O rei das pimentas Habanero cresce no México. Ele é parente de malagueta, mas muito mais nítido. Este é um vegetal favorito dos residentes locais, que faz parte de muitos pratos nacionais, por exemplo, molho picante de Tabasco. Este artigo falará sobre por que os mexicanos amam essa pimenta e como cultivá-la em casa.
Descrição da variedade Habanero
Pepper deve seu nome à capital cubana, Havana. E o nome científico "capsicum chinês" que ele recebeu no século XVIII. do botânico austríaco N. Jacen. Viajando pelas Índias Ocidentais, o cientista descobriu um belo vegetal brilhante, mas considerou que veio da China para os Estados Unidos. De fato, a pátria do Habanero é a Península de Yucatán (México) e as Ilhas do Caribe. Até os antigos incas e maias usavam as frutas queimadas não apenas para cozinhar, mas também para seus rituais. Depois que Colombo descobriu a América, Habanero começou gradualmente a conquistar a Eurásia. Agora é cultivado em todo o mundo.
A pimenta mexicana é uma planta tropical, mas também pode ser cultivada aqui nas regiões sul. É frequentemente usado como uma cultura decorativa. Arbustos compactos, com folhagem verde brilhante e frutas multicoloridas, parecem muito bonitos em um canteiro de flores e em uma panela.
Característica fetal
Habanero é muito prolífico. De um arbusto em 1 ano, você pode remover até 90 frutas pequenas (cerca de 2-3 kg). Perto de condições naturais, produz frutos várias vezes ao ano e é pequeno: de 3 a 6 cm de comprimento e de 2 a 2,5 cm de largura. A massa de pimenta madura varia de 30 a 50 G. A forma é em forma de coração, desigual. As paredes das vagens são finas, a pele é lisa, cerosa. As amostras verdes são de cor verde. Amadurecem, adquirem cores diferentes: vermelho, amarelo, laranja, chocolate e até branco.
Você sabe As pequenas pimentas Habanero são consideradas um afrodisíaco muito poderoso, especialmente para os homens.
Uma das características desta pimenta é sua rica composição química:
- vitaminas: A, C, E, grupo B, caroteno;
- minerais: potássio, fósforo, sódio, magnésio, cálcio, ferro, cobre, etc;
- muitos aminoácidos benéficos;
- ácidos gordos saturados e insaturados;
- capsaicina alcalóide.
Como pode ser visto na composição, o Habanero é muito útil: possui um efeito antioxidante e anti-inflamatório, limpa os vasos sanguíneos do colesterol e ajuda a combater o excesso de peso. Mas seu principal componente, o que a torna muito queima, é a capsaicina. Esta substância é capaz de bloquear o suprimento de impulsos dolorosos pelas células nervosas. A capsaicina faz parte de muitos medicamentos.
Qualidades de sabor
À primeira vista, os frutos do Habanero são semelhantes aos pimentos búlgaros menores, por isso parecem bastante inofensivos. De fato, eles estão entre os alimentos mais afiados. De um pequeno pedaço em chamas, um fogo real começa na boca, difícil de apagar.
De acordo com a escala Wilbur Scoville, que introduziu um sistema para medir a severidade do pimentão há mais de 100 anos, diferentes tipos de Habanero atingem 100, 350 e 500 mil unidades de medida (scoville). A quantidade de scoville depende da sua aplicação. Por exemplo, a pimenta crua é impossível e perigosa para o estômago. O Habanero não é usado como vegetal comum em saladas e ensopados. É adicionado em quantidades muito pequenas como tempero.Importante! A capsaicina não se dissolve na água; portanto, você não deve extinguir o “fogo” da pimenta dentro de si, lavado com água. A melhor cura para queimar — leite e proteína do leite (caseína) limpa bem a capsaicina do corpo.
Vantagens e desvantagens
- A pimenta mexicana tem muitas vantagens:
- excelente sabor picante;
- alta produtividade;
- frutificação durante todo o ano;
- a possibilidade de crescer em estufas, áreas abertas e condições internas;
- tecnologia agrícola simples;
- aparência decorativa.
- Existem algumas desvantagens:
- instabilidade para nemátodos;
- sensibilidade ao frio;
- amargura irrita as membranas mucosas do nariz e dos olhos, você precisa trabalhar com luvas;
- contra-indicado em crianças, nutrizes e pessoas com úlcera gástrica.
Tempo de semeadura ideal
O cultivo de sementes em casa começa com a contagem. Primeiro você precisa determinar o momento da semeadura. Habanero é uma cultura termofílica que pousa em um local permanente quando a terra e o ar se aquecem bem e não há ameaça de geada noturna, ou seja, no final de abril ou maio. Da semeadura ao plantio no solo, deve levar de 2 a 2,5 meses para as mudas totalmente fortalecidas. Então, você pode plantar sementes em fevereiro.
Cultivando variedades
As sementes são preparadas da mesma maneira que as sementes de outros solanáceos.
Etapas preparatórias:
- Aquecendo em água quente por 2 minutos.
- Desinfecção em uma solução de permanganato de potássio (deixe de molho por meia hora, enxágüe com água e seque). Sementes de superfície são rejeitadas.
- Germinação em um pano úmido em local quente por vários dias. Quando as sementes incham e brotam, é hora de semear.
Tecnologia de sementeira
A saúde e frutificação de futuros arbustos depende da tecnologia correta de semeadura.
Instruções passo a passo:
- Escolha um recipiente adequado: uma caixa de plástico ou madeira ou copos individuais. Em um recipiente individual, devem ser feitos orifícios de drenagem para que a umidade escape.
- Encha os recipientes com terra: com solo especial para solanáceo ou com um substrato preparado independentemente do solo do relvado (2 partes), húmus (2 partes), areia (1 parte) e vermiculita (1 parte). É aconselhável desinfetar o solo preparado, por exemplo, calcinando no forno.
- Plante as sementes em solo úmido a uma profundidade de 5 a 10 mm, a uma distância de 5 a 6 cm uma da outra. Cubra com vidro ou filme e coloque em um local quente (+ 20 ... + 25 ° C).
- Quando aparecerem brotos (após 2-3 semanas), o vidro deve ser removido.
Cuidados com mudas
As mudas em crescimento precisam de certas condições:
- iluminação: 16 horas antes da coleta e 12 horas depois, use lâmpadas fluorescentes;
- temperatura do ar quarto não inferior a + 16 ° С;
- rega regular: o solo deve estar úmido, mas não molhado;
- cobertura superior adicionado à água para irrigação: “Kornevin” ou fertilizante complexo;
- escolher em copos separados (8-10 cm de diâmetro) na fase de 2-3 folhetos;
- endurecimento: 2 semanas antes de plantar na estufa, leve para a varanda por algumas horas.
Preparação do solo
Antes de transplantar mudas, você precisa preparar o solo. Deve ter uma reação levemente ácida, nutritiva, frouxa e leve. Se o Habanero crescer em vasos, a terra comprada ou o substrato misturado independentemente é adequado, como na semeadura. Se você planeja pousar em uma estufa ou jardim, as camas devem ser fertilizadas e o solo mais solto. Para fazer isso, turfa, húmus e perlita são despejados em cada poço para mudas e misturados com o solo. Você pode cobrir esta cama inteira com este fertilizante e depois desenterrá-lo.
Você sabe A infusão de Habanero peppers é um agente inseticida eficaz. Regando as plantas afetadas, você pode se livrar de insetos, formigas e larvas.
Datas de chegada
O plantio de mudas em local permanente é necessário quando:
- em brotos haverá 8 a 10 folhas de pleno direito;
- altura das plântulas - 15–20 cm;
- a temperatura do ar não cai abaixo de + 15 ° C.
Cuidado ao ar livre
Os melhores resultados são apresentados pelo Habanero, cultivado em estufa: não há correntes de ar, a temperatura e a umidade são controladas. Os pimentos dos apartamentos também se sentem bem, com suas panelas no peitoril da janela sul. Cultivar tal pimenta em uma cama aberta é mais arriscado. Mas, criando as condições certas para a cultura, você pode obter uma boa colheita.
Como cuidar de Habanero em campo aberto:
- Escolha um local bem iluminado pelo sol, mas fechado dos ventos, por exemplo, pela parede de uma casa ou plantações de arbustos.
- Rega, como outros tipos de pimenta: imediatamente após o transplante - geralmente (diariamente) e quando os arbustos endurecem - com moderação, evitando o ressecamento e o alagamento do solo.
- Para alimentar junto com a rega: pela primeira vez - 2 semanas após o transplante com fertilizante contendo nitrogênio e durante a floração - com aditivos de fósforo-potássio, você pode usar produtos orgânicos (adubo).
- Aperte o topo para formar um arbusto ramificado e exuberante.
- Remova algumas das primeiras flores, o que ajudará as plantas a se fortalecerem para uma colheita posterior.
Doenças e Pragas
O Habanero é resistente a muitas doenças da erva-moura. Mas ele pode se infectar com nemátodos. A única ferramenta eficaz comprovada por muitos jardineiros é uma banheira de hidromassagem. O arbusto deve ser cavado com cuidado, tentando não danificar o sistema radicular, limpar as raízes do solo e mergulhar por alguns minutos em um recipiente com água quente (+ 50 ... + 55 ° C). Tal procedimento é mortal para os nemátodos.
As pragas que a colheita pode sofrer são pulgões, carrapatos e moscas-brancas. Para combatê-los, os arbustos são tratados com água e sabão.
Coleta e uso de frutas
A pimenta mexicana de interior é uma planta perene que produz frutos o ano todo. Em campo aberto, é uma planta anual. Mas ainda dá uma colheita rica. As vagens frescas podem ser armazenadas na geladeira por até 10 dias e as enlatadas por 4 meses.
Importante! A colheita dos frutos do mato deve ser feita com luvas, pois é difícil lavar a amargura com água. E se a colheita for grande, você precisará usar uma máscara protetora, porque as vagens vaporizam vapores tóxicos, irritando as mucosas do nariz e dos olhos.
Os gourmets distinguem nesses pimentões não apenas uma gostosura incrível, mas também um sabor agradável e um aroma cítrico e frutado. Normalmente, tempero quente é usado em receitas de pratos de carne, vegetais e frutas. As vagens secas adicionam sabor às bebidas: martini, tequila, chocolate quente. O Habanero também é o principal ingrediente dos molhos picantes de Tabasco e Salsa. Mas você não deve fritar pimenta em óleo fervente, por isso escurecerá e perderá seu sabor característico.
A pimenta mexicana Habanero quente é fácil de cultivar em casa, se você seguir as práticas agrícolas corretas. Decorará qualquer cama de jardim e peitoril da janela, além de dar um sabor único a diferentes pratos.