Kalanchoe é uma planta de casa, familiar a muitos desde a infância. É uma suculenta decídua, que possui vários métodos de reprodução. Sobre como a floração de Kalanchoe se propaga, e este artigo será discutido.
Como propagar Kalanchoe
Kalanchoe são freqüentemente encontrados em lojas de floristas e centros de jardinagem. A maioria deles são espécies em vasos que podem ser cultivadas ao ar livre. As flores começam a perder sua atividade no segundo e terceiro anos de crescimento, e são substituídas por novas cópias. Os métodos de reprodução são bastante fáceis e acessíveis a todos.
Suculento considerado pode se multiplicar:
- crianças
- uma folha;
- por sementes;
- estacas;
- rins axilares.
Você sabe O nome Kalanchoe é considerado de origem chinesa. Essas plantas são muito populares como interiores decorativos devido aos baixos requisitos de conteúdo, em particular à rega e às cores brilhantes.
Estacas na água
Após um período de floração, algumas variedades de Kalanchoe perdem a aparência. Eles se esticam e não se tornam muito bonitos; portanto, recomendam o cultivo de um novo em vez da planta antiga.Como cortar Kalanchoe:
- Corte a parte superior para que você tenha uma parte reta da planta com várias folhas.
- Coloque o pedúnculo no promotor de crescimento atarracado ou de crescimento ecológico por 18 horas. O estimulador melhorará a sobrevivência das mudas e contribuirá para o crescimento do sistema radicular.
- Prepare uma panela com pequenos orifícios de drenagem. Panelas de barro são uma boa opção para suculentas porque são respiráveis.
- Encha a panela com solo bem drenado. Pode ser um solo suculento comprado em uma loja ou uma mistura de 60% de turfa e 40% de perlita. É importante que o solo não retenha umidade.
- Faça um buraco no solo com uma caneta esferográfica.
- Coloque o talo no buraco.
- Despeje o talo.
- Coloque a panela em um peitoril da janela ensolarada, mas não sob luz solar direta.
Crianças
As variedades "vivíparas" são reproduzidas por crianças. Cópias em miniatura com duas folhas e raízes pequenas aparecem ao longo da borda da chapa. À medida que amadurecem, essas crianças caem no chão e criam raízes, formando ao lado da planta principal um tapete verde do jovem Kalanchoe.
Importante! Alguns tipos de Kalanchoe contêm toxinas que podem causar problemas cardíacos nos animais que os comem.
Você pode coletar várias crianças passando a mão ao longo da folha: nela permanecerão as amostras prontas para o enraizamento. Plante-as em uma panela pequena e, após alguns meses, você terá plantas novas e bem enraizadas. Entre as variedades que podem ser propagadas dessa maneira, Kalanchoe pinado, tubular e Degremon.
Folha
Você pode cultivar uma nova planta a partir de uma folha da anterior. A germinação é melhor usada no início da estação de crescimento, da primavera ao início do verão, embora algumas espécies possam ser propagadas o ano todo.
Importante! Propagação de folhas — uma das maneiras menos confiáveis. Sua folha apodrecerá se a temperatura estiver abaixo de + 20 ° C, houver luz insuficiente ou muita umidade.
Escolha sempre uma folha saudável, jovem e totalmente cultivada. Não use folhas doentes ou danificadas por pragas. Encha a panela com solo bem drenado. Uma folha de suculenta deve ser deixada por um dia ou dois para amadurecer antes do plantio. Como resultado disso, ocorre um espessamento da superfície de corte, o que é bom para o enraizamento.
- Pegue um pote de terra para suculentas.
- Plante uma folha e despeje.
- Não é necessário cobri-lo com nada, mas certifique-se de colocá-lo em um local quente e com boa iluminação.
- O solo deve ser mantido úmido.
Prole
Para que o Kalanchoe não se estique, você pode cortar o topo. Isso limitará o crescimento da planta mãe, mas também pode contribuir para o surgimento de uma prole próxima ao caule da planta mãe. Ele pode ser desconectado cuidadosamente assim que for grande o suficiente e colocado em uma panela separada.
Rins axilares
Esta é uma das opções de criação mais comuns.
Você sabe O extrato de Kalanchoe tem as propriedades de um imunossupressor. E Kalanchoe pinnata está registrado em Trinidad e Tobago como um tratamento para hipertensão.
O processo inclui as seguintes etapas:
- Corte o broto axilar do seu Kalanchoe. Remova todas as folhas do ramo inferior de 5 cm, exceto as 2 folhas superiores.
- Coloque o galho em uma toalha de papel e deixe por vários dias para secar (cerca de 3 dias).
- Mergulhe o final do ramo na solução estimulante do crescimento por 20 horas. O hormônio estimulará o crescimento e o desenvolvimento do sistema radicular.
- Pegue uma panela nova com orifícios de drenagem.
- Encha a panela com solo bem drenado.
- Faça um buraco no solo com uma caneta esferográfica.
- Coloque o galho no buraco.
- Umedeça o solo.
- Cubra as mudas com um saco plástico, criando o efeito de uma estufa. Você não pode cobrir tudo, mas faça vários cortes no saco e coloque-o na planta, cobrindo o chão.
- Coloque a panela sob luz solar direta e brilhante e não se esqueça de regar as mudas periodicamente (cerca de uma vez por semana).
- Até que as mudas se enraízem, não mova a panela.
- Remova o pacote após 2-3 semanas, quando o sistema raiz estiver suficientemente desenvolvido.
Sementes
A propagação por sementes é uma maneira muito interessante: você pode polinizar cruzadamente 2 plantas ou mais e criar um híbrido que possuirá as propriedades das espécies-mãe.
Para atravessar Kalanchoe, você precisará de 2 plantas com flores. Pegue um pincel pequeno e vá de flor em flor, escovando os estames de uma planta e o estigma de outra.
Você sabe Kalanchoe — Uma planta muito popular durante a celebração do ano novo chinês. Os chineses acreditam que isso traz riqueza e prosperidade.
As sementes resultantes podem ser germinadas em solo quente e levemente úmido. Composição do solo: solo para cactos e solo foliar em proporções iguais. Calor e umidade ativam o hormônio do crescimento de sementes. A germinação levará cerca de 10 dias. Você pode mergulhar as mudas após 6-8 semanas e plantá-las em um local permanente - quando atingirem uma altura de 10 a 15 cm.
Erros comuns na criação de Kalanchoe
Erros comuns que ocorrem durante o cultivo estão relacionados ao não cumprimento das regras de cuidados.
Os principais erros:
- A temperatura do ar está abaixo de + 20 ° C - uma planta jovem interrompe seu crescimento e enraíza-se mal.
- O solo deve estar úmido, mas não úmido, pois isso contribui para a podridão.
- A área de crescimento sombreada também reduz as chances de germinação.
- Cuidado com pragas. Na maioria das vezes, Kalanchoe ataca pulgões.
Regras para transplantes
Kalanchoe, como a maioria das plantas domésticas, superará o tamanho de seu vaso ao longo do tempo. Plantas que não são transplantadas anualmente podem sofrer os efeitos adversos de um sistema radicular excessivamente grande. Eles param de florescer e crescer mal, já que a quantidade de solo no vaso não é suficiente para o seu desenvolvimento.
As suculentas são preparadas para transplante na primavera, antes da planta entrar na fase de crescimento ativo. O momento ideal para um transplante é de fevereiro a março.As principais regras a serem lembradas ao transplantar:
- Pare de regar duas semanas antes do transplante para que o solo fique completamente seco.
- Retire a flor da panela.
- Remova parte do solo da zona radicular, fazendo pequenos cortes ao longo dos lados da bola radicular.
- Use parte do novo solo poroso para transplante sem destruir a raiz existente. O novo solo é simplesmente preenchido com vazios ao redor da bola.
- Antes de usar o novo solo, verifique seu nível de acidez. Deve ser neutro - de 5,8 a 6,3 pH.
Como você pode ver, cuidar de Kalanchoe e sua reprodução em casa é muito simples. A planta pode ser propagada de diferentes maneiras, e todas elas são aproximadamente igualmente eficazes. Você só precisa escolher o que for mais conveniente para você.