contém 1 átomo de oxigênio a mais que a fórmula da água. Em contato com microrganismos, o oxigênio apresenta propriedades oxidantes, destruindo patógenos, aumentando a saúde das plantas e sua resistência ao meio ambiente.Além disso, o solo está saturado de oxigênio - essa é uma propriedade útil para o desenvolvimento do sistema radicular do dezembrista. Para o processamento, é utilizado peróxido de hidrogênio a 3% em uma quantidade de 20 ml por 1 litro de água. As flores são regadas com uma solução 1-2 vezes por semana, dependendo da sua condição.
Importante! O peróxido é uma substância volátil, portanto a solução deve ser usada imediatamente após a preparação.
Maçãs frescas
De maçãs caídas, faça adubo líquido para fertilizar plantas. As frutas coletadas são colocadas em um recipiente e preenchidas com água por 2/3 do volume. A solução é fechada com uma tampa, sob a qual o processo de fermentação ocorre. Se o recipiente permanecer ao sol, a fermentação se tornará mais ativa. Após 10 dias, você receberá uma solução aquosa rica em vitaminas e minerais, que poderá alimentar Decembrist e outras plantas. Para neutralizar o cheiro que sairá do recipiente com maçãs, adicione uma solução líquida de valeriana lá.
Chá
A preparação do chá é uma folha de chá desfiada que contém potássio, cálcio, ferro e magnésio. Pode se tornar uma fonte de fertilizantes orgânicos. A soldagem reduz a densidade do solo, o que contribui para o crescimento das raízes.
Importante! Não jogue folhas de chá em um vaso de flores: acidifica o solo, cria condições para o desenvolvimento de mofo, pequenas mosquitos e outras microflora patogênica.
Se você beber chá com açúcar, o saquinho de chá deve ser lavado dos resíduos. Sacos separados são coletados e secos. Prepare uma solução de 4 folhas de chá e 1 litro de água fervente. As saquetas são vertidas com água a ferver e insistidas durante 3 horas. As plantas são regadas com esta solução em vez da rega usual: é assim que você enriquece o solo com os elementos benéficos contidos no chá.
Sinais de alimentação inadequada
Sinais de nutrientes insuficientes são:
- retardo de crescimento;
- folhas menores e mais pálidas;
- pobres flores desabrochando ou caindo.
A presença de manchas nas folhas indica uma doença das plantas, mas uma mudança na cor das folhas é um sinal de falta de certos nutrientes.
Você sabe Dezembrista pode viver 20–30 anos em boas condições de crescimento e desenvolvimento.
Sinais de alimentação inadequada:
- caule grande, folhas pequenas de cor verde intensa, falta de flores - sinais de excesso de nitrogênio;
- manchas amarelas na superfície das folhas - é possível um excesso de fósforo;
- muito leve sombra de folhas, folhas caindo - Isso é um excesso de potássio.
A ajuda operacional ao dezembrista é rega abundante. A água lavará o excesso de substâncias profundamente no solo, e a planta poderá se recuperar.
Dicas de cuidados extras
Antes de aplicar fertilizantes, considere algumas regras importantes:
- Após o transplante em uma nova panela e um novo solo, não fertilize por pelo menos 1 mês, pois o novo solo contém uma quantidade suficiente de nutrientes.
- Molhe o solo antes da cobertura - isso melhora a absorção de nutrientes pelo sistema radicular.
- Um Natal doente é tratado pela primeira vez, mas durante esse período eles não são alimentados.
- A cobertura é aplicada de acordo com o ciclo de vida da planta.
- Não use fertilizantes sintéticos e orgânicos ao mesmo tempo - você pode superalimentar o Decembrist.
- Siga as instruções na embalagem do fertilizante.
O decembrista, como outras plantas, desenvolve-se bem se as condições para o seu cultivo forem atendidas e for fornecido com oligoelementos. Escolha as proporções de fertilizantes com base nas condições da planta. Se você não tiver certeza de que algo está faltando para o Decembrist, use meia dose de fertilizante - isso não fará muito mal, e o Decembrist poderá agradá-lo com uma flor de Natal ativa.