Nos últimos anos, cada vez mais agricultores vêm se afastando dos esquemas tradicionais de cultivo de plantas cultivadas, passando para a agricultura de alta tecnologia. Um de seus principais elementos é uma estufa equipada no local, com a qual você pode criar um microclima exclusivo para as plantas.
Existem muitas variedades e tipos dessas estruturas, mas nem todo agricultor pode determinar com habilidade suas vantagens e possíveis desvantagens. Este artigo descreverá em detalhes as propriedades básicas, bem como os recursos da construção da estufa do Kremlin Tale.
Recursos de design da estufa do Kremlin Tale
O surgimento do conto do Kremlin no mercado de estufas causou um verdadeiro rebuliço. Antes de tudo, ele se distingue por sua forma e por parâmetros especiais que permitem criar não apenas uma estrutura sólida, mas também bastante estética. Isso possibilita o uso da estufa em qualquer condição, bem como a instalação ideal na paisagem do jardim.
Vantagens
Graças à abordagem séria dos desenvolvedores, o design do “Kremlin Tale” recebeu muitas soluções técnicas exclusivas.
- Isso possibilitou que a construção adquirisse as seguintes vantagens:
- resistência reforçada do telhado e paredes;
- a combinação perfeita de leveza e confiabilidade (graças ao uso de policarbonato);
- todos os nós contêm um mínimo de elementos, o que permite a montagem com um conjunto mínimo de habilidades técnicas;
- pode ser instalado sem uma base estacionária;
- espaço livre máximo dentro da estrutura;
- paredes retas permitem montar prateleiras laterais ao longo de todo o comprimento;
- O Kremlin Tale possui vários pontos de entrada de ar ao mesmo tempo, o que cria ótima circulação de ar e um microclima;
- alta mobilidade, o design pode ser montado e desmontado instantaneamente;
- Vida útil garantida de pelo menos 30 anos.
Desvantagens
Apesar da abundância de características positivas, o Kremlin Tale tem algumas desvantagens.
- Eles incluem o seguinte:
- arcos de arcos de telhado não podem ser unidos; é possível resolver o problema apenas manualmente, mas isso exigirá não apenas uma ferramenta especializada, mas também muito esforço;
- muitas vezes o fabricante não sustenta a estufa com prendedores, o que requer custos adicionais;
- alguns modelos podem ser fornecidos com tubos de perfil fino - isso reduz o custo da estufa, mas afeta negativamente sua resistência e durabilidade.
Importante! Para proteger contra as desvantagens descritas acima, produtos de produção duvidosa devem ser evitados. A estufa de empresas eminentes e confiáveis quase sempre não tem esses problemas.
Seleção da melhor opção de estufa
A eficácia da estufa, antes de tudo, depende da seleção da melhor opção para seu design. Para fazer isso, é imperativo determinar para que finalidades será usada e o que está planejado para ser colocado dentro. O cálculo do tamanho mais apropriado da estrutura, bem como a seleção do melhor material para revestimento, depende disso.
Dimensionamento
Se você planeja se engajar na produção agrícola como hobby, com base na obtenção de frutas da estação, ervas verdes e plantas com flores, pode começar pelo tamanho mínimo da estrutura. Nesse caso, uma estrutura de 2,5 × 2 × 2,1 m (C × L × H) funcionará com sucesso. Além disso, esta opção é ideal para todos os proprietários de pequenas parcelas.
Quando as dimensões do jardim permitem a instalação de uma estrutura maior, você pode usar o modelo padrão, dimensões 3,5 × 3 × 2,1 m (C × L × A). Se você planeja usar uma estufa para conduzir uma casa particular ou empresa de pequeno porte, com um sistema de irrigação automatizado, poderá obter um modelo maior. As seguintes dimensões são consideradas as melhores dimensões para isso: 6 × 4 × 2,1 m (C × L × H).
Importante! Estufas com um tamanho de um dos lados a mais de 6 m em casas de veraneio não são recomendadas. A manutenção de grandes estruturas consome mais tempo e requer soluções mecanizadas, portanto, é melhor instalar várias pequenas ou instalações secundárias.
Seleção de cobertura
Existem várias variedades de cobertura para casas de efeito estufa. O mais famoso e difundido é o vidro - este material é ecológico, possui excelentes propriedades de transmissão de luz e de isolamento. Suas principais desvantagens são alto custo, peso e fragilidade impressionantes; portanto, nos últimos anos, a maioria dos fabricantes a abandonou.
O policarbonato tem a melhor combinação de preço e qualidade. É uma fina folha transparente de plástico com uma variedade de células ocas. Isso confere leveza ao material, mas ao mesmo tempo, resistência e boas propriedades de isolamento térmico. O policarbonato possui boa flexibilidade, permitindo construir um telhado com cúpula alta.
Para reduzir o custo da estufa, os materiais de filme podem ser usados como revestimento. A opção mais barata será um simples filme plástico, pode ser com uma malha de reforço e sem. No entanto, esse revestimento não é resistente à radiação ultravioleta, portanto, exigirá uma substituição anual.
As melhores propriedades de isolamento térmico e resistência às intempéries são possuídas pelo material polimérico denso não tecido, spanbond. Pode durar até 5 anos, mas é adequado apenas para revestimento de paredes, pois é quase completamente incapaz de transmitir luz solar.
Como montar uma estufa com paredes retas com suas próprias mãos: instruções passo a passo
A montagem de uma estufa geralmente não causa dificuldades. Cada modelo do “Conto de Fadas do Kremlin” é uma estrutura pré-fabricada, portanto, para sua construção, serão necessárias apenas algumas horas de trabalho duro. Ao mesmo tempo, todo o processo de instalação deve ser dividido em várias etapas sucessivas: a criação de uma base (fundação), a montagem da estrutura e o revestimento das paredes e do teto.
Você sabe A estufa mais antiga em operação no mundo é a Temperate House Greenhouse, localizada no Royal Botanic Gardens da Grã-Bretanha, construída em 1859 e com uma área de 48.000 m².
Seleção da fundação
A construção de qualquer estrutura requer necessariamente uma base. Manterá a maior parte da estufa, protegendo sua integridade. Tradicionalmente, a fundação é preparada na forma de uma estrutura monolítica de concreto, com profundidade de 50 cm e largura de 20 a 30 cm e, como alternativa, utiliza alvenaria de tijolos ou blocos de concreto de espuma e uma densa viga de madeira.
Você pode fazer isso sem uma base de capital: o Kremlin Tale pode ser entregue com suportes especiais feitos de tubos de metal. Eles são fixos nos cantos da parte inferior das paredes e são instalados diretamente no chão.
Você pode substituí-los por pequenas colunas de concreto, tijolo ou madeira. A principal vantagem dessa estrutura é o custo mínimo de mão-de-obra para a instalação da estufa, bem como a possibilidade de desmontá-la no final do verão.
Montagem do quadro
A montagem da estufa praticamente não difere da construção de outras estruturas temporárias a partir de tubos de perfil:
- Primeiro, todos os componentes necessários das unidades técnicas são classificados em elementos de telhado e paredes laterais e, em seguida, são montados.
- Os primeiros a montar as paredes laterais - para isso é necessário conectar os elementos das paredes mais longas e instalá-los paralelos entre si, conectando os espaçadores.
- Depois disso, você deve coletar as paredes finais e anexá-las às paredes laterais instaladas anteriormente.
- Assim que os painéis inferiores são montados, ao longo de seu perímetro é possível instalar vigas longitudinais e transversais e elementos adicionais de endurecimento: cruzes, cantos, etc.
- Em conclusão, você deve instalar os arcos do telhado: eles são pré-montados e, em seguida, anexados sequencialmente à base e conectados por perfis horizontais.
- Depois de coletar a moldura, uma porta deve ser construída e, em seguida, nas cortinas de metal para instalar uma moldura na porta.
Revestimento de armação
O revestimento da estrutura é realizado após a conclusão da instalação da estrutura. Como mencionado acima, para esses fins, você pode usar vidro, policarbonato ou todos os tipos de filmes. A melhor escolha é uma estufa de policarbonato, enquanto os filmes são usados na construção de estruturas de uma estação ou temporárias.
Importante! A distância entre as prateleiras perpendicular e horizontal não deve ser superior a 60 cm, caso contrário, a resistência da estufa diminuirá significativamente.
Eles iniciam o processo com a cobertura do telhado e depois avançam gradualmente para o refinamento de cada lado. A folha da porta é muitas vezes embainhada no último turno; no entanto, essa regra não é dita, isso pode ser feito em qualquer estágio da construção. O policarbonato é fixado usando um parafuso de cobertura com uma arruela de borracha, para isso, são feitos orifícios no tubo de perfil da estrutura e em plástico. As juntas das folhas são seladas com uma tira de conexão.
O filme de polietileno é fixado na mesma seqüência que o policarbonato, enquanto é conectado à base usando um grampo em zigue-zague especial ou pequenos parafusos auto-atarraxantes com uma arruela de borracha. Ao cobrir a casa com palito, o material é fixado apenas nas laterais, o teto é feito de policarbonato ou polietileno transparente.
Vídeo: Instruções de montagem para a estufa do Kremlin Tale
Cuidados com o efeito estufa e dicas de manutenção
Para fornecer à estufa do Kremlin Fairytale uma operação longa e ininterrupta, você precisa recorrer às seguintes medidas:
- no período de entressafra, é obrigatório realizar uma inspeção de rotina de todos os nós e conexões técnicas;
- verifique periodicamente todas as juntas aparafusadas quanto à resistência;
- no final da temporada, remova todos os resíduos de vegetação e outros poluentes da estrutura e de suas superfícies;
- se possível, abra a cúpula do telhado durante o inverno ou desmonte o revestimento, isso protegerá quase completamente o edifício contra danos causados por massas de neve;
- uma vez a cada 1-3 anos, trate os elementos metálicos dos efeitos da corrosão.
Você sabe Primeira estufa aparência moderna foi construído em 1240 pelo cientista alemão Albert Magnus. Sua criação foi programada para coincidir com a visita do rei da Holanda Wilhelm à cidade de Colônia, onde foi construída.
O Kremlin Tale é uma ótima opção para a agricultura profissional e privada. Permite criar uma estrutura durável multifuncional que pode envolver a planta com um microclima necessário para um crescimento e produtividade bem-sucedidos. No entanto, primeiro você precisa escolher e preparar com cuidado um local para a estufa, pois sua eficácia e durabilidade dependem diretamente dela.