A frase "melancia preta" a princípio pode ser alarmante e até repelir, mas a única coisa que pode assustar ao comprar uma baga é seu alto preço. O restante das variedades negras de melancia, em suas propriedades e sabor úteis, é tão bom quanto o melão tradicional e ostenta uma cor incomum exclusiva e um alto teor de açúcar. Este artigo convida você a se familiarizar com a descrição e as características da fruta, suas propriedades e as melhores variedades e características do cultivo.
Descrição e especificações
Estranhamente, a melancia preta deve seu nascimento ao arroz. Pela primeira vez, surgiu uma forte necessidade de frutas silvestres em 1980, quando o cereal japonês deixou de trazer sua renda habitual e seu nível de produção caiu acentuadamente. Ao mesmo tempo, foi decidido como experimento plantar sementes de uma melancia incomum com casca preta em campos de arroz para substituir o cultivo de arroz por um negócio mais lucrativo.
Até o nome da variedade Densuke original traduzida do japonês soa como "ajude os campos de arroz". Os criadores japoneses permanecem calados sobre os segredos de obter um feto com uma cor de pele incomum, então nada se sabe sobre a origem da melancia preta.
O local de nascimento da fruta é considerado a vila japonesa de Tom, na ilha de Hokkaido - até hoje, frutas exóticas são cultivadas exclusivamente lá. O custo de uma melancia pode chegar a cerca de 260 dólares. No entanto, isso está longe do limite - geralmente o primeiro espécime amadurecido tem o preço mais alto devido à sua subsequente venda em leilões.O alto custo da melancia preta não é difícil de explicar: para cobrir os danos causados pela falta de uma colheita de arroz, os japoneses foram obrigados a vender as frutas quase a um preço exorbitante, mas hoje é uma marca real que gera enormes receitas.
O rendimento anual de melancia preta geralmente não excede 10.000 peças. No entanto, mesmo em sua terra natal, ele é considerado mais um luxo do que uma iguaria, como seus preços mostram facilmente. É por isso que a baga preta é frequentemente apresentada como uma apresentação.
A embalagem exclusiva também ajuda nisso - primeiro, a melancia é entrelaçada com uma rede de cânhamo, após o que é colocada em uma caixa preta corporativa com um logotipo vermelho.
O teor de açúcar da melancia preta japonesa é muito alto - 8 a 10%, o que não é menor que o de qualquer outra variedade com casca verde normal. A polpa da fruta é de uma cor vermelha brilhante saturada e seu peso geralmente varia de 5 a 8 kg. Espécimes particularmente grandes atingem 12 kg.
Os frutos da variedade original podem ter formas muito diferentes, mas a rodada clássica permaneceu mais popular.
Em uma tentativa de superar sua própria invenção, os criadores japoneses criaram um grande número de variedades de melancia preta - com uma completa ausência de sementes na polpa ou nem mesmo sua cor vermelha, mas amarela, mas essas bagas não são percebidas como o Densuke original.
Você sabe O recorde para o custo da melancia japonesa japonesa foi registrado em 2008 — depois, em um leilão, uma cópia de 8 kg foi vendida por 6300 dólares. Posteriormente, em 2013, também foi seguido um recorde, apenas com o menor custo da fruta — o preço do preto "bonito" era de apenas 3200 dólares.
Hoje, uma fruta exótica está na liderança entre as frutas mais caras do mundo e, levando em conta suas características, a melancia preta pode ser atribuída com segurança, não apenas às iguarias, mas também ao luxo real, acessível a todos.
Composição quimica
Na composição, a melancia preta quase não é diferente do clássico. A frutose, glicose e sacarose predominam em sua polpa, o que explica o alto nível de açúcar do feto. A quantidade de vitaminas na baga não é muito grande, mas devido ao seu baixo teor calórico - apenas 25 kcal por 100 g - pode servir como um prato de dieta independente.
Valor energético da melancia preta:
- proteínas - 0,5 g;
- gorduras - 0,2 g;
- carboidratos - 5,9 g;
- fibra alimentar - 0,3 g;
- água - 93,7 g.
Vitaminas:
- PP - 0,1 g;
- A - 18 mcg;
- B1 (tiamina) - 0,05 mg;
- B2 (riboflavina) - 0,07 mg;
- B6 (piridoxina) - 0,10 mg;
- B9 (ácido fólico) - 9 mcg;
- C - 8 mcg;
- E - 0,2 mg.
Elementos micro e macro:
- ferro - 2 mg;
- cálcio - 15 mg;
- sódio - 17 mg;
- magnésio - 11 mg;
- potássio - 113 mg;
- fósforo - 6 mg.
Propriedades da melancia preta
Como qualquer produto, a melancia preta possui várias propriedades e contra-indicações úteis, com as quais você deve se familiarizar antes de usá-la. Considere os benefícios e possíveis danos aos frutos com mais detalhes.
Benefício
Além do sabor, a melancia também possui uma lista impressionante de propriedades curativas. É usado principalmente como diurético, anti-inflamatório e antipirético, e isso está longe de todo o espectro de aplicação da baga. O baixo teor calórico do feto é outro motivo para incluí-lo na dieta, mesmo com diabetes, uma vez que os açúcares contidos em sua polpa são facilmente absorvidos pelo organismo.
- A lista de outras propriedades úteis da melancia também deve incluir:
- fortalecimento da imunidade;
- melhorar o funcionamento dos órgãos do trato gastrointestinal e do sistema circulatório;
- prevenção de tumores malignos devido ao alto teor de licopeno;
- normalização do metabolismo;
- abaixando o colesterol;
- a capacidade de remover toxinas do corpo;
- efeito antioxidante;
- normalização da microflora intestinal;
- melhoria da atividade cerebral.
Além da medicina, a melancia não é menos usada ativamente na cosmetologia - o produto mais popular é uma máscara facial. A sua composição rica em vitaminas tem um efeito rejuvenescedor na pele, tonifica e torna-a mais suave e macia.
Todos os tipos de decocções são cozidos a partir de sementes e cascas de melancia, que são tomadas com sucesso para doenças do sistema cardiovascular e trato gastrointestinal, reumatismo e até mesmo para o tratamento de parasitas.
Danos e contra-indicações
Infelizmente, com todas as vantagens e propriedades curativas de uma melancia, há um grupo de pessoas para quem ela pode ser não apenas prejudicial, mas também perigosa. Como tal, a baga em si não causa danos, no entanto, combiná-la com outros produtos tem um efeito extremamente negativo sobre o sistema digestivo - até a formação de gases, por isso é preciso ter muito cuidado e seguir as regras de uso do produto.
- Você deve abster-se de tratar pessoas que sofrem de:
- doenças congênitas do sistema diurético;
- aterosclerose;
- colite e diarréia;
- flatulência;
- pedras nos rins;
- intolerância ao produto.
Importante! Melancia cortada pode ser armazenada na geladeira não mais que um dia. Se a baga estiver deitada hoje em temperatura ambiente, então, a fim de evitar envenenamento por seu uso, é melhor recusar.
Classificação das melhores variedades
Como a melancia negra japonesa é altamente provável que seja um híbrido, coletar sementes para seu plantio adicional não faz sentido, mesmo no caso da compra de um Densuke genuíno. É impossível obter o fruto preto original dessas sementes, portanto os amantes de pratos exóticos devem prestar atenção a análogos mais acessíveis, que são quase nada inferiores a uma melancia japonesa real.
Eles incluem variedades domésticas e estrangeiras: Black Prince, Spark, Moon and Stars, Black Tyrant, Suga Baby, etc.
Considere estas variedades em mais detalhes:
- Príncipe Negro. Um dos análogos mais acessíveis da melancia preta original - suas sementes podem ser compradas facilmente nos mercados e nas lojas on-line por um preço bastante razoável. Em forma, a fruta é mais parecida com um melão - alongado de forma oval, com um peso médio de 10 kg. Deve-se notar que a casca desta variedade não é perfeitamente preta - à luz do dia, a cor verde escura da melancia é claramente visível. A superfície do feto é lisa, as listras não são muito mais escuras que o fundo principal. A carne é rica em cor vermelha, carnuda e muito densa, e seu teor de açúcar geralmente não excede 9-10%. Além disso, a variedade é resistente a pragas e doenças, adaptação rápida, alta produtividade e bom transporte. De 1 arbusto do Príncipe Negro, você pode coletar de 7 a 9 kg de frutas. Outra característica distintiva da variedade é sua longa vida útil - as bagas são capazes de manter sua aparência comercializável por cerca de 2 meses sem perder propriedades úteis e teor de açúcar. As melancias atingem a maturidade técnica em menos de 105 dias a partir do momento do aparecimento das primeiras mudas. A variedade é destinada ao cultivo em campo aberto e em estufa. Aqueles que desejam cultivá-lo em seu site devem estocar espaço antecipadamente - um dos recursos da variedade é um grande número de loops longos que exigem muito espaço.
- Twinkle. A casca desta variedade também não é perfeitamente preta - é apenas alguns tons mais escura que a variedade anterior. O segundo nome é Ogonyok - “melancia do sol”, uma vez que a variedade é destinada ao cultivo em condições de clima exclusivamente sulista. A faísca é despretensiosa na partida, possui excelente sabor, alta produtividade e resistência a várias doenças. As bagas são famosas por seus pequenos tamanhos de melancia - apenas 1,5-2,5 kg. No entanto, isso não afeta suas qualidades de sabor - a polpa da fruta não é muito densa, suculenta e granular, e não há menos açúcar nela do que em outros análogos da melancia preta. Uma variedade de amadurecimento precoce - a primeira colheita pode ser obtida já 75-80 dias após a germinação. A variedade não apresentava falhas - uma casca muito fina se torna a causa do problema no transporte.
- Lua e estrelas. A aparência exótica dessa variedade é inferior apenas à melancia preta original. A variedade recebeu esse nome por causa de sua cor incomum: a casca verde escura é coberta por manchas amarelas de vários tamanhos, parecendo um céu noturno com a lua e as estrelas. Esta variedade é justamente considerada uma das mais surpreendentes, pois foi criada muito antes do surgimento dos primeiros híbridos - em 1926. O local de nascimento da variedade é considerado nos Estados Unidos, Missouri. As frutas podem atingir tamanhos enormes - seu peso médio varia entre 25 a 30 kg. Em termos de sabor, no entanto, a variedade não é diferente das outras - sua carne é da cor vermelha usual, suculenta e muito doce. A coloração incomum é característica não apenas para frutas, mas também para folhas - elas também são decoradas com manchas amarelas, o que faz as plantas parecerem duplamente exóticas. Variedade de amadurecimento precoce - os frutos amadurecem em 85 a 90 dias. Além de sua aparência, a Lua e as estrelas são famosas por sua boa produtividade, facilidade de tratamento e alta resistência a doenças. A versatilidade da variedade permite seu cultivo tanto em campo aberto quanto em casa de vegetação.
- Tirano preto, ou melancia "frente escura" - entre todas as variedades acima, a casca dessa variedade é a mais próxima do preto. A variedade é muito semelhante ao Príncipe Negro em muitos aspectos - mesmo eles nascem na mesma região da Rússia. No entanto, ao contrário do companheiro, seus frutos são perfeitamente redondos, com um peso médio de 11 kg. A polpa tem um excelente sabor, granulação, aroma rico e um leve tom de framboesa. O teor de açúcar é de pelo menos 12%. O tirano negro se apaixonou por jardineiros por sua alta produtividade, resistência a temperaturas extremas, excelente transportabilidade e longa vida útil. A variedade também é perfeita para a colheita no inverno. O período médio de maturação tardia permite que os frutos maduros sejam obtidos após 100-110 dias a partir do momento em que as primeiras mudas aparecem. O tirano negro sente-se igualmente à vontade no jardim e na estufa. É adequado para cultivo principalmente na faixa do meio, no entanto, pode suportar baixas temperaturas e até geadas curtas, das quais outros análogos não podem se gabar.
- Suga baby - a variedade deve sua aparência aos biólogos europeus cujo objetivo era criar uma variedade invulnerável ao frio e à umidade. É por isso que o "bebê açucarado" pode ser cultivado mesmo em condições completamente inadequadas para a melancia - nas regiões norte e oeste do país. Os frutos da variedade são clássicos, de forma redonda, de cor verde escuro com listras escuras proeminentes. O peso depende de muitos fatores - clima, umidade, frequência de irrigação e cobertura, mas seu peso médio geralmente não excede 4-7 kg. O nome da variedade é totalmente justificado - a polpa escarlate é realmente muito saborosa, suculenta e açucarada. O alto rendimento também está incluído na lista de benefícios - se forem observadas técnicas de cultivo agrícola, podem ser removidos cerca de 8 a 10 kg de bagas de 1 m². O período de maturação precoce do Sugar Baby é de apenas 85 a 90 dias. Para isso, podemos acrescentar excelente transportabilidade, armazenamento a longo prazo, excelente apresentação e resistência a doenças comuns. A variedade é perfeitamente adaptada para o cultivo em campo aberto e em estufa - tudo depende da região e do clima.
Como escolher uma melancia preta
O Densuke original pode ser adquirido apenas em lojas especializadas que garantem a autenticidade e a qualidade do produto. Para garantir isso, não é necessário realizar uma inspeção pessoal das mercadorias, basta olhar para o preço - se for inferior a US $ 100, você terá uma farsa.
Você sabe Hoje, existem mais de 1300 variedades de melancia, que são cultivadas em 97 países. Durante anos, a China tem sido considerada líder em vendas e produção de frutas. — O rendimento anual de melancia atinge cerca de 63 milhões de toneladas.
Outra opção é ir a Hokkaido, mas também é um prazer caro.
Quanto aos análogos nacionais e estrangeiros, existem certos critérios, com base nos quais, você não pode dar errado e escolher uma fruta de qualidade, madura e segura:
- Tempo de amadurecimento. Não é recomendável comprar uma melancia antes de meados de agosto - é altamente provável que a baga tenha sido bombeada com nitratos para amadurecer mais cedo. Muitos vendedores gostam de justificar o aparecimento precoce de frutas no mercado com uma “variedade super nova”, no entanto, deve-se notar que mesmo nos países quentes do sul, as cabaças amadurecem não antes da segunda metade do verão. O mesmo se aplica a Densuke - o bonitão preto original que você não verá à venda até agosto. Para se proteger do envenenamento por uma fruta de baixa qualidade, lembre-se dos termos ideais para a sua compra: a partir da segunda quinzena de agosto e todo o mês de setembro. Em outros momentos, evite comprar uma baga - provavelmente isso resultará em consequências indesejáveis para a saúde.
- Local de compra. Deve ser uma tomada certificada, mas em nenhum caso uma barraca na estrada ou um mercado espontâneo. O fato é que é comum que uma melancia absorva substâncias nocivas dos escapamentos de automóveis que penetram na carne através das menores rachaduras. Com base nisso, preste atenção também às condições de armazenamento dos produtos: cada baga deve estar localizada em um recipiente separado e bem protegida do sol. Qualquer dano à superfície do feto indica uma alta probabilidade da presença de bactérias nele. No entanto, se as condições sanitárias forem satisfatórias, também não se apresse em comprar os produtos, mas peça ao vendedor que forneça a documentação relevante. Deve ser indicado em detalhes sobre o conteúdo de nitratos e pesticidas no produto. Em caso de recusa ou falta de certificado, é melhor não comprar neste local - provavelmente, a baga não é segura para o consumo.
- Aparência. Você também pode determinar visualmente uma melancia de qualidade - para isso basta prestar atenção a alguns detalhes de sua aparência. A primeira coisa que deve alertar é a falta de uma cauda na baga.O fato é que, ao final do amadurecimento, a fruta deixa de ser saturada com a umidade e os nutrientes do solo e, portanto, a cauda começa a ficar amarela e a secar como desnecessária. Para uma melancia madura, a presença de um rabo de cavalo verde fresco ou sua completa ausência é inaceitável - provavelmente, os vendedores tentaram, assim, esconder um produto ruim. O som da melancia é outro critério confiável para determinar um produto de qualidade. Basta apoiar o ouvido contra o feto e apertá-lo levemente - uma baga madura emitirá um estalo característico. O peso da melancia também é importante: você não deve atribuir o gigantismo excessivo da baga a uma “peculiaridade da variedade”, porque muitas vezes isso indica um excesso de estimulantes de crescimento dentro da baga. O peso ideal para uma melancia é de 5 a 7 kg, e é melhor recusar-se a comprar gigantes acima de 10 kg.
Recursos crescentes
A melancia é uma fruta bastante exigente e caprichosa, que nem todo jardineiro pode cultivar.
Mesmo as variedades mais despretensiosas têm características e nuances próprias que devem ser levadas em consideração para obter frutos saborosos e doces. Embora os análogos da melancia negra sejam famosos por sua simplicidade no cuidado e resistência a muitos fatores, para o desenvolvimento de variedades de boa qualidade e alta qualidade, é necessário fornecer-lhes condições quase ideais:
- Temperatura e iluminação. Como a melancia é uma baga de origem sulista, ela não tolera sombra e prolongada ausência de luz solar. Para plantar em campo aberto, você deve escolher a parte mais ensolarada, de preferência bem protegida do vento, pois as correntes de melancia também podem ser mortais. Quanto à temperatura, deve ser mantida dentro de +26 ... + 30 ° C. A temperatura do solo em que as sementes são plantadas também é importante - em um indicador abaixo de + 13 ° C, elas não germinarão.
- Umidade. Apesar da tolerância à seca, a rega da melancia exige bastante - pelo menos 150 litros de água por 1 m². O sistema radicular da cultura está bem desenvolvido - sua capacidade de absorver a umidade, assim como inúmeros ramos das raízes e processos, permitem que a planta a gaste economicamente em épocas secas. A demanda de água de uma melancia depende diretamente da estação de crescimento - durante o amadurecimento dos frutos, a rega é interrompida. No entanto, o alagamento não é menos perigoso, pois pode levar a uma desaceleração no desenvolvimento das plantas, um atraso na formação de frutas e uma diminuição no seu teor de açúcar. Portanto, é melhor observar a média de ouro - distribuir oportuna e uniformemente a umidade na área, evitando a secagem do solo.
- Top vestir. A necessidade de nutrientes na melancia é bastante alta: a falta de cálcio pode retardar a formação de flores femininas e, consequentemente, de frutas. A frequência desse procedimento também depende do período de vegetação da planta - acima de tudo, ele precisa de cobertura durante um período de crescimento intensivo. Os fertilizantes orgânicos são mais adequados para esse fim - esterco de vaca ou fezes de pássaros ou coelhos previamente diluídos em água. Eles geralmente são aplicados apenas 3 vezes por temporada, imediatamente após a rega. Dos fertilizantes minerais complexos, você também pode usar a solução Uniflor-Macro na proporção de 3 colheres de chá por 1 litro de água. Em seguida, a solução é consumida à taxa de 1 litro de água por arbusto. Depois de esperar a baga crescer no tamanho desejado, a alimentação é interrompida.
- Colheita. É realizado à medida que a fruta amadurece. A maturação das bagas pode ser facilmente verificada pelo caule seco, a mancha amarela no local em que a fruta toca o chão e o bacalhau quando espremido. Se as frutas atenderem a todos os critérios de inspeção, elas são colhidas manualmente, carregadas em um veículo e transportadas para um local de armazenamento. Uma melancia madura é armazenada por não mais que um mês, porque após esse período sua polpa começa a amolecer e a perder seu teor de açúcar.
Importante! Escolhendo um local para plantar melancia em um local, não se esqueça das regras de rotação de culturas: os piores predecessores da baga são outros representantes de melão e solanáceo.
Os fãs de doces exóticos são simplesmente imperdoáveis em negar tal prazer - uma fruta saborosa, suculenta e incrivelmente doce pode conquistar qualquer um.