Pepinos em crescimento é uma atividade popular entre muitos jardineiros. Este vegetal saboroso e saudável é um dos poucos que podem ser consumidos verdes, e quanto mais jovem o pepino, mais saboroso. No entanto, o processo de cultivo deste vegetal tem características próprias, cuja não observação pode levar a frutas ocas - mais sobre isso no artigo.
Causas do aparecimento de vazios no interior
Há muitas razões que afetam a qualidade dos pepinos amadurecidos. Geralmente, a falha da fruta oca é um cuidado inadequado. Violação das regras de irrigação, cobertura superficial insuficiente do solo, má adaptação às condições climáticas - cada um desses fatores pode causar danos irreparáveis ao desenvolvimento da placenta, nos quais existem primórdios de sementes. Vamos entender tudo em detalhes.
Rega
Muitos jardineiros acreditam que os pepinos precisam mais de umidade, por isso tentam regá-los o mais rápido possível. De fato, 90% da fruta do pepino consiste em umidade e, se estiver faltando no solo, esses vegetais não poderão crescer normalmente, receber microelementos suficientes. No entanto, é preciso lembrar que o excesso de umidade não é menos terrível - os pepinos a absorvem em quantidades excessivas e, eventualmente, começam a rachar, secar. Tudo isso levará inevitavelmente à destruição dos tecidos, perda de massa com a formação de vazios.
Importante! Você precisa regar os pepinos de manhã cedo, antes do nascer do sol e à noite, ao pôr do sol, para evitar ferir a planta. Sob os raios quentes do sol, as gotas de água esquentam e é bem possível que queimaduras ocorram.
Molhar pepinos deve ser moderado e realizado tendo em conta as características da planta. O sistema radicular da cultura em questão está localizado na parte superior do solo, de modo que o solo seco priva completamente a planta da capacidade de se desenvolver completamente. Na primavera, basta molhar os pepinos uma vez por semana e, com o início do período de floração e maturação, o número de irrigações é aumentado para 2-3 vezes por semana.
Outro ponto importante é como regar. A água deve ser entregue diretamente sob a raiz ou de cima. Isso é feito para não prejudicar o sistema raiz. Após a rega, é aconselhável afrouxar e cobrir o solo com palha. Uma das opções possíveis será a cobertura orgânica, que não apenas protegerá o solo da secagem, mas também o preencherá com dióxido de carbono, enriquecendo-o com o húmus necessário.
Deficiência nutricional
A falta de oligoelementos essenciais complicará significativamente o desenvolvimento da planta e, como resultado, levará a uma colheita de baixa qualidade, incluindo frutas vazias no interior. Misturas organomineral que criam um ambiente favorável são mais eficazes. Os solos arenosos geralmente sofrem com a falta de magnésio - alimentá-lo no solo, pois uma cobertura pode aumentar o rendimento.
Para obter frutificação a longo prazo e ausência de vazio nos pepinos, o solo deve ser fertilizado com compostos com alto teor de fósforo, e as plantas que crescem na sombra precisam de potássio.
Os fertilizantes orgânicos são necessários para saturar o solo com substâncias úteis, mas devem ser usados com cuidado para não aumentar o nível de nitrogênio. O adubo é melhor: é menos perigoso que o estrume dos herbívoros e não causa overdose. É impossível impedir a saturação do solo com fertilizantes - caso contrário, a massa verde se desenvolverá ativamente, enquanto a brotação diminuirá.
A fertilização da microflora do solo é útil por pulverização com infusão de ervas, em particular urtigas. Para cozinhar, é necessário coletar e picar (picar) a urtiga jovem, colocá-la em um balde e enchê-la com água. A infusão é deixada em um local ensolarado, tendo previamente coberto com uma tampa. O processo de fermentação dura uma semana, após o que o conteúdo é filtrado e diluído com água corrente na proporção de 1:10. A infusão resultante processa as camas com pepinos.
Você sabe A terra natal dos pepinos é o território no sopé das montanhas do Himalaia. Nesta área, eles crescem até hoje por conta própria na natureza.
Características do solo
O solo deve estar saturado, macio e leve. Não espere uma boa colheita em solo muito duro ou, inversamente, pobre em areia, incapaz de reter a umidade. A cobertura do solo deve ser afrouxada periodicamente - isso fornecerá circulação de ar, umidade uniforme do solo e, portanto, a cultura crescerá mais rapidamente.
Uma das razões para o aparecimento de pepinos ocos é várias doenças causadas por organismos prejudiciais contidos no solo. Para a organização dos canteiros de pepinos, é melhor usar a terra comprada, que já está limpa de vários parasitas indesejados.
Falta de luz em estufas
Um dos problemas do cultivo de pepinos em estufas e viveiros é o espessamento das plantações, como resultado das quais as plantas não recebem luz suficiente. Tudo isso leva ao fato de que os processos de fotossíntese são interrompidos, os frutos são deformados, ficam vazios.
Fertilizantes com alto teor de potássio ajudarão a lidar com o problema. Este componente químico compensará a falta de luz e estabelecerá o modo de metabolismo intercelular.
Diferenças de temperatura ao ar livre
As mudanças de temperatura também podem contribuir para a formação de vazios em pepinos. Se nas condições da estufa o regime de temperatura puder ser mantido dentro de certos limites, então em campo aberto isso está além do poder humano. Na maioria das vezes, as diferenças são observadas durante períodos em que dias quentes e noites frias são raros nas regiões sul. Se a área estiver sujeita a flutuações de alta temperatura, é melhor abandonar o cultivo de pepinos em campo aberto e recorrer ao método de estufa.
Colheita prematura
A colheita tardia é um dos motivos mais comuns pelos quais os pepinos são ocos.. Frutos amadurecidos não coletados continuam a sentir a necessidade de umidade e começam a extraí-la de seus próprios recursos. Como resultado, a casca do pepino cresce e o núcleo desaparece. Além da ociosidade, os frutos se tornam amargos, possuem um espessamento de sementes e cascas, o que torna os vegetais praticamente inadequados ao consumo. Pepinos crescem melhor à noite, então de manhã cedo é a melhor hora para colher.
O que fazer e como se livrar do problema
Até os jardineiros mais experientes podem enfrentar o problema dos pepinos maduros ocos. Isso geralmente acontece porque no processo de cultivo as regras de cuidado foram mal observadas e devem ser ajustadas com urgência para que os vazios deixem de se formar nos vegetais jovens.
Também vale a pena prestar atenção às condições das plantas - elas apresentam sinais de doenças virais. A doença é determinada pelo aparecimento de manchas não naturais nas folhas, caules, murchas. Depois de descobrir uma planta doente, você deve se livrar dela imediatamente, porque muitos vírus podem se espalhar para as plantas vizinhas, incluindo a propagação por insetos.
Você sabe As primeiras estufas projetadas especificamente para o cultivo de pepinos foram construídas na Roma antiga por ordem do imperador Tibério. Seu desejo de apreciar o sabor desse vegetal todos os dias levou ao arranjo de estufas o ano todo.
Considere o que fazer se forem encontrados vazios nos pepinos. Salga e preservação é uma boa solução.. Antes de conservar os pepinos, eles precisam ser imersos em um recipiente (balde, jarra) com água levemente salgada e deixar fermentar por várias horas. Para maior confiabilidade, você pode fazer algumas perfurações na fruta com um palito de dente. Durante esse período, os pepinos serão enchidos com líquido e seu sal ficará retido nos frutos. Então você pode começar a rolar legumes. Pickles prontos serão resistentes e crocantes, preservando suas qualidades durante o inverno.
Medidas preventivas
Para não encontrar o problema do vazio nos pepinos após todo o trabalho de jardinagem, é necessário observar as regras de plantio e cuidado. O método de plantio das mudas é considerado mais produtivo, pois oferece maior probabilidade de obter uma rica colheita de vegetais maduros. No entanto, muitos consideram demorado e preferem semear.
A primeira aterrissagem deve ser realizada no momento em que o solo estiver suficientemente quente, com uma temperatura de pelo menos + 12 ° C. Ao mesmo tempo, a temperatura do ar recomendada varia de + 15 ... + 18 ° C.
Importante! Ao escolher pepinos para o plantio, abandone as variedades precoces e polinizadas —eles reagem negativamente a curtas horas de luz do dia e mudanças de temperatura. É melhor escolher representantes híbridos suculentos, como Okhotny Ryad, Maryina Roscha, Petrel, Buyan, etc.
Pepinos são uma cultura exigente que não gosta de solo azedo. Antes de plantar, é necessário verificar o nível de acidez - não deve exceder 6,5 pH. Você pode verificar o nível usando um medidor de pH portátil.
Durante todo o crescimento dos pepinos, é necessário seguir as regras de irrigação, controlar o regime de temperatura, nutrição do solo. Para preservar um microclima benéfico em uma estufa, é aberto em clima quente e fechado à noite.
O conhecimento e a experiência no cultivo de pepinos ajudarão a reduzir significativamente o risco de colher uma colheita de baixa qualidade. Como você pode ver, o vazio no meio dos pepinos geralmente se torna o resultado de ações agro-técnicas impróprias, evitando o que você pode levar para a mesa deliciosos legumes integrais.