Todo jardineiro experiente sabe que é impossível plantar a mesma colheita ano após ano no mesmo terreno, pois isso reduz significativamente a qualidade da colheita. É por isso que existe uma rotação de culturas. Ele determina as regras para o plantio. No artigo, consideramos as características da rotação de culturas de batata.
O que é rotação de culturas e qual a sua importância
A rotação de culturas é um componente importante da agricultura. Sua essência é a alternância de culturas cultivadas na terra.
O cultivo anual das mesmas plantas em uma área leva à depleção do solo e menores rendimentos, por isso é recomendável substituir a cultura cultivada na próxima temporada. Usar a rotação correta de corte permitirá:
- aumentar a fertilidade do solo e, consequentemente, produzir;
- reduzir os efeitos da erosão da água e do vento;
- reduzir os danos às culturas por pragas e doenças.
Recursos de rotação de culturas
A rotação de culturas é necessária não apenas na escala das fazendas, mas também em qualquer jardim particular. Isto é devido à nutrição das plantas. Cada planta consome algumas substâncias do solo e as enriquece com outras.
Dependendo de quais plantas são plantadas, a rotação de culturas é de campo, forragem e especial. O campo inclui o cultivo de grãos e culturas industriais, a forragem é destinada ao cultivo de vários alimentos (suculentos, grossos ou verdes), e os legumes, frutas, arroz, etc. são cultivados em uma rotação de culturas especial. métodos de restauração do solo.
Você sabe O primeiro vegetal cultivado no espaço em 1995 foi a batata.
O que pode ser plantado depois das batatas
Nem todas as plantas podem ser plantadas após esta colheita de raízes. Para entender de quais culturas é permitido plantar depois das batatas, você precisa saber de que solo é necessário e também a doença desse vegetal. As batatas consomem fósforo e potássio da terra, o que significa que será necessário enriquecer o solo com fertilizantes com os elementos ausentes ou plantar as culturas certas para a restauração natural do equilíbrio do solo.A melhor opção seria semear o local com adubo verde - plantas usadas como fertilizante orgânico. Eles são lavrados no solo. Isso resulta em composto que protege a terra de influências externas, e as raízes de tais plantas melhoram a estrutura do solo. Siderata incluem: ervilhas, feijões, feijões, alfafa, tremoço, trevo, centeio, cevada, aveia, estupro, mostarda, rabanete, nabo, rabanete, beterraba, alface, espinafre.
Sob o inverno
Siderata é excelente para o plantio após a colheita de batatas, ou seja, você pode plantar um pedaço de centeio e aveia ou legumes.
Ano que vem
Os seguidores de batatas do próximo ano são pepinos, couve, beterraba, abobrinha, feijão, ervilha e abóbora. Todos os vegetais, exceto os solanáceos, se sentirão bem na área em que as batatas haviam crescido anteriormente.
O que não pode ser plantado depois das batatas
Você não deve plantar vegetais que sofrem das mesmas doenças (por exemplo, macrosporiose, praga), como batatas. Estes incluem: pimenta, tomate, berinjela e outra erva-moura. Outras culturas vegetais não têm contra-indicações. Não é a melhor opção - a localização de alguns arbustos e árvores de frutas (macieira, framboesa, cinza de montanha, cereja).
O que pode ser plantado entre linhas
Além de perturbar o equilíbrio do solo, outro momento em que a rotação de culturas não é observada é o acúmulo de um grande número de pragas.
Isso pode ser evitado alternando camas com plantas. Existem culturas que se beneficiarão se você as plantar ao lado:Você sabe A primeira pessoa russa a provar batatas foi Peter I. Isso aconteceu durante sua estadia na Holanda, onde ele trouxe comida preparada a partir de batatas. O rei gostou do sabor do prato e enviou para crescer um saco de batatas para a Rússia.
- nos corredores você pode plantar flores: calêndula, calêndula, celandine, chicória ou chagas;
- as hortaliças são boas vizinhas: espinafre, cebola, repolho, rábano, feijão, cenoura, endro, alho, salada.
Cultivar batatas ao lado de tais culturas afasta as pragas.
O que não pode ser plantado ao lado de batatas
As plantas que inibem a batata e inibem seu desenvolvimento incluem: aipo, girassol, tomate, abóbora, bem como quinoa e absinto.
Dicas para preparar camas
No outono, após a colheita, é necessário preparar os canteiros para o inverno, para que eles cheguem em ordem para a nova estação do jardim.Primeiro você precisa limpar todo o território de ervas daninhas e topos. Depois disso, fertilizantes (minerais orgânicos e complexos com adição de fósforo e potássio) devem ser aplicados ao solo. Os fertilizantes são mais bem aplicados na escavação. Não é necessário adubar o solo, ou seja, preenchê-lo com qualquer material natural (copas, galhos, folhas, feno etc.).
A preparação do solo da primavera não é um processo que consome menos tempo. Para começar, a escavação é feita se não tiver sido realizada no período de outono. Ao mesmo tempo, fertilizantes contendo nitrogênio ou composto e estrume completamente apodrecido são introduzidos no solo. Depois disso, eles passam ao afrouxamento. Nesse estágio, vários detritos de plantas são removidos do solo, o que pode interferir na germinação das sementes plantadas posteriormente. Depois disso, o local é nivelado e prossegue para a marcação das camas.Importante! A cobertura morta protege o solo do congelamento e o satura com nutrientes.
Seguindo essas recomendações simples nas regras de rotação de culturas, você pode cultivar uma boa colheita de batata. Não importa se será em uma grande instalação agrícola ou em um pequeno jardim privado.