Cebolas e cebolas verdes são temperos populares para vários pratos em muitas cozinhas do mundo. Mesmo aqueles que não gostam deste tempero picante geralmente desejam dar aos pratos um sabor e aroma mais pronunciados com a sua ajuda. Para esses consumidores, existe uma ótima alternativa aos legumes frescos - secos. Como cozinhar esse tipo de tempero é descrito abaixo.
Você sabe Entre os romanos antigos, a cebola, na forma seca e fresca, era considerada um talismã de todos os tipos de infortúnios.
Descrição e características das cebolas secas
Você pode cozinhar a cebola seca ou comprá-la já preparada, em diferentes frações. Os vegetais preparados em escala industrial podem ser de duas variedades: a primeira e a mais alta. A principal diferença entre eles é a cor do produto final.
Prepare todos os tipos de cebolas secas de várias maneiras:
- Usando uma secadora. Esta é a opção mais fácil para secar um vegetal. O produto triturado é carregado no tambor e soprado por uma corrente de ar quente.
- Pulverização em pó. As cebolas picadas são pulverizadas em uma corrente de ar. Esse tipo de secagem geralmente é usado para preparar um pó, como alho. Embora o produto quase se transforme em pó, o que é adequado para muitos consumidores, ele perde quase todos os óleos essenciais e componentes úteis. A cor do produto final pode ser branca ou dourada. A última opção é possível se o processamento for realizado com ar muito quente - haverá caramelização parcial do açúcar.
- Liofilizado. Esta opção é cara, mas a mais segura para um vegetal, no sentido de preservar todas as substâncias benéficas. A tecnologia do método é a seguinte: congelamento seguido de evacuação. Além disso, o processo de evacuação ocorre de tal maneira que a água inerente ao vegetal passa de um estado sólido para um gasoso, contornando o líquido. Durante este tratamento, o produto perde apenas compostos voláteis.
Importante! Se você absorve cebolas secas, preparadas por sublimação, obtém um produto com sabor e aroma de vegetais frescos.
Comparando cebolas secas com outras opções de cozimento (fritar, assar), pode-se notar que é o produto mais útil após um vegetal fresco. É seguido pelo cozido, que perde uma quantidade insignificante de nutrientes, bem como a severidade do sabor. Em último lugar, os benefícios para o corpo são fritos, uma vez que contém apenas uma pequena fração das substâncias encontradas nos legumes frescos.Pelo exposto, podemos concluir que a principal diferença entre cebola seca e assada e frita está na presença de substâncias úteis. Eles também variam em sabor e aplicação. No seco, não é limitado - serve para quase todos os tipos de pratos: primeiro, segundo, saladas, doces. Fried é geralmente usado com os primeiros pratos e alguns pratos principais. Assado - acompanha pratos de carne e vegetais cozidos no forno.
Os benefícios e malefícios das cebolas secas
- Como na secagem a cebola retém completamente as substâncias contidas nela, o espectro de seu efeito benéfico sobre o corpo não é menos diverso do que o dos frescos:
- Fortalece o sistema imunológico.
- Tem um efeito anti-helmíntico.
- Um bom terapêutico e profilático para resfriados.
- Combate a hipertensão.
- Tem um efeito expectorante.
- Apoia o corpo com diabetes.
- Estimula a remoção do excesso de líquido do corpo.
- Tem um efeito laxante.
- Capaz de superar o escorbuto.
- Lutas com hepatite A.
- Há danos ao comer cebolas. Surge se negligenciarmos suas contra-indicações:
- amamentação (os bebês podem recusar o leite materno);
- gravidez (é possível que uma mulher em particular na situação tenha esse tempero ou não, o médico deve dizer);
- doenças da cavidade oral (o vegetal irrita fortemente a membrana mucosa e fortalece os sintomas de doenças);
- pancreatite (absolutamente impossível, pois o uso do produto está repleto de morte);
- doenças do trato gastrointestinal (como é um tempero agudo);
- gastrite (o produto irrita as paredes do estômago e causa uma sensação muito desagradável);
- problemas no fígado
- asma brônquica;
- alergia devido à intolerância individual.
Quais cebolas podem ser secas
Existem muitas variedades de cebolas - este não é apenas o nabo usual ou cebolinha. No entanto, nem todos eles são adequados para consumo, portanto é possível secar o seguinte:
- Cebola-batun. É freqüentemente chamado de chalé ou areia. Refere-se a plantas perenes. Não possui lâmpadas e as hastes são muito poderosas. Verdes crescem a geada.
- Cebolas. Tem longas folhas em forma de tubo de cor verde escuro. As lâmpadas são grandes. Sua cor depende da variedade: pode ser amarela, roxa, branca.
- Schnitt ou velocidade. Destaca-se com folhas pequenas com um sabor delicado. Colhidas mais de uma vez por estação.
- Chalota ou trituradora, arbustos. Possui pequenas lâmpadas roxas ou brancas, ovais ou redondas, muito suculentas e macias. A folhagem é estreita, longa e macia.
- Slime. O proprietário da fita, ilhota e folhagem suculenta. Lâmpadas não se formam. O aroma é semelhante ao alho.
- Alho-porro. Possui bolbos, mas as folhas e o caule, de aroma e sabor agradáveis, vão para a comida.
- Ramson. Variedade selvagem de cebola, mas comestível. Ocorre em uma área de floresta. Tem um sabor picante peculiar, razão pela qual é frequentemente chamado de alho selvagem.
- Ramificado ou jusai, vegetal perfumado. Destaca-se pelo sabor cebola-alho. Quando seco, combina bem com pratos de carne e peixe, além de acompanhamentos e tortas.
Como secar cebolas em casa
Antes de começar a secar qualquer tipo de cebola, ela deve ser esmagada. As lâmpadas são cortadas em fatias ou anéis com 4-5 mm de espessura. Pronto para armazenamento no inverno, o produto é acondicionado em recipientes convenientes (latas, caixas) e colocado em local fresco e seco.
Você sabe Entre os egípcios, um arco era considerado um presente dos deuses; eles juraram sobre esse vegetal para confirmar sua honestidade.
No forno
A opção mais popular para secar rapidamente um vegetal é usar um forno. Deve ser cortado em pedaços pequenos, anéis ou fatias, dependendo da variedade, e espalhado em uma assadeira coberta com pergaminho. O forno deve ser aquecido a + 50 ... + 60 ° C. Depois de colocar a assadeira, não é aconselhável fechar completamente a porta. Ela deve permanecer entreaberta.Para que o vegetal seque uniformemente, ele deve ser mexido periodicamente e virado. Quando o produto triturado seca, ele deve ser removido do forno e deixado esfriar. Depois - você pode colocá-lo em potes de vidro, bolsas, caixas. O recipiente pode ser absolutamente qualquer, o principal é deixar o ar passar.
No secador elétrico
Se houver um secador elétrico em seu arsenal de utensílios de cozinha, será muito mais eficiente secar o vegetal nele do que no forno - o processo será mais rápido e sem perda de nutrientes. Os vegetais são cortados e dispostos nas bandejas do secador. Num aparelho elétrico, é melhor secar a cebola a uma temperatura de + 55 ... + 65 ° C. Depois, quando o vegetal esfria, pode ser colocado em qualquer recipiente para armazenamento.
Vídeo: secagem de cebola em um secador elétrico
Na churrasqueira a ar
Aerogrill ou forno de convecção - um dispositivo para cozinhar com ar quente; também é possível secar produtos. Ele, como um secador elétrico, preserva a aparência, o sabor e o aroma de tudo o que é seco nele. Devido à constante circulação do ar aquecido pela espiral, a secagem é uniforme. Essa é a maneira mais rápida de todas as descritas acima. Para a secagem, o produto triturado é disposto em uma tigela, são definidas uma temperatura de + 70 ° C e uma velocidade máxima do ventilador.
Importante! Ao usar qualquer um dos métodos descritos acima, é muito importante garantir que a cebola não queime.
Ao ar livre
Esta opção de secagem é ideal para quem deseja que o vegetal seque naturalmente, mas é demorado e demorado. O produto fatiado é disposto em uma malha de arame à sombra. O clima deve estar ensolarado e calmo, para que o tempero não se espalhe em direções diferentes. Com mau tempo, pode ser movido para uma sala ventilada, mas aqui o processo de secagem será ineficaz. Todos os dias, as fatias de vegetais precisam ser viradas para que sequem uniformemente.
Quanto tempo leva para secar as cebolas
O tempo de secagem depende do método escolhido:
- no forno - 5-6 horas;
- em um secador elétrico - cerca de 7 horas (lâmpadas), 2,5 a 3 horas (verdes);
- na churrasqueira a ar - 60 minutos;
- no ar - alguns dias.
Usando cebolas secas
Na forma seca, o tempero é usado na preparação de uma variedade de pratos. Complementa perfeitamente vegetais, cogumelos, carnes, pratos de peixe, combinados com iguarias salgadas. Vegetais secos podem ser um ótimo substituto para os frescos.
Geralmente é usado:
- em saladas;
- em sopas;
- nos segundos cursos;
- em marinadas;
- em tortas;
- em carne picada;
- em sanduíches;
- em lanches;
- em conservação;
- em algumas sobremesas.