Hortênsia decora o local com seus botões grandes e elegantes até o tempo frio. Mas para que o mato não perca sua beleza, seja saudável e resistente a muitos perigos, é necessário cuidar bem dele. O nome da flor em si é traduzido como um vaso de água, o que significa que a água é a chave para seu crescimento bem-sucedido. Mas outro ponto importante é o fertilizante, porque a planta, como outros organismos vivos, requer vitaminas.
Tipos de Alimentação
- O fertilizante contribui para:
- fortalecimento de brotos, caules e botões;
- crescimento rápido;
- floração exuberante;
- remover uma cor específica de botões;
- proteger o mato de doenças.
A suplementação de hortênsia pode consistir em fertilizantes minerais e orgânicos. Os produtos baseados na loja são mais utilizados em combinação, pois você não precisa medir as proporções, mas simplesmente siga as instruções na embalagem.
Importante! A hortênsia não pode ser alimentada com cinzas, pois o solo se torna muito alcalino. Por esse motivo, a flor pode ficar doente.
Entre os jardineiros, essas empresas agora são populares:
- Fertika - produza fertilizante líquido, que é derramado no chão uma vez por semana. Graças à sua composição segura, também pode ser usado para hortênsias internas. Faz flores e folhas brilhantes e bonitas.
- Pokon - acelera e prolonga a floração. Aplique na primavera e todos os elementos benéficos nutrem a planta durante toda a estação.
- Bona forte - uma ferramenta universal para fortalecer plantas. Capaz de mudar a cor de algumas variedades.
Você pode alternar com cobertura complexa e orgânica:
- esterco;
- infusão de ervas;
- vermicomposto;
- solução de verbasco;
- húmus.
O que alimentar no outono
No outono, você precisa abordar completamente o aquecimento da hortênsia para o inverno. Durante esse período, requer nutrição de alta qualidade. A planta precisa ser fertilizada com agentes de fósforo e potássio. Para fazer isso, dilua 1 colher de sopa. eu superfosfato e sulfato de potássio em 10 litros de água. Para um arbusto, serão necessários cerca de 8 litros de solução.
Você sabe No mundo, existem hortênsias que não crescem na forma de um arbusto, mas parecem pequenas árvores.
Você também pode tomar húmus, que deve ser colocado perto da flor. Como a planta adora a água, ela não tolera a menor seca, verifique se o solo está sempre úmido. Para a irrigação, é melhor usar chuva, assentada ou purificada, de preferência água morna.
Vídeo: Alimentando hortênsias antes do inverno
Em setembro
Quase todos os fertilizantes de outono caem em setembro, antes do início de fortes geadas. As preparações de fósforo e potássio são introduzidas no solo, que preparam a flor para a geada. Biohumus, húmus, turfa também são usados. Os orgânicos são dispostos no topo, perto das raízes, o que ajudará a aquecê-los no inverno.
Importante! É impossível fertilizar com nitrogênio, pois eles contribuem para o desenvolvimento de novos rins, mas não terão tempo para ficar mais fortes e congelar.
Após o corte
Quando toda a folhagem voa, você pode começar a preparar a planta para o inverno. Como os galhos das hortênsias estão ativamente espessando, eles devem ser cortados. Este procedimento deve ser realizado no outono, quando o arbusto "adormece". Certifique-se de remover a madeira morta, pois ela pode quebrar da neve.
Os brotos doentes e danificados são removidos. Além disso, as folhas são chamuscadas para não provocar a propagação de doenças. Imediatamente após o corte, não é possível entrar no curativo, é necessário aguardar 2 semanas e fertilizar com produtos de fósforo e potássio.
Importante! Se a hortênsia não for cuidada, ela deixará de florescer. E a reabilitação pode levar muitos anos.
Características do curativo de outono em preparação para o inverno
Antes de cobrir o inverno, a planta precisa ser fertilizada com produtos orgânicos. Você pode cobrir a superfície da terra perto do sistema radicular com adubo ou composto. Este método ajudará a aquecer a planta em clima frio, e a flor receberá elementos úteis durante o inverno. A última vez que a hortênsia é alimentada algumas semanas antes do tempo frio e deixada até o aquecimento.
A diferença na alimentação de diferentes tipos de hortênsias
Para cultivar uma planta elegante e saudável, você precisa levar em consideração as necessidades de cada variedade. E pegue fertilizantes adequados para esta flor em particular. A cobertura, dependendo do tipo de hortênsia, não é muito diferente, mas ainda existem alguns recursos. Se você os seguir, poderá obter ótimos resultados na criação de flores.
Você sabe A sombra da hortênsia de folhas grandes depende da composição do solo.
Árvore
Entre todos os tipos de hortênsias, o tipo árvore é o mais resistente, persistente e despretensioso. Muitas variedades podem sobreviver a temperaturas de até -20 ° C. No outono, o mato é preparado para o inverno - são introduzidos fósforo e potássio. O nitrogênio não é regado. Palha com húmus, estrume ou composto. Para fortalecer novos rins, regue-o com uma solução fraca de manganês.
Folha grande
Hortênsia de folhas grandes é muito mais caprichosa do que em panículas ou em forma de árvore. Como essas espécies rapidamente se enraízam nas latitudes domésticas e no inverno sem muito abrigo. E macrófilos suaves precisam de uma viagem especial.
Antes de fertilizar a hortênsia de folhas grandes, considere algumas das nuances:
- As variedades azuis requerem solo ácido no qual o fósforo está presente. No outono, você pode fazer uma solução de sulfato de potássio e sulfato de amônio. Agulhas, húmus, biohumus são adequados para a cobertura morta.
- Rosa precisa de fósforo. Nos fundos da loja, você pode usar "Agricola 2". De estrume orgânico, uma infusão de verduras.
- Branco e vermelho são fertilizados com fertilizantes minerais complexos.
Antes da introdução de fertilizantes químicos, você precisa regar bem a flor para não queimar as raízes. Muitos jardineiros costumam recorrer a receitas populares, por exemplo, para equilibrar a acidez do solo, diluir 60 g de ácido cítrico em 10 l de água (você pode usar 100 ml de vinagre de mesa). Com uma solução, regue a terra ao redor da flor.
Importante! Variedades de hortênsias de folhas grandes são muito tenras, portanto não exagere nos componentes úteis, pois podem causar grandes danos em excesso.
Panícula
Hortênsia em panículas precisa de fertilizante constante. Se você não der a ela, ela deixa de florescer, crescer, torna-se monótona e sem vida. Você pode alimentar uma flor com uma solução de verbasco 2 vezes em 2 semanas. Para 1 balde, você precisa de 3 litros de água.
A preparação para o período de inverno inclui a poda de galhos e caules danificados. Livre-se das folhas. Depois disso, é proibido produzir minerais e matéria orgânica por 2 semanas. Após esse período, o estrume é triturado. Isso é feito para aquecer as raízes, algumas das quais estão na superfície. Em geral, a alimentação da hortênsia em panículas não difere da adubação de variedades semelhantes às árvores.
A acidez do solo e fertilizantes adequados, bem como a rega regular, são uma maneira direta de obter uma planta saudável e chique que surpreenderá todos os transeuntes. Como muitos jardineiros dizem, a hortênsia é uma flor grata. Se você conhece todas as características de diferentes tipos, ela não vai tirar muito tempo e energia de você, mas agradecerá com uma beleza indescritível até o inverno.