Um dos estágios mais importantes da agrotecnologia para o cultivo de tomates em casa é conduzir o processo de escalonamento. Permite remover brotos e brotos em excesso da planta, melhorando o fluxo de componentes valiosos para o sistema radicular e acelerando o crescimento e o amadurecimento das frutas. No entanto, nem todos os residentes de verão sabem como aparar corretamente os enteados. Vamos descobrir quando é necessário executar o enteado dos tomates, bem como quais métodos existem para isso.
O que é beliscar tomates
A entintagem é um procedimento para a remoção artificial de processos laterais (enteados), que são formados nas axilas das folhas. A necessidade desse procedimento surge por vários motivos.
Importante! Se a poda dos processos não for realizada no momento certo, os frutos que já apareceram no mato amadurecerão muito lentamente e os recém-formados serão muito pequenos.
Cortar brotos permite:
- reduzir a carga na planta e, assim, acelerar o seu amadurecimento, isso é especialmente importante nas regiões norte, onde o período de amadurecimento do tomate é reduzido;
- fornecer frutas com mais nutrição e hidratação, acelerando assim seu crescimento e desenvolvimento;
- garantir alto rendimento do mato;
- evitar várias doenças, incluindo a praga tardia.
O efeito negativo de brotos adicionais em arbustos de tomate é o seguinte:
- diminuição significativa na frutificação;
- redução de tamanho de frutas;
- extensão do tempo de maturação dos tomates;
- a formação de plantas frondosas abundantes, o que contribui para o desenvolvimento de várias infecções;
- crescimento excessivo do mato, o que implica sua deformação.
A planta, na qual permanecem brotos extras, forma um grande número de frutas. No entanto, devido à falta de nutrientes, não têm tempo para amadurecer durante o período quente e adquirir o tamanho necessário. Vale ressaltar que nem sempre é necessário realizar o enteado. Normalmente, os residentes domésticos de verão plantados em solo aberto determinam variedades de tomate, nas quais o crescimento do caule é limitado.
Tais plantas diferem na medida em que quando um certo número de ovários aparece no caule (de 3 a 7), os brotos laterais deixam de se formar automaticamente. Portanto, não vale a pena beliscar, porque o número de brotos cresce na planta, conforme necessário, para uma nutrição ideal de todo o arbusto, incluindo frutas.
Variedades indeterminadas são caracterizadas pelo crescimento ilimitado do caule e pela formação constante de processos adicionais. Nesses casos, o beliscar afetará positivamente o rendimento da planta e o tamanho da fruta.
Quando é necessário realizar enteado
É importante não apenas beliscar os tomates, mas também fazê-lo na hora certa. Os especialistas recomendam iniciar o corte de enteados durante o plantio de mudas. Nas mudas de tomate de tipo indeterminado, os ovários laterais são claramente identificados, o que os torna fáceis de remover. Quando 5 a 7 ovários são formados no caule, dependendo da variedade de tomates, começa um crescimento maciço de enteados. A partir deste momento, o enteado deve ser realizado regularmente, toda semana.
Importante! Os enteados terão que ser removidos da planta constantemente, até a colheita. Se o tomate é cultivado em estufa, o enteado continua após a colheita.
Além dos processos laterais, nas plantas indeterminadas é necessário remover as folhas inferiores e beliscar a parte superior do caule principal. É melhor aparar as fotos laterais quando elas ainda são pequenas (comprimento máximo de 8 a 10 cm). Caso contrário, uma infecção pode entrar no local do corte, o que pode levar à morte do mato.
Como beliscar tomates
A criação de tomate é realizada de várias maneiras, dependendo da variedade, formando uma planta em 1, 2 ou 3 caules.
Em 1 talo
A formação de uma planta em um caule é realizada para as variedades cujo peso esperado dos frutos é superior a 180 g, bem como para os tomates cultivados nas regiões norte, caracterizados por um curto período de maturação. Quando o enteado é removido, todos os galhos são removidos, enquanto apenas um broto é deixado na planta, no qual os frutos serão amarrados.
Os brotos são removidos imediatamente após o transplante e também sistematicamente quando atingem um tamanho de 3-4 cm. Se o arbusto é formado em uma haste única, os frutos de tamanho bastante grande amadurecem muito mais rapidamente - 300-500 g, em algumas variedades de até 800 g. Nesses casos, a planta requer necessariamente uma liga.
Vídeo: beliscar tomates em 1 talo
Em 2 hastes
Ao "projetar" um tomate em duas hastes, juntamente com o caule principal, mais durável e espesso, deixe um tiro forte sob as inflorescências. Todas as fotos abaixo são cuidadosamente cortadas com uma tesoura. A poda deve ser feita “não na raiz”, mas deixe pequenos tocos de 1 a 1,5 cm, o que permitirá desacelerar a formação de novos brotos no local de corte.
Você sabe Os cientistas dizem que o tomate tem a capacidade de neutralizar os efeitos negativos do álcool no corpo humano. Eles contêm vitaminas e substâncias que podem superar uma ressaca e restaurar a força.
Note-se que é indesejável o uso de tesoura ou faca para beliscar, pois podem danificar os galhos. A melhor ferramenta é considerada uma podadora de jardim, cujas lâminas devem ser desinfetadas com uma solução de permanganato de potássio ou álcool antes de aparar. A perseguição dupla é realizada para as culturas cujos frutos, em regra, atingem o tamanho médio e amadurecem em um clima mais quente.
Vídeo: beliscar tomates em 2 hastes
3 hastes
A formação de um arbusto em três hastes é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- Perto do caule principal, de um lado, é deixada uma fuga sob o primeiro pincel de floração.
- O segundo processo é escolhido dentre os mais fortes localizados abaixo.
- Cada enteado está vinculado a um suporte individual.
Vídeo: entalhe em 3 talos
Como plantar tomates corretamente
A necessidade de beliscar o tomate será amplamente determinada por sua variedade. Procedimento de poda obrigatório para tomates altos. Quanto à remoção de enteados em vegetais de tamanho inferior, aqui os jardineiros discordam.
Variedades subdimensionadas
Nem todas as variedades de tomate de tamanho menor devem ser adotadas. Existem várias culturas que foram criadas especificamente para o cultivo em varandas, por exemplo, na Flórida e no Miracle Balcony. Normalmente, tomates de tamanho menor são podados para obter frutas mais volumosas e acelerar o processo de amadurecimento.
Importante! É proibido cortar os rebentos em clima úmido, imediatamente após a chuva ou molhar o mato, pois é altamente provável a infecção do tomate com a praga tardia.
Tais variedades se formam em 2-3 hastes. Se você deixar apenas um caule principal no mato, a colheita será cedo, mas não muito rica. E se você se recusar a beliscar em geral, os tomates crescerão pequenos e amadurecerão por um longo tempo.
Variedades altas
Quanto às plantas altas, elas devem ser enteadas sem falhas. Pelas suas propriedades naturais, essas variedades têm um período de amadurecimento bastante longo e, se negligenciadas por beliscões, podemos esperar obter frutos maduros apenas no inverno.Para obter uma boa colheita em pouco tempo, é recomendável podar as mudas toda semana, deixando um caule no mato. Se a variedade assume a presença de frutas de tamanho médio, é permitida a preservação de dois galhos.
Importante! Quanto mais frio o clima em que os tomates são cultivados, menos enteados devem ser deixados na planta.
Variedades de tomate que não requerem beliscar
Existem várias variedades de tomate que não requerem beliscar. Tais plantas param de crescer automaticamente quando um certo número de ovários é atingido. Eles são chamados semi-determinantes. Eles são caracterizados por uma altura média do mato e a presença de 8 a 10 brotos, após a formação da qual o crescimento da vegetação para e o fruto amadurece.
Variedades superdeterminadas, especialmente projetadas para a colheita precoce e precoce, não requerem beliscar. Tais plantas são notáveis por sua baixa estatura e maturação ultra-rápida de frutas. O crescimento das plantas para após três inflorescências aparecerem no caule.
Essas variedades incluem:
Deve-se notar que muitos jardineiros concordam que quase todas as variedades de tomate subdimensionadas cultivadas em regiões quentes podem amadurecer perfeitamente e dar frutos sem beliscar preliminarmente.
Você sabe Hoje, em todo o mundo, você encontra tomates de várias cores: vermelho, amarelo, laranja, framboesa, marrom, preto, multicolorido e até listrado. No entanto, poucas pessoas sabem que os primeiros tomates que foram trazidos para os países europeus tinham uma cor amarela. De lá o nome foi - "maçãs douradas".
Ao cultivar tomates, lembre-se de que não vale a pena negligenciar nenhum procedimento agrotécnico, em particular beliscar. A remoção de enteados adicionais é considerada um dos aspectos mais importantes que afetam diretamente a qualidade e a quantidade da colheita. Galhos podados adequadamente aumentarão a produtividade várias vezes e também facilitarão enormemente os cuidados diários com o plantio de tomates.