Há muito que as cebolas são conhecidas pela humanidade não apenas como um produto alimentar, mas também como um vegetal útil e eficaz no tratamento de muitas doenças. Muitos sabem desde a infância sobre suas qualidades curativas, mas há situações em que pode causar mais mal do que bem ao corpo. Uma delas é gastrite com alta acidez. Como a cebola afeta a digestão e se pode ser consumida com gastrite - adiante neste artigo.
Que efeito a cebola tem no estômago?
A principal função do estômago é a digestão dos alimentos. Os indicadores desse processo são a atividade química e enzimática dos constituintes do suco gástrico. O principal componente deste suco é o ácido clorídrico. Sua atividade é instável e depende de alguns fatores (por exemplo, o uso de sal) e pode variar.
Você sabe Os antigos egípcios comiam cebola e alho há 5 mil anos. Pelas obras do historiador grego antigo Heródoto (aproximadamente 484 aC - aproximadamente 425 aC), sabe-se que uma das inscrições na pirâmide de Quéops dizia: 1,6 eram gastos em rabanetes, cebolas e alho para construtores mil talentos de prata.
Os alimentos, quando entram na cavidade oral, são submetidos a um processamento mecânico preliminar, após o qual seu principal processamento, químico-enzimático, ocorre no estômago. Mas nem todos os produtos afetam igualmente a atividade dos constituintes do suco gástrico. É bem conhecido sobre as propriedades de alimentos salgados e temperos (por exemplo, adjika, mostarda, legumes em conserva, etc.) para aumentar o apetite. Aumento do apetite - é um aumento na atividade do estômago e um aumento na quantidade de suco gástrico secretada.As cebolas são apenas os produtos que afetam o equilíbrio ácido no trato digestivo. Isso ocorre devido aos óleos essenciais contidos nos vegetais e nos compostos voláteis ativos que são prejudiciais aos micróbios patogênicos - os fitoncídios. Se as substâncias acima não foram submetidas a tratamento térmico, irritam a mucosa gástrica. Por sua vez, a irritação estimula a produção de ácido clorídrico e aumenta a atividade do estômago.
A gastrite pode comer cebola?
A gastrite com alta acidez (hiperácido) é uma inflamação das paredes do órgão digestivo principal com liberação simultânea aumentada de ácido clorídrico. Isso significa que as paredes do estômago já estão em um ambiente não saudável, em um estado de estresse constante, que pode causar úlceras.
Portanto, não é recomendável comer cebolas verdes e térmicas não tratadas com gastrite hiperácido - o vegetal aumenta a secreção de ácido e aumenta sua atividade. E, como essa atividade já é mais forte do que o necessário, você pode entender como é grande o risco de que seu próprio suco gástrico comece a dissolver o estômago.Importante! Com a gastrite, as cebolas podem ser consumidas apenas se a acidez for reduzida ou na fase de remissão.
Propriedades úteis de cebola
Este vegetal é conhecido por suas qualidades benéficas únicas. Você pode escrever um artigo separado sobre eles, mas aqui não estamos falando sobre isso, portanto, focaremos apenas nas principais propriedades do verde e da cebola.
Verde
- As qualidades úteis dos verdes de cebola incluem o seguinte:
- eficaz para excesso de trabalho frequente, com deficiência de vitaminas;
- contém vitaminas A, E, C, K, grupo B, ácido fólico, minerais Mg, Ca, Mn, Cu, K, Zn, etc;
- aumenta o apetite, é útil para problemas com a digestibilidade dos alimentos;
- a presença de potássio no vegetal tem um efeito benéfico no estado do sistema cardiovascular;
- É um excelente agente antimicrobiano devido aos fitócitos;
- o zinco, juntamente com as vitaminas K e E, tem um efeito benéfico nos cabelos e unhas;
- o cálcio é bom para dentes e ossos;
- fibra e baixo teor calórico permitem que você use o vegetal como um componente da dieta alimentar.
Cebola
- Algumas palavras sobre as propriedades da variedade de cebola do vegetal, úteis para o corpo humano:
- é um diurético macio natural;
- tem um efeito anti-helmíntico;
- possui ação antimicrobiana, é um agente anti-influenza;
- aumenta o apetite;
- evita mudanças bruscas na pressão sanguínea;
- ajuda a normalizar o estado do sistema nervoso;
- possui propriedades antioxidantes pronunciadas, ajuda a eliminar o colesterol "ruim";
- é uma ferramenta eficaz para remover vários papilomas;
- bom para problemas relacionados à idade em homens;
- um vegetal ajudará as mulheres a superar as dores menstruais e a melhorar o sistema reprodutivo.
Comer cebolas após tratamento térmico
Como já mencionado, com gastrite hiperácido, comer cebolas cruas, apesar de suas muitas qualidades úteis, é indesejável. Mas não se desespere - nessa situação, ela pode muito bem ser incluída na dieta, depois de ter sido submetida a alguns tipos de tratamento térmico.
Você sabe Consumo três vezes ao dia após as refeições Uma colher de sopa de uma mistura de suco espremido na hora de cebola e mel ajuda a limpar os vasos e a mantê-los em boas condições. E se você tomar suco de cebola sem mel no mesmo modo, isso contribuirá para a remoção de pedras do sistema urinário.
Cebola frita
Como tal, este vegetal também não é muito adequado para comer com gastrite, como outros alimentos fritos. Em combinação com o óleo refriado, é um irritante suficientemente forte para as paredes do estômago e pode fazer com que a doença progrida na fase aguda. O mesmo se aplica a legumes pré-fritos cozidos.
Cebola assada
Se você assar a cebola no forno ou na grelha, ao contrário de frita ou cozida, será uma excelente solução para comer. Nesse caso, o vegetal não apenas não prejudica, mas se torna um produto útil que tem efeitos benéficos nas paredes do estômago.
Fervido
As cebolas cozidas são as mais úteis, expressas da seguinte maneira:
- na forma fervida otimiza o equilíbrio ácido-base;
- efeito benéfico nos processos de formação de sangue;
- vitaminas e enzimas que fazem parte do vegetal estimulam processos metabólicos;
- carboidratos são o principal nutriente e fornecem energia;
- os fitonídeos mantêm a maioria de suas qualidades, enquanto perdem seu efeito irritante;
- na composição do bulbo, e especialmente da casca, existe um flavonóide especial - quercetina, que tem um efeito benéfico no estado do sistema imunológico e tem um efeito anti-inflamatório.
Importante! A fim de neutralizar o mínimo possível as qualidades benéficas das cebolas por tratamento térmico, recomenda-se cozinhá-lo muito pouco, 2-3 minutos, adicionando-o ao prato imediatamente antes da prontidão.
Quando não é recomendado comer cebola?
Este armazém tem propriedades úteis e várias contra-indicações.
Além da gastrite descrita com alta acidez e úlceras, elas incluem:
- a maioria das doenças gastrointestinais;
- hipertensão, na qual as cebolas só podem ser consumidas em pequenas quantidades;
- gravidez, a partir da segunda metade - neste caso, o vegetal pode causar alergias fetais;
- asma
- intolerância individual, alergia.
As cebolas, tanto as cebolas quanto as verdes, são um produto saudável, rico em vitaminas e minerais. No entanto, lembre-se de suas propriedades irritantes e use o produto com cautela, especialmente se você tiver problemas digestivos. Mas, mesmo nesse caso, você pode comprar uma pequena quantidade desse vegetal, se primeiro cozê-lo ou assá-lo.