A cebola Yalta é uma das variedades mais amadas, conhecida por suas muitas propriedades nutricionais e sabor único. Oferecemos entender as características dessa variedade e como obter o vegetal o mais próximo possível do original em casa.
Características da classe
O único lugar onde a variedade original cresce é a costa sul da península da Crimeia. As condições climáticas e os nutrientes, que são ricos em solo nesta parte da Crimeia, permitem que você coma cebolas sem amargura. Encontrar essa variedade no ponto de venda não é uma tarefa fácil. Dificuldades na escolha surgem devido à existência de várias dezenas de variedades quase idênticas ao exterior, bem como a vendedores inescrupulosos apresentando seus produtos sob a marca Yalta.É importante saber exatamente qual a cor da casca e a escama de uma cebola assim, além de outros sinais característicos:
- forma fetal achatada;
- tamanho médio;
- matiz roxo ou rosa;
- falta de odor pungente (lacrimejamento não causa lacrimejamento dos olhos);
- sabor doce sem amargura;
- na seção, escamas grossas são claramente visíveis, bem próximas umas das outras;
- dentro do arco é branco ou rosa pálido, mas não azul;
- a orla das escamas tem um leve tom púrpura;
- o número de flocos não excede 7 peças.
Importante! Os flocos de bulbo devem ser difíceis de separar um do outro. Se não for esse o caso, eles venderam uma falsificação para você.
Escolhendo um lugar para crescer
É possível obter uma variedade real de cebola na estufa ou em um apartamento, mas o resultado não será completamente análogo - o produto perderá, em certa medida, sua doçura e suculência característica, o sabor se tornará mais agudo. Para que a diferença seja minimamente perceptível, é necessário abordar a seleção do site com responsabilidade.
Iluminação
A garantia de que seu arco não será amargo é a boa iluminação das camas durante o dia, portanto escolha uma área externa ensolarada. Quando cultivado em casa não pode prescindir de fontes de iluminação artificial. Lâmpadas elétricas prolongam o horário de verão.
Solo
A cultura deve ser plantada no solo mais fértil. Com antecedência (no início da primavera), alimente adequadamente a terra com nitrato de amônio e sal de potássio.
Predecessores
Os precursores recomendados para a horta apresentada são batatas, tomate, repolho e várias verduras. É estritamente proibido plantar cebolas da Crimeia depois de outras variedades de cebolas.
Você sabe O líder mundial na quantidade de cebola consumida pela população é a Líbia. Segundo a ONU, em média, todo cidadão deste país come mais de 33 kg de vegetais por ano. Segundo lugar — Senegal, onde esse valor é de 22 kg. Um britânico come cerca de 9,3 kg por ano, em média. Mas os franceses, a quem os britânicos chamam de "comedores de cebola", esse número é de 5,6 kg por pessoa.
Preparação do local
O território de plantio está sendo preparado desde o outono. Remova todas as ervas daninhas do local, desenterre o solo a uma profundidade de 40 cm e, por fim, nivele o local, enquanto se livra dos detritos das plantas. Todos os trabalhos listados devem ser concluídos antes de novembro. Se o prazo não for respeitado, a probabilidade de secar demais o solo é alta, o que afetará a qualidade da colheita. Com o início da primavera, uma vez por semana, assole a terra. O procedimento tornará o solo ainda mais fértil para as cebolas - afofará e suavizará a terra após o inverno.
Mudas de crescimento próprio
Antes de plantar cebolas em um leito aberto, é necessário o plantio de mudas antes do crescimento.
Momento ideal
O melhor momento para plantar sementes para mudas em estufa é o período de fevereiro a março (mas desde que você viva nas regiões sul). Se você mora no norte, siga prazos semelhantes (de preferência em março), mas o cultivo deve ser realizado em uma casa ou em uma estufa aquecida para garantir a iluminação adequada.
Você sabe As cebolas são saturadas com mais açúcar natural do que maçãs e peras. A composição do vegetal inclui 6% de açúcar. Quando salteados ou cozidos, as substâncias cáusticas evaporam e a cebola fica doce.
Capacidade e solo
Qualquer contêiner disponível na fazenda serve. A seleção do substrato deve ser abordada com mais cuidado. Misture em proporções iguais de solo de grama e húmus e adicione 50 g de fertilização mineral. A espessura da mistura do solo derramada no recipiente não deve ser inferior a 15 cm.
Preparação de sementes
As sementes requerem desinfecção. Para fazer isso, mergulhe-o em uma solução rosa de permanganato de potássio por 40 minutos. Após o procedimento, enxágüe bem o material e mergulhe-o em um bioestimulador de acordo com o manual da embalagem. Em seguida, escorra o líquido e seque bem as sementes.
Condições de germinação
Transfira o recipiente com sementes semeadas no substrato para uma sala quente com uma temperatura de cerca de + 25 ° C. A umidade favorável é de cerca de 60%. Além disso, verifique se o recipiente está localizado sob boa iluminação. Assim que os brotos aparecerem, escolha uma sala mais fresca para o recipiente com uma temperatura do ar que não exceda + 15 ° C. À noite, é permitida uma redução de até + 10 ° C. Tais condições ajudarão a desenhar mudas.
Importante! Pare a irrigação do jardim 20 dias antes da colheita planejada.
Cuidados com mudas
Mantenha a superfície do solo sempre úmida. Durante o cultivo de mudas, execute dois procedimentos de alimentação. Após 15 dias, adicione minerais dissolvendo 10 g de superfosfato, 5 g de uréia e 3 g de cloreto de potássio em meio balde de água. Após 20 dias, mergulhe a terra com nitrato, dissolvendo 1 g da substância em 1 litro de água.Quando as plantas jovens crescem, afiná-las para que não fiquem a mais de 1 cm uma da outra.No inverno, use fontes de luz artificiais. Antes de transplantar mudas para o solo, é útil endurecê-las - por uma semana, retire as plantas e deixe o dia inteiro e traga-as para casa à noite. Além disso, é necessário reduzir gradualmente a rega.
Plantio de mudas no local
Quando as mudas ficarem mais fortes e crescerem um pouco, você poderá começar a transplantar para um local permanente.
Momento ideal
O período recomendado para o plantio de cebola jovem é o início de abril. Se você estiver atrasado com um transplante, o rendimento da variedade será significativamente reduzido.
Padrão de aterrissagem
Realize o plantio de cebola na Criméia usando a seguinte tecnologia:
- Faça sulcos no chão.
- Umedeça bem a área.
- Plante as mudas de maneira ampla. O espaçamento entre linhas é de pelo menos 40 cm. Uma distância aceitável entre as mudas é de cerca de 10 cm, ou seja, cerca de 35 plantas devem ser colocadas em 1 m².
- Plante as mudas e cubra imediatamente o chão com as raízes.
- Pressione levemente e depois umedeça o solo sob cada planta.
Recursos de Cuidados
Para alcançar altos rendimentos, o cuidado com as camas deve ser sistemático.
Rega
Molhe as cebolas devem ser oportunas e abundantes. O suficiente para um ou dois tratamentos por semana. Inicialmente, é necessário 1 balde de água por 1 m². Em seguida, reduza um pouco a quantidade de líquido. O sistema de irrigação por gotejamento no caso das cebolas da Crimeia será o preferido. E a temperatura desejada para a água de irrigação é de +14 ... + 18 ° C.
Capina e afrouxamento do solo
Para garantir o acesso das plantações à luz solar, uma vez a cada 7 a 8 dias, solte o solo e remova as ervas daninhas. É necessário um afrouxamento não planejado após cada chuva forte, assim que a superfície do solo estiver levemente seca. Ao trabalhar em camas com cebolas, tenha cuidado especial para não danificar as plantas.
Top vestir
As cebolas Yalta reagem de maneira muito positiva aos nutrientes, portanto, tente fazer a cobertura de vez em quando - uma vez a cada 10 dias até agosto. Na primeira vez após o plantio, fertilize as cebolas com verbasco diluído (1 parte do produto em 5 partes de água) ou fezes de frango (1 parte da substância em 10 partes de água). No futuro, use uma cobertura complexa de potássio e fósforo, diluída de acordo com as instruções. Por exemplo, cloreto de potássio (20 g) e superfosfato (40 g) são misturados com um balde de água.
Colheita e armazenamento
O tempo para a colheita de raízes cai no final de agosto ou no início de setembro. As folhas das plantas devem ter tempo para deitar no chão. A tecnologia de coleta consiste em pegar delicadamente a fruta com um forcado ou cavar cuidadosamente o chão com uma pá e puxar a cebola com as mãos. Infelizmente, os frutos desta variedade têm uma vida útil curta - no máximo 4 meses.
Armazenar a colheita na geladeira fará com que a cebola se deteriore ainda mais rapidamente; portanto, é mais aconselhável manter o produto em um ambiente fresco e escuro, com temperatura não superior a + 15 ° C e umidade de até 50%. Uma excelente solução seria tecer lâmpadas em tranças com sua suspensão adicional. Quanto ao que fazer com a colheita, o vegetal pode ser adicionado a uma variedade de pratos para melhorar a palatabilidade.Devido ao sabor doce, pode ser consumido sem sal e decapagem, usando como componente de saladas ou lanches. Como você pode ver, a cebola da Crimeia é uma variedade original e saborosa. Para agradar sua família com uma grande colheita dessa cultura, organize as condições adequadas e não negligencie os conselhos de especialistas.