Pepinos são uma das principais plantas de parcelas pessoais, casas, hortas. Para acelerar sua colheita, uma estufa é frequentemente usada. Mas, como em campo aberto, os vegetais com efeito de estufa podem perder sua forma e apresentação. As razões pelas quais os pepinos se tornam irregulares serão consideradas no artigo.
Por que os pepinos na estufa crescem de forma irregular e o que fazer
Violando as técnicas agrícolas, os pepinos podem assumir uma forma incomum e até feia. Os proprietários de estufas devem tomar medidas para garantir que as plantas tenham a aparência correta.
Você sabe Com a ajuda de um pepino, você pode combater lesmas na estufa e em campo aberto. Para isso, uma pequena fruta é cortada longitudinalmente em 2-3 partes, transferida para chapas de alumínio e colocada nos locais de movimentação das lesmas.
Deficiência de micronutrientes
Oligoelementos - a base para a formação de pepinos. Seu número insuficiente é um dos principais fatores na formação de frutos de baixa qualidade. Na maioria das vezes, não há fertilizantes suficientes para potássio ou nitrogênio.A falta de potássio leva ao amarelecimento dos pepinos e à aquisição de uma forma em forma de pêra.
O potássio é adicionado da seguinte forma:
- tratar as plantas com uma solução de sal de potássio - 30 g por 10 litros de água;
- suportar 4 dias para absorção de produtos químicos de alta qualidade;
- adicione sulfato de potássio sob as raízes - até 60 g por m².
Importante! A introdução de fertilizantes nitrogenados deve ocorrer com moderação, pois um excesso de nitrogênio pode levar à queda de ovários e folhas.
Rega errada
A temperatura da água, sua dureza e regularidade do procedimento afetam a formação correta do pepino.A temperatura normal para irrigação é considerada +25 ... + 28 ° C, na qual a planta não recebe nenhum estresse térmico. Quando os ovários aparecem no mato, a rega é feita sob o tronco em 2-3 dias. O registro excessivo de água não é permitido. A rega irregular pode levar ao endurecimento da fruta e à perda de forma. Um sistema de irrigação por gotejamento também será útil, o que ajudará a manter as plantas em um ambiente úmido nos dias mais secos do verão.
Diferenças de temperatura
Pepinos em crescimento, tanto em estufa quanto em campo aberto, durante todo o verão, sugerem a reação dos arbustos às diferenças de temperatura, especialmente notáveis na segunda quinzena de agosto. As plantas de estufa podem perder sua forma regular devido a correntes de ar, difíceis de evitar em um espaço confinado.
O calor diurno no final do verão contrasta com o frio noturno e até a geada, de modo que os ovários tardios podem se enrolar devido à falta de calor. Nesse caso, você pode ajudar a planta cobrindo os ovários e pepinos jovens à noite.
Falta ou falta de polinização
A falta de polinização ou sua falta leva ao fato de que os frutos estão em crochê. Ao mesmo tempo, apresentam uma coloração irregular (clarear do caule) e são propensas à forma de pêra.A polinização nem sempre ocorre qualitativamente por várias razões, incluindo características climáticas, presença de luz solar, propriedades da paisagem etc. A polinização artificial ajuda a lidar com o problema. Ainda melhor resolve todos os problemas do plantio de variedades autopolinizadas.
Aterragem errada
Diferentes variedades plantadas lado a lado podem ter um efeito negativo umas nas outras. Esse efeito é expresso na supressão de uma aparência mais fraca. Variedades polinizadas e híbridas não devem ser plantadas nas proximidades, pois é possível a polinização cruzada, cruzamento e degeneração. Todos esses fatores levam a uma mudança na forma da fruta.
Você não deve plantar pepinos todos os anos no mesmo local - essa planta é boa para plantar no próximo ano depois de batatas, couve-flor branca ou couve-flor, beterraba, tomate.
Importante! Cabaças são os piores predecessores de pepinos.
Coleção atrasada
Os pepinos são colhidos a cada 2-3 dias - com esse cronograma, os frutos têm tempo para amadurecer e a planta "muda" para novos ovários. Se as frutas maduras não forem removidas a tempo, a atenção da planta será dispersa e os pepinos jovens poderão assumir uma variedade de formas. Frutas maduras são pouco consumidas - são duras e sem gosto. Se o pepino estiver maduro demais, ele será removido ou deixado para o estoque de sementes.
Características da classe
Com o cuidado mais cuidadoso, é possível encontrar deformação dos pepinos - eles são dobrados e nem sempre dobrados por uma tecnologia agrícola ruim. Características de uma variedade específica, os caprichos da natureza e outras nuances que não estão sujeitas ao homem podem levar a uma mudança na aparência do fruto.
Pepinos irregulares podem crescer devido a características varietais - existem variedades que precisam ser curvadas. Os seguintes tipos estão sujeitos a curvatura natural:
- híbridos tardios;
- Variedades chinesas;
- espécies recentemente criadas.
Como determinar o que está faltando pepinos
Ao formar a fruta errada, você não deve intensificar a rega, pois isso não resolverá o problema, mas poderá levar ao apodrecimento das raízes. Se os pepinos são em forma de pêra ou tortos, na maioria das vezes o arbusto carece de oligoelementos. É necessário inspecionar cuidadosamente as plantas, prestando atenção aos seguintes problemas:
- redução no tamanho da folha;
- folhas relâmpago;
- redução no número de ovários;
- curvatura do fruto em tenra idade.
A deficiência de fósforo é manifestada pelo crescimento acelerado de brotos laterais vazios, e as folhas brilham e podem ter sinais de necrose. A planta tem uma aparência dolorosa e letárgica.
A deficiência de potássio pode ser determinada pelos seguintes sinais:
- amargura da fruta;
- escurecimento das folhas;
- a aparência de uma borda clara nas folhas;
- ausência ou número mínimo de ovários.
Com uma deficiência ou excesso de magnésio, manchas claras e escuras aparecem nas folhas. Em alguns casos, a folhagem se enrola. Problemas com manganês levam a protrusão e escurecimento das veias nas folhas. A deficiência de cálcio é determinada pela borda amarela doentia nas folhas. O mesmo sintoma é característico pela ausência de uma quantidade suficiente de boro.
Você sabe Com a ajuda de um pepino, as maçanetas das portas e outras superfícies brilhantes simplesmente brilham: limpe-as com uma pequena fatia do vegetal.
Medidas preventivas
Para garantir a colheita e manter os arbustos de pepino em boa forma, é possível realizar uma alimentação preventiva. A planta responde aos fertilizantes e responderá com um grande número de ovários a um atendimento de qualidade.
A cobertura com vários micro-elementos é feita de acordo com os seguintes esquemas:
- Potássio - cinzas de madeira, 200 g por m², uma vez por mês.
- Magnésio - Kalimagnésia, 10 g por m², 2 semanas após o plantio e novamente um mês depois.
- Boro - uma solução de ácido bórico (0,2 g por litro) é pulverizada com arbustos floridos.
- Manganês - uma solução muito fraca de permanganato de potássio é introduzida na raiz.
- Cálcio - giz, farinha de madeira, cascas de ovos cruas ou carbonato de cálcio são introduzidos no solo em pequena quantidade (uma pitada por 1 m²).