O pimentão, devido à simplicidade do cultivo e cuidado, excelente comercialização e sabor, ocupou um lugar digno entre as hortaliças cultivadas pelos jardineiros. Agrários de diferentes regiões sabem que, para obter uma colheita abundante, um vegetal precisa de componentes úteis e valiosos. Quais fertilizantes precisam ser aplicados sob a planta e como fertilizar adequadamente, vamos entender.
Que baterias são necessárias?
O pimentão é uma planta da família solanácea, cujo crescimento requer solos cultivados e soltos, ricos em nutrientes. Em diferentes fases do amadurecimento do vegetal, são necessários diferentes tipos de fertilizantes.
Entre os componentes que a pimenta precisa estão três principais:
- Nitrogênio. É necessário que a planta na fase inicial da estação de crescimento e durante a formação dos ovários ative o crescimento. O amadurecimento das frutas ocorre com a introdução mínima de fertilizantes nitrogenados, uma vez que sua quantidade excessiva afeta negativamente o sabor e o tamanho dos pimentões.
- Fósforo. É necessário para a formação do sistema radicular da planta e ovários. A ausência de fertilização com fósforo afeta negativamente a formação dos ovários e o crescimento dos frutos. A deficiência de fósforo é facilmente reconhecida pela aparência da cultura: as folhas superiores começam a girar, adquirem uma tonalidade roxo-púrpura, as inferiores se esfarelam.
- Potássio. Remédios de potássio são necessários para a planta durante a brotação e antes da frutificação. As substâncias permitem que os frutos adquiram a forma desejada, contribuem para uma boa qualidade de conservação. Com a falta de potássio, os pimentões perdem rapidamente sua aparência comercializável após a colheita, são mal preservados, apodrecem e deterioram-se rapidamente.
Importante! Os fertilizantes que contêm cloro são contra-indicados para a alimentação de pimentão. Também é recomendado minimizar o uso de cal.
Tipos de fertilizantes durante a floração e a fixação
Ao cultivar pimentões doces ou amargos, é preciso lembrar que as plantas são bastante "gulosas". Os altos rendimentos das culturas só são possíveis quando cultivados em solos nutritivos e não ácidos. No processo de cobertura, os agricultores usam dois tipos de fertilizantes: mineral e orgânico.
Mineral
Os fertilizantes são um complexo de nutrientes caracterizado por origem inorgânica, com ampla área de ação e alta eficiência para o crescimento e desenvolvimento de plantas de jardim. Os fertilizantes minerais são baseados em metais e compostos - sais, ácidos, óxidos. Todos os produtos à base de minerais são divididos em:
- Nitrogênio. Eles têm qualidades difusas e são introduzidos no solo muito cedo para conseguir enriquecer o solo com componentes valiosos necessários para o crescimento das plantas. Entre os fertilizantes nitrogenados adequados para curativos: nitrato de amônio, nitrato, uréia.
- Potassa. Utilizado no outono para cavar e também a partir do período de formação dos ovários, terminando com a fase de frutificação. Os preparados de potássio são adequados para o crescimento intensivo de frutas, seu amadurecimento rápido e garantia de boa qualidade dos pimentões após a colheita. Como fertilizantes minerais utilizados: cloreto de potássio, sulfato de potássio, sais de potássio.
- Fosfórico. Contribuir no processo de desenvolvimento ativo da cultura. Eles aumentam as funções protetoras da planta, permitem combater doenças e parasitas. Os mais populares são a farinha de fosforito simples e dupla de superfosfato.
Orgânico
Os fertilizantes orgânicos contêm apenas componentes naturais que compõem as mesmas substâncias - fósforo, potássio e nitrogênio, mas têm uma origem natural (vegetal ou animal).
Os produtos orgânicos estão em uma união harmoniosa com o solo, enriquecem-no com bactérias valiosas, componentes úteis que influenciam beneficamente o desenvolvimento da cultura durante a formação e amadurecimento de frutas.
Vídeo: Molho para pimenta doce
Os produtos orgânicos incluem:
- estrume - permite aumentar o rendimento e melhorar as propriedades estéticas do fruto;
- excrementos de pássaros - um produto orgânico nutritivo que possui uma composição química rica que tem um efeito benéfico nos processos de desenvolvimento das plantas;
- compostagem - uma mistura de produtos orgânicos (folhas, turfa, serragem, aparas);
- turfa - torna o solo mais leve, arejado e solto, o que afeta positivamente a colheita futura.
Você sabe Turfa Tem uma propriedade única - tem a capacidade de reduzir pela metade a concentração de produtos químicos nas frutas e também neutraliza os efeitos dos pesticidas que caíram no chão.
Remédios populares
Além das preparações minerais e orgânicas tradicionais, os jardineiros costumam usar remédios populares para a cobertura, projetados para influenciar de maneira eficaz e, o mais importante, com segurança, o amadurecimento e o crescimento das frutas.
Como os fertilizantes usam:
- Casca de ovo. Contém uma concentração aumentada de cálcio, fósforo, magnésio e substâncias orgânicas importantes para a nutrição e o desenvolvimento da cultura. Além disso, a concha reduz a acidez do solo e enriquece sua estrutura. Para a preparação de fertilizantes, são utilizadas conchas pré-secas e desinfetadas, infundidas por 5 dias em água limpa.
- Soro de leite. Os laticínios têm uma composição equilibrada, o que permite melhorar a estrutura do solo, impedir o desenvolvimento da praga, melhorar o sabor dos pimentões. O soro de leite pode ser usado para tratar as primeiras mudas de uma estufa, bem como plantas plantadas em campo aberto. 1 litro do produto lácteo é diluído em 10 litros de água antes da aplicação, bem misturado e vertido sob o arbusto, na dose de 1 litro.
- Chá. Fertilizantes de chá são úteis para mudas que estão apenas começando a se desenvolver. Eles contêm oligoelementos que suportam uma boa saúde das plantas. Para a alimentação, é utilizada a infusão de tília, urtiga, dente de leão, banana da terra. As decocções medicinais pulverizam a cultura durante a sua floração ou contribuem com fundos sob a raiz.
- Levedura. Os arbustos de pimenta podem ser tratados com uma solução à base de leveduras, que contêm uma grande quantidade de potássio, manganês e nitrogênio. Essa ferramenta serve como estimulador de crescimento e ativa o desenvolvimento intensivo do sistema radicular.
Métodos de alimentação
De grande importância não são apenas a qualidade e o tipo de cobertura, mas também os métodos de sua aplicação. Os fertilizantes, dependendo do tipo, são aplicados pelo método da raiz ou extra-raiz.
Importante! Os remédios populares não são capazes de ter um efeito rápido, mas são considerados seguros e não se acumulam nos frutos.
Raiz
A fertilização radicular é baseada no enriquecimento de plantas com nutrientes através da nutrição do sistema radicular.
Existe:
- cobertura superficial da raiz, quando os fundos estão espalhados pelo solo perto da planta;
- aplicação da raiz do subsolo, quando drogas diluídas em água são derramadas sob o mato. Desta forma, chorume, excremento de pássaros diluídos, vários fertilizantes são introduzidos.
Você sabe A queima de pimenta apareceu no processo de evolução. Essa propriedade do vegetal afugentou os animais e vice-versa, atraiu pássaros, sobre os quais a substância em chamas não atua e que contribuem para a propagação de sementes. Passando pelo estômago do pássaro, os grãos permanecem intactos, o que não pode ser dito sobre os animais.
Foliar
Ao contrário da raiz, a cobertura foliar contribui para a nutrição da cultura através de folhagem e caule. Os fertilizantes são aplicados pulverizando verduras.
Eventos semelhantes resultam em vários casos:
- com alta umidade do solo e estrutura do solo muito densa;
- durante a seca, quando a nutrição das plantas através do sistema radicular é difícil;
- com um nível aumentado de acidez da terra, quando alguns tipos de fosfatos não podem ser absorvidos pelas raízes;
- na fase de floração da cultura, quando é especialmente urgente a necessidade de nutrição adicional.
Importante! A concentração de nutrientes durante o adubo foliar deve ser uma ordem de magnitude superior à fertilização direta sob a raiz.
Como fertilizar?
Para obter o efeito máximo da fertilização, o momento da fertilização deve ser observado. Durante o período de maturação do pimentão, quatro curativos são recomendados. Na presença de sintomas óbvios de deficiências nutricionais, nutrição adicional deve ser organizada.
Os fertilizantes devem ser aplicados:
- Antes da floração. Duas semanas após o transplante, quando está completamente enraizada. Neste momento, a planta cresce intensamente a massa verde, portanto, precisa de preparações de nitrogênio-fosfato. Para isso, é utilizada uma mistura de 10 l de água, 10 g de uréia e 25 g de superfosfato. A solução resultante é derramada sob a raiz, em uma dosagem de pelo menos 1 litro por arbusto.
- Na fase de floração. Eles são alimentados duas vezes: pelo método raiz e raiz. A folhagem da planta é pulverizada com uma solução de água (10 l), açúcar (0,5 kg) e ácido bórico (10 g). Essa ferramenta permite atrair insetos polinizadores, impedir a queda de ovários e serve como prevenção de doenças virais e fungos. Após 3-4 semanas, os pimentões são derramados com infusão de urtiga, cuja preparação é derramada com urtiga fresca e água e insistida por um dia.
- Na fase de brotamento. São necessárias preparações contendo nitrogênio que são aplicadas sob a raiz. Solução de uréia (5 g), superfosfato (10 g) e sulfato de potássio (5 g), diluída em 10 l de água. Cada arbusto precisará de 150 a 300 ml do medicamento.
- Na fase de frutificação. Os fertilizantes complexos, por exemplo, nitrofoska ou produtos preparados com base em produtos químicos de um componente, por exemplo, superfosfato (40 g), sal de potássio (20 g) e 10 l de água, eliminam a deficiência de componentes valiosos. Em solos empobrecidos, você também pode aplicar a infusão de fezes de pássaros misturadas com quaisquer produtos minerais.
Importante! Um esquema de alimentação semelhante é usado ao cultivar pimentas em campo aberto, um esquema semelhante é usado na estufa. A diferença está na quantidade reduzida de fertilizantes nitrogenados, levando ao espessamento das plantações.
Dicas úteis jardineiros
A aplicação incorreta de nutrientes pode levar a queimaduras de massa e raízes vegetativas, bem como a uma diminuição no rendimento.
Para evitar erros durante a alimentação, as recomendações de agricultores experientes ajudarão:
- a fertilização é realizada somente após umidificação abundante da planta;
- a cobertura da raiz ou foliar é realizada em um dia nublado, mais próximo da noite ou da manhã, quando não há luz solar direta;
- monitorar rigorosamente as dosagens dos medicamentos introduzidos, uma vez que sua quantidade excessiva pode afetar adversamente as propriedades de sabor e sabor dos pimentões;
- os curativos minerais e orgânicos se alternam; além disso, o intervalo entre eles deve ser de pelo menos duas semanas;
- 14 dias antes da colheita, qualquer aplicação de fertilizante é encerrada.