Ao escolher uma variedade de pimenta para plantar em um local, sempre leve em consideração as características climáticas da região e os requisitos da planta para elas. Ao contrário de muitas outras variedades, o pimentão Bonus cresce bem tanto em regiões com clima temperado quanto na Sibéria, e seu sabor faz do vegetal um dos primeiros candidatos ao plantio. Por que essas frutas são dignas de nota e o que você deve saber sobre as características de seu cultivo, você aprenderá sobre isso neste artigo.
Descrição e características da variedade
Na descrição de qualquer variedade de culturas, o sabor de seus frutos desempenha um papel importante, mas essa não é a única coisa que pode interessar ao jardineiro. Ao descrever a variedade de pimenta bônus da Sibéria, vale a pena prestar atenção ao histórico de seleção e à produtividade geral da planta, que afeta diretamente suas qualidades positivas.
História da criação de variedades
Apesar do fato de que essa pimenta pode ser cultivada em qualquer região da Federação Russa, ela apareceu na Sibéria, graças aos esforços de S.V. Ugarova e V.N.Dederko. Em 2012, uma nova variedade de pimenta foi incluída no Registro Estadual da Federação Russa e, desde então, é recomendada para o cultivo em solo aberto e sob abrigos de filmes.
O bônus da Sibéria refere-se a variedades de maturidade média, o que significa que será possível colher a primeira safra antes dos 110 dias após a semeadura das sementes.Você sabe Pimentão é um excelente remédio para a depressão. As frutas contêm uma grande quantidade de vitamina B, que afeta positivamente o sistema nervoso humano, normaliza o sono e reduz a irritabilidade.
Produtividade
Os indicadores de produtividade do bônus da Sibéria dependem em grande parte do local de seu cultivo. Portanto, se estamos falando de cultivo em solo aberto, mesmo com cuidados adequadamente organizados, você não deve esperar uma colheita de mais de 3-4 kg de um arbusto, enquanto nas estufas de uma planta é possível obter de 5,5 a 6 kg de suculentas. frutas.
Descrição do feto
Os arbustos de pimenta fechados, com 80 cm de altura, escondem em si um número considerável de frutos amarrados, que na fase de maturidade técnica são pintados em rica cor verde, e no biológico adquirem uma bela cor laranja escura, que distingue esses pimentões dos frutos de outras variedades. A forma da pimenta O bônus da Sibéria é cubóide e a massa de uma amostra totalmente amadurecida atinge 100-110 g, com uma espessura de parede de 6 a 8 mm.
O sabor da pimenta sempre permanece no seu melhor e não importa onde você a cultiva. A substância amarga capsaicina está ausente em sua polpa, então nada estragará o sabor doce e a textura delicada. Graças a isso, os frutos do bônus da Sibéria são igualmente adequados para uso em qualquer finalidade culinária.
Vantagens e desvantagens da variedade
Você pode escolher uma ou outra cultivar somente após uma avaliação detalhada de todas as suas vantagens e desvantagens.
- No caso de pimenta bônus da Sibéria no primeiro grupo inclui as seguintes vantagens:
- alta produtividade;
- falta de amargura;
- excelente aroma a pimenta;
- carne suculenta e carnuda;
- boa capacidade de amadurecimento sem perda de elasticidade inicial;
- despretensiosidade comparativa de arbustos na partida e possibilidade de cultivo em qualquer região climática.
Se você seguir as regras de cultivo, não perceberá nenhuma desvantagem da pimenta descrita, exceto que, em comparação com os primeiros frutos maduros, é preciso esperar mais pela colheita.
As regras básicas para o cultivo de variedades
Para obter o máximo retorno da cultura cultivada na forma de alta produtividade, vale a pena abordar com competência a questão de seu cultivo, mesmo na fase de semeadura. Sugerimos considerar os principais requisitos da variedade para esse processo.
Preparando sementes para semear
O processo de preparação de sementes de pimenta para semeadura geralmente consiste em várias etapas principais:
- Seleção de instâncias adequadas (Após dissolver 30 a 40 g de sal de mesa em 1 litro de água na água, misture as sementes e, após 5 a 7 minutos, avalie as adequadas: todas elas afundam no fundo do recipiente, após o que devem ser retiradas e secas em uma toalha de papel).
- Classificação e decapagem. Depois de classificar as sementes por tamanho, coloque-as em um copo com uma solução fraca de permanganato de potássio por 10 a 15 minutos, depois enxágüe com água corrente e seque novamente.
- Processamento com macronutrientes alguns dias antes do plantio. Depois de colocar as sementes em guardanapos de gaze, mergulhe-as por 20 a 30 minutos em uma solução preparada com uma colher de chá de nitrofoska (ou a mesma quantidade de cinza de madeira) e um litro de água. Enxágue o material de plantio após este procedimento não ser necessário.
Importante! Para acelerar a germinação de sementes semeadas, você pode usar produtos químicos especiais na preparação, sendo o melhor no caso da pimenta descrita o Azotofit, fertilizantes Ideal e Humate Sodium.
Se você deseja acelerar a germinação de sementes de todas as formas possíveis, vale a pena prestar atenção ao procedimento de imersão e germinação direcionada. Para isso, as sementes preparadas e secas são levemente umedecidas e deixadas por um dia em uma sala quente, semeando no solo somente após o aparecimento dos primeiros brotos.
No entanto, esse material de plantio só pode ser colocado em solo úmido, uma vez que a maioria morrerá rapidamente em solo seco. A detecção também ajudará a acelerar a germinação, e muitos jardineiros consideram essa opção mais eficaz que os procedimentos anteriores.
Nesse caso, a preparação da semente selecionada é realizada algumas semanas antes do dia do desembarque e prevê as seguintes ações:
- Encha uma alta capacidade com água até 2/3 do seu volume, usando um líquido com uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C.
- Abaixe a ponta do compressor do aquário até o fundo do vaso e aguarde a exibição de bolhas de ar.
- Mergulhe as sementes envoltas em gaze e deixe-as lá por 24 a 36 horas, observando o tempo todo a distribuição uniforme do ar. Após o tempo especificado, remova o material de plantio e seque-o, mas sem exposição à luz solar direta.
Preparando a terra para mudas
O segundo ponto importante que você deve prestar atenção ao plantar sementes de pimenta bônus da Sibéria é a preparação adequada do substrato, levando em consideração o nível desejado de sua friabilidade e nutrição adequada.
A maneira mais fácil de comprar uma mistura de solo pronta, prestando atenção às seguintes opções de solo:
- uma mistura de duas partes de húmus e uma parte de terra;
- terras de proporções iguais de turfa e húmus;
- um substrato de três partes de húmus e duas partes de solo encharcado.
Além disso, em qualquer substrato acabado, será útil adicionar uma pequena quantidade de farinha de giz ou dolomita, na quantidade de 1-2 colheres de sopa. colheres de sopa por 10 litros de solo. Se possível, você pode misturá-lo com uma quantidade semelhante de solo comum do jardim ou terra para plantas de interior, que também possui características adequadas para mudas.
Importante! Ao usar o solo do seu site, verifique se não há larvas de pragas e patógenos nele, para os quais é melhor pré-calcinar o solo no forno ou no vapor.
Datas e características das sementes de sementeira
A semeadura do bônus de mudas da Sibéria para mudas é realizada de 60 a 70 dias antes do suposto plantio de mudas cultivadas em um local constante de crescimento. Na Sibéria, esse período ocorre com mais frequência no final de março ou início de abril, mas em regiões mais quentes as mudas são semeadas no final do inverno. G
O principal requisito é um regime de temperatura adequado em uma sala com tanques de mudas, que neste caso fornece a manutenção de valores de temperatura dentro de + 26 ... + 28 ° C.
Cuidados com mudas
Em geral, as regras para o cultivo de mudas de pimenta da Sibéria coincidem quase completamente com os requisitos de outras variedades doces da Sibéria. Ao mesmo tempo, além de manter uma temperatura adequada (não inferior a + 26 ° C), Vale a pena prestar atenção nas seguintes nuances:
- Uma escolha de plantas jovens de pimentacultivada em mudas grandes. Este procedimento é realizado após 2 folhas verdadeiras aparecerem nas plantas, mas sempre com umedecimento preliminar do substrato e preparação de um recipiente adequado (por exemplo, vasos de turfa ou copos de papel caseiros). Durante a primeira semana após o transplante, os brotos jovens são melhor protegidos da luz solar direta.
- Regar as mudas após um mergulho permitido apenas no sexto dia, além disso, ao introduzir líquidos, é desejável obter umectação de todo o solo. A água para irrigação é defendida pela primeira vez e, se estamos falando de uma opção de encanamento pesado, ela também é filtrada. O momento ideal para regar brotos jovens é o horário da manhã, pois o solo superficial tem tempo para ventilar bem durante o dia.
- Primeira alimentação pimentas cultivadas podem ser realizadas apenas duas semanas após as mudas de mergulho. Nesse caso, a mistura de humato de sódio e qualquer fertilizante complexo para hortaliças é adequada para o papel de uma composição nutricional. A aplicação repetida de nutrientes pode ser realizada 10 dias após a anterior.
Importante! Se você notar que as folhas da pimenta empalideceram e as hastes diminuíram, é melhor usar compostos que contêm nitrogênio, como a uréia, como cobertura. É útil aplicá-lo durante a rega sob a raiz e pulverizando nas folhas, mas sempre se dissolvendo na água de acordo com as instruções em anexo.
Cerca de um mês antes do suposto plantio de mudas em um local constante de crescimento, ele precisa ser endurecido. Nos estágios iniciais, basta levar as caixas para a varanda ou terraço e deixá-las lá por 2-3 horas, aumentando diariamente esse tempo em meia hora.
No entanto, essa aeração é permitida apenas se a temperatura do ar não for inferior a + 15 ° C; caso contrário, as plantas imaturas podem simplesmente congelar. As mudas são plantadas em um local constante de crescimento quando atingem uma altura de 20 a 25 cm.
As variedades de pimenta no meio da temporada também incluem:
Regras para o plantio de mudas no solo
Se as sementes de pimenta para mudas foram semeadas em março ou abril, o tempo para replantar os arbustos cultivados será por volta do final de maio ou início de junho, quando a probabilidade de retorno das geadas diminui. Se não houver certeza disso, vale a pena construir uma cobertura protetora sobre as plantas, que pode ser facilmente desmontada quando a temperatura é estabilizada.
Quanto ao plano de plantio de mudas, a variedade de pimenta bônus da Sibéria não tolera espessamento excessivo, portanto, mais de 6 plantas não devem ser plantadas por 1 m² de território. O processo de plantio é realizado de acordo com o plano padrão: após a remoção das mudas dos copos de plástico, ele deve ser cuidadosamente colocado em orifícios pré-dispostos, mas não aprofundado no solo.
Ao contrário dos tomates, a pimenta não cresce um grande número de raízes laterais, então não faz sentido exagerar. Os arbustos transplantados podem ser levemente umedecidos e misturados para preservar a umidade por um longo tempo.
Cuidados com as plantas após o transplante no solo
Após o transplante de mudas de pimenta em solo aberto, o cuidado com as plantas não para, mas, pelo contrário, deve ser feito com zelo ainda maior.
Para obter uma boa colheita, não basta plantar plantas na ensolarada área ensolarada, ainda é importante organizar a rega adequadamente, realizar a aterramento e o afrouxamento do solo sob os arbustos. Cada uma dessas ações possui características próprias, que em nenhum caso devem ser esquecidas.
Rega e fertilizantes
O bônus da Sibéria é favorável à rega da variedade de pimenta, mas isso não significa que as plantas precisam ser derramadas. Antes de fazer a próxima porção do líquido, sempre avalie a condição da camada superior do solo, que deve secar pelo menos 2 a 3 cm de profundidade.
O melhor momento para regar é no início da manhã ou à noite, quando os raios do sol não têm acesso direto às folhas de pimenta, o que significa que eles não serão capazes de deixar queimaduras. A água aquecida em um dia é perfeita para o papel do líquido de irrigação, mas é melhor não usar água fria. Quanto à nutrição da pimenta, os nutrientes devem ser adicionados várias vezes por temporada, alternando compostos minerais e orgânicos.
Um exemplo de esquema para alimentar pimenta pode ser assim:
- Primeiro fertilizante os arbustos podem ser realizados algumas semanas após o transplante de plantas jovens para o jardim, usando excrementos de frango diluídos com água na proporção de 1:15 para isso. A introdução de uma composição nutricional deve necessariamente ser combinada com a rega, para não queimar o delicado sistema radicular das plantas.
- Segunda aplicação é melhor adiar os fertilizantes por um período antes do florescimento da pimenta, o que ajudará a formar ovários grandes e fortes. Nesse caso, fertilizantes minerais complexos ou infusão de verbasco previamente diluídos em água na proporção de 1:10 podem ser usados como composição nutricional.
- Terceira vez os nutrientes são introduzidos no solo durante a formação das frutas, desta vez usando substâncias orgânicas e fertilizantes à base de potássio.
Às vezes, nos intervalos entre a aplicação planejada de fertilizantes, é útil irrigar com infusão de plantas daninhas. Para fazer isso, absinto, urtiga e outras ervas são derramadas com água morna e deixadas em uma sala quente por uma semana. Com uma solução pronta, a pimenta deve ser derramada sob a raiz, na proporção de 2 litros por arbusto.
Hilling e afrouxando o solo
Picar e afrouxar o solo são componentes importantes de um cuidado abrangente com a pimenta. Esses procedimentos são melhor executados alguns dias após a rega, quando o solo é mais fácil de processar. No entanto, ao afrouxar, não é necessário aprofundar a ferramenta no solo por mais de 3-4 cm; caso contrário, há uma probabilidade séria de danos às raízes da planta.
Cortar os arbustos ajudará a torná-los estáveis e a evitar a evaporação da umidade; portanto, afrouxar o substrato deve ser adicionado aos troncos o mais rápido possível. Em geral, por uma temporada, é desejável realizar essas manipulações pelo menos 3-4 vezes.
Você sabe Apenas 50 g de pimentão fornecem ao corpo humano uma norma diária de vitamina C, impedindo o desenvolvimento de resfriados e doenças infecciosas; portanto, o uso diário desse vegetal no verão facilitará a sobrevivência da estação de infecções virais respiratórias no outono.
Formação e cuidado de um arbusto de pimenta
Dada a altura dos arbustos da variedade descrita de pimenta e sua capacidade de crescer, não é de surpreender que as plantas tenham que ser amarradas a um suporte e remover o excesso de brotações laterais.
Não há prazos claros para a execução desse procedimento, mas, no decorrer do trabalho, use apenas tesouras afiadas e carvão moído, que devem ser usados para processar os locais dos cortes. Após a formação dos ovários, também é necessário remover todos os brotos inferiores, que podem engrossar demais e obscurecer o mato.
Doenças e Pragas
Sujeita a todos os requisitos agrotécnicos, a invasão de pragas e o desenvolvimento de doenças para o pimentão não são tão assustadores quanto o tomate, mas, mesmo neste caso, vale a pena conhecer os possíveis problemas.
Dos insetos, as plantações geralmente são prejudicadas por pulgões, moscas-brancas, conchas, lesmas e ursos, mordendo as raízes dos arbustos. Para combatê-los, métodos mecânicos podem ser usados (por exemplo, coleta manual de insetos ou uso de redes especiais em plantações) e composições químicas que processam as partes aéreas das plantas.
Na luta contra o urso, medidas preventivas também serão igualmente eficazes, fornecendo umedecimento abundante do solo nos buracos uma hora antes do plantio da pimenta, bem como cercando o tronco com uma garrafa de plástico cortada, recuada no solo por pelo menos 5 a 10 cm.
O tratamento de arbustos com uma solução de cinzas de madeira, que é aplicada na superfície das folhas 2-3 vezes por estação, ajudará a proteger os pimentões de pragas e doenças acima do solo.
Colheita e aplicações de colheita
Como em outros casos, a coleta de frutos da variedade de bônus da Sibéria é realizada no estágio de completa maturidade biológica, quando todos os pimentões adquirem uma cor laranja brilhante. Durante a colheita, cada fruta deve ser cortada do mato com uma faca afiada e colocada em caixas de madeira ou plástico que não permitam que a pimenta sofra danos mecânicos ou quebre completamente. No futuro, a colheita poderá ser usada fresca e para conservação, combinando com outros vegetais.
Variedade de pimenta O bônus da Sibéria é realmente uma boa opção para plantar em áreas abertas ou sob abrigo de filmes, porque, independentemente da região, essa cultura sempre traz uma colheita de pimenta de carne estável e, o mais importante, de alta qualidade.