Os pepinos híbridos Shchedrik são de interesse de muitos produtores de vegetais - a variedade realmente tem muitas características positivas, incluindo o sabor da fruta. Aprenda mais sobre as qualidades positivas do híbrido e as regras para cultivá-lo.
Importante! Os pepinos não devem ser congelados e mantidos perto do congelador - eles ficarão macios e deteriorarão rapidamente.
Característica da variedade Shchedryk
Ao comprar as sementes dos pepinos Shchedryk, os jardineiros prestam atenção, em primeiro lugar, à descrição de frutas, arbustos e produtividade das culturas. A resistência a doenças e pragas também é importante. Graças às características abaixo, o híbrido rapidamente se tornou popular entre os produtores de vegetais.
Descrição da fruta
Os frutos da variedade Shchedryk têm os seguintes parâmetros:
- a forma é cilíndrica;
- cor - verde escuro com listras pálidas;
- casca - forte, com tubérculos densamente localizados;
- o diâmetro do pepino é de 3-5 cm;
- comprimento - 10-12 cm;
- peso - 90–110 cm;
- polpa - espessa, poucas sementes;
- o sabor é doce, sem amargura.
Descrição dos arbustos
Os arbustos são moderadamente de vime, indeterminados. Polinização Parthenocarpic, flores fêmeas. Os ovários são dispostos em um tipo de buquê, em um seio foliar de 5-8 ovários.
Frutificação
Shchedryk F1 híbrido dá frutos cedo. O rendimento é abundante - os jardineiros geralmente colhem 5,5-7 kg de colheita de um arbusto.
Importante! A proximidade das águas subterrâneas não é permitida.
Resistência a doenças e pragas
Os pepinos Schedrik são resistentes a várias doenças comuns, incluindo:
- oídio;
- míldio;
- podridão da raiz.
Vantagens e desvantagens da variedade
Os pepinos Shchedryk têm vantagens e desvantagens, porém os primeiros são muito maiores.
- Vantagens da variedade de pepino Shchedrik:
- amadurecimento precoce;
- autopolinização;
- resistência a certas doenças;
- a possibilidade de aterrissar em solo aberto e fechado;
- alta produtividade;
- falta de amargura nos frutos;
- mantendo a qualidade;
- transportabilidade;
- aplicação universal.
A única desvantagem da variedade é que, no calor acima de + 25 ° C, flores vazias podem se formar. Ao crescer em uma estufa e controlar a temperatura, os problemas podem ser evitados.
Tempos de aterrissagem ideais
As datas de plantio variam no cultivo de mudas e no plantio de sementes no solo. As sementes das mudas devem ser semeadas no final de abril. Diretamente na estufa, a semeadura é realizada em meados de maio.
Você sabe Em muitas cidades do mundo, existem monumentos para o pepino. Entre os mais populares estão os monumentos em Nizhyn, Stary Oskol e Poznan.
Variedades de plantio e cultivo
A variedade é destinada ao plantio em estufas, no entanto, o cultivo em campo aberto também é permitido. Existem duas maneiras possíveis de plantar: cultivar mudas e semear diretamente no solo. Cada um deles tem prós e contras.
Semente diretamente no chão
Para plantar pepinos, escolha um local:
- sem sombreamento;
- fechado de rascunhos;
- remoto dos pântanos;
- com solo solto de argila média.
- Bons antecessores da cultura:
- repolho branco precoce;
- alho
- legumes;
- cebolas;
- couve-flor.
- O pior de tudo é que os pepinos crescerão depois de:
- repolho branco médio e tardio;
- Tomates
- cenouras;
- pimenta;
- nabos;
- berinjela.
No outono, cave o solo e espalhe o estrume antes da primeira geada. Essa preparação tornará o solo mais fértil. Prepare as sementes na primavera. Prepare em 3 etapas:
- Calibração Mergulhe as sementes por 6 horas em água, remova os grãos pop-up.
- Desinfecção. Durante 1 hora, coloque o material em uma solução de permanganato de potássio a 1%.
- Endurecimento. Após a calibração e descontaminação, seque as sementes na geladeira por 3 dias.
Plante as sementes de acordo com um dos seguintes esquemas:
- 0,5 m entre os furos e 0,5 m entre as fileiras ao plantar pelo método de nidificação;
- 10 cm entre as sementes e 0,6 m entre as fileiras ao plantar em fileiras.
Vídeo: plantando sementes de pepino em campo aberto
Cultivo de mudas
As mudas são mais trabalhosas do que semear diretamente no solo. No entanto, esse método tem uma vantagem inegável - as mudas são rapidamente enraizadas e crescem, enquanto as sementes ainda precisam germinar no solo. Para os jardineiros do norte, essa é a opção mais aceitável, pois as sementes em condições frias geralmente não germinam. Antes da semeadura, você precisa preparar o solo, sementes e recipientes.
Solo. Para semear sementes de mudas, prepare um substrato fértil. Você pode comprar uma mistura universal de solo, que já possui todos os componentes necessários. No entanto, é fácil preparar o solo você mesmo, misturando:
- turfa (2 partes);
- húmus (2 partes);
- serragem apodrecida (1 parte).
Para uma melhor fertilidade, adicione:
- 200 ml de cinza;
- 1 colher de chá sulfato de potássio;
- 1 parte de superfosfato;
- 1 colher de chá de uréia.
Sementes. Calibre as sementes antes da semeadura. Para fazer isso, deixe o material de molho por 5-6 horas em água à temperatura ambiente. Os grãos flutuantes não são adequados para o plantio. O próximo passo é endurecer as sementes. Coloque-os na geladeira por 3 dias: o procedimento tornará os grãos resistentes às mudanças de temperatura. As sementes germinam mais rapidamente se colocadas em gaze molhada e deixadas repousar a uma temperatura de +22 ... + 27 ° C. Após alguns dias, os brotos eclodem das sementes. Quando o comprimento atinge 0,5-1 cm, eles podem ser semeados.
Capacidades. Prepare recipientes individuais para o plantio. Copos de meio litro de plástico adequados, sacolas de tetrapack ou panelas.
Você sabe O inventor britânico do século XIX, George Stephenson, o criador de uma das primeiras locomotivas a vapor, inventou o chamado "vidro de pepino" - um cilindro de vidro. Foi colocado nas frutas, para que elas cresçam perfeitamente retas.
A tecnologia de semeadura é a seguinte:
- Encha os recipientes com substrato.
- Pulverize a mistura com água morna da pistola.
- Cavar 2 cm de profundidade no centro dos recipientes.
- Pit as sementes.
- Encha os recessos com um substrato.
Cobrir as culturas com filme plástico e manter a uma temperatura de + 28 ° C. Remova periodicamente a tampa e pulverize o solo de um frasco de spray. Quando as fotos aparecerem, remova o filme e mova as mudas para o parapeito da janela. Antes de transplantar para um local permanente, umedeça o solo enquanto seca. 10-14 dias antes do transplante, comece o endurecimento das mudas.
No primeiro dia, leve os recipientes para fora por 1 hora. Então, todos os dias, aumente o tempo gasto pelas mudas na rua em 1 a 1,5 horas. O prazo para o plantio de mudas em um local permanente: final de maio - início de junho. Plante pepinos de acordo com o padrão de 0,5 m entre os orifícios e 0,5 m entre as fileiras.
Vídeo: semeando pepinos para mudas
Recursos de cuidados variados
A chave para o crescimento cultural bem-sucedido é o cuidado adequado. Para os pepinos, a rega, a cobertura, a liga, a formação de arbustos e o cuidado com o solo são importantes.
Rega e fertilização
Dois dos fatores mais importantes nos cuidados com o plantio são a rega e a cobertura. O melhor método para umedecer o solo é a irrigação de um regador sob um arbusto. As camas devem ser regadas a cada 2-3 dias; no calor a rega diária é permitida. É melhor umedecer o solo de manhã ou à noite quando a exposição à luz solar é descartada. Para não superaquecer o solo, use água não mais fria que + 23 ° C. Os pepinos percebem bem os fertilizantes radiculares.
Adicione a cobertura superior da seguinte forma:
- 2 semanas após o plantio. O mato precisa ganhar massa verde - fertilizantes nitrogenados o ajudarão nisso. Use fezes de frango (500 ml por balde de água) ou ammofosku (1 colher de sopa. Por balde de água).
- No início da floração. Introduzir fertilização mineral complexa. Em um balde de água, misture 20 g de nitrato de potássio, 30 g de nitrato de amônio e 40 g de superfosfato.
- No início da frutificação. Em um balde de água, misture 50 g de uréia e 25 g de nitrato de potássio. Despeje as camas com uma solução pronta.
- 2 semanas após o início do rolamento. Alimente os arbustos com uma solução de uréia na proporção de 15 g de substância por balde de água.
Formação de ligas e arbustos
Para evitar o espessamento das plantações e garantir sua saturação com oxigênio, o arbusto deve ser amarrado. Os cílios são mais bem amarrados à treliça. É aconselhável formar um arbusto em uma haste - para que as frutas estejam totalmente saturadas com nutrientes.
Cuidado do solo
O cuidado do solo é parte integrante do cuidado do arbusto de pepino. Após cada rega, afrouxe o chão para que, quando secar, não absorva a crosta. Remova as ervas daninhas à medida que aparecerem. Para reter a umidade no solo, os canteiros podem ser cobertos. Como cobertura morta, use materiais naturais - folhas, galhos de coníferas, palha.
Possíveis dificuldades no cultivo de variedades
Em geral, a variedade é resistente a doenças: a planta não é afetada pelo oídio, oídio e podridão das raízes. Para as outras doenças, em particular os fungos, o híbrido tem resistência relativa, de modo que praticamente não são encontrados nos arbustos. Para eliminar completamente a aparência do fungo, os agricultores duas vezes durante a estação de cultivo processam os plantios com fungicidas. Entre os medicamentos eficazes estão Kuproksat e Kvadris. A variedade é suscetível ao ataque de pragas.
Os parasitas mais perigosos:
O primeiro passo é remover as pragas das folhas e caules com uma solução de sabão. Para a eliminação final dos insetos, trate as plantações com um inseticida, por exemplo, o Actellik.
Características da colheita e armazenamento de culturas
Colhida gradualmente de junho a agosto. Remova os pepinos regularmente para não inibir a frutificação. Armazene os legumes a uma temperatura de +3 ... + 6 ° C - por exemplo, no compartimento de vegetais na geladeira ou na adega. O ambiente deve estar úmido - a umidade causa parcialmente o desenvolvimento do fungo. Assim, os agricultores conscientemente deixam muitas críticas positivas sobre o híbrido Shchedryk. Sujeitos a padrões agrícolas, os frutos retirados dos canteiros atendem a todas as expectativas.