Os pimentões estão entre as dez plantas de jardim mais populares. O artigo discutirá a pimenta Gogoshara, como cultivar mudas, que cuidados e proteção contra doenças e pragas são necessários para as plantas adultas.
Descrição e características da variedade
Os pimentões Gogoshara são "carnudos" e suculentos, o sabor da polpa é doce. As amantes preferem essa variedade de pimenta a outras variedades, graças à parede espessa da câmara de sementes. Na forma bruta, as frutas são usadas para a preparação de saladas vitamínicas. Primeiro e segundo pratos, acompanhamentos, geadas e preparações enlatadas para o inverno também são preparados com pimenta. A cultura é cultivada nas regiões sul e central.
Característica da pimenta Gogoshara:
- amadurecimento médio (100-110 dias), amadurecimento em julho-agosto;
- altura do arbusto - 35-40 cm;
- produtividade - 3-5 kg por planta;
- moderadamente ramificado, frondoso;
- caules e folhas são de cor verde escuro;
- dependendo da variedade, cor da fruta: vermelho, amarelo ou laranja;
- peso fetal de 50 a 130 g;
- a espessura da parede da câmara de frutas é de 0,8-1,5 cm.
História da criação de variedades
Gogoshary não é apenas uma variedade separada, mas também o nome do tipo de variedade de pimentão, obtido como resultado do trabalho de seleção no Instituto de Pesquisa da Moldávia. Este grupo inclui as variedades populares: Kolobok, Alyonka, Sunny, Ratunda.
Importante! A variedade Gogoshary é facilmente polinizada com outras variedades de pimenta, incluindo a amarga. Se as pimentas doces da Bulgária e em chamas forem plantadas nas proximidades, a colheita dos pimentões adquirirá um sabor amargo.
Descrição dos arbustos
Gogoshary tem arbustos baixos e não muito grandes. Graças a isso, a variedade pode ser cultivada em um plantio espessado, o que economiza o tamanho dos canteiros e aumenta o rendimento de 1 m². Além disso, as vantagens de um arbusto baixo é que o Gogoshary pode ser cultivado sem a instalação de suporte adicional (estacas, treliça). Isso facilita o processo demorado de cultivo.
Descrição do feto
Gogoshary tem uma fruta arredondada (como uma maçã) ou levemente achatada, com uma pequena câmara de sementes e uma parede espessa de frutas (0,8-1,5 cm). A casca e polpa da fruta pode ser vermelha, laranja ou amarela. A massa de frutas é de 50 a 130 gramas, a polpa é doce, crocante, a parede é espessa. A produtividade é alta - de 3 a 5 kg por planta.
Prós e contras da variedade
Os pimentões pertencentes ao tipo Gogoshara têm vantagens e desvantagens inegáveis.
- Vantagens:
- alta produtividade;
- frutas de paredes grossas e pesadas;
- bom gosto;
- arrancado verde, capaz de amadurecer gradualmente;
- adequado para conservas e congelamento;
- perfeitamente transportado por longas distâncias;
- têm um alto teor de vitamina C e baixo teor calórico.
Você sabe O pimentão é uma fonte das vitaminas A e C. Ele também contém fibras, potássio, folato e ferro.
- Desvantagens:
- talo frágil;
- instabilidade para doenças solanáceas;
- devido à pequena câmara de sementes inadequada para enchimento (na culinária);
- a necessidade de rega regular e proteção obrigatória contra pulgões e conchas.
As regras para o cultivo de variedades
Pimentas são geralmente cultivadas através de mudas, caso contrário, as plantas não têm tempo para produzir toda a colheita antes do tempo frio. Além disso, ao cultivar Gogoshar, você deve seguir os padrões de plantio recomendados.
A primeira opção:
- quatro fileiras de plantas são plantadas com um espaçamento de 40 cm;
- a distância entre as plantas seguidas é de 25 a 30 cm;
- quatro fileiras de aterrissagens fornecem uma pista com 60 cm de largura.
A segunda opção:
- plantar duas fileiras de plantas com um espaçamento de 50 cm;
- duas pimentas são plantadas em um poço;
- a distância entre os furos seguidos é de 55 a 60 cm;
- a cada duas filas de aterrissagens, é colocada uma pista de 50 cm de largura.
Seleção e processamento de sementes
Jardineiros experientes, antes de iniciar a semeadura ou imersão, calibram as sementes em água salgada. Para fazer isso, 1 colher de sopa de sal (com uma lâmina) é dissolvida em um litro de água, após o que as sementes são derramadas e a solução é agitada.
Sementes de alta qualidade e de pleno direito afundam no fundo do tanque, e sementes semi-vazias e de baixa qualidade flutuam na superfície da água. As sementes flutuantes são drenadas junto com a solução; somente as que permanecem no fundo são usadas para a semeadura.
As sementes são semeadas a uma profundidade de 1 cm por 6 a 10 semanas antes da data prevista de plantio em local permanente. Duas sementes são plantadas em cada célula dos paletes ou em um vaso separado. Depois que duas folhas reais aparecem nos brotos, uma delas (a mais fraca) é cuidadosamente removida.
Duas sementes garantem que, no caso de sementes não viáveis, o vaso não fique vazio. Ao remover a muda extra, ela não é de modo algum arrancada com a raiz, mas cortada cuidadosamente com a ajuda de tesouras de unha na própria superfície da terra.
Antes da semeadura, as sementes podem ser embebidas em tecido úmido para inchaço e germinação. Para que o pacote de tecidos com sementes não seque, é colocado em um saco plástico e bem fechado.
A melhor temperatura para germinação é +25 ... + 28 ° C. Como a maioria das casas não é tão quente, é melhor colocar sementes em germinação em um armário de cozinha (a zona mais quente) até que brotos apareçam.
Importante! As sementes em germinação podem levar até 4 semanas. Em uma sala quente, os brotos aparecerão em 7 a 10 dias. A germinação depende da idade das sementes e da temperatura do ar.
Preparando a terra para mudas
O solo pode ser comprado em uma loja de jardinagem ou misturado de forma independente. Para fazer isso, pegue 1/3 do solo do prado, 1/3 do composto de esterco bovino e 1/3 da areia grossa do rio.
A pimenta precisa de solo arenoso e a areia também fornece drenagem. A mistura do solo final é despejada em recipientes para cultivo. Não é necessário encher os recipientes até o topo, é aconselhável deixar um espaço (0,5-0,8 mm) para facilitar a rega.
Caixas de plantio comuns para o cultivo de pimentas não são adequadas. Isso se deve ao fato de a pimenta não gostar de transplantes; se você perturbar o sistema radicular, ela congela por um longo tempo em crescimento. Paletes de plástico, comprimidos de turfa ou vasos de musgo de turfa são adequados para o cultivo.
Os paletes são especialmente bons, pois vêm com uma bandeja coletora e uma tampa transparente com a qual você pode criar um "microparnik" para mudas. Em tal estufa, o solo permanece úmido por mais tempo e a temperatura do ar alta.
Após o aparecimento das primeiras mudas, a cobertura transparente é removida do viveiro para ventilação uma vez ao dia por 30 minutos. Infelizmente, o solo é freqüentemente infectado por bactérias e pragas; portanto, antes de usar o substrato para o cultivo de mudas, é aconselhável descontaminá-lo.
Você sabe Apesar da semelhança no nome, o pimentão não está associado a uma planta que produz um tempero popular na cozinha. —pimenta preta.
A desinfecção é realizada de várias maneiras:
- Vapor O solo é abundantemente regado com água fervente, deixado esfriar e drenar o excesso de água, após o que é usado para o cultivo de mudas.
- Molhar com uma solução de água e manganês. Esta é uma maneira antiga, mas eficaz. Uma partícula de manganês é dissolvida em água morna, após o que a cor da água se torna rosa escura. Esta solução anti-séptica é regada ao solo um dia antes do início do trabalho de semeadura.
- Recozimento no forno. O substrato é espalhado sobre a assadeira do forno em uma camada uniforme, com uma espessura não superior a 10 cm, após o qual é instalado no forno e aquecido a uma temperatura de + 30 ° C por 20 minutos. Depois que o solo esfriar, você poderá semear pimenta nele.
Cuidados com mudas
É importante cuidar adequadamente da pimenta, fornecer rega oportuna e boa iluminação.
- Iluminação Recipientes com pimentos em crescimento são colocados em um parapeito quente e ensolarado ou em uma mesa de mudas especial equipada com uma lâmpada para iluminar as mudas. A pimenta precisa de pelo menos 6 horas de luz solar por dia, o tempo ideal de iluminação diária é de 10 horas.
- Top vestir. Se as mudas crescem lentamente, parecem frágeis e pálidas, as culturas são alimentadas com fertilizantes minerais para as hortaliças. A cobertura é diluída com água nas proporções indicadas na embalagem da fábrica, após o que é adicionada à zona das raízes das mudas. A cobertura da raiz é combinada com a próxima rega.
- Condição de temperatura. A sala onde estão localizadas as mudas de pimenta deve estar quente. Uma queda de temperatura abaixo de + 16 ° C é inaceitável, bem como um aumento acima de + 25 ° C. A temperatura ideal para mudas é de +22 ... + 25 ° C.
- A doença O período mais perigoso para as mudas jovens de pimenta é o primeiro mês de vida, uma vez que naquele momento é vulnerável a uma doença fúngica como a "perna negra". Esta doença é perigosa porque após o aparecimento dos primeiros sinais, dentro de um dia, a doença pode destruir todas as mudas. A doença causa temperatura ambiente muito baixa e solo úmido e alagado.
Neste momento, é aconselhável aderir a uma rega mínima, pois a necessidade de irrigação é determinada pelo solo seco das mudas e depois é realizada uma rega moderada com água morna, exclusivamente sob a raiz. Após a rega, as folhas das mudas devem permanecer o mais secas possível.
Se a "perna negra" apareceu em plantas individuais, medidas urgentes devem ser tomadas: o solo e as mudas são densamente polvilhados com cinzas de madeira ou tratados com antifúngicos especiais Fitoftorin-M ou Trichodermin, enquanto se recusam completamente a umedecer o solo por mais tempo possível. .
Importante! À medida que as mudas ficam mais altas e mais velhas, adquirem folhas adicionais, o perigo da "perna negra" diminui e a irrigação é realizada com mais frequência, até três vezes por semana.
Transplante de mudas para o solo
As mudas de pimenta estão prontas para o plantio em campo aberto de 2 a 2,5 meses após a semeadura. Normalmente, nessa época, a planta tem um caule espesso de 15 a 30 cm de altura, 7-8 folhas bem desenvolvidas e, às vezes, flores. No momento do plantio da pimenta em campo aberto, a temperatura do ar externo não deve cair abaixo de +18 ... + 20 ° C.
Características dos cuidados após o plantio de mudas no solo
O jardineiro obterá uma boa colheita de pimenta, se aderir à técnica agrícola de cultivo: cultivo oportuno, amontoamento, irrigação, fertilizante e proteção contra doenças e pragas.
A cultura tem altos requisitos de iluminação; no verão ensolarado, a produtividade aumenta significativamente e em quedas nubladas e chuvosas. Esta colheita não dará frutos bem à sombra ou à sombra parcial, por isso é indesejável colocar canteiros de pimenta perto das árvores.
Rega e alimentação
Você não pode obter um alto rendimento de pimenta sem irrigação abundante. A rega regular desenvolve um sistema radicular poderoso e um arbusto desenvolvido no qual crescem pimentões grandes e em forma.
No período entre o plantio de mudas e a floração, a irrigação é realizada a cada 10 a 12 dias, nos meses seguintes de vegetação, especialmente em julho-agosto, a irrigação é realizada uma vez por semana, despejando 2-3 litros de água sob cada planta. Os principais métodos de irrigação são irrigação por gotejamento ou aspersão.
No calor e na seca, o influxo de nutrientes para as folhas diminui, as folhas perdem o turgor, murcham e murcham. A baixa umidade, acompanhada de um longo período de alta temperatura do ar e do solo, observa-se queda de cor e interrupção da frutificação.
Nesses casos, o melhor efeito é obtido borrifando pimenta em uma folha. Isso aumenta a umidade do ar em torno das plantas para 60 a 70%, o ar e o solo são resfriados e as folhas de pimenta restauram a atividade turgórica e fotossintética.Duas vezes por temporada, os arbustos de pimenta são alimentados com fertilizante líquido. Existem muitas opções para vestir com cobertura líquida.
Aqui estão os mais rápidos:
- Em excrementos de pássaros. Meio balde de fezes de pássaros (secas ou frescas) é derramado no topo com água, bem misturado, após o que o recipiente é bem fechado com uma tampa para que o nitrogênio não evapore, e deixado em um local ensolarado para fermentação por uma semana. O conteúdo do balde é misturado diariamente com uma vara de madeira. Após 7 dias, o curativo concentrado está pronto. Use-o com cuidado, sempre observando a proporção, pois muita concentração de fertilizante pode queimar as raízes da pimenta. 0,5 l de fertilizante concentrado é adicionado a um balde de 10 litros de água limpa, agitado e vertido sob os arbustos. Pelo menos 2 litros de fertilizante diluído são derramados sob um arbusto.
- Na urtiga. As urtigas cortadas são colocadas em um barril de plástico ou ferro, de modo que sua quantidade ocupe metade do volume, após o que enchem o tanque com água até o topo e fecham a tampa. Uma condição indispensável, um barril de água e urtigas deve ser instalado em um ensolarado, protegido do vento. Uma vez por dia, o conteúdo do barril é misturado com uma longa vara de madeira, liberando dióxido de carbono da mistura. Após 10 dias de fermentação, o fertilizante está pronto; antes de usá-lo, ele deve ser diluído com água na proporção de 1:10 (10 litros de água pura por litro de pasta de ervas). 1,5–2 litros de cobertura são adicionados em cada planta.
Importante! Os curativos superiores concentrados em líquidos são convenientes, pois podem ser usados por um longo período de tempo, usando conforme necessário. Além disso, é importante que, na forma líquida, a adubação nitrogenada entre rapidamente no sistema radicular da pimenta.
Hilling e afrouxando o solo
Após o plantio de mudas adultas em campo aberto, o Gogoshary deve ser afrouxado regularmente na zona das raízes, saturando o solo com oxigênio e destruindo ervas daninhas nos corredores. A primeira capina é realizada 12 a 15 dias após o desembarque, a segunda - outras duas semanas depois.
A segunda capina é combinada com arbustos montanhosos. O abate é necessário para a formação de raízes adicionais, quanto mais raízes uma planta tiver, mais forte ela será e será capaz de dar frutos melhor. Hilling também servirá como um suporte adicional para o arbusto durante a frutificação, quando os frutos derramados puxam a coroa da planta para o solo.
Todas as ervas daninhas subsequentes são feitas conforme necessário, assim que pequenas ervas daninhas aparecerem nas linhas entre as linhas. Durante um afrouxamento adicional do solo, é importante que o jardineiro não destrua a colina de solo com a qual a pimenta foi aterrada.
Formação e cuidado de arbustos de pimenta
À medida que as plantas crescem, elas precisam de modelagem e ajuste adicionais da carga da colheita. Na botânica, existe uma lei inabalável - quanto maior o número de frutas nas plantas, menor a sua massa. Se o jardineiro quiser cultivar pimentas grandes, é necessário reduzir o número de ovários por arbusto.
Isso pode ser feito removendo flores tardias ou pimentões pequenos demais, cortando-os com uma podadora de jardim. Nos primeiros dez dias de agosto, recomenda-se remover completamente as flores formadas, pois essa colheita não terá tempo para amadurecer antes do frio e enfraquecerá a força do arbusto.
Em julho, dias quentes e secos são frequentes quando a temperatura do ar atinge +28 ... + 30 ° C. A essa temperatura, as flores de Gogoshar se tornam estéreis, não dão frutos. Para ajudar os canteiros de pimenta, os jardineiros polvilhem palitos brancos (agrofibras) sobre as plantas, sombreando e resfriando as plantas.
Outra maneira de reduzir a temperatura nos plantios de pimenta é "caiá-los". Os produtores de vegetais pulverizam densamente as plantas nas folhas e frutas com uma solução de água e giz. As plantas brancas cretáceas aquecem menos ao sol, além disso, este é um bom complemento de cálcio para a pimenta. Com o tempo, a cal é lavada pelo orvalho e pelas chuvas.
Você sabe Pimentos doces e amargos pertencem à família solanácea, são parentes próximos de tomate, batata, berinjela e até tabaco.
Doenças e Pragas
Os pimentões têm suas próprias pragas e doenças, e você pode obter uma boa colheita de frutas de alta qualidade apenas protegendo-as do plantio.
Doenças comuns:
- Mosaico de pepino ou tabaco. Os arbustos infectados com essas doenças ficam atrás das plantas saudáveis em quase 50%. Os entrenós e ramos da planta ficam curtos, as folhas ficam pequenas, com uma superfície deformada em mosaico (tecido verde saudável com um verde-preto ou amarelo doente), os frutos são pequenos e deformados. Os vírus são encontrados em ervas daninhas perenes e anuais e também são transmitidos por várias espécies de pulgões. Prevenção: efetue o tratamento desinfetante das sementes antes da semeadura e desinfecte o substrato no viveiro, isole-se de outras culturas solanáceas, lute contra as ervas daninhas, aplique inseticidas.
- Murcho manchado (bronze). A doença causa o vírus, resultando em cor de bronze nas folhas e caules jovens. Com o desenvolvimento da doença, anéis marrons, amarelos ou verde-escuros aparecem na planta. No futuro, a doença causa necrose dos tecidos danificados. As plantas doentes são muito mais baixas que as saudáveis, poucas frutas estão ligadas a elas. O vírus se desenvolve em ervas daninhas e culturas solanáceas e é transferido para as pimentas por pragas. Prevenção: a destruição de ervas daninhas no local, o tratamento de plantações com inseticidas, o cultivo de variedades resistentes.
- Coluna ou fitoplasmose. A doença é perigosa para todas as plantas da família do nightshade. Nas plantas doentes, as folhas ficam descoloridas, o arbusto diminui de crescimento, as flores permanecem estéreis ou formam pequenos frutos deformados que ficam vermelhos cedo. As sementes infectadas não são uma fonte de infecção. A doença é transmitida por pulgões, tripes e carrapatos. Todas as variedades e variedades de pimenta não são resistentes à coluna. Prevenção: remoção de plantas infectadas do jardim, tratamento com inseticidas.
- Manchas bacterianas. A doença é causada pela bactéria Xanthomonas campestris. Sinais da doença: o aparecimento de numerosas manchas pretas nas folhas, posteriormente elas se fundem e as folhas morrem. Nas hastes, a doença causa rachaduras longitudinais. Frutas nessas plantas têm pontos molhados arredondados. No tempo chuvoso, as bactérias da ferida se espalham para as sementes e entram no solo. As bactérias também invernam em detritos de plantas, garantindo a disseminação da bacteriose. Prevenção: o uso de sementes saudáveis, o cultivo de variedades resistentes; rotação de culturas, tratamento com fungicidas à base de cobre (não realize dois tratamentos consecutivos com o mesmo medicamento).
- Cinza podridão de pimenta. Doença fúngica que se desenvolve rapidamente na estação chuvosa a temperaturas abaixo de + 20 ° C. A podridão começa com caules e folhas jovens; nas frutas, a doença se parece com manchas marrons e úmidas. Em condições de alta umidade, um revestimento cinza aparece na superfície das manchas. Prevenção: desinfecção do solo (térmica ou química), irrigação radicular, tratamento com Bravo 500 SC, Ortiva 250 SC, Rovral 500 SC.
- Praga tardia. A doença é causada por esporos do fungo Phytophthora infestans, manchas marrons aparecem nos tecidos da planta infectada, que aumentam de tamanho ao longo do tempo. Zonas de lesão arredondadas úmidas, marrom ou cinza, aparecem nos frutos. Sem tratamento, as plantas morrem. Prevenção: rotação de culturas, não irrigação, tratamento fungicida.
Pragas da cultura:
- Pulgões. Pequenos insetos, com um comprimento de corpo de até 1,5 mm, ocupam as folhas, flores e caules das plantas. Alimentam-se de suco, pelo que as folhas das plantas secam, as flores caem e aparecem frutos feios. Para se livrar dos pulgões, as plantas são tratadas com inseticidas "Karate", "Karbofos". Às vezes, os jardineiros usam agentes de controle biológico, como infusão de urtiga ou tintura de cinzas com a adição de sabão em pó (um copo de cinzas + 1 colher de sopa de sabão em pó ralado + um balde de água).
- Ácaro. O inseto é tão pequeno que é difícil para uma pessoa perceber a olho nu. A presença de um carrapato nas plantas produz uma teia sem peso nas folhas e caules. O ácaro é destruído por pulverização dos preparados Actellik, Karbofos, Fosbetsid, Fufanon.
- Slug. Alimentam-se de folhas e frutos de vegetais, como resultado da deterioração em locais de danos. Como meio biológico de combater lesmas, o solo dos leitos é polvilhado com mostarda em pó ou limão seco, o que irrita o corpo da praga.
- Wireworm. Pequenos vermes com um corpo duro de quitina amarelo. Prejudica o sistema radicular e os talos de pimenta. Em pequenas áreas, o vapor do solo é destruído (o solo é bem derramado com água fervente). Também na primavera, nas covas da área infectada, você pode apagar a isca venenosa (20 dias antes do início do plantio). As pragas coletadas na isca são coletadas e destruídas a cada dois a três dias. A isca é comprada em lojas de jardinagem prontas.
Colheita e armazenamento
O amadurecimento técnico nos primeiros frutos de Gogoshar ocorre no meio ou no final de julho. A frutificação dura até o final de agosto. Como as manchas de frutas, elas devem ser removidas do mato. Pimentas maduras na planta atrasam a formação e o amadurecimento dos frutos restantes, o que reduz o rendimento geral.
Os frutos coletados de pimentão são armazenados em local seco e fresco por até 30 dias. Se necessário, você pode adiar a maturação biológica da pimenta, por exemplo, antes de transportar por longas distâncias.Você sabe Como os frutos da pimenta têm sementes e são plantas com flores - biologicamente a pimenta se refere a frutas, não a vegetais.
Nesse caso, os frutos de Gogoshar que atingiram o tamanho desejado são removidos do mato e cuidadosamente colocados em caixas de papelão com orifícios para ventilação. Depois de algumas semanas, a polpa verde da pimenta adquire a característica cor vermelha ou amarela.
A cultura do pimentão não é muito exigente em condições de cultivo, mas ainda assim uma boa colheita só pode ser obtida em leitos fertilizados e irrigados. Os pimentões também exigem proteção oportuna contra doenças e pragas de insetos.