O endro fresco contém muitas vitaminas. Há muito tempo tem sido usado não apenas como tempero, mas também como remédio curativo. Que tipo de vitaminas e minerais o endro contém e se é útil para todos, leia abaixo.
Quais vitaminas o endro contém?
Composição vitamínica da massa verde da planta:
- ácido ascórbico - 100 mg;
- beta-caroteno - 1,2 mg;
- Vitamina E - 1,3 mg;
- acetato de retinol - 1 mg;
- Vitaminas do complexo B - 1 mg;
- vitamina PP - 1 mg.
O verde da planta também contém todo um complexo de oligoelementos necessários para o funcionamento normal do corpo humano:
- cálcio
- potássio
- fósforo;
- Sódio
- ferro
- zinco;
- manganês;
- cobre
Importante! O valor energético do endro seco é três vezes maior que o fresco.
Em 100 g do produto, apenas 40 kcal, o que representa:
- carboidratos - 6,5%;
- proteínas - 2,9%;
- gordura - 0,6 %%
- água - 85,5%.
Propriedades curativas
O uso de endro tem um efeito benéfico em todo o corpo.
- O complexo vitamínico e mineral permite:
- limpe suavemente o corpo de toxinas e colesterol;
- acelerar a remoção da urina, o que ajuda a limpar o corpo de toxinas e reduzir o inchaço;
- melhorar o estado dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão nas paredes;
- aumentar a capacidade do corpo de se regenerar;
- aliviar espasmos;
- melhorar a condição do sistema nervoso;
- aliviar a inflamação;
- aumentar a resistência do corpo a infecções;
- melhorar a eficiência do sistema endócrino, que permite restaurar o ciclo regular nas mulheres, eliminar a dor e aumentar a potência nos homens;
- eliminar acne devido a propriedades anti-sépticas;
- melhorar a condição da pele e curar as superfícies da ferida.
Regras básicas e normas de uso
Os verdes jovens são ricos em óleos essenciais e amarguras. Para sentir seus efeitos benéficos no corpo, você precisa consumir produtos dosados. É permitido consumir não mais do que 1 monte de endro com peso de 50 a 70 g por dia, se o objetivo é simplesmente aumentar a imunidade, enriquecer-se com vitaminas ou revitalizar o prato. Não vale a pena consumir verduras constantemente, é necessário fazer pelo menos uma pausa de uma semana ou alterar o tipo de verduras.
O uso de verduras na forma de caldo para o tratamento de várias doenças sugere uma norma não superior a 0,5 litros, dividida em várias doses. O curso do tratamento com decocções não deve exceder 14 dias. Após um intervalo de 20 a 30 dias, você pode retomar o curso.Você sabe O óleo essencial contido no endro é igual em valor ao rosa e também é usado ativamente na fabricação de perfumes.
As nutrizes podem introduzir endro em sua dieta no sétimo dia após o nascimento do bebê. A ingestão diária de verduras não deve exceder 50 g.
Se uma decocção de endro é destinada a um bebê, inicialmente sua dose não deve exceder 1 colher de chá. por dia. Se não houver reação negativa, é aumentada para 3 horas por dia, gradual e cuidadosamente observada ao mesmo tempo para a condição e o comportamento do bebê.
Além da norma de uso, vale a pena considerar que os vegetais são muito suscetíveis a nitratos e os acumulam na parte do solo; portanto, você precisa comprar endro somente de um vendedor confiável ou cultivá-lo você mesmo.
Importante! Quaisquer verduras e endro não são exceção, têm um efeito laxante, portanto seu uso em quantidades ilimitadas pode causar diarréia.
Indicações de uso
Os verdes são utilizados não apenas na medicina tradicional, mas também na tradicional como adjuvante ao tratamento principal, bem como na dieta.
As principais indicações para o uso de endro e decocções do mesmo:
- diminuição das funções gerais de proteção do corpo;
- doenças dos pulmões e brônquios de natureza infecciosa;
- cistite
- candidíase;
- desordens de fezes;
- flatulência;
- inchaço;
- dor menstrual intensa;
- dores de cabeça
- potência diminuída nos homens;
- cólica gástrica em crianças;
- aumento da pressão arterial;
- neurose e estado pós-estresse;
- varizes acompanhadas de inchaço;
- diabetes mellitus.
Contra-indicações
Comer verduras não é igualmente benéfico para todos. É melhor excluí-lo completamente de sua dieta ou usá-lo em quantidades mínimas para pessoas propensas à hipotensão, uma vez que os óleos essenciais contidos na planta contribuem para diminuir a pressão. Também vale a pena abandoná-lo para pessoas com intolerância individual a esse produto ou plantas semelhantes a ele. O endro pode prejudicar o corpo se você o usar fresco ao exacerbar várias doenças gastrointestinais, acompanhadas por um aumento na acidez.
Para evitar incidentes desagradáveis depois de comer verduras, você precisa começar a usá-lo com 1 a 2 ramos e monitorar cuidadosamente seus sentimentos. Em geral, os efeitos negativos do endro são extremamente raros. Se considerarmos a porcentagem, em apenas 10% dos casos.
O endro é uma planta extremamente útil. Há muito tempo é utilizado não apenas como tempero, mas também para fins medicinais. O efeito medicinal determina a rica composição vitamínica e a presença de óleos essenciais.Importante! Antes de usar decocções de endro para fins medicinais e na dieta, consulte um especialista.