Nos últimos anos, o stefanotis, um arbusto sinuoso com delicadas flores brancas, ganhou popularidade no paisagismo. Este arbusto é sempre-verde, mas às vezes sua folhagem fica amarela. Por que isso está acontecendo e como lidar com isso, descreveremos em detalhes no artigo de hoje.
Descrição botânica
Na natureza, o stefanotis é comum no continente africano e na ilha de Madagascar. Para flores brancas como a neve, semelhante a uma cor de jasmim, chama-se jasmim de Madagascar.
O arbusto cresce ramificado em direções diferentes, a altura da planta excede 4 metros, é freqüentemente usado no projeto paisagístico e em jardins particulares nas regiões sul. Em casa, o crescimento do mato é regulado pela poda. As hastes são alinhadas com o crescimento, tornam-se espessas, mas não perdem flexibilidade. A flexibilidade dos galhos é usada na floricultura para criar belas composições de grinaldas e na cultura de vasos - para dar ao arbusto a forma desejada.
As folhas de stephanotis são ricamente verdes, brilhantes, densas, com uma superfície lisa e brilhante. As placas são opostas, de forma oval, com uma veia central brilhante. O comprimento da folha é de cerca de 10 cm.
Os floristas estão satisfeitos com a capacidade do stefanotis de florescer durante todo o ano. Nas extremidades dos galhos, a planta lança um grupo de pedúnculos com brotos alongados brancos com sépalas de cinco ou seis pétalas. A forma da gema se assemelha a um tubo longo com uma caixa no final quando fechada. Ao abrir, a flor mostra cinco pétalas revestidas com cera, em forma de orelha de porco. O diâmetro da flor aberta é de até 1,5 cm.
Você sabe Em grego, o nome "stephanotis" é composto por duas palavras: stephanos - "coroa" e otos - "orelha".
Após a floração, são formados frutos dicotiledôneos que se assemelham à forma de ameixa ou damasco. Quando são imaturos, é verde, geralmente com uma superfície de casca brilhante. À medida que amadurece, a pele enruga e fica bronzeada. Se você abrir a fruta, dividindo-se em duas metades, dentro poderá observar polpa carnuda (comestível), numerosas sementes marrons escuras e fibras brilhantes e sedosas.
Regras para cuidar de uma flor em casa
Você pode obter o brilho da folhagem, floração e frutificação fornecendo à planta um regime próximo às condições do habitat natural e cuidados adequados para as stephanotis.
Os parâmetros de microclima necessários e procedimentos de cuidados são os seguintes:
- iluminação - brilhante, mas disperso. Dia claro por pelo menos 10 horas, no inverno você precisa de iluminação;
- localização - janelas leste e oeste;
- temperatura - no verão + 19 ... + 22 ° С, no inverno + 15 ... + 20 ° С;
- umidade - aumento de 70-75%, pulverização diária no verão;
- rega - no verão, em dias alternados, em pequenas porções, no inverno são reduzidos a uma vez por semana;
- cobertura superior - para plantas com flores decorativas, 2 vezes por mês, de março a agosto;
- poda - à medida que cresce e é necessário.
Importante! No inverno, a flor precisa ser mantida fresca — isso estimula sua futura floração e é uma das medidas para evitar os ácaros.
Por que as folhas de stefanotis ficam amarelas e o que fazer
As plantas tropicais sempre exigem adesão estrita ao regime. Os erros do cultivador de flores levam a problemas com o florescimento e o desenvolvimento dos arbustos.
Ar seco
Stefanotis não sabe como acumular umidade, como suculentas - o produtor deve manter o modo necessário. Além das pulverizações mencionadas acima, para umedecer o ar, paletes com argila expandida úmida e seixos são colocados ao lado da planta. Você pode usar umidificadores, fontes decorativas, aquários com água limpa. A localização perto dos dispositivos de aquecimento em funcionamento é excluída.
Luz solar direta
O sol é mais ativo e agressivo durante o meio-dia, portanto, se a flor estiver em um peitoril da janela aberta, sombreie-a com uma cortina caseira de tule ou outro tecido translúcido. Caso contrário, manchas de queimaduras feias aparecerão na folhagem e as folhas poderão voar ao redor.
Deficiência de nutrientes
Por falta de nutrição, a folhagem não apenas fica amarela, mas também cai. Para o pleno desenvolvimento, a planta precisa de um complexo de minerais e vitaminas. Recomenda-se alternar complexos orgânicos e minerais durante a alimentação.
Eficaz para plantas com flores decorativas considere o seguinte:
- Bona Forte - Complexo mineral NPK mais boro, magnésio, manganês e outros elementos, incluindo vitaminas e ácido succínico. Usado como estimulador do crescimento e floração. A solução é preparada na proporção de 10 ml / 1,5 l de água, e o stefanotis é regado com ela;
- "Stimovit" - Uma preparação orgânica feita de vermicomposto promove a floração e o crescimento, protege a flor de doenças e pragas. Dilua o medicamento 1:40, usando spray.
Você sabe Moradores de Madagascar dão stephanotis para meninas em idade de casar. A crença diz: o perfume das flores atrai os homens para a casa.
Rega errada
Stefanotis reage mal à água dura, portanto, para irrigá-la, você precisa de um líquido que ficou em pé por pelo menos 24 horas. Idealmente, tome água engarrafada ou filtrada. Durante o período de desenvolvimento ativo - isto é primavera - verão, a rega das plantas é realizada uma vez por semana. Irrigar o solo em pequenas porções, aguardando absorção. A terra não deve estar molhada, deve estar molhada.
Hipotermia
Os rascunhos não são categoricamente permitidos - ao ventilar a sala, a flor é removida para o canto. Ao colocar um vaso de flores, escolha um local mais distante da varanda ou das portas de entrada. Crítico para o conteúdo é considerado uma temperatura abaixo de + 15 ° C. O sistema radicular também pode ser sub-resfriado por irrigação com água fria, o que causará amarelecimento e secagem das folhas. Portanto, a água deve ser não apenas macia, mas também quente, com uma temperatura não inferior a + 18 ° C.
Pragas
Em caso de danos causados por insetos, o produtor precisa saber que tipo de parasita é para se livrar dele e eliminar as causas da aparência.
Assim, as principais pragas dos stefanotis e métodos para lidar com eles:
- Pulgões - um inseto microscópico, geralmente verde ou esbranquiçado, pode ser alado e sem asas. O parasita é atraído pelo calor e pela umidade; portanto, não é necessário molhar os vasos e, após a pulverização, é aconselhável molhar as folhas com um pano limpo. Você pode encontrar o assentamento nas axilas das folhas e no lado inferior. Você pode destruir o inseto com a ajuda de "Actellik", pulverizando o vaso com uma solução aquosa na concentração de 2 ml / 2 l.
- Mealybug - insetos pequenos, de até 6 mm, semelhantes aos piolhos brancos desgrenhados. É perigoso não apenas porque, como os pulgões, suga a seiva das plantas, mas também porque os fungos se desenvolvem em suas secreções. A praga é atraída pelo ar seco e por partes secas das plantas. Uma colônia branca na folhagem verde é visível a olho nu, especialmente porque a praga não se esconde, se instala em toda a superfície das hastes e lâminas das folhas. Você pode combater o parasita pulverizando o stephanotis "Actara", a solução aquosa deve estar na proporção de 1 g / 1,25 L. Antes do procedimento, parte dos insetos é lavada com uma solução com sabão.
- Ácaro aranha - pequeno artrópode com uma coloração marrom da panturrilha, escondido no interior da folha. Você pode notar a derrota sugando insetos por pontos pretos na vegetação. O habitat ideal e o ambiente de reprodução são ar seco e estagnado. Os inseticidas dos ácaros geralmente são impotentes. A agrovertina é um acaricida eficaz - a pulverização é realizada com uma solução aquosa na proporção de 2 ml / 1 litro.
Como transplantar uma planta
O transplante de espécimes jovens é realizado anualmente na primavera, antes do início da floração. As amostras mais antigas geralmente substituem o solo superficial uma vez a cada 2-3 anos. Método de transplante - transbordo.
Conforme mencionado na descrição, as hastes são lignificadas e engrossadas à medida que crescem, de modo que o recipiente de plástico não é adequado, pois pode tombar. A panela é levada em cerâmica, 5-7 cm a mais que a anterior.
O solo para uma floração bem-sucedida deve ter uma reação ligeiramente ácida.
Prepare-o com os seguintes componentes (3: 2: 1: 1):
- solo foliar;
- solo argiloso;
- turfa;
- areia do rio.
Tecnologia de transplantes:Importante! Você precisa trabalhar com stefanotis com luvas: seu suco é venenoso. Pelo mesmo motivo, é colocado fora do alcance de crianças e animais de estimação.
- Para facilitar a extração de stefanotis do tanque antigo, o vaso é regado no dia anterior.
- Gentilmente, segurando uma mão, passe para fora da panela.
- Inspecione o sistema radicular quanto a podridão, danos. As partes doentes são removidas, a fatia é tratada com carvão ativado em pó e seca.
- No fundo do novo tanque, eles colocam a drenagem - isto é cascalho, seixos.
- Um terço da panela está cheio de terra, uma planta é colocada ali, as raízes são endireitadas e o solo é adicionado.
- Durante 2-3 dias, a flor é colocada na sombra para adaptação.
O jasmim de Madagascar exigirá a atenção de um produtor, mas sua floração incomum e perfumada agradará aos olhos quase o ano todo. A prevenção de problemas durante o cultivo estará em conformidade com as regras de atendimento.