Qualquer agricultor está interessado em obter a maior safra possível de milho, portanto a questão da quantidade de grãos colhidos a partir de 1 ha nunca perderá sua relevância. Obviamente, muito nesse assunto depende da variedade e das condições de crescimento da planta, mas sempre há valores médios, que serão discutidos mais adiante.
As regras básicas do cultivo de milho
O milho não pertence às plantas "caprichosas"; ao mesmo tempo em que é cultivado, não se deve esquecer os seguintes pontos importantes:
- plantar culturas de preferência em fileirasdeixando entre eles pelo menos 60 cm de espaço livre (isso melhorará a qualidade da polinização);
- entre plantas vizinhas pelo menos 15 cm de espaço livre devem permanecer em fila;
- Ao plantar sementes, é aconselhável aprofundar no solo não mais do que 5-7 cm, e quando as mudas emergirem e tiverem as primeiras folhas reais, elas precisarão ser desbaste;
- mudas não precisam de muita umidade a princípio, e assim que as panículas aparecerem, a rega terá que ser aumentada, enquanto se concentra no estado da camada superior do solo;
- logo após regar o corredor, você definitivamente deve afrouxarpara que uma crosta não se forme na superfície (no processo de execução deste procedimento, vale a pena remover todas as ervas daninhas existentes);
- um mês após a semeadura, o milho pode ser alimentado com verbasco e batata;
- rebentos laterais emergentes são melhor removidos imediatamentecaso contrário, eles levarão à formação de orelhas pequenas.
Importante! Você pode determinar a maturação das cabeças de milho pelo estado de seus estigmas: se elas ficarem marrons e secas - é hora de pensar em limpar o jardim.
Rendimento médio de milho de 1 ha
Se você não levar em consideração as características varietais do milho e as diferentes condições para seu cultivo, em média 50 a 70 centavos de frutas são colhidos de um hectare na Rússia. Em algumas regiões, as variedades individuais rendem até 85 centavos (por exemplo, o híbrido DKS 3511), mas essa é a exceção e não a regra; portanto, é melhor focar em valores de até 70 kg / ha.
Como determinar a produção de espiga de milho
Você pode obter informações aproximadas sobre a quantidade da safra futura com base nas características da espiga de milho: peso, comprimento, número de linhas e número de grãos. Dados úteis também serão a massa de uma e 1.000 sementes, o que ajudará em cálculos adicionais. O valor da massa de 1000 sementes pode ser obtido dividindo a massa de espigas de milho no número total delas, com uma multiplicação adicional por 1000.
O rendimento de grãos pode ser determinado pela fórmula (em g):
Vz = 100 Mz / Mponde Mz - a massa de espiga de milho (em g), MP - massa da espiga inteira (em g).
Os dados pré-fabricados da análise ajudarão a calcular o rendimento biológico do milho separadamente em espigas e separadamente em grãos em uma proporção de t / ha, com uma semeadura de linhas largas de acordo com o esquema de 70 × 35 cm. M) 220 g e um rendimento de grãos (Vz) de 80%. Para calcular a área nutricional de uma planta, multiplicamos 70 cm por 35 cm, o que na análise final corresponderá a 2450 cm², ou 0,245 m².
Agora vale a pena determinar a densidade das plantas em uma área de 1 ha antes da colheita: 10.000 m² (ou seja, 1 ha): 0,245 m² = 40.890 plantas por 1 ha (para facilitar o cálculo, você pode arredondar para 40.000 por 1 ha).
Com base nos valores obtidos, será possível calcular a produtividade biológica de espigas de milho e grãos:Cn = 220 (g) × 40.000 = 8,8 t / ha;
Uz = Yn × Vs: 100 = 8,8 × 80: 100 = 7,04 t / ha.
Se a massa de grãos de uma cabeça de cerca de 160 g (sem a parte superior), o rendimento biológico da parte principal das orelhas será: 160 × 40.000 = 6,4 t / ha.
Obviamente, os cálculos “na cabeça” não serão absolutamente precisos, mas com a ajuda deles, você obterá dados aproximados sobre a quantidade de futuras colheitas, o que já permite que você elabore um plano para novas ações.
As variedades e híbridos mais produtivos
A escolha de uma determinada variedade de milho dependerá do objetivo final de seu uso, mas na maioria das vezes os agricultores russos preferem híbridos precoces, que têm tempo para amadurecer antes da estação seca.
As melhores variedades nesse sentido incluem:
- "Coletivo 160" - cultivada desde 1988 e é caracterizada por uma curta estação de crescimento - 95-105 dias. Em altura, essas plantas atingem 190-210 cm e produzem espigas grandes, das quais é possível obter até 82% de grãos semelhantes a dentes siliciosos. De 1 ha, 80 a 85 centavos de frutas são colhidos.
- Bemo 182 - dupla variedade híbrida madura precoce, cujo amadurecimento dura cerca de 100 a 105 dias. Em altura, as plantas atingem 220-240 cm, a espiga é de forma cilíndrica, com 17 cm de comprimento, com rendimento de até 82% de grãos puros de dentes. Sob boas condições de cultivo, até 90 centavos da colheita podem ser colhidos a partir de 1 ha.
- Dokuchaevsky 250 - caracterizado por produtividade de até 80 kg / ha e rendimento de grãos puros entre 80 e 83%. Variedades de plantas atingem uma altura de 200 a 270 cm e espigas de 17 cm de comprimento, recomendadas para o cultivo na região central da Terra Negra da Rússia.
- Corsair 315 - variedade híbrida no meio da estação, atingindo uma altura de 270 a 282 cm. A partir de 1 ha, você pode coletar até 80 centavos da colheita.
- Espírito - uma variedade de amadurecimento precoce que amadurece em 50 a 60 dias e independentemente da região da Rússia. As plantas atingem uma altura de 2 me, a partir de 1 ha, você pode coletar até 70 quintais de frutas.
- Gourmet 121 - uma variedade madura precoce, cuja estação de crescimento dura apenas 75 dias. A planta atinge uma altura de 1,5 m, e o comprimento das espigas não é inferior a 18 cm. A partir de 1 ha, são colhidos até 55 centavos de frutos.
Importante! Ao colher várias variedades de milho de uma só vez, assine sempre não apenas seus nomes, mas também a data da coleta, pois a cada ano de armazenamento a porcentagem de germinação de grãos diminui.
Características do armazenamento de estoque de sementes
Independentemente da finalidade do cultivo de milho, a questão de seu armazenamento deve receber atenção especial, pois em condições inadequadas a cultura deteriora-se rapidamente. Isso também se aplica ao armazenamento de material de sementes, especialmente quando se trata de variações varietais valiosas.
Ao escolher uma sala para grãos, vale a pena considerar as seguintes nuances:
- falta de umidadecapaz de causar apodrecimento do milho, o que o tornará inadequado para uso posterior;
- a presença de valores ideais de temperatura (não superior a + 10 ° C) e umidade do ar (não superior a 20%);
- falta de pragas e lixoo que pode atraí-los;
- a presença de um sistema de ventilação, que garantirá um fluxo regular de ar fresco sem aumentar o nível de umidade (é bom se o trabalho for controlado manualmente, o que impedirá a entrada de quantidades excessivas de fluxo de ar).
Como um recipiente para o milho do estoque de sementes, uma embalagem metalizada a vácuo pode ser usada, o que limitará o acesso do ar aos grãos. Sacos comuns de papel ou plástico não funcionarão aqui, pois não poderão garantir a exposição à umidade.
Em casa e com uma pequena quantidade de material de plantio, pode ser armazenado em caixas de papelão, mas não na cozinha, onde será difícil controlar o nível adequado de temperatura e umidade. Isso prejudicará até as sementes da mais alta qualidade, reduzindo significativamente sua germinação.Proteção de milho para pragas
A germinação do milho colhido de grãos é amplamente influenciada por doenças e pragas, que podem aparecer não apenas no processo de cultivo, mas também após a colheita dos grãos.
Os problemas mais perigosos a esse respeito incluem:
Se houver algum sinal de doença no milho, é importante processar oportunamente os plantios com preparações fungicidas especiais, entre as quais os compostos “Vitavaks”, “Delit Pro”, “Vincit” são especialmente populares.
Como medidas preventivas que impedem a propagação da doença, é possível destacar o cumprimento das regras de rotação de culturas e os requisitos do esquema de plantio, a organização de um regime ideal de irrigação e alimentação.
Você sabe A mais incomum de todas as variedades modernas de milho pode ser considerada a variedade Glass Gem. Além dos grãos amarelos padrão, as sementes rosa, azul, verde, vermelha e até preta estão presentes em uma orelha.
Quanto a pragas, wireworms, moscas suecas, gorgulhos, mariposas são as mais ativas em relação ao milho. Cada um deles é caracterizado por suas próprias características de distribuição e atividade vital, portanto, diferentes drogas devem ser usadas na luta contra eles. Considere cada uma das opções com mais detalhes.
- Wireworm. Muitas vezes entra em uma planta do solo, roendo buracos nos grãos. As sementes infectadas não germinam e, se algumas brotam, a mesma praga pode roer ou morder as brotações. Para o milho adulto, os vermes são menos assustadores, mas mesmo nesse caso, o sistema radicular das plantas pode sofrer. A probabilidade de infecção e a propagação de vermes no solo frio é muito maior, por isso é aconselhável semear milho antes do meio da primavera.
- Moscas suecas- pragas perigosas, cuja atividade vital leva a danos às mudas de milho devido ao impacto no ponto de crescimento. Você pode notar o inseto por folhas coladas, que se deformam e se curvam de maneira não natural ao longo do tempo. O pico de atividade das moscas suecas ocorre durante o surgimento de mudas de milho, principalmente em regiões com baixa temperatura do ar e alta umidade.
- WeevilEntre os principais sinais de sua atividade estão as bordas danificadas das chapas, que a praga constantemente mordisca. Isso se aplica tanto às culturas adultas quanto às brotações emergidas recentemente.
- Traças. A atividade desta praga ocorre na segunda metade da estação de crescimento do milho. As lagartas pequenas fazem muitos movimentos da espiga, parte do caule, panículas e pernas da espiga, que terminam com uma pausa em cada uma dessas partes. Obviamente, ao colher milho, uma parte significativa não será mais adequada para uso posterior.
Como medidas preventivas no combate às pragas das culturas, é necessário aderir às regras de rotação, fertilização e rega das culturas. É possível aumentar a resistência do milho a vários fatores adversos adicionando fertilizantes fosfato-potássio ao solo enquanto reduz a quantidade de fertilizantes contendo nitrogênio.
No entanto, não abandone completamente o uso de nitrogênio. Algumas de suas formas (por exemplo, nitrato), pelo contrário, aumentam a resistência da planta ao smut smut, várias podridões e bolores de sementes e mudas. Além disso, como uma profilaxia de doenças, você pode usar preparações combinadas de ataque químico, por exemplo, Fentyuram ou Tigam e, se possível, material de plantio embutido (ou seja, coberto com um revestimento protetor de nutrientes).
Você sabe Uma característica comum de quase todas as variedades de milho é um número par de linhas e grãos em suas orelhas. Em uma cabeça de repolho, geralmente existem 8 a 22 linhas com um número total de grãos em 1000.
Como você pode ver, o rendimento máximo de milho depende de vários fatores e requer certo conhecimento do jardineiro, mas se você precisar de mudas saudáveis e fortes, o cumprimento dos requisitos básicos para o cultivo de uma cultura é um pré-requisito para o cultivo. Não hesite: todos os esforços feitos serão definitivamente recompensados com uma colheita de qualidade.