A cebola é um dos vegetais mais comuns em nossos pratos e não há nada de surpreendente aqui. Com um sabor picante e picante, é um armazém de nutrientes e vitaminas. Devido às suas características, este vegetal ocupa um lugar de destaque em quase todos os terrenos ou jardins domésticos. No entanto, quando confrontados com uma variedade de variedades, é difícil fazer a escolha certa. Variedade Karatalsky é um dos representantes mais brilhantes, cujas propriedades são apreciadas pelos mais exigentes produtores de vegetais.
Descrição e características das variedades de cebola Karatalsky
A variedade Karatalsky (Karatal) foi obtida graças às atividades frutíferas dos funcionários da Fazenda Experimental Karatalsky do Instituto de Agricultura do Cazaque, por seleção manual da variedade Johnson existente. As regiões do Uzbequistão, Armênia, Ucrânia, norte do Cáucaso, Quirguistão, região do Volga e Cazaquistão são indicadas como as mais adequadas para o cultivo de território por especialistas.Karatalsky refere-se a variedades precoces, com alto rendimento e excelente qualidade de manutenção.
Você sabe As cebolas estão entre os vegetais mais comuns do mundo e são cultivados em mais de 175 países.
A aparência e tamanho da cebola
Karatalsky tem uma forma plana arredondada ou arredondada. A lâmpada é de cor branca, com uma estrutura densa e um sabor semi-agudo. Os flocos secos são amarelos ou dourados. A pena desta variedade é uma tonalidade verde clara, bem desenvolvida. Uma lâmpada fornece 3-4 flechas, 120-130 cm de altura.A massa do bulbo pode atingir 200 g com cultivo de dois anos (nabo) e 90-130 g com cultivo de um ano (semeadura).
Amadurecimento de datas e produtividade
A cebola Karatalsky é uma variedade de amadurecimento precoce, e o período decorrido desde os primeiros brotos até a apresentação das penas é de 95 a 120 dias. O índice de rendimento da variedade é bastante alto e tem uma média de 4,4 a 5 kg / 1 m².
Propriedades úteis e possíveis contra-indicações
Cebola refere-se a culturas cujas propriedades benéficas têm uma gama muito ampla de efeitos no corpo humano. Além do uso bem conhecido desse vegetal na luta contra doenças virais sazonais e como imunoestimulante,
- Karatalsky também pode ser usado como:
- tônico e diurético;
- um método para curar feridas;
- um método de combate a distúrbios no trato digestivo;
- um meio de estabilizar o funcionamento do sistema cardiovascular;
- sedativo.
- As pessoas que sofrem das seguintes doenças devem injetar cuidadosamente cebola fresca (incluindo penas verdes) em sua dieta:
- doença gastrointestinal aguda (úlceras, gastrite);
- doença renal e hepática;
- asma brônquica;
- intolerância individual (alergia).
- Além disso, este produto deve ser cuidadosamente considerado pelas nutrizes, pois afeta negativamente o sabor e o cheiro do leite materno.
Características do cultivo de cebola Karatalsky a partir de sementes
A variedade Karatalsky é despretensiosa às peculiaridades do clima e do solo, e, portanto, as sementes dessa cultura podem ser semeadas em campo aberto, sujeitas a aeração anterior e à presença de um revestimento de drenagem.O solo mais adequado será a terra fértil não acidificada.
Também é recomendável aderir ao princípio da rotação de culturas, segundo o qual é necessário plantar cebolas no último local de crescimento de pepinos, abóboras, abobrinha, repolho, tomate e legumes.
Importante! O período ideal para o retorno da cultura ao seu antigo local é considerado um período de 3-4 anos
Trabalho preparatório antes da semeadura
Embora a variedade Karatalsky seja caracterizada por sua despretensão e geralmente seja caracterizada por resultados finais bastante impressionantes, apenas a estrita adesão às regras básicas do trabalho preparatório de pré-semeadura, bem como a escolha correta do material de plantio, pode garantir mudas de qualidade.
Momento favorável para a semeadura
Ao escolher as datas para a semeadura da cebola Karatalsky, é necessário levar em consideração que a temperatura do solo aquecido se tornará o principal fator para as mudas rápidas.
Tais condições tornam-se possíveis de meados de março a meados de abril, dependendo das condições climáticas e meteorológicas da região. No entanto, a procrastinação também não deve ser adiada, pois isso pode levar ao amadurecimento tardio e perda de produtividade, especialmente porque as cebolas são culturas que podem suportar geadas de curto prazo até –5 ° C.
Importante! Semear cebolas em verduras pode ser feito em etapas, após 1-2 semanas, o que garantirá a extensão da possibilidade de obtenção de produtos frescos.
Seleção de assento
O terreno reservado para camas com cebolas deve ser uniforme e suficientemente iluminado pela luz solar, não obscurecido por árvores e arbustos adjacentes. A composição do solo afetará não apenas a colheita final, mas também o sabor da cebola. Assim, o cultivo em solo argiloso dá vigor ao sabor das cebolas, enquanto no arenoso o amadurece mais rapidamente.Em solo arenoso, o vegetal amadurece mais rapidamente.
O solo pesado e argiloso é considerado o mais inadequado - sob tais condições, mudas raras e fracas aguardam o cultivador de legumes.A terra dos canteiros é preparada no outono. Após a colheita, a fertilização necessária é aplicada ao solo - orgânico (5 kg de húmus por 1 m² e 8 kg de composto por 1 m²) e fertilizantes minerais (superfosfato duplo na proporção de 20 g por 1 m² e 15 g de cloreto de potássio por m²), e também cinza de madeira (na proporção de 0,5 kg por 1 m²) Sob a condição de cultivar cebolas no solo de turfa, não são aplicados fertilizantes de nitrogênio e a quantidade de fertilizantes de fósforo é dobrada.Após a cobertura, o solo é desenterrado várias vezes:
- imediatamente após a limpeza do jardim, a uma profundidade de cerca de 10 cm;
- final do outono, a uma profundidade de 20 cm.
Com o início do período da primavera, o solo é novamente afrouxado e escavado a uma profundidade de 15 cm, o que o protege contra a secagem, e então os fertilizantes são reaplicados - mineral (nitrato de amônio com cálculo de 20 g por 1 m²), além de parte de superfosfato e cloreto de cálcio.
Preparação de sementes
A preparação de sementes para a semeadura é a base de uma colheita de qualidade, razão pela qual os cultivadores de hortaliças experientes iniciam os procedimentos de pré-semeadura no início de março. Existem várias medidas básicas que fornecerão às sementes uma proteção confiável contra ambientes agressivos:
- Rejeição - todo o material de plantio é imerso em um recipiente de água morna por várias horas, após o que são removidas todas as sementes que surgiram, uma vez que são consideradas vazias ou muito pequenas para mudas de alta qualidade.
- Desinfecção - como todas as sementes podem ser portadoras de várias infecções virais e fúngicas, é necessário realizar um trabalho de desinfecção. Para esse fim, o material de plantio é colocado em um saco de gaze, que é imerso em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 minutos. Após o procedimento, as sementes são cuidadosamente lavadas em água corrente fria. Substituir permanganato de potássio será capaz de solução a 1% de 10 g de permanganato de potássio, diluído em 1 litro de água. Após a desinfecção, recomenda-se embeber adicionalmente as sementes em uma solução de bioestimulação por 15 a 20 horas.
- Aquecendo - Um procedimento para obter mudas simultâneas. Para esse fim, as sementes são imersas por 30 minutos em água, cuja temperatura é de + 40 ° C.
- Têmpera - permite que futuras mudas tolerem facilmente condições climáticas e climáticas adversas, além de ativar a resistência à imunidade a várias doenças. Imediatamente após o procedimento de aquecimento, o material de plantio é colocado na geladeira por 30 minutos.
- Germinação - Um procedimento que acelera significativamente os primeiros rebentos. Para fazer isso, o material de plantio é disposto em um guardanapo de papel ou tecido umedecido com água (os tecidos naturais são os melhores) e coberto com uma espessa camada de gaze, que é periodicamente molhada com água. Durante os primeiros 7 a 10 dias, as sementes germinam, após o que podem ser semeadas em campo aberto.
Tecnologia de semeadura
Começando a semear, o solo é previamente afrouxado e nivelado. Outras operações de semeadura incluem várias etapas:
- a profundidade dos leitos preparados é de 1,5 a 2 cm e, em solos leves, aumenta para 3 cm, para evitar varrer a camada superior pelo vento;
- a distância entre as linhas é de pelo menos 20 cm;
- o solo do jardim é regado;
- as sementes de cebola devem estar a uma distância de cerca de 1-1,5 cm uma da outra;
- semeia cebolas com moderação (por 1 m, no máximo, 80 sementes);
- após a semeadura, o solo é cuidadosamente compactado e regado novamente.
Depois que as primeiras mudas aparecem, a cebola fica mais fina e a distância entre as mudas é de 2 cm Após 15 a 20 dias, o procedimento é repetido, deixando uma distância de 6 a 7 cm. Antes que as primeiras mudas apareçam, as sementes não precisam de rega, pois a crosta que se forma na superfície do solo dificulta significativamente esse processo.
Cuidado adequado da cebola
Apesar de a cebola Karatalsky pertencer a variedades despretensiosas, no entanto, como todas as plantas, é muito sensível mesmo a cuidados mínimos, o que afetará imediatamente a quantidade e a qualidade da colheita. Há um pequeno número de regras básicas da tecnologia agrícola, que garantem o resultado na forma de uma colheita rica.
Você sabe Hoje, mais de 900 tipos de cebola são conhecidos, 228 dos quais são hortaliças.
Rega e fertilização
Cebola refere-se a culturas com um sistema radicular não desenvolvido e, portanto, precisa urgentemente de irrigação oportuna. Desde o final da primavera (em maio) e até meados do verão, a água é introduzida no solo uma vez a cada 7 a 9 dias, à noite. Em clima quente e seco, a frequência da rega aumenta 2 vezes. Ao mesmo tempo, 1-6 camas de cebola precisarão de 5-6 litros de água - para que o solo seja umedecido a uma profundidade de 15 a 17 cm.
A temperatura da água deve estar na faixa de +14 ... + 18 ° C. A partir de julho, a irrigação é completamente interrompida, no entanto, nas condições de um verão quente e árido, irrigamos em pequenas porções uma vez a cada 1-1,5 semanas. A fertilização do solo é um dos procedimentos de cuidado mais importantes dos quais depende diretamente o nível de produção de cebola. A melhor opção é a aplicação mensal de fertilizantes minerais e a rega até o início de julho.
Afrouxando o solo e a remoção de ervas daninhas de ervas daninhas
A cebola é um vegetal cujo rendimento diminui acentuadamente quando o solo está entupido de ervas daninhas e, portanto, é aconselhável realizar o procedimento de remoção de ervas daninhas a cada 2-3 dias - isso permite remover as ervas daninhas com o sistema radicular que não teve tempo de crescer. Após cada aplicação de rega, recomenda-se realizar o afrouxamento, o que evita a formação de crostas na superfície do solo. Isso enriquecerá significativamente o solo com a quantidade necessária de oxigênio.
Pragas e doenças de plantas
A variedade de cebola Karatalsky é bastante resistente às doenças mais comuns, no entanto, são necessários conhecimentos das principais doenças dessas plantas, bem como métodos de controle e prevenção para cada jardineiro:
- Podridão cinzenta - é uma doença fúngica que penetra na cebola durante a secagem através do pescoço fechado do vegetal. Os principais sinais da doença são formações podres na base do pescoço, além de danos nas camadas superiores do bulbo. As condições ideais para a formação de podridão cinzenta serão alta umidade e aumento da temperatura do ar na sala de armazenamento de cebola. Como tratamento, o tratamento dos leitos é realizado com preparações fungicidas sistêmicas, bem como alterações no esquema de alimentação (limitação de fertilizantes nitrogenados e reforço de potássio e fósforo). Esse método de controle permite acelerar artificialmente o amadurecimento das lâmpadas.
- Peronosporose (ou míldio) é expresso na forma de murchas de penas de cebola, bem como a formação de placas e pontos de luz sobre elas. A infecção fúngica é mais ativa na primavera. Atuando principalmente na parte aérea da planta, a doença afeta rapidamente o próprio bulbo. Após a infecção, os vegetais se tornam portadores de poros fúngicos, que permanecem vitais até a próxima temporada. Os métodos de tratamento variam um pouco, dependendo do resultado esperado - o cultivo de cebolas nos nabos torna possível processar os leitos com preparações fungicidas. Se as cebolas são cultivadas em verduras, o tratamento químico é considerado inaceitável e, portanto, são feitas alterações nos procedimentos de cuidado - a rega é completamente interrompida durante o tratamento e, em vez de fertilizantes orgânicos, a fertilização com potássio e fósforo é aplicada ao solo. A prevenção envolve o aquecimento da colheita a temperaturas de + 40 ° C por 12 horas antes de ser enviada para armazenamento e 2 semanas antes do plantio. Também é recomendável que o armazenamento seja tratado anualmente com alvejante (400 g por 10 l de água). Vale a pena considerar que esse procedimento pode ser realizado o mais tardar 50 a 60 dias antes da colocação proposta dos vegetais.
- Bacteriose - refere-se a doenças fúngicas, cujas principais razões também são uma violação do regime de armazenamento de cebola. Os principais sinais da doença são um amolecimento da estrutura da cebola, um odor desagradável, a formação de camadas podres que são fáceis de ver se a cebola é cortada. Os métodos de tratamento e prevenção são os mesmos da luta contra a podridão cinzenta.
- Mosca de cebola - pragas que depositam larvas nas penas das cebolas, que, comendo plantas, levam à sua completa destruição: a parte verde da cebola seca e fica amarela, e o próprio bulbo começa a apodrecer. As moscas de cebola são mais ativas em meados de maio. O combate aos insetos consiste no processamento químico ou no uso de métodos populares: aspersão de cinzas, processamento com uma solução de cloreto de sódio, cálculo de 300 g de sal por 10 litros de água ou plantio alternado de cebola com outras culturas cujo cheiro repele pragas (por exemplo, cenoura).
- Tripes de cebola - no inverno, vive nos restos de vegetação (folhas, folhas e etc. não limpos) e, com o início do calor, muda para plantas jovens, cujas folhas põe ovos. Penas de cebola afetadas por insetos murcham e morrem rapidamente. Como uma luta contra a invasão dessas pragas, cebolas e cenouras alternadas são usadas.
- Carrapato de cebola - Antes de tudo, afeta as raízes das plantas, resultando em que a estrutura do bulbo se solta e a própria fruta é coberta de poeira. Os remédios populares são usados como combate: aquecimento profilático do material de plantio a temperaturas de + 35 ° C por 6-7 dias, rejeição de lâmpadas deformadas e de baixa qualidade antes de armazená-las para armazenamento e controle da mosca da cebola, que é o precursor do carrapato.
Existem regras básicas de prevenção, cuja adesão evitará a maioria das doenças e pragas:
- o material de plantio é fonte de muitas doenças e transportador de várias pragas; portanto, as ratazanas e chernushka precisam de desinfecção obrigatória antes de aterrissar no solo;
- a maioria dos vírus e pragas tolera facilmente o frio do inverno no solo e os detritos das plantas por limpar; assim, no outono, ao realizar trabalhos preparatórios, é imperativo escavar o solo e realizar a desinfecção;
- a adesão às regras de rotação de culturas também eliminará a possibilidade da ocorrência da maioria das doenças.
Colheita e armazenamento
O amadurecimento completo da cebola é caracterizado por um pescoço seco de nabo e penas de penas - nesta fase, você pode começar a colher. Se o vegetal já é grande o suficiente e a previsão do tempo indica as geadas esperadas, o processo de amadurecimento é acelerado artificialmente: cada nabo é cuidadosamente cavado pelas vilas.
Importante! No processo de coleta de cebolas, recomenda-se não cortar as penas muito perto do nabo e tratar o local do corte com pasta de limão, o que ajudará a armazenar a colheita por um período mais longo e evitar que ela germine.
Após a colheita, os vegetais devem ser descartados - frutas apodrecidas e estragadas são removidas e as cebolas com pescoço não totalmente seco são as primeiras a serem usadas em alimentos. Além disso, o prazo de validade pode ser estendido queimando as raízes de cada fruta com fósforos. Ao mesmo tempo, vale a pena considerar que essas lâmpadas não são adequadas para o plantio posterior.As cebolas secas podem ser facilmente armazenadas não apenas a temperaturas do ar de +1 ... + 5 ° C (em porões ou geladeiras), mas também à temperatura ambiente, desde baixa umidade.Como um recipiente ideal para armazenamento, use caixas com pequenas aberturas para ventilação ou bolsas de tecido denso.
Os sacos de plástico não são adequados, porque a cebola neles rapidamente se sufoca e começa a apodrecer.Apesar do processo de cultivo simples, à primeira vista, as cebolas podem causar algumas dificuldades para os jardineiros inexperientes.
No entanto, seguindo as regras das atividades agrícolas básicas, bem como a prevenção oportuna de doenças e ataques de pragas, cada produtor pode facilmente obter uma colheita de alta qualidade em grandes quantidades.