Ao longo da longa história do cultivo de abóbora, muitas variedades foram criadas, e não é de admirar que um agricultor iniciante se confunda com sua variedade. A classificação das variedades desta cultura de melão, fornecida no artigo, ajudará você a descobrir quais espécies são adequadas para o seu cultivo.
Classificação e variedades de abóboras
Todas as abóboras são divididas em selvagens e cultivadas. Estes, por sua vez, são divididos em:
- casca dura (também conhecida como comum ou cozinha);
- gigante ou com frutos grandes;
- noz-moscada.
Abóboras cozidas
O grupo mais comum, universalmente cultivado na Rússia. Eles são usados para fins culinários e na medicina tradicional. Algumas espécies são forragens.
Você sabe Em 2009, em Wisconsin, um navio com sementes de abóbora, com 850 anos de idade, foi encontrado no território de um assentamento indiano. As sementes foram plantadas no chão e a maioria delas brotou.
Sinais comuns de representantes de hard-core são:
- pele muito densa de um feto maduro, mal usinável;
- haste e pedúnculo pentagonais;
- saborosas, numerosas sementes;
- amadurecimento precoce (agosto-setembro);
- vida útil longa.
As abóboras cozidas podem escalar ou crescer na forma de um arbusto. Este último é especialmente conveniente para pequenos jardins, pois economiza espaço.
Sardas
A variedade ganhou esse nome devido ao padrão amarelo-claro, de malha fina nos frutos verdes. Abóbora pequena, com peso não superior a 2,5–3 kg. A sarda foi criada na Rússia no final do século XX para cultivo em condições climáticas severas da Sibéria e do Extremo Oriente. A variedade é madura, não tem medo de geadas de retorno e, sujeita a rega abundante, tem um alto rendimento (365 c / ha). Um bônus agradável às características acima é o sabor delicado da polpa, que lembra uma pêra.
Bolota
Bolota também é conhecida como a "abóbora bolota". A razão para isso é sua forma de carvalho vermelho em forma de barril. Uma variedade de bolotas chamada Fordhook tem uma forma alongada e é mais parecida com as bolotas pecíolos que conhecemos. Os pequenos frutos da Bolota são geralmente verdes, mas você pode encontrar a Bolota Dourada e Branca, bem como o Acorn Ebony preto. O sabor da bolota lembra o sabor de outro representante dos cozidos - a abobrinha e, portanto, não é recomendado para consumo fresco. Essa variedade é muito popular nos EUA. Os chefs locais enchem pequenas abóboras e asse com açúcar mascavo e manteiga.
Delicadeza infantil
Este híbrido é caracterizado por:
- pequenas dimensões;
- forma achatada em forma de pêra;
- peso 2,5-3 kg;
- cor laranja brilhante de frutas;
- boa qualidade de manutenção;
- polpa doce e suculenta.
Da iguaria infantil são obtidos excelentes sucos e purê de batatas para a primeira alimentação, além de compotas e compotas. A polpa é tão saborosa que também pode ser consumida fresca.
Amêndoa
Esta variedade é especialmente adequada para gulosos, devido ao seu alto teor de açúcar em frutas (6-7%) e polpa macia crocante com sabor de amêndoa. O peso das frutas achatadas marrom-alaranjadas atinge 5 kg. A amêndoa pode ser armazenada por um longo período de tempo, mas, quando cultivada, pode causar problemas ao jardineiro devido à exposição ao oídio.
Miranda
Recentemente, os criadores têm trabalhado na criação das chamadas abóboras gimnospermáticas, cujas sementes são cobertas apenas com uma película fina e não com uma casca densa. Uma das formas de abóbora gimnosperma é Miranda. Ela tem sementes muito saborosas que contêm 50% de óleos gordurosos saudáveis. Para a produção de óleo de abóbora, essa variedade é cultivada. Miranda é uma planta semi-arbusto, por isso é adequada para pequenos lotes de agricultores. Os frutos de Miranda são redondos, verde claro, pequenos. Sua polpa não é particularmente saborosa, mas é bastante adequada para assar.
Abóboras de frutos grandes
A maioria dos representantes deste grupo possui frutas grandes, pesando até 15 a 20 kg. No entanto, existem também pequenos frutados grandes, o que indica a inconclusividade desse sinal.
As diferenças características das variedades de frutos grandes são:
- pedúnculo redondo que não penetra no próprio fruto;
- haste macia e arredondada;
- alto teor de açúcar nas frutas;
- resistência ao frio.
Importante! Quanto mais tempo são armazenados doces de frutas, para que se tornem mais doces e suculentos. O período médio de armazenamento é de 1 ano.
Mulher russa
Também conhecida como abóbora com melão devido à polpa inerente ao sabor do melão. Suas dimensões são médias, geralmente o peso chega a 3 kg, embora também sejam encontradas amostras maiores. A mulher russa é uma variedade de maturação precoce e resistente ao frio e, portanto, é cultivada na faixa do meio e na Sibéria. A cor da fruta é laranja e a forma que se expande para o fundo se assemelha a um brinquedo infantil Yule. A polpa é suculenta e há muitas, enquanto as sementes são poucas em número.
Gracioso
Trata-se de uma variedade semi-arbusto no meio da estação, com uma fruta em forma de giz, cujo peso varia de 3,5 a 6 kg, dependendo da região e das condições de cultivo. Por trás da pele cinzenta, há uma polpa alaranjada escura deliciosa e suculenta, adequada para consumo fresco, bem como para assar, cereais e outros pratos. A graça da abóbora acrescenta caroteno.
Titanium
O titânio merece esse nome: sob condições particularmente favoráveis, o peso de seus frutos alaranjados brilhantes pode chegar a 200-400 kg, embora geralmente esse número seja ainda menor - 40-100 kg. De qualquer forma, Titan é o líder em termos de tamanho entre as abóboras. É cultivada principalmente em fazendas comerciais, como uma variedade de mesa e forragem. Devido à forte tecelagem, o Titan está exigindo tecnologia agrícola. Além disso, esta é uma planta muito termofílica que não tolera geadas de retorno e, portanto, aterrissou no solo no final de junho. No entanto, o Titan compensa isso com um crescimento rápido.
Centner
Um pouco atrás de Titan, há uma variedade de criações italianas chamadas Centner. Seu peso atinge 55-60 kg, e o máximo possível é de cerca de 100 kg. O Centner é cultivado como uma variedade de forragem e para produzir sementes grandes e saborosas.
Cinza volga
O Volzhskaya Sulphur tem uma aparência bastante normal (forma oblata, pele densa cinza, polpa cremosa), mas ao mesmo tempo possui um sabor e aroma maravilhosos, alto teor de açúcar (11%). Além disso, o cinza Volga é muito despretensioso, possui boa imunidade a doenças e altos rendimentos. É usado como mesa e tipo de alimentação.
Docinho
Doce devido ao seu alto teor de açúcar (8%), mas sem açúcar. Seu sabor combina um sabor frutado e acidez. A guloseima é uma variedade em porções de tamanho médio (3,5 a 6 kg), cujas frutas alaranjadas são convenientemente divididas em segmentos.
Doce de inverno
O doce de inverno é extremamente despretensioso. Ele tolera facilmente o frio, a falta de umidade e a baixa fertilidade do solo; portanto, é adequado para o cultivo em áreas agrícolas de risco (Sibéria, Urais, região do Baixo Volga). Mesmo com um cuidado mínimo, o peso da fruta chega a pelo menos 6 kg, e sujeito a uma cobertura e cuidados de qualidade - 12 kg. A abóbora é de forma redonda, de cor cinza. A polpa é doce, aromática e muito suculenta.
De mármore
O mármore cresce para 5 kg durante o verão e acumula 10-12% de açúcares, o que o torna uma das variedades mais doces. A aparência corresponde ao nome: frutas cinza-esverdeadas com listras mais claras e intercaladas que fazem a superfície do vegetal parecer uma pedra natural nobre. A variedade é muito exigente em condições de cultivo, precisa de cobertura, rega regular e baixa acidez do solo.
Abóboras de noz-moscada
As abóboras de noz-moscada estão se tornando cada vez mais populares após o entusiasmo universal por um estilo de vida saudável. As variedades de moscatel contêm mais vitaminas do que outras, e o sabor e o aroma da polpa suculenta permitem que você desfrute de uma nutrição adequada, refutando o postulado de uma alimentação saudável, mas não saborosa.
Você sabe Na Itália, a mostarda é feita de abóbora para temperar saladas e massas. Mostarda de abóbora também é usada como molho para pratos de carne e carnes defumadas.
Noz-moscada diferem:
- amante do calor (é melhor crescer nas regiões sul ou na faixa do meio através de mudas);
- amadurecimento tardio;
- sementes marrom-amareladas;
- pedúnculo penta estendido até a base;
- leve aroma a moscatel.
Novo
Esta é uma variedade universal. Frutos amarelos de forma oval-cilíndrica e com peso de 4-6 kg têm polpa suculenta, usada em uma variedade de receitas culinárias. Além disso, é preferível a Novinka usar fábricas de comida para bebê ao criar purê de batatas e sucos. A novidade pode ser salva por até 1 ano, mantendo o sabor.
Arabat
Um dos mais famosos moscatel domésticos. Em forma, os frutos amarelos da abóbora Arabat são semelhantes a uma pêra ou a um violão (as pessoas costumam chamar de variedade). Sua massa atinge 6-8 kg. Sob a pele fina e frágil, há uma polpa densa e carnuda. O sabor é doce, frutado. As desvantagens incluem o amadurecimento tardio.
Butternut
O nome do vegetal dá uma idéia de sua carne oleosa (“manteiga” em inglês - óleo) e sabor de nozes (“noz” em inglês - noz). Como outros representantes da variedade de noz-moscada, o Butternat tem uma cor de pele amarela alongada em forma de pêra. A polpa é laranja, densa e moderadamente doce. O peso da fruta geralmente não excede 4 kg.
Prikubanskaya
Há 20 anos, a abóbora Kuban agrada os agricultores domésticos com seu sabor suave e doce, colheita estável, boa qualidade de manutenção e transporte. A massa de frutas marrom-alaranjadas pode variar de 2,5 a 5 kg. A casca é fina, a polpa é suculenta. A forma é típica da noz-moscada - cilíndrica com espessamento. A variedade é universal na aplicação.
Abóbora Hokkaido
Esta variedade de abóbora em porções vem do Japão. Nas fontes inglesas, chama-se “abóbora de inverno”, e os franceses deram o nome de Potimarron (do francês “potiron” - abóbora e “marron” - castanha). Os próprios japoneses a chamam de Kocha. Os frutos são pequenos (1,5-2 kg), de várias cores (de laranja brilhante a verde, dependendo do tipo) e formato (redondo, em forma de pêra, oblato). O Hokkaido é uma variedade de amadurecimento precoce e é perfeito para o cultivo na faixa do meio. Os frutos do Hokkaido têm um agradável sabor a nozes, o que torna possível usá-los ativamente na culinária (para assar, tortas, sopas, como panelas para pratos de carne e vegetais).
Abóbora de folhagem
À primeira vista, a folhagem de abóbora (Phycephaly) pode ser confundida com melancia. No entanto, ao cortar o feto, a diferença se torna visível: a polpa da Ficefalia é branca, embora com sementes negras. Figolistic ela é nomeada por causa de folhas a céu aberto. A phycephaly é usada para fins gastronômicos e medicinais. Todas as partes desta planta são ricas em vitaminas e minerais, têm um efeito benéfico no trato digestivo.
Abóbora de cera
A abóbora com cera (Beninase) é cultivada na Ásia e na América Latina. Uma característica de seus frutos é uma camada de substância cerosa e um revestimento branco, que contribui para o armazenamento a longo prazo (2 a 3 anos) A medicina tradicional chinesa aconselha o Beninkaz como um diurético, analgésico, tônico. Beninquaza encontrou aplicação na culinária dos países asiáticos, combinando perfeitamente com pratos de peixe.
Abóboras decorativas
As abóboras decorativas têm não apenas frutas originais e encaracoladas, mas também belas folhas e flores. Juntos, isso cria um conjunto que pode decorar qualquer jardim e mirante. Como já mencionado, os decorativos não são uma espécie separada, mas uma variedade geneticamente modificada de outras abóboras (geralmente casca dura, raramente com frutos grandes). Uma exceção é Lagenaria.
Importante! A maioria das abóboras decorativas, se adequadas para alimentos, são apenas verdes. Os frutos maduros não são tóxicos, mas geralmente são insípidos e duros.
Lagenaria
Lagenaria (abóbora escalada) é uma planta muito antiga que veio da Índia para nós. Mesmo na Roma antiga, os pratos eram feitos de frutas semelhantes a frascos, que eram muito duráveis graças à pele firme da Lagenaria madura. Residentes da Oceania, Polinésia e países africanos até hoje usam Lagenaria para criar instrumentos musicais e tubos. Os frutos jovens, com um comprimento não superior a 50-60 cm, são utilizados na culinária, seu sabor é semelhante ao da abobrinha. O comprimento máximo que uma fruta madura pode atingir é de 3 m. A massa da fruta varia de 4 a 15 kg. Liana Lagenaria é capaz de crescer até 15 m.
Wimpy
Existem várias linhas de abóboras em forma de giz, todas elas unidas pela forma da fruta, semelhante a um turbante ou a uma tampa de cogumelo. Embora o calmoide seja descendente de abóboras de frutos grandes chilenos, seu tamanho é geralmente pequeno e varia de 0,5 a 5 kg. Alguns tipos de calmoide, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho, são comestíveis (além disso, saborosos), mesmo em plena maturação.
Tangerina
O tamanho dessas abóboras redondas e alaranjadas brilhantes não excede 10 cm, peso - 300 G. A planta possui folhas densamente arranjadas e flores amarelas brilhantes que adornam os prédios e os mandris no verão. Frutas mandarim são perfeitamente armazenadas e usadas para decorar quartos.
As estrelas
Nomeado por causa de sua semelhança com estrela do mar. Seu diâmetro é de no máximo 15 cm, e as cores laranja, verde e listrado os tornam um excelente material para artesanato infantil.
Em forma de pêra
Uma das mais belas variedades decorativas. Seus frutos são semelhantes a uma grande pêra, mas o mais interessante nas abóboras em forma de pêra é a sua cor. Dependendo do tipo, a fruta pode ser completamente amarela brilhante ou meio amarela, meio verde com uma borda clara entre as flores. Algumas espécies têm largas faixas brancas ao longo da fruta.
Dicas de cultivo de abóbora
Escolhendo uma variedade, você pode começar a crescer, mas para iniciantes Vale a pena se familiarizar com as recomendações de jardineiros experientes:
- Sementes idealmente compradas no exterior (variedades estrangeiras) ou de agricultores privados especializados no cultivo de abóbora. Caso contrário, há um alto risco de obter uma nova nota.
- A planta é termofílica, para plantar você precisa escolher um local ensolarado.
- O solo para cultivo deve ter acidez neutra, nutritiva, intensiva em termos de ar e leve.
- A rega excessiva resultará em frutas aquosas. É melhor regar a abóbora com menos frequência, mas com mais abundância. Durante o amadurecimento da fruta, a rega pára.
- A tecnologia agrícola inclui necessariamente a remoção de ervas daninhas e pestanas.
- Os vegetais gostam muito de nutrição mineral, principalmente de potássio. Ele também precisa de fertilizantes orgânicos (estrume, fezes de pássaros). Um dos métodos de cultivo é colocar a planta em uma pilha de composto embaixo do filme. Isso ajudará a reduzir a quantidade de fertilização e rega.
Muitas variedades de abóboras dão a todos a oportunidade de escolher a variedade mais adequada. O artigo descreve os tipos mais famosos dessa cultura do melão, comestíveis e decorativos.