Se você gosta de jardinagem em casa e deseja reabastecer sua coleção com algo exótico, recomendamos que você preste atenção a uma planta incomum como a carnosa hoya. Esta flor é capaz de cativar a beleza de qualquer pessoa. Falaremos sobre as características de seu cultivo em nosso artigo.
Descrição botânica da planta
A Hoya Carnosa é uma planta exótica que vive em estado selvagem na Austrália, sul da China e também nas ilhas do Pacífico. A vida útil de uma flor é de até 15 anos. Floresce ao longo de junho e julho e, depois de uma pequena pausa, em setembro.
As flores são pequenas, coletadas em guarda-chuvas densos com até 2 cm de diâmetro. Sua principal diferença é um forte cheiro de mel.Sistema raiz | Desenvolvido |
Caule | Encaracolado, até 10 m de comprimento, tem muitos brotos |
Forma de folha | Pontudo |
Cor da folha | Verde escuro |
Forma da flor | Estrela |
Cor da flor | Branco, rosa, vermelho |
Tipos principais
Na natureza, mais de 200 espécies de hoya crescem.
Você sabe A flor recebeu o nome do jardineiro inglês Thomas Hoy, que começou a cultivar essa planta em ambientes fechados no final do século XVIII.
Considere as principais variedades cultivadas em ambientes fechados:
- Hoya Carnosa Variegat. Esta espécie difere da carnosa hoya real em flores. Eles são rosa claro com uma guarnição branca.
- Hoya Kerry. Possui grandes folhas carnudas em forma de coração, que podem ter metade do tamanho da palma de uma pessoa. A cor das flores é branca e vermelha. Esta espécie é necessariamente cultivada com suporte por causa das folhas grandes e pesadas.
- Hoya compacto. As folhas são torcidas, parecendo cachos na aparência. As inflorescências são pequenas e compactas. Daí o nome da variedade. A cor das flores é rosa pálido.
- Hoya Lacunose. As folhas da planta são dobradas nas bordas. Eles são de cor verde escuro com pequenos pontos brancos por toda a superfície. As flores são brancas, pubescentes, com um pequeno asterisco amarelo ou creme no centro. Esta espécie tem um aroma muito forte, mas agradável.
- Hoya linearis. As folhas são finas, externamente semelhantes às agulhas longas. Folhas com uma tonalidade cinza, ligeiramente pubescente. As flores são brancas ou creme com pequenas vilosidades.
- Hoya multiflora. Difere de outras espécies porque cresce na forma de um arbusto. As folhas são grandes, ovais. As flores externamente se assemelham a uma estrela pontiaguda. Eles são brancos na cor com pontas amarelas. Com os devidos cuidados, essa espécie pode florescer o ano todo.
- Hoya é contratado. A planta difere de outras espécies em grandes folhas redondas de cor verde brilhante com pequenas manchas pálidas. As flores são rosa claro com uma estrela escura de framboesa no meio. As flores são coletadas em inflorescências de 30 árvores. O cheiro deles se assemelha ao de uma rosa.
- Hoya bella. As folhas são finas, longas, parecendo uma ponta de flecha arredondada. As flores são brancas, com uma estrela bordô no centro. Eles são coletados em inflorescências em forma de cluster de 7 a 9 peças.
- Hoya Flavida. As folhas são ovais, pálidas. Uma característica distintiva é a cor amarela das flores com uma pequena estrela bordô no centro.
- Hoya Carnosa Tricolor. Esta espécie é muito incomum na aparência. As folhas são brancas leitosas no meio, verde-claro nas bordas, com estrias rosadas. Daí o nome da espécie. As flores são roxas claras com um meio vermelho escuro.
- Hoya retuza. As folhas são finas, alongadas. No final, eles são em forma de coração. As flores são brancas, com um centro roxo. Esta espécie tem um aroma original semelhante ao cheiro de limão.
- Hoya Polyneira. Esta espécie cresce na forma de um arbusto. As folhas parecem um losango. Eles têm veias verde-escuras. Estrela exterior de cor leitosa curvada. A estrela interna é Borgonha. Pode florescer por um ano inteiro.
- Hoya Kaudata. As folhas são ovóides. As flores são brancas, felpudas, com uma estrela escura no meio.
Microclima
Se você deseja que a sua hoya interna seja agradável durante muito tempo, é necessário criar um microclima apropriado para ela.
Vídeo: Revisão da planta carnosa de Hoya
Localização e Iluminação
Um pote de hoya é melhor colocado no parapeito da janela sul, pois essa flor é fotofílica. Assim, você fornecerá à planta o nível de iluminação desejado. Mas lembre-se de que a luz direta do sol afeta adversamente a hoya, portanto, ela deve ser evitada. Com iluminação insuficiente, o hoya não floresce.
Importante! Não altere a localização do hoya e não o gire depois que os botões aparecerem, pois os redefinirá. Proteja a planta de correntes de ar.
Temperatura e umidade
No verão, a temperatura ambiente (+20 ... + 25 ° C) é bastante adequada. No inverno, você precisa abaixar a temperatura ambiente da flor para + 15 ° C. Hoya precisa de alta umidade (80% ou mais). Isto se deve ao fato de que a planta na natureza vive em áreas com clima úmido. Para aumentar a umidade, é útil pulverizar a hoya. Isso deve ser feito para que a água não caia sobre os brotos e flores.
Home Care
Hoya é despretensioso ao sair. Mas você ainda precisa conhecer as principais recomendações que permitirão que a planta cresça e se desenvolva bem.
Rega
Hoya é vertida com água à temperatura ambiente usando o método das raízes. No verão, a planta precisa de mais água do que em outras épocas do ano; portanto, a rega deve ser abundante, necessariamente porque a camada superior do solo seca. Na estação fria, a rega deve ser reduzida. Hoya tolera uma falta de umidade melhor que seu excesso.
Importante! Após a rega, escorra a água da panela, caso contrário, as raízes da flor começarão a apodrecer.
Aplicação de fertilizantes
Os fertilizantes Hoya devem ser aplicados durante todo o ano, exceto no inverno. Uma vez por mês, use o curativo Osmokot. Pulverize a flor duas vezes por mês com húmus líquido, como o Biohumus. Use estes produtos de acordo com as instruções na embalagem.
Poda
A carnosa de Hoya não pode ser cortada, pois isso será estressante para a flor, por causa da qual ela pode adoecer. Você não pode nem remover pedúnculos antigos. Depois de um tempo, eles voltarão a florescer. Apenas folhas danificadas podem ser removidas.
Transplante
Recomenda-se transplantar a hoya em abril a cada 2-3 anos, não com mais frequência, uma vez que os transplantes frequentes são um estresse para a planta. O Hoya é transplantado para um solo especial que consiste em solo arborizado e úmido (3: 2: 2). Você pode comprar solo especial para palmeiras ou adicionar musgo-esfagno, casca de árvore triturada ao solo preparado.
Hoya é transplantado para os vasos. O diâmetro deve ser ligeiramente maior que o anterior. Uma planta começa a florescer somente quando as raízes enchem o vaso inteiro. Hoya floresce profusamente em um recipiente apertado. Uma panela muito grande vai atrasar esse processo. Certifique-se de que haja um orifício de drenagem na panela para liberar o excesso de umidade e permitir que o oxigênio flua para as raízes da planta.A flor é transplantada na seguinte sequência:
- Primeiro, remova cuidadosamente a planta da panela velha, inclinando-a levemente.
- Liberte as raízes do chão. Veja se eles são saudáveis. Retire as peças danificadas.
- Encha a maior parte do novo tanque com solo pré-preparado.
- Coloque a flor em uma panela nova.
- Despeje o restante do solo nele e bata por cima.
- Regue a hoya e coloque-a em um local ensolarado.
Reprodução
Propagar a planta usando estacas e sementes. Considere cada um dos métodos com mais detalhes.
Vídeo: criação Hoya
Estacas
Para isso, são utilizadas estacas apicais, que são cortadas a um nível de 10 a 15 cm a partir do topo. Deve haver vários botões na alça. Para enraizar uma nova planta, plante-a em turfa misturada com areia na proporção de 1: 1. Umedeça o solo. Mantenha uma panela com uma alça plantada em um local muito quente.
Importante! Quanto maior a temperatura na sala, mais rápido a raiz se enraíza.
Outra maneira é colocar o talo na água e colocar em um local quente. Após cerca de duas semanas, as raízes aparecerão. Tendo percebido, as mudas são plantadas imediatamente no solo.
Cultivo de sementes
As sementes de Hoya lembram sementes de dente de leão. Eles precisam ser colhidos de flores e secos. Depois disso, as sementes são plantadas no mesmo solo que as mudas. Para semear rapidamente, coloque a panela com eles em um local quente. Regue o solo regularmente assim que a camada superior secar. Ao mesmo tempo, evite o alagamento do substrato.Após 3 meses, as plantas saudáveis são retiradas de todas as mudas e plantadas em um recipiente separado. Você também pode plantar sementes em musgo esfagno umedecido, embrulhado em uma rede de nylon e colocado em um local quente. Nesse caso, as sementes irão brotar mais rapidamente. Uma vez que germinam, pequenas plantas são plantadas com musgo em uma panela.
Dificuldades crescentes
Durante o cultivo de hoya, os cultivadores de flores podem encontrar dificuldades representadas por doenças e pragas:
- Fungo. Você pode se livrar dela pulverizando a planta com uma solução a 1% de líquido Bordeaux. Para prevenção, lave o hoya regularmente no chuveiro.
- Tripes e insetos de escala. Você pode se livrar de pragas com a ajuda de medicamentos especiais ("Doctor Foley", "Fitoverm", "Trichophyte"). Eles são usados de acordo com as instruções. Como medida preventiva, lave a planta de vez em quando no chuveiro.
- Molde na superfície do solo. Aparece por excesso de umidade. Nesse caso, reduza a rega.
- Manchas escuras nas folhas. Aparecem como resultado da exposição à planta sob luz solar direta, o que deve ser evitado.
- Falta de flores. Isso acontece quando a iluminação é insuficiente, se a temperatura ambiente for muito alta no inverno, se o hoya cresce em uma panela muito próxima e não possui nutrientes. Descubra a causa da falta de floração e elimine-a.
- As folhas estão secas. Este é um sinal de baixa umidade. Precisa ser aumentado.
Você sabe O aroma da hoya pode causar alergias, portanto as pessoas com uma reação alérgica aumentada devem parar de cultivar esta flor. Além disso, as folhas de hoya contêm toxinas fracas. Mantenha animais de estimação e crianças longe do contato.
A Hoya Carnosa é uma planta única, adequada mesmo para cultivadores iniciantes. Seguindo as regras para cuidar desta flor exótica, você pode apreciar a beleza que esta planta lhe dará por um longo tempo.