Este ano, a única fábrica de açúcar em toda a região de Sumy, localizada em Nikolaevka, distrito de Belopolsky, não funcionará, pois os agricultores não querem cultivar beterraba sacarina.
Isso foi dito pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Agroindustrial da administração regional do estado, Alexander Maslak. Ele não pagou suas dívidas até agora.
Os salários em atraso do ano passado para os funcionários foram reembolsados pela fábrica apenas na semana passada. Ainda não pagou pelas matérias-primas cultivadas pelos agricultores especificamente para as necessidades da empresa, disse o funcionário.
Segundo Alexander Maslak, em 2018 a fábrica de açúcar em Nkolaevka processou 65,5 mil toneladas de beterraba e recebeu 11 mil toneladas de açúcar, enquanto em 2017 200 mil toneladas de matérias-primas foram processadas e 23 foram recebidas. 5 mil toneladas de produto.
O empreendimento trabalhou principalmente para cobrir a demanda de açúcar da região, que é de cerca de 30 mil. Neste ano eles não produzirão açúcar na região e, portanto, começarão a fornecê-lo de outras regiões do país.
No ano passado, 10 empresas agrícolas estavam envolvidas no cultivo de beterraba na região, enquanto este ano foi reduzido para 3. As semeaduras de beterraba neste ano caíram 4 vezes, resumiu Alexander Maslak.