Todo mundo sabe sobre os benefícios do feijão: ele pode substituir quase equivalentemente as proteínas animais. Além disso, essas leguminosas são ricas em aminoácidos essenciais, vitaminas, minerais e fibras. Muitas vezes, surge a questão sobre a utilidade de uma variedade específica dessa cultura. Vamos tentar descobrir qual feijão é mais útil - vermelho ou branco e qual é a diferença entre eles.
Qual é a diferença entre feijão branco e vermelho?
As principais diferenças entre as leguminosas branca e vermelha estão na composição de nutrientes, proteínas, aminoácidos e fibras. O valor energético das frutas vermelhas é maior que o branco. Consequentemente, há mais proteína com carboidratos no feijão vermelho.
Descrição e outros tipos de feijão
Devido ao seu baixo teor calórico, o feijão branco é um alimento excelente para quem deseja perder mais quilos. Devido ao baixo teor de proteínas (em comparação com outros tipos), é adequado para pessoas idosas, pois qualquer proteína é absorvida pelo organismo com mais força do que carboidratos. As vitaminas e minerais contidos no feijão contribuem para a normalização do sistema cardiovascular. O baixo teor de proteínas e fibras contribui para a rápida absorção das variedades brancas pelo organismo.
Você sabe O feijão é conhecido pela humanidade há vários milhares de anos, junto com o milho, era a base da dieta dos índios da América do Sul e Central. Mesmo antes de nossa era, a cultura era cultivada na China, no Egito e no Mediterrâneo. O feijão chegou à Rússia no século XVI.
Aqui estão alguns exemplos dessas variedades:
A variedade vermelha é líder no conteúdo de antioxidantes, não apenas entre outros tipos de leguminosas, mas também em geral entre vegetais e hortaliças. Existem mais antioxidantes nessas leguminosas do que nas groselhas negras. A cultura contém em grandes quantidades zinco, cobre, ferro e enxofre. Graças ao último mineral, afeta perfeitamente a condição da pele e do cabelo. Além disso, há um grande número de vitaminas do complexo B, proteínas e aminoácidos. O alto teor de fibras contribui para as fezes normais - com o uso regular de feijão vermelho, a constipação quase desaparece.
Entre as variedades mais comuns dessa variedade estão as seguintes:
Até o momento, são conhecidas mais de 220 variedades de feijão. Além de branco e vermelho, também existem pretos, verdes, manchados, aspargos, siliculose e outras espécies pouco conhecidas na Rússia e na Ucrânia.Toda a variedade de variedades de feijão é dividida em 2 tipos principais, de acordo com a região de origem da cultura:
- Asiático - tem uma forma fetal alongada e uma pequena semente;
- Americano - feijão redondo e maior.
Há outra divisão mais tradicional das variedades dessas leguminosas:
Teor de calorias e composição química
O valor calorífico e a composição química podem variar um pouco, no entanto, as principais características são as seguintes:
- teor calórico - 298 kcal;
- proteínas - 21-30 g;
- teor de gordura - 2-3,5 g;
- carboidratos - 50-60 g;
- fibra alimentar - 10-12 g;
- aminoácidos essenciais;
- esteróis;
- ácidos orgânicos;
- vitaminas - A, grupo B, E, PP, K, colina;
- macro e microelementos - Ca, Si, Mg, Na, Ph, Fe, I, Co, Mn, Cu, Mo, Se, Cr, Zn, etc.
Quais grãos são melhores e quais são mais saudáveis?
É bastante difícil dar uma resposta inequívoca à pergunta sobre qual variedade é melhor e mais útil. Mas podemos distinguir as qualidades básicas características de cada espécie.
Importante! O teor de silício em 100 g de feijão é 3 vezes maior que a norma diária e o cobalto - quase 2 vezes.
Vermelho:
- Ele contém um alto teor de antioxidantes, que impedem o envelhecimento celular;
- contém uma grande quantidade de vitaminas A, K, C, PP e grupo B, também contém zinco, potássio, ferro, cobre e outros elementos micro e macro;
- comer otimiza o açúcar no sangue, pressão arterial;
- na culinária, é usado como base para a preparação de molhos, saladas, primeiros pratos.
Branco:
- alto em fibra;
- baixa caloria;
- contém vitaminas dos grupos A, K, PP, P e B;
- efeito benéfico sobre a aparência, especialmente cabelos e unhas;
- estimula o funcionamento do cérebro;
- usado na culinária para preparar sopas, saladas, purê de batatas.
Importante! O feijão cru ou insuficientemente processado termicamente pode causar intoxicação: em frutas contém glicosídeos e lectinas, cuja ingestão afeta adversamente o trabalho do trato digestivo e pode até causar danos à mucosa intestinal.
Regras gerais para seleção e armazenamento
Os grãos de alta qualidade devem ter esses sinais:
- o feijão deve estar livre para se separar durante o vazamento; não deve haver frutos pegajosos;
- não deve haver revestimento estranho na superfície - os grãos de qualidade parecem macios, com um leve brilho;
- nenhuma planta estranha ou outros resíduos na massa total devem ser;
- os frutos devem ter aproximadamente o mesmo tamanho;
- as variedades brancas são mais suscetíveis a ataques de insetos e vermes - lembre-se disso ao inspecionar visualmente essas frutas.
Recomendações para a preparação de diferentes tipos
O escopo de todos os tipos de beans é o mais amplo. Os vegetais podem ser usados em sopas, saladas, lanches, molhos, pratos principais. É usado na preparação de acompanhamentos, cozidos e cozidos, tanto em conjunto com produtos de origem animal (carne, peixe e frutos do mar) quanto com legumes.
Você sabe Se feijão comum — comida muito pesada para o trato digestivo, a solução pode ser usar uma variedade de espargos. Tem quase as mesmas qualidades, proporcionando um efeito mais suave no estômago e intestinos.
Aqui estão algumas recomendações que ajudarão você a preparar adequadamente essas frutas:
- A maioria das variedades dessas leguminosas deve ser embebida em água fria antes de cozinhar. 7-8 horas (é melhor trocar a água a cada 2 horas). No verão, é melhor manter o recipiente na geladeira.
- Ensopar feijão jovem de espargos é opcional.
- Cozinhar (ferver ou estufar) qualquer tipo de feijão é necessário até que esteja totalmente preparado para evitar problemas com o trato digestivo. Isto é especialmente verdade na variedade vermelha da cultura.
- Você pode fazer o seguinte: Enxágüe as frutas, encha com água e deixe ferver. Deixe ferver por 5 minutos, retire do fogo e cubra a panela com o conteúdo de um cobertor ou cobertor. Após 2 horas, descarte o conteúdo em uma peneira, lave com água corrente, despeje fresco e cozinhe até ficar cozido. Este método requer menos tempo que a imersão tradicional.
- Ao cozinhar, não misture variedades diferentes de legumes. Para a preparação completa de até um tipo de feijão de diferentes partes, pode levar um tempo diferente, enquanto uma parte do feijão ferverá e a outra não será totalmente fervida.
- Para ferver rapidamente as leguminosas, devem ser adicionados periodicamente 100-150 ml de água fria durante o cozimento. Outra maneira de acelerar o processo de cozimento é adicionar 0,5 colheres de chá de refrigerante durante a imersão (se você trocar a água, adicione refrigerante a cada mudança) ou o máximo durante o processo de cozimento. No caso de sentir o sabor do refrigerante, depois que o feijão estiver pronto, ele poderá ser neutralizado com uma pequena quantidade de vinagre.