Arbustos de pimentas no peitoril da janela parecem decorativos e incomuns. Mas isso não é apenas uma decoração, porque suas vagens podem ser em conserva ou enlatadas ou usadas como tempero para muitos pratos.
Características das variedades de pimenta
- A pimenta é rica em várias substâncias valiosas, o que explica suas muitas propriedades benéficas:
- as vagens verdes contêm 3 vezes mais vitamina C do que as frutas cítricas e, em vermelho, esse indicador é 4-5 vezes maior;
- o alcalóide da capsaicina (contido apenas em variedades picantes) fornece propriedades de queima de vegetais, é usado na medicina como irritante, para encher sprays de gás, como substância inseticida para combater várias pragas;
- enzimas contidas nos frutos afetam positivamente o trato digestivo;
- ao consumir um vegetal agudo, a quantidade de colesterol diminui, a circulação sanguínea melhora e os processos inflamatórios passam;
- frutas aliviam o excesso de peso;
- propriedades úteis são usadas em cosmetologia (por exemplo, para o crescimento do cabelo);
- a principal indústria do vegetal é a culinária: faz parte do adjika, marinadas apimentadas, tabasco quente e molhos de pimenta, além do popular curry indiano.
Você sabe Alguns tipos de canários são alimentados especialmente com pimenta caiena, devido à qual as asas dos pássaros adquirem uma cor mais intensa.
Seleção da variedade de pimenta para o cultivo
As melhores variedades de pimenta para cultivar em casa incluem:
- Twinkle - É uma variedade no meio do início, com frutos vermelhos brilhantes e longos. Os pimentões são um pouco grandes (até 50 g), mas são bastante adequados para o cultivo interno.
- Água-viva - refere-se a variedades de maturação precoce e possui arbustos baixos (cerca de 20 cm). Os frutos são oblongos e ligeiramente curvos, com até 5 cm de comprimento, à medida que amadurecem, sua cor muda de amarelo para vermelho.
- Bell - recebeu esse nome por causa da forma original da fruta (ela realmente se assemelha a sinos), que, ao atingir a maturidade técnica, ficam escarlates. As pimentas crescem até 60 g.O núcleo da fruta tem um sabor ardente e a casca é menos afiada.
- Aladdin - Uma das variedades mais precoces, caracterizada por alta produtividade. A altura da planta é de cerca de 40 cm e o mato é abundantemente pontilhado de frutas em forma de cone, que inicialmente têm uma cor creme ou roxa, que gradualmente fica vermelha quando madura.
- A rainha de espadas - Adequado para crescer durante todo o ano. Uma planta com até 20 cm de altura é pontilhada com vagens coloridas que mudam de cor quando amadurecem de verde ou roxo a vermelho ou amarelo. Os pimentões são usados não apenas para vários molhos, mas também adequados para salga e decapagem.
- Poinsétia - Tem um sabor muito forte. Os arbustos crescem até 35 cm e as vagens crescem até 7,5 cm, e os frutos vermelhos são colocados nas extremidades dos galhos em cachos, o que confere à planta um efeito decorativo incomum.
- Nosegey - uma planta muito compacta, com altura não superior a 15 cm, as vagens redondas em miniatura mudam de cor várias vezes: de verde a amarelo ou creme e depois a vermelho. O sabor das frutas é moderadamente picante.
Preparando sementes para plantio
A semeadura para o cultivo de pimenta no parapeito da janela é realizada ao mesmo tempo em que é cultivada em campo aberto, e esta é a segunda quinzena de fevereiro.
As sementes germinam por mais tempo que outras culturas vegetais, portanto, para acelerar esse processo, é aconselhável prepará-las:
- Você pode encher o material da semente, colocado em uma garrafa térmica, com água morna (cerca de + 40 ° C) e deixá-lo por 2-3 horas.
- Para a desinfecção, as sementes podem suportar 15 a 20 minutos em uma solução de manganês a 1%. Após o procedimento, eles precisam ser bem lavados.
- A imersão por 1-1,5 dias é praticada em estimulantes do crescimento (Epin (4 gotas por 200 ml de água), Energen (10 g por 200 ml de água), Bud (1 g por 1 litro de água) ou em suco de aloe (5 ml por 200 ml de água).
- Depois de todas as manipulações, as sementes são colocadas em um pano úmido (algodão ou curativo) e mantidas a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C até serem bicadas. O tecido deve sempre ser mantido úmido para não secar. Em vez de água, você pode usar uma solução de cinzas (1 colher de sopa por 1 litro de água).
Após essa preparação, as sementes germinarão dentro de uma semana. Depois de bicar, eles podem ser cuidadosamente plantados em recipientes preparados.
Condições ideais para o cultivo de pimenta
Para cultivar pimentas em condições ambiente e obter uma colheita abundante, é necessário criar as condições mais favoráveis para as plantas. Vamos examinar com mais detalhes todas as sutilezas desse processo.
Capacidade de desembarque
O sistema radicular da pimenta é bastante compacto, está localizado nas camadas superiores do solo, portanto, para cultivar uma casa, são necessárias capacidades de cerca de 3 litros.
Dependendo se a semeadura é realizada com ou sem picking, diferentes contêineres são selecionados:
- Recipientes retangulares (até 5 cm de altura) são usados para semear com mais colheita. Posteriormente, as mudas são transplantadas para recipientes individuais de tamanho maior (com um diâmetro de cerca de 8 a 10 cm) e, em seguida, para um local permanente. No processo de colheita (na fase de 2 a 4 folhas verdadeiras), as raízes das mudas são cortadas em 1/3 da parte. A planta é enterrada em folhas de cotilédone.
- Sem colher, as sementes são semeadas em copos plásticos individuais ou em vasos de turfa. Em seguida, por transferência, eles são transferidos para contêineres permanentes. A terra também é polvilhada com folhas de cotilédones.
- Para um plantio geral, as sementes são semeadas em sulcos com um intervalo de 2 cm e, para um plantio individual, 2-3 sementes por xícara. A profundidade do embutimento é de cerca de 1 cm.
- As mudas são transplantadas para um local permanente de crescimento quando atingem uma altura de cerca de 12 a 15 cm.
- Ao plantar com uma palheta, a semeadura de sementes é praticada em mini-estufas, usadas como garrafas plásticas grandes (5-6 litros), cortadas para formar o fundo e a tampa. Nessas condições, o solo não seca e, levantando a tampa, é conveniente ventilar as mudas.
- Os pimentões não toleram a colheita, o transplante é mais adequado para eles. Esse cultivo acelera o período de amadurecimento da colheita em 2 semanas.
Os legumes crescerão por muito tempo no parapeito da janela, portanto os recipientes de argila devem ser preferidos.
Substrato adequado
Os pimentões precisam de um solo nutritivo, leve e neutro em ácido. Você pode comprar o substrato em uma loja de flores ou pode cozinhá-lo você mesmo.
Você sabe Para a pimenta, existe uma regra: quanto mais fina a vagem, maior a sua calor. Existe até uma balança de pimenta. Unidade — SHU. O pimentão tem gravidade zero (0 SHU) e as variedades mais acentuadas excedem a figura de 2.000.000 SHU.
Aqui estão algumas opções para misturas térmicas:
- turfa com verbasco na proporção de 9: 1 (para mudas);
- 2 partes de húmus + 1 parte de composto e areia + 1 colher de sopa. cinzas;
- 2 partes de húmus e terra de grama + 1 parte de areia;
- húmus, terra turfa e verbasco (7: 2: 1).
O fundo do tanque é coberto com uma camada de drenagem de entulho ou argila expandida (2-3 cm).
Temperatura e iluminação
Pepper é um grande fã de luz e calor, por isso é aconselhável aderir a certas regras:
- Até a semente germinar, os recipientes devem estar a uma temperatura de + 23 ... + 26 ° C. Se os recipientes não estiverem cobertos, o solo deverá ser pulverizado periodicamente com água para evitar a formação de crostas.
- Quando as mudas aparecerem, a temperatura deve ser reduzida para + 15 ... + 17 ° C por uma semana. Isso impedirá que as mudas se estiquem e as torne mais resistentes ao estresse. Posteriormente, aderem ao seguinte regime de temperatura: durante o dia - + 23 ... + 25 ° C e à noite - + 16 ... + 18 ° C.
- Para o crescimento normal, as plantas no inverno precisam de uma temperatura de pelo menos + 18 ° C e no verão - em torno de + 20 ... + 24 ° C.
- Para o cultivo, é melhor dar preferência ao parapeito da janela, no lado sul ou sudeste. No verão, você pode levar para a varanda ou varanda, mas os rascunhos devem ser evitados.
- Pimentas precisam de 12 a 15 horas de iluminação. Especialmente, falta de luz de novembro a março. Neste momento, você precisa organizar a iluminação artificial com LED, lâmpadas fluorescentes ou fitolamps.
Importante! A falta de luz pode afetar a cor das folhas (empalidecer), além de causar queda. E a temperatura está acima de +30°C faz com que flores e ovários caiam.
Humidade do ar
Para que o pimentão cresça bem, é necessário manter a umidade entre 65 e 75%. Com ar seco, a pulverização é praticada.
Características do atendimento domiciliar
Mudas com cerca de 2 meses de idade são transplantadas para recipientes permanentes nos quais as plantas serão cultivadas no futuro. Se o solo estiver esgotado, é possível transbordar a planta para um grande tanque com a adição de um substrato nutritivo.
Também é possível substituir o solo na panela. O cuidado com a pimenta consiste em regar, fertilizar, formar um arbusto e combater doenças e pragas (se necessário).
Rega
A questão da rega de pimentas também tem suas próprias sutilezas:
- Você não pode derramar água fria, deve estar à temperatura ambiente, macia e sedimentada.
- As mudas não podem ser umedecidas em excesso, pois pode ocorrer uma doença na perna negra que pode destruir as mudas inteiras. Para prevenção, é usado o pó do solo sob as culturas de cinzas de madeira. Isso também servirá como fertilização adicional.
- A rega é realizada à medida que o solo superficial seca. É melhor molhar a panela, mas para que não haja estagnação de água (se houver água na panela meia hora após a rega, ela deve ser drenada).
- A rega se torna mais frequente se a temperatura ambiente subir.
Top vestir
Esta cultura esgota o solo e, para não o transplantar todos os anos, são utilizados fertilizantes. Plantas adultas são alimentadas uma vez por mês. Para fazer isso, use fertilizantes minerais e orgânicos e, de preferência, complexos.
As seguintes opções se aplicam:
- para cobertura mineral por 10 l de água, você pode usar 30 g de superfosfato, 20 g de nitrato de amônio ou 25 g de sulfato de potássio (opcional);
- Como fertilizante orgânico, use uma solução de fezes de frango (1:10) ou verbasco (1: 4), que é incubada por 5-7 dias e re-diluída (1 l por 10 l de água) antes do uso;
- curativos minerais alternam com matéria orgânica ou aplicam fertilizantes complexos (como este último eles usam Kemira Lux, Agrolife, Agricola, Rostock e outros, de acordo com as instruções);
- pulverizar com a droga "Ovário" tem um efeito positivo no aumento do número de ovários e frutas;
- o fertilizante mais comum é uma solução de cinzas (2 colheres de sopa por 3 litros de água), usada com um intervalo de 2 semanas.
Formação e polinização de um arbusto
Variedades de colorau são geralmente bastante compactas, portanto não precisam de poda ou beliscão.
Importante! Variedades de pimenta para o cultivo interno são principalmente híbridos capazes de autopolinização. Mas se houver problemas com isso, os galhos com flores precisam ser sacudidos várias vezes ou usando um pincel para transferir o pólen de uma flor para outra.
Mas como o período de crescimento da planta é bastante longo, as seguintes ações podem ser realizadas, se desejado:
- para aumentar a ramificação dos arbustos ao atingir uma altura de cerca de 20 cm, aperte o topo da planta;
- a cada 3 anos o arbusto pode ser rejuvenescido, melhorando sua decoratividade; brotos antigos são cortados para esse fim;
- ao aparar pimenta, os brotos que crescem para dentro e os que já foram levados são removidos primeiro;
- no início da floração, o primeiro broto localizado no ramo do caule é removido.
Às vezes, para preservar as qualidades das espécies, as estacas são praticadas. As estacas são colhidas em caules jovens, ainda não floridos. Seu comprimento é de cerca de 8 cm.
Controle de Pragas e Doenças
Se uma planta é cultivada em uma sala, isso não significa que não tenha medo de doenças e muito menos de pragas. Entre os infortúnios aos quais a pimenta pode ser exposta, os mais comuns são:
- Pulgões - gosta muito de folhas e brotos jovens. Para combatê-lo, eles são pulverizados com drogas como Fitoverm ou Bitoxibacilina.
- Ácaro aranha - provoca curiness de folhas jovens, cobertas mais tarde com uma teia de aranha. Uma conseqüência de um ataque de carrapato é a interrupção do crescimento e desenvolvimento da planta. Na luta contra os carrapatos, os mesmos produtos biológicos são eficazes como na luta contra os pulgões. O tabaco, espalhado no chão em uma panela, também serve como um bom remédio para carrapatos.
- Podridão de vértice - para a prevenção da doença, a pulverização é utilizada com uma solução a 0,2% de nitrato de potássio.
- Perna preta - afeta as mudas nos estágios iniciais. Isso vem do alagamento. Para prevenção, o fungicida Previkur é usado.
Colheita
A pimenta começa a dar frutos, dependendo da variedade, em um período diferente, mas na maioria das vezes ocorre de 100 a 150 dias após a emergência. Não exponha vagens maduras no mato, elas precisam ser rasgadas juntamente com o caule, para que não colham nutrientes. Com a coleta oportuna de frutas, novas flores e ovários são formados no lugar da vagem arrancada.
Para o cultivo prolongado de pimenta, é aconselhável remover as primeiras flores para dar um forte crescimento à planta. Depois de aprender como cultivar pimenta sozinho, a partir de sementes, o quanto ela cresce em casa e quais são seus benefícios, você pode querer começar a cultivá-la em casa.