A variedade de plantas de jardim é impressionante em sua beleza. Um dos mais populares no cultivo de arbustos é a hortênsia, numerando dezenas de variedades. No contexto, uma espécie de folhas grandes (outro nome - macrófilo) se destaca com uma coroa de flores exuberantes, caracterizada por um tamanho de folha grande e inflorescências pesadas. Este material discute as características de seu cultivo, as diferenças varietais e os princípios básicos do cuidado.
Características da hortênsia de folhas grandes
Nem todas as plantas de jardim possuem floração exuberante, combinada com cuidado fácil e resistência ao gelo. Hortênsia, cujo nome é traduzido do latim como "um vaso com água", pertence ao seu número, sendo uma cultura invejável para o cultivo em hortas privadas e áreas de parques. Também amplamente utilizado como planta de casa em vaso.
A espécie é um arbusto de folha larga com uma coroa redonda e um tronco denso, que se alignifica ao longo do tempo. A principal característica da planta é a sua floração - a hortênsia de folhas grandes é capaz de produzir até 400 inflorescências em uma instância. Eles podem ser pintados em diferentes tons (de branco a roxo), dependendo da variedade, formando escudos exuberantes com flores grandes. O período de floração abrange julho - início do outono.
Vídeo: Cultivo de hortênsias de folhas grandes
Descrição botânica das espécies
Hortênsia de folhas grandes pertence a plantas do gênero Hydrangia. O arbusto pode atingir uma altura e diâmetro de 3 m, e em condições naturais cresce até 10 m. Os galhos são de cor marrom ou vermelha, folhas alongadas ligeiramente pubescentes e verde-escuras com serrilhadas.
As panículas em forma de cone de inflorescências de variedades cultivadas atingem um diâmetro de 20 cm e podem ser localizadas em caules de até 30 cm de comprimento.As folhas simples e em forma de ovo são pintadas em verde escuro. O fruto da hortênsia forma uma caixa com 2 a 5 seções e inúmeras sementes pequenas.
Variedades populares de hortênsia de flores grandes
Hortênsia de folhas tem muitas variedades que são cultivadas por jardineiros. O mais popular deles:
- Sensação de vermelho;
- Hepburn;
- Nikko Blue;
- Condessa Kozel.
Você sabe A saturação das flores da hortênsia pode ser controlada alterando a acidez do solo. Quanto mais neutro o pH, mais leves as pétalas.
Sensação vermelha
Variedade resistente ao gelo com lindas flores vermelhas. O nome corresponde à aparência - grandes inflorescências são capazes de decorar um parque ou um terreno pessoal com flores brilhantes. Ramos com panículas são tão exuberantes que um arbusto curto pode dobrar-se facilmente com o seu peso.Red Sensation floresce duas vezes por temporada - primeiro nos galhos do ano passado e depois nos brotos do ano atual.
Senhorita Hepburn
É um arbusto comum, atingindo uma altura de 1,5 metro, com flores de cor rosa ou púrpura - dependendo da acidez do solo. A planta é usada como uma decoração única do local. As inflorescências secas não perdem a cor; em conexão com isso, são frequentemente usadas na floricultura.
Nikko Blue
Uma das poucas variedades de hortênsias de folhas grandes, que podem crescer não apenas no jardim, mas também em casa. A bucha é bastante alta - até 1,5 m e o mesmo diâmetro. As flores em inflorescências esféricas densas são grandes e têm uma cor azul ou azul.
Condessa Kozel
Outra transcrição do nome da variedade Kozel é "Kossel". Uma planta resistente ao frio, capaz de se desenvolver normalmente e florescer luxuriantemente no início de julho. Suas inflorescências rosa-brancas atingem um diâmetro de até 25 cm e são suportadas por hastes poderosas. Grandes "bolas" com flores são complementadas por folhas grandes que distinguem a variedade com uma beleza especial.
Aterragem ao ar livre
Antes de plantar uma muda em um local constante de crescimento, é necessário determinar se o solo, a iluminação e o terreno são adequados para ela. Seu futuro esplendor da floração e uma aparência saudável depende disso.
Importante! Paraa boca das hortênsias não pode ser plantada sob a copa de uma árvore, mesmo que a maior parte do dia esteja ao sol. O fato é que uma árvore pode "coletar" todas as substâncias minerais e umidade do solo.
Tempo de pouso
Você pode plantar um arbusto jovem na primavera e no outono. Ao plantar na primavera, é melhor aguardar o clima quente estabelecido. Isso geralmente acontece no início de maio, quando os dias ensolarados vêm após o derretimento da neve e as chuvas frias. E no outono, é necessária uma margem de tempo para enraizar as mudas e adaptá-las a um novo local de crescimento.Recomenda-se plantar o mato em setembro, para que as primeiras geadas do outono não surpreendam a planta jovem e não danifiquem sua parte aérea.
Seleção de assento
A hortênsia pode crescer tanto em áreas abertas quanto em sombra parcial. No primeiro caso, as folhas são menores, mas permanecem grandes inflorescências; no segundo caso, a folhagem aumenta e as flores são menores. O meio de uma pequena encosta, uma suave descida de parque ou uma planície, onde não haverá estagnação da água após as chuvas, é o mais adequado.
Preparação do solo e mudas
A planta prefere solo fértil e moderadamente ácido. Em tais condições, desenvolve-se rapidamente e demonstra de maneira mais vívida suas melhores qualidades na forma de grandes inflorescências e grandes folhas verde-escuras. Mas a hortênsia não tolera cal no solo - ela deixa de crescer, após o que murcha e morre.
Para o plantio, escolha um arbusto com um sistema radicular normalmente desenvolvido. Galhos e partes das raízes danificados são removidos com tesouras afiadas. Antes do plantio, as mudas são imersas no nível do colo da raiz em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 a 30 minutos. Este procedimento pode ser realizado duas vezes - à noite e depois pela manhã, pouco antes de ser colocado no chão.Algoritmo de pouso
Plante uma planta na mesma sequência que outros arbustos de flores. Nesse sentido, a hortênsia difere pouco de seus "vizinhos" no jardim.
A sequência de aterrissagem é a seguinte:
- Por duas semanas, é necessário cobrir o local da muda com uma espessa camada (cerca de 10 cm) de serragem ou agulhas - isso preservará a umidade do solo.
- 2-3 dias antes do plantio, cavar um buraco de plantio com dimensões várias vezes maiores que os rizomas das mudas - geralmente com 80 cm de profundidade e o mesmo diâmetro.
- Coloque 10-15 cm de “Vermiculita” ou tijolo quebrado no fundo - isso é necessário para a remoção normal do excesso de água, tanto para irrigação quanto para a chuva.
- Colocar um balde de húmus ou turfa - isso aumentará o valor nutricional do solo.
- De manhã cedo ou ao pôr do sol, coloque as mudas verticalmente na cova e polvilhe-a com o solo.
- Bata suavemente no chão e despeje 1-2 baldes de água morna.
Cuidado
Cuidados adicionais para a planta jovem consistem em regar, fertilizar, formar uma coroa e preparar-se para o inverno.
Rega e fertilizantes
A quantidade aproximada de água para cada arbusto de hortênsias higrófilas é de 20 litros por semana, à medida que o solo seca. É possível determinar a necessidade de irrigação, verificando a umidade do solo, fazendo escavações de 2 a 3 cm. Se a terra secou nesse nível, é possível regar o arbusto com água morna e assentada - isso terá um efeito benéfico no desenvolvimento das mudas.
Para um crescimento rápido e uma floração exuberante, a hortênsia deve ser alimentada a cada duas semanas com soluções de alumínio-potássio (até 5 g por 1 litro de água sob o arbusto).
Você sabe Se você adicionar fertilização em um lado da zona da raiz ou se dividir em setores fertilizados ao redor da planta em setores, poderá obter flores de cores diferentes em um arbusto.
Você também pode trazer sob o tronco uma infusão fraca de verbasco de acordo com este esquema:
- no início da primavera, para fortalecer as mudas e acelerar a ramificação;
- em junho para verter botões;
- no meio do verão (julho ou início de agosto) para prolongar a floração e a formação de novos brotos nas variedades reparadoras.
As mudas do primeiro ano precisam ser regadas uma vez por mês com uma solução fraca de permanganato de potássio. Isso ajuda a combater bactérias e fungos putrefativos.
Aparar e modelar
Cada jardineiro decide independentemente se deve cortar o arbusto, porque existem diferentes prós e contras desse procedimento. A planta não requer poda, pois forma novos brotos nas axilas dos brotos antigos. Isso ocorre nas variedades de reparo e normal. Nesse sentido, a formação pode atrapalhar a segunda floração no primeiro e a formação de brotos no próximo ano no segundo.
Variedades de parque que não precisam da formação de grandes inflorescências, bem como de flores longas e exuberantes, são recomendadas para poda. Se eles forem usados como um elemento do projeto paisagístico, você poderá remover todos os galhos - tanto os ramos mais espessos quanto os crescidos desigualmente, jovens e danificados.Os galhos do ano passado são podados corretamente no início da primavera, antes do fluxo de seiva, e os jovens podem ser corrigidos através da formação de um arbusto na estação quente.Preparações de inverno
No final do outono, a hortênsia deve estar preparada para as geadas do inverno. As plantas do primeiro ano são podadas a uma altura de cerca de 8 cm acima do solo. Depois disso, são polvilhadas com lixo seco de agulhas, folhagem, serragem ou turfa a toda a altura e cobertas com uma película plástica no topo, que é pressionada contra as rajadas de vento por troncos ou pedras.
1- rebentos inclinados, 2 -cobertura, 3- ramos de abeto, 4- lutrasil, 5- pedra
Métodos de criação
A reprodução desta planta despretensiosa é realizada por todos os métodos conhecidos para arbustos de jardim:
- estacas;
- estratificação;
- por sementes;
- divisão do rizoma.
Estacas
Os brotos jovens, ainda não lignificados, são cortados no outono com um comprimento de 10 a 15 cm, removendo as folhas inferiores, aprofundando as mudas em um recipiente com turfa de 2-3 cm e deixando-as em uma estufa aquecida ou em um peitoril da janela durante todo o inverno. Na primavera, seu enraizamento é verificado e transferido para uma estufa ou já em campo aberto.
Camadas
No outono, um forte ramo inferior do mato é dobrado em um sulco previamente preparado e fertilizado com turfa no chão, reforçado nessa posição com suportes de metal ou plástico e coberto com terra.
As camadas podem aparecer já no próximo verão ou outono, mas ainda não precisam ser tocadas. Após um ano, cada broto que aparece criará raízes, o que será suficiente para um transplante. Cada muda é cortada e plantada em seu lugar para crescimento.
Sementes
As sementes coletadas no final da floração são secas, estratificadas em turfa por 2-3 meses, lavadas em uma solução de permanganato de potássio e plantadas em casa de vegetação no início da primavera até a germinação de brotos viáveis. No início de maio, a estufa pode ser aberta, mudas plantadas em estufa e em áreas com clima quente - em solo úmido.
Dividindo o mato
Dividir o mato é a maneira mais rápida de obter uma planta nova e já adulta. Para fazer isso, desenterre cuidadosamente a hortênsia já desenvolvida e remova seu sistema radicular do solo. A raiz, juntamente com as hastes que crescem, é dividida em várias partes (de preferência duas). Depois disso, cada parte é adicionada gota a gota nos poços pré-preparados.
Doenças e seu tratamento
Hortênsia sofre pouco de doenças, mas pode ser afetada por míldio ou clorose. Em ambos os casos, as folhas são iluminadas com sua secagem e queda. Oídio é tratado lavando as folhas com uma solução aquosa de sabão em pó.
Você pode adicionar uma pitada de sulfato de cobre a um litro de líquido. A clorose afeta os arbustos que crescem no solo, onde há muito calcário. A hortênsia não precisa ser plantada nesses locais, mas se isso já aconteceu, é necessário aumentar artificialmente a acidez da terra, aplicando regularmente húmus e turfa.
Pragas e a luta contra eles
O único parasita sério para a planta é o ácaro da aranha. Os insetos restantes só podem obter hortênsias acidentalmente de outras plantas ou ferramentas de jardim. O carrapato suga sucos das partes carnudas, após o que a folhagem se desfaz. Contra a praga, tanto para fins profiláticos quanto terapêuticos, são usados inseticidas - Neoron, Actellik, Fitoverm.
Com cuidados adequados e razoavelmente simples, a hortênsia se torna uma verdadeira decoração de um parque ou jardim. Esta planta pode participar do projeto paisagístico individualmente e em grupo. Também fica bem em composições mistas de cores e tamanhos.