Hoje, uma grande variedade de variedades de tomate está intrigando até jardineiros experientes que desejam colher tomates de qualidade para o cultivo. Recomendamos que você preste atenção à nova boneca F1, mas já bem estabelecida, que será discutida no artigo.
Caracterização e descrição da variedade
O criador da variedade F1 Doll é a empresa de criação Zedek, com sede em Moscou. O híbrido foi criado em 2004 e foi adicionado ao Registro Estadual de Variedades em 2006. Com base na variedade obtida, foram criadas a Masha Doll e a Dasha Doll, que têm aparência semelhante a frutas e plantas, mas diferem em sabor e tempo de maturação. A boneca F1 foi projetada para cultivo em campo aberto, mas pode crescer e dar frutos com sucesso em condições de estufa.
A variedade é determinante, ou seja, o caule central não pode crescer mais alto do que o geneticamente incorporado nas sementes. A altura do arbusto não excede 80 cm e, crescendo à altura indicada, pedúnculos e escovas começam a se formar para formar um ovário. Os arbustos estão localizados de maneira compacta, os rebentos não crescem muito para os lados.Você sabe O tomate há muito é considerado uma planta venenosa; na Europa, era cultivado exclusivamente para fins decorativos. Coma os frutos do aço em 1822.
As folhas têm uma forma familiar para um tomate, tamanho médio, verde saturado. As chapas têm um acabamento fosco. O arbusto floresce com botões amarelos coletados em inflorescências. Cada escova de frutas pode conter até 6 tomates.
O amadurecimento das frutas ocorre no 90º dia após o transplante. A primeira colheita pode ser colhida em julho, a frutificação do tomate é longa e dura até a geada. Frutas verdes têm uma diferença característica na forma de uma mancha verde escura no caule. À medida que amadurecem, os tomates adquirem uma cor escarlate uniforme e rica.
O peso de um tomate pode variar de 70 a 200 G. Segundo o remetente, o peso do tomate pode ser ainda maior, isso é afetado pela quantidade de cobertura e pela qualidade do atendimento. Todas as frutas têm aproximadamente o mesmo tamanho e peso, e sua forma é arredondada com pólos achatados dos dois lados. O sabor do tomate é agradável, agridoce, com um aroma característico de tomate. Graças à pele densa dos tomates, a colheita é bem armazenada por muito tempo e tolera facilmente o transporte. A produção de produtos comercializáveis é máxima e é de 100%, ou seja, todas as frutas resultantes têm uma aparência impecável e são adequadas para venda.
A produtividade híbrida é alta - 260-400 kg / ha em escala industrial, nas condições de cultivo em casa, você pode levar 8 kg a partir de 1 m².
Vantagens e desvantagens
- Entre as vantagens da variedade de bonecas F1 estão:
- altos rendimentos;
- bom gosto e aparência atraente da fruta;
- universalidade do uso do tomate;
- boa transportabilidade sem perda de características de qualidade;
- mudas fortes e viabilidade de plantas jovens;
- resistência a doenças comuns;
- a possibilidade de crescer em campo aberto e em estufas;
- facilidade de manutenção da planta devido à compacidade e ao pequeno tamanho das buchas.
- As desvantagens da variedade incluem:
- inadequação das sementes colhidas pessoalmente para reprodução e plantio no próximo ano, uma vez que não preservam as qualidades maternas;
- deterioração da qualidade da frutificação devido à rega prematura das plantas;
- a necessidade de arbustos de liga, pois eles tendem a se curvar ao chão sob o peso da fruta.
Você sabe O maior tomate, de acordo com o Guinness Book of Records, é uma fruta cultivada nos Estados Unidos (Wisconsin), cujo peso era de 2,9 kg.
Tempo de semeadura
A semeadura da variedade é realizada no final de março - início de abril, para que durante o período de plantio de mudas em campo aberto, ela cresça o suficiente e adquira um novo local. O plantio de mudas em um local permanente de crescimento é realizado após 40 dias, se você planeja crescer em casa de vegetação ou após 60 dias - se as mudas crescerem em um canteiro aberto.
Regras de crescimento
Para cultivar plantas de qualidade e obter uma boa colheita, é necessário seguir as regras de cuidados com a semeadura e as mudas.
Cultivo de mudas
Para obter mudas de alta qualidade, observe a seguinte sequência de ações:
- A semeadura das mudas é realizada imediatamente após a compra do material, elas não requerem pré-tratamento, pois são híbridas e passam por todos os procedimentos estimulantes antes de serem colocadas à venda.
- Grandes recipientes rasos são preparados para a semeadura. O solo marcado como "Para hortaliças" é adquirido em uma loja ou preparado de forma independente: para isso, 1 parte do solo com grama, 1 parte do chernozem, 1 parte do húmus ou composto, 0,5 parte da areia são misturadas.
- A argila expandida é derramada no fundo do tanque para que o excesso de água após a irrigação saia a tempo. Tais medidas são necessárias para evitar possível apodrecimento do sistema radicular e o desenvolvimento de doenças fúngicas nas raízes.
- Uma camada de solo é derramada sobre a argila expandida e os sulcos rasos (1 cm) são feitos com uma vara fina. Nos sulcos, coloque as sementes de tomate a uma distância de 3 cm uma da outra. Adormeça com o resto do solo e irrigue com água à temperatura ambiente da pistola de pintura.
- Os recipientes são cobertos com um filme plástico, a fim de manter a umidade necessária no interior e criar um “efeito estufa” que estimulará a germinação das sementes. Ar regularmente as culturas, removendo o filme por 1 hora.
- As culturas são colocadas em um peitoril da janela, bem iluminado e quente (com temperatura de pelo menos + 25 ° C), pulverizado uma vez a cada 2 dias.
Vídeo: Semeando sementes de tomate para mudas
Cuidados após a germinação das sementes:
- Quando as primeiras filmagens aparecem, o filme é finalmente removido.
- A temperatura do ar na sala é reduzida para + 19 ° C durante o dia e + 15 ° C à noite para evitar o alongamento e o afinamento do caule principal da planta.
- A rega após a germinação pode ser feita sob a raiz, usando água de alta qualidade e bem mantida à temperatura ambiente. A rega é necessária, pois a camada superior do solo seca, provisoriamente, uma vez a cada 3-4 dias.
- Um pré-requisito para obter mudas saudáveis fortes é a implementação de uma colheita. O procedimento é realizado já plantado quando há pelo menos 2 folhas verdadeiras. A escolha é libertar o sistema radicular do coma de terra e remover parte da raiz central. A colheita é realizada manualmente com os dedos, enquanto a raiz é cortada de 0,5 a 1 cm, estimulando o crescimento de raízes laterais, devido às quais é formado um sistema radicular forte, o caule engrossa, as mudas ficam mais fortes.
- As plantas de mergulho são plantadas em recipientes separados, de preferência copos de turfa, que podem ser plantados em campo aberto sem prejudicar o sistema radicular das mudas. O solo é usado na mesma composição que para semear. Após o plantio, as mudas são bem regadas sob a raiz e colocadas em local ensolarado.
- Os cuidados subsequentes são continuados até que as plantas sejam plantadas em campo aberto. Uma semana antes do transplante, as mudas começam a temperar, retirando-as por 1 hora, aumentando gradualmente a quantidade de tempo.
Preparação do local de desembarque
O território para o plantio de mudas é escolhido bem iluminado e ventilado, sem correntes de ar. Solo de nutrientes leves com reação neutra é adequado para o cultivo de tomates. Para o plantio, escolha um lugar onde pepinos, alho, couve e cebola cresçam anteriormente.
A preparação do solo consiste em pré-escavar o local, remover ervas daninhas e afrouxar o solo. Será útil introduzir estrume ou composto apodrecido para enriquecer o solo com os nutrientes de que o tomate precisa para formar um ovário e produzir uma colheita grande. Para 1 m², basta adicionar 5-7 kg de orgânicos.Importante! Você não pode plantar no local onde as batatas e as berinjelas costumavam crescer, pois aumenta o risco de infecção de mudas com doenças e pragas, nas quais as culturas solanáceas sofreram no ano anterior.
Tecnologia para plantio de mudas em campo aberto
O plantio de mudas de tomate é o seguinte:
- Os poços são preparados, sua profundidade deve corresponder ao comprimento do sistema radicular das mudas. A largura entre os furos é de pelo menos 70 cm.
- 0,5 l de água é derramado no poço preparado, misturado com o solo. As plantas são plantadas em poços e fixadas com solo úmido e depois polvilhadas com o restante do solo.
- O solo é ligeiramente compactado para fixar bem as mudas.
- As mudas de mato alto são plantadas em um ângulo discreto (45 °) em relação ao solo; para esse fim, a planta é instalada especialmente nos furos “tortos”. Com o tempo, o sistema radicular das plantas se aprofunda e o mato é nivelado.
Recursos de Cuidados
A qualidade dos frutos e a produtividade do mato dependem diretamente das condições de cultivo e cuidado que o jardineiro conseguiu organizar, portanto, consideraremos as regras de irrigação, fertilizantes e outras técnicas obrigatórias.
Taxas de rega e fertilizantes
A rega do tomate deve ser feita de manhã ou à noite, para que as raízes tenham tempo de se saturar com água antes do início do calor. É melhor usar água para irrigação à temperatura ambiente. Recomenda-se regar os arbustos sob a raiz, para que as gotas não caiam nas folhas e caules. A frequência da rega depende da quantidade de chuva. Se as chuvas forem regulares e abundantes, você poderá molhar os tomates uma vez por semana; se não houver chuva, a rega deve ser feita uma vez a cada 2-3 dias, à medida que a camada superior do solo seca. Durante todo o período de crescimento e frutificação, o tomate é fertilizado três vezes:
- 2 semanas após o plantio, é adicionada uma solução: 25 g de superfosfato, 20 g de sulfato de potássio, 8 g de nitrato de amônio por 10 l de água.
- Durante a formação do ovário, é adicionada uma solução à base de 10 l de água, 20 g de nitrato de amônio e 25 g de sulfato de potássio.
- Após um mês após a segunda alimentação, faça a mesma composição da mistura de nutrientes.
Importante! A fertilização é necessária após a rega preliminar do solo, para não queimar as raízes, em uma quantidade de 1 litro sob o arbusto.
Pasynkovka e formação de um arbusto
Recomenda-se a formação de tomates Boneca F1 em 1 ou 2 hastes, o que permite que todos os tomates amarrados a essas hastes amadurecem. A formação de um arbusto em uma haste é realizada à medida que os enteados crescem na haste principal, eles devem ser removidos em tempo hábil, evitando o crescimento excessivo. Filhos adotivos adicionais consomem uma grande quantidade de nutrientes à medida que crescem, o que poderia ser usado para formar ovários de frutas de qualidade. É necessário arrancar o enteado, deixando um pequeno "toco" para impedir o crescimento de novos enteados e proteger o tronco principal da formação de uma ferida aberta.Um arbusto é formado em duas hastes, quando o primeiro pincel de frutas apareceu e, embaixo dele, no axil da folha, você pode deixar 1 enteado, que se desenvolverá e logo dará um ovário adicional.
Cultivo do solo e capina
Para que a rega regular não provoque uma diminuição da respirabilidade do solo, após a irrigação é necessário afrouxar completamente a área. Para desapertar, use garfos curtos, que são levados cuidadosamente ao solo para não danificar o sistema radicular do tomate. Às vezes, o afrouxamento é combinado com a remoção e remoção de ervas daninhas. As ervas daninhas devem ser arrancadas em tempo hábil para que não interfiram no crescimento normal do tomate e não esgote o solo. As maiores são melhor retiradas manualmente para remover uma raiz longa; as pequenas podem ser tecidas com prensa.
Doenças e pragas
Boneca de tomate F1 é considerada resistente às doenças mais comuns, mas pode adoecer:
- Praga tardia - uma doença fúngica que se manifesta na forma de manchas escuras nas lâminas das folhas e caules do arbusto, quando infectados durante a formação do ovário ou frutificação, os tomates ficam cobertos de manchas marrons. Assim que os primeiros sinais da doença são detectados, os arbustos afetados são tratados com Fitosporin ou Bactofit, de acordo com as instruções. A prevenção do desenvolvimento da doença é considerada rotação de culturas, destruição de detritos de plantas no local, cumprimento das recomendações de rega.
- Mosaico - uma doença viral que afeta a parte decídua da planta, as placas ficam cobertas de manchas amarelas e se enrolam em um tubo. Para o tratamento, use o medicamento "Karbofos", de acordo com as instruções. Para a prevenção do desenvolvimento da doença, a presowing o tratamento de sementes com permanganato de potássio é considerado eficaz (4 cristais do medicamento por 200 ml de água, mergulhe as sementes em solução por 1 hora).
- Mosca branca - pequenos insetos com asas brancas que se alimentam da seiva das plantas, provocam seu amarelecimento e murcha. O controle de pragas é realizado com o Confidor, de acordo com as instruções. A prevenção deve ter como objetivo a destruição oportuna de detritos vegetais no local, a conformidade com o esquema de plantio.
- Medvedka - um grande inseto marrom que vive no solo, que pode destruir o sistema radicular. Para destruir a praga, use a droga "Thunder", de acordo com as instruções. A prevenção de danos aos arbustos pelo urso urso consiste na escavação frequente do local antes do plantio, no tratamento pré-plantio das raízes das plantas com Aktara.
- Colher de roer - lagartas de borboletas noturnas que comem pecíolos e folhas de uma planta. Para combater a praga, é utilizada a droga “Strela”, antes do desembarque, e também todo outono, a profilaxia é realizada na forma de uma escavação profunda do local.
Colheita e armazenamento
A frutificação e a primeira colheita ocorrem no início de julho, o amadurecimento ocorre gradualmente, por isso é necessário colher frutas dos arbustos regularmente, visitando o jardim todos os dias. É melhor escolher tomates com uma haste para armazenamento mais longo. Os tomates Doll F1 são muito bem armazenados devido à sua forte densidade de casca e frutas. É melhor manter a colheita em um local fresco - uma adega ou uma geladeira. Você pode prolongar a vida útil dos tomates se os colocar em uma caixa de madeira em camadas, derramando cada camada com serragem.
A Boneca de tomate F1 é uma boa variedade para cultivo em casa, pois possui excelente aparência e boas características de sabor. Além disso, o processo de plantar e cuidar de plantas é bastante simples se você seguir as recomendações descritas em detalhes no artigo.