O alho-porro tem um sabor e aroma específicos agradáveis; na cozinha européia, esse vegetal é um ingrediente frequente. Como coletar e preservar adequadamente por mais tempo, mais sobre isso neste artigo.
Quando colher
Como muitas outras culturas, o alho-poró é de variedades diferentes: algumas são cultivadas para penas, outras para a cabeça suculenta. As folhas verdes podem ser colhidas durante toda a estação e os bulbos amadurecem em média 120 dias após o plantio.
Importante! No último estágio de maturação da cabeça, aproximadamente 2 semanas antes da colheita, o plantio é coberto com um agromaterial para preservar sua cor branca como a neve.
O tempo de colheita depende do clima da região em que a colheita é cultivada:
- no sul - final de julho - primeiro de agosto;
- em climas temperados - meados e final de agosto;
- nas regiões do norte (híbridos maduros iniciais persistentes da planta) - início de setembro.
Condições climáticas para coleta
Para a colheita, escolha um clima seco e ensolarado, que permita secar as frutas na cama. Se você trabalhar após a chuva em solo úmido, as lâmpadas poderão ser danificadas e você poderá esquecer a preservação a longo prazo da colheita. A camada externa danificada das cabeças começará a apodrecer.
Sinais de cebola madura
Quando as penas de alho-porro caem no solo, e suas pontas e bordas das placas ficam amarelas - este é um sinal claro de maturação do vegetal.
Acontece que o tempo de colheita já atingiu o prazo e os verdes não mostram sinais de maturação. Em seguida, os produtores cavam a cabeça, cortando as raízes, o que priva a planta da nutrição e acelera o amadurecimento.
Como se preparar para o armazenamento
Se a cultura for cultivada em grande volume, a fim de deixar parte da colheita para armazenamento, ela deverá ser coletada com cuidado. As cabeças são forjadas com um forcado, retiradas do chão, segurando pela pena, tentando também não danificar os verdes.
Você sabe Nos países do Mediterrâneo, o alho-poró veio da Mesopotâmia, onde foi cultivada por 3 mil anos aC. e Nas penínsulas dos Apeninos e Ibéricos, ainda cresce em estado selvagem.
Secagem
Após a colheita, os frutos são deixados por algumas horas no cume para ventilação, se o tempo não permitir, eles são levados sob um dossel. Em seguida, resolva, removendo as folhas com sinais de amarelecimento ou danos. A colheita é seca por cerca de uma semana em dias ensolarados; se o processo ocorrer em ambientes fechados, a secagem pode durar até 10 dias.
Poda
A duração do armazenamento também depende de como o jardineiro pode cortar a cebola.
Regras de corte:
- os verdes são encurtados em um terço;
- as raízes do bulbo são cortadas de modo a deixar 1 cm;
- a poda é realizada com uma lâmina afiada para não embeber a pena.
Como armazenar alho-poró em casa
Na cidade, as cebolas frescas podem ser armazenadas na varanda ou na varanda.
Que modo é necessário para isso:
- falta de iluminação;
- umidade não superior a 65%;
- a temperatura não é inferior a -7 ° C, o vegetal não suporta geadas maiores.
Se durante o armazenamento o vegetal estiver ligeiramente congelado, não se apresse em jogá-lo fora: ele irá para pratos quentes.
Fresh
Outra opção para um apartamento: uma geladeira. Em uma caixa para legumes, o produto pode reter o frescor por até 5 meses.
Regras:
- Frutas com penas inteiras são selecionadas sem sinais de danos.
- Corte as verduras e raízes.
- Coloque uma camada fina (não superior a 5 cm) em polietileno, faça furos no filme.
- A temperatura na geladeira deve ser + 2 ... + 4 ° C.
Em forma seca
O tempero seco pode ser feito a partir de alho-poró esmagado para o inverno usando um forno ou secador elétrico.
Nesse caso, você precisa saber a que temperatura o produto reterá o máximo de substâncias úteis:
- a 50 ° C - tempo de secagem de cerca de 1,5 horas;
- a t 100 ° C - não mais que 20 minutos.
A secagem natural ocorre ao ar livre, mas sem exposição à luz solar. As matérias-primas também são cortadas em porções convenientes (anéis, cubos), dispostas em uma fina camada sobre um pedaço de pano limpo. Periodicamente, as matérias-primas são misturadas para uniformizar a secagem, o processo leva de 10 a 14 dias. Guarde o tempero em um prato de vidro com uma tampa hermeticamente fechada.
Você sabe Há uma lenda na história do País de Gales: durante a batalha dos galeses com os saxões no século VI, a pedido do bispo David de Menevius, os guerreiros do País de Gales prenderam penas de alho-porro em seus capacetes para distinguir os seus dos inimigos.
Congelado
Após o pré-tratamento, o alho-poró pode ser congelado.
Tecnologia de congelamento:
- As cabeças lavadas e secas são cortadas com argolas ou barras, colocadas em sacos plásticos e colocadas no freezer.
- A pena é escolhida verde, sem amarelar, lavada e seca. Depois, dobradas em sacos com orifícios, são colocadas por 2 horas em uma prateleira de vegetais t de -2 ° C a + 2 ° C. Depois disso, são colocadas no freezer.
Enlatado
Como outros vegetais, o alho-poró pode ser preservado no inverno. Legumes lavados e picados em ordem aleatória são colhidos com especiarias, ervas e outros vegetais. Vinagre ou suco de limão é usado como conservante. Enlatado com marinada quente ou esterilizado com vazamento a frio. Armazene alimentos enlatados na despensa ou no porão.
Onde mais os alhos franceses são armazenados
Ainda existem opções para manter o vegetal fresco até a primavera.
No porão
Na vila ou em uma casa particular da cidade, há um porão ou adega. Aqui, em um certo microclima, as frutas são armazenadas por um longo tempo.
Condições de armazenamento:Importante! A areia antes do uso deve ser calcinada para proteger os frutos de microorganismos patogênicos.
- temperatura - de -4 ° C a + 4 ° C;
- umidade - 85%;
- maneira - despeje areia de grão grosso em uma caixa de madeira, coloque a cebola na vertical (sem aparar), polvilhe a areia por pelo menos 20 cm para cobrir toda a parte branca. Umedeça a areia.
Nas camas
Em regiões com invernos moderadamente frios, onde a temperatura não cai abaixo de -10 ° C, o alho-poró é deixado para o inverno. Antes de congelar, o plantio de uma colheita é feito com uma espátula, a folhagem seca é recolhida com uma camada de até 20 cm e, quando a neve cai, ela é recolhida em uma grande camada nos canteiros com cebola. Na primavera, o abrigo é limpo, depois de alguns dias a planta vai subir, pegar os sucos e estará pronta para uso.
O alho-poró é uma nova cultura para nossas latitudes, mas já está em grande demanda. Será útil para toda dona de casa saber como guardar o produto para o inverno.